Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Exército assina contratação sobre guerra cibernética

Enviado por irado furioso com tudo (iradoΘsafe-mail·net):

“A noticia foi meio que surpreendente (pelo menos para mim) porque há tempos que sabemos que o Exército Brasileiro usa Linux e inclusive (noticiado aqui) havia até mesmo uma distribuição própria.

Enfim, o fato atual é que nosso Exército diz ter avaliado o Software Livre como opção, mas acabou assinando contrato com empresa da Espanha (a Panda). Segundo a nota publicada no G1, “Sobre o programa do governo de migrar para o uso de softwares livres, o general Santos Guerra, comandante de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro (CCOMGEX), explicou que o Exército também está migrando para o sistema operacional do Linux em alguns computadores do órgão, mas que ainda há muitos aparelhos com o sistema Windows.”

Pessoalmente considero que trata-se de um erro porque, mais uma vez, nossos elementos de defesa vão para a mão de estrangeiros, que vão manter “fechada” a solução de eventual problema encontrado. 24h para avaliar a situação e dizer se é virus ou não.. muitos de nós, no dia a dia, temos menos do que isso pra responder para um gerente de maus bofes.

Enfim, está aí. Como tudo o mais que se refira aos militares, no assunto não cabe discussão. E não são mencionados critérios válidos pela opção (ainda em minha opinião).” [referência: g1.globo.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Norton Luiz (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 8:14 am

    Bem vindo ao Admiravel Brasil Novo !!!!!!!

    levy (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 8:44 am

    pelo que li em sites sobre defesa, é que o windows esta em maquinas, para rodar programas especifico como, o auto cad,

    abraço!

    Smaug (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 9:40 am

    Que título mais estapafúrdio!

    devnull (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 9:58 am

    > muitos de nós, no dia a dia, temos menos do que isso pra responder para um gerente de maus bofes.

    Imagina o chefe do cara que escreveu lendo essa notícia…

    psantos (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 10:03 am

    Meia volta, volver!

    Ah tá, precisam rodar programas proprietários que só funcionam no Windows, tipo Auto CAD. Ah, enquanto isso exércitos mais inteligentes usam soluções próprias e abertas, tais como o brl-cad:
    http://en.wikipedia.org/wiki/BRL-CAD

    Quando vejo coisas assim me lembro daquele vídeo do militar brasileiro que foi para o Iraque, do grupo humorístico “Os Melhores do Mundo”.

    É isso a tal da “transferência de conhecimento”?

    Eu particularmente acho o exército uma instituição falida, mas não fico nenhum pouco orgulhoso com notícias como estas.

    Sei que software livre por si não serve pra muita coisa, caso não existam pessoas com conhecimento sobre aquilo que está sendo implantado. Mas pela posição que o exército ainda tem hoje, se trata mais de uma questão estratégica do que de qualquer outra coisa que seja.

    Acho que software proprietário é bom pq sempre vai ter uma desculpa “Tenente, o míssil com a ogiva nuclear desviou para Brasilia devido a uma operação ilegal que o processo do controlador do sistema executou. As zonas azuis