Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ext4: Ted T’so agora está no Google

“Estar no Google” significa várias coisas diferentes: de uma forma ou de outra, muitos de nós estamos; mas no caso do desenvolvedor do kernel Linux e mantenedor do sistema de arquivos ext4 Ted T’so, a frase agora tem um significado extra, pois ele passou a ser funcionário do Google, que após longa pesquisa para ver qual seu próximo filesystem, acabou optando pelo ext4 como sucessor do ext2 de seus discos – e teve bala na agulha suficiente para contratar diretamente o mantenedor principal.


Um data center do Google

Após um período como integrante (e CTO) da Linux Foundation, T’so chega ao Google bem na semana em que a empresa alcançou uma notoriedade geopolítica incomum, como notou no post em que anunciou a mudança de emprego, mas a natureza dos desafios dele é bem diferente: mesmo conhecendo bem pouco sobre como são organizados os arquivos do Google, o pouco que se sabe é suficiente para imaginar o nível de complexidade de uma migração de sistemas de arquivos nessa magnitude. Boa sorte para ele! (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:31 am

    Ted , Linus, Greg e outros ganham tanto dinheiro ,mas não se dedicam sequer um pouco do seu tempo para crescer a ideologia do software livre.

    Essas pessoas não possuem ideais ,so vivem o pesadelo americano.

    Ué, mas os ideais deles, e a ideologia deles, precisam ser as do software livre?

    Cada um escolhe os seus ideais, e o fato de o ideal de alguém não ser o mesmo que o seu não significa que este alguém não tenha ideais, e nem mesmo que o ideal desta pessoa necessariamente é menos nobre que o seu.

    Infeliz do movimento cuja adesão por parte dos outros precisa ser cobrada ou patrulhada, ou cujos membros acreditam que quem não compartilha integralmente de sua visão estão em débito.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:44 am

    É verdade Augusto, mas é triste a ideologia que eles seguem.

    Vivem do software livre ,mas apoiam fortemente as corporações,sendo elas proprias a fazerem caça ao software livre através de lobby ,mentiras e corrupção.Sem contar que o linux é dado de mãos dados as empresas de software proprietário.Principalmente na área embedded.

    Não raro Linus apoiou de forma cega a Microsoft esses tempos ,falou mal do povo que discorda da microsoft,associou como extremismo.

    Welington (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:44 am

    Isso pode ser bom pra todo mundo. Se a Google vai investir no EXT4 para rodar em seus clusters certamente vai sobrar ao menos uma rebarba desta evolução pra gente pobres e mortais sysadmins.

    self_liar, creio que esta tua descrição deles, centrada no relacionamento com corporações, é muito mais um fruto da tua própria ideologia do que da deles.

    E se o centro do universo for o movimento Software Livre, creio que não é necessário procurar muito longe para encontrar testemunhos da grande contribuição destes caras a este movimento. Ideais são importantes sim, mas o movimento também recebe contribuições dos não-crentes, felizmente.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:09 am

    @self_liar

    Bem que eles fazem…

    >>> Vivem do software livre ,mas apoiam fortemente as corporações,
    >>> sendo elas proprias a fazerem caça ao software livre através
    >>> de lobby

    Pensar que toda e qualquer empresa faz lobby para “lascar” o software livre, também é um extremismo.

    Davi (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:18 am

    @self_liar

    Vai virar Rip então filho. Os caras podem fazer o que eles quiserem da sua vida e apoiaram e vão continuar o software livre. O que vc fez de bom para o software livre?

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:20 am

    @Davi

    Eu acho irônico que, quem faz o tal do software livre realmente acontecer, não está nem aí pra ideologia por trás disso. Mr. Linus que o diga! Pior que eu também não estou, compartilho as mesmas opiniões deles. Pra mim software é software. Ideologia? Tenho na minha Bíblia.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:27 am

    Que generalização!

    Existem muitos softwares licenciados sob a gplv2 e a gplv3 .Falar que essas pessoas não possuam ideologia é simplesmente ensinar mentiras aos outros.

    Era de se esperar Lucas Timm

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:31 am

    O cara faz um trabalho (no Ext4), que beneficia toda a comunidade do SL, consegue um bem remunerado e importante emprego e, ao invés de ficar contente por um membro integrante da comunidade ter sido recompensado pelo seu trabalho em SL, tenta denegrir a imagem do Ted. Como se chama essa atitude? Inveja?

    Software Livre não significa necessariamente Software Grátis (sem custo).

    Quando um fabricante ou empresa contrata um desenvolvedor de software livre, um dos principais motivos é querer que os produtos por ela desenvolvidos tenham melhor compatibilidade/desempenho/estabilidade.

    No final das contas todos ganham:

    - Um salário para manter o desenvolvedor full time, para agilizar o desenvolvimento, do contrário seria nas horas vagas.
    - A empresa terá produtos rodando em plataformas abertas
    - A comunidade ganha código patrocinado pelas corporações

    Quando isto acontece é a situação ideal, ou seja, alguém esta te pagando para você ficar disponível para fazer aquilo que mais gosta.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:43 am

    @Self_Liar

    Sim, é verdade que existem muitos softwares GPLv2 e GPLv3 baseados em ideologia e blá blá blá. Mas o desenvolvedor do maior exemplo que esse modelo funciona não tá nem aí pras razões morais e éticas a respeito disso. Sou fã do Linus. :-)

    @Clésio

    Se chama “mimimi”.

    Eu acho essa notícia ótima! Pois o cara será PAGO pra melhorar o EXT4. E isso eu, você, todos seremos beneficiados.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:53 am

    @Avelino

    Outro ponto interessante. Por mais que eu não gosto do EXT4 nem tenho a pretensão de utilizá-lo no lugar do ReiserFS, ou do JFS, é uma decisão sábia do Google utilizar o EXT4 _E_ contratar o T´so. O desenvolvimento original do XFS e do JFS é, respectivamente, da Irix e da IBM. Mais cedo ou mais tarde eles poderiam acabar precisando dos mesmos, e acredito ser um luxo que uma empresa – do porte da Google – não pode se dar.

    Vem aí o Google File System, hehe.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:54 am

    *da Irix nada, Irix era o SO. Da SGI.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 12:21 pm

    E o Lucas tiim sempre dando apoio aos comentários negativos .E sempre usando palavras de trolls conhecidos de um site pro microsoft conhecido.

    E é notavel como você coloca a ideologia junto de blablabla.É logico que a todo momento tentar atacar as ideologias do software livre.

    Pare de apoiar essas coisas Lucas Timm.

    Resumindo: A google é do capeta porque quer dominar o mundo, programadores de SL são mercenários sem coração que não tiveram aula de filosofia, e não seremos beneficiados por QUALQUER melhoria no ETX4 que for “patcheado” ao Kernel Linux.

    ¬¬

    A que ponto chega um mimimi…

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 12:35 pm

    A contrário do self_liar, que hoje levantou com uma apetite fora do comum, eu adorei a notícia.

    O Ted é extremamente competente, fez maravilhas até hoje em termos de contribuições, vai continuar contribuindo e agora talvez com um foco ainda mais corporativo na busca de soluções.

    Isso é tudo o que o Linux precisa perseguir. Linux não é um sistema para Hips renegados socialistas que lutam contra o Grande Irmão.

    Linux é um sistema operacional de código aberto.

    Contribuam para ele também.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 12:37 pm

    Hehe

    Muitas corporações são do mal sim .Muitas delas tem parcerias com a maçonaria e o clube dos bildbergs.

    Olhe o simbolo do Windows ,lembra muito uma suastica. Olhe o simbolo da AOL ,lembra o olho de Horus, Da globo e da Band também, O malboro é parecido com emblema real britanico que dizem que está cheio de referencias satânicas.A Disney tem muitas mensagens subliminares pornográficas e satânicas em seus filmes infantis.

    Esses são somente uns exemplos.

    E o google eu desconfio que eles usem o simbolo G da maçonaria,mas não posso provar nada.

    Por favor Ironman não use esses termos , pois isso só atrai gente má .Pois foi trolls pro microsoft que adoram usar esse termo.

    Mas vou resumir uma conversa mais simples e menos pesada para você.

    Toda corporação quer dominar o mundo , pois o objetivo é crescer sempre .E infelizmente a dominação do mundo é individual .O mundo se fosse dominado pelo google, os patrões é que seriam donos .Ninguém que trabalha na google é dono ,mas sim somente os patrões.

    Acho que você não entendeu ,toda corporação quer mais mais e sempre mais! Porque a Microsoft não parou no primeiro bilhão ? Porque a nike não parou no primeiro bilhão.

    Capitalismo selvagem é sempre crescer ,crescer e crescer .Ter poder e estar no controle de Tudo .

    Sobre a Ajuda do EXT4 acredito que não é necessário ficar melhorando melhorando o tempo todo .O ideal é atender as suas necessidades .Ficar criando mais recursos e necessidades não é o ideal.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 12:49 pm

    @self_liar

    “Sobre a Ajuda do EXT4 acredito que não é necessário ficar melhorando melhorando o tempo todo .O ideal é atender as suas necessidades .Ficar criando mais recursos e necessidades não é o ideal.”

    Ai você passou do limite. Estava eu aqui lendo você e até agora achava tudo o que você disse inofensivo. Benigno.

    Mas essa frase foi de doer. Pra quê criar?
    Pra quê melhorar?
    Pra quê crescer?

    Por favor self_liar. Evite dizer esse tipo de coisas por ai. Alguém é capaz de levar a sério de verdade essa besteira. E isso é pior do que ficar trollando sobre planetas escondidos pela CIA e o Google.

    Artur (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 1:00 pm

    Eu prefiro acreditar que o Google ganhou mais nome de peso (político). Vinton Cerf, Schmidt, agora esse novo companheiro. É… o peso político e corporativo do Google aumenta a cada dia..

    Maicon Faria (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 1:08 pm

    @Lucas Timm
    “Sim, é verdade que existem muitos softwares GPLv2 e GPLv3 baseados em ideologia e blá blá blá. Mas o desenvolvedor do maior exemplo que esse modelo funciona não tá nem aí pras razões morais e éticas a respeito disso. Sou fã do Linus.”

    Nossa, eu achei que os comentários de Self Liar não poderiam ser superados no quesito superficialidade, mas esse teu foi o maior nonsense do dia !

    Eu sei que não vai adiantar, mas tente pensar um pouco sobre a motivação do Linus para liberar o Linux sob GPLv2 !

    Parabéns, continue entretendo as pessoas !

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 1:27 pm

    @Maicon Faria

    Código aberto, o que realmente interessa. Essa foi a motivação dele, até hoje. Se ele quisesse ter ajudado na criação de um sistema operacional livre, aberto, ético, e etc, teria ajudado a terminar o GNU/HURD. =D

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 1:35 pm

    Mas não significa que a motivação dele seja a de todo mundo .

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 1:38 pm

    Andre Luis pereira

    Não estou trollando nada .Estou tentando provar que toda corporação é falha. E que o google já tem seu papel manchado .

    E quis dizer pra que crescer DEMAIS?

    Pra que ficar crescendo a todo momento?

    Tudo demais faz mal amigo.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:00 pm

    “E quis dizer pra que crescer DEMAIS?”

    Simples, para tentar um dia ser maior que a MS e poder esmagá-la de vez.

    Só isso já é motivo suficiente.

    Dinner (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:05 pm

    self_liar, não chore. Algum dia uma empresa grande te chamará também! :)

    Huhuahuhauuha!

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:05 pm

    Não precisa .Acredito que o linux no momente é perfeitamente capaz de substituir uns 90% do que o windows faz.

    Os outros 10% podemos sacrificar pois são necessidades artificiais.

    Se simplesmente o povo boicotasse todo windows obrigatorio ,a microsoft já estaria em pedaços.

    E acredite ,as pessoas seriam melhores.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:05 pm

    Eu acho esse pessoal todo de software livre no Google algo muito benéfico.

    O Google é uma empresa sim, interessada em lucro sim, e nada de errado nisso. Mas ao mesmo tempo faz as coisas de modo MUITO diferente.

    Tem diversos projetos que apoiam diretamente o Software Livre como o GSoC e várias bibliotecas e demais projetos liberados no Google Code. Ainda cria muita coisa promovendo padrões abertos.

    Além disso esses profissionais que são contratados não vão ficar escondidos só fazendo desenvolvimento interno, contribuem para o Kernel. Ou como o “grande Ditador” GvR que continua desenvolvendo o Python.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:06 pm

    Crescer é o objetivo de qualquer coporação, mais ética ou menos ética.

    Esse é o motivo de ser de uma corporação. Ela precisa dar o maior retorno possível aos acionistas. E eu não estou dizendo que isso deva ser feito a todo custo.

    O maior retorno possível em meu ponto de vista, é dentro das regras e não desrespeitando elas.

    Isso é plenamente possível.

    Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:10 pm

    FOSS tem que ser feito por amadores? Ou no tempo vago de profissionais? Ou por pessoas que vivem de doações, mendigando dinheiro? Um desenvolvedor NÃO PODE ganhar dinheiro para trabalhar em seu projeto, pois estará vendendo sua alma? Onde você leram que FOSS significa trabalho voluntário? Ou abnegação material?

    Eu fico MUITO satisfeito por um desenvolvedor do kernel Linux conseguir o merecido reconhecimento por parte de uma empresa como o Google, e tenho certeza que a esposa e filhos dele também. Não há nada melhor que SER PAGO para fazer aquilo que amamos.

    E me deem licença, pois preciso vender minha alma trabalhando para ganhar o meu pão.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:11 pm

    Crescer desenfreadamente é um mal. Dar mais poder aos acionistas é um mal .

    Tudo demais faz mal. Inclusive dinheiro e poder .

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:14 pm

    Antonio pessoa

    O problema é que vocês confundem os tipos de doaçoes.

    Uma doação para um tipo de serviço que você usa ,é uma doação de compra e venda .Nada demais.Só é informal ,mas justo.

    A wikipedia oferece um serviço a você e você paga pelo serviço.E é excelente e independente.O povo decide os serviços que eles querem.

    Só tem alguns problemas, é informal, e o povo não tem consciencia de que isso não é uma doação ,mas sim um pagamento por um serviço.

    É diferente de uma doação de caridade onde você paga por uma coisa sem nem mesmo receber um serviço

    magic (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:15 pm

    Parabens para o Google e para o Ted tambem.. EXT4 na veia.

Este post é antigo (2010-01-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.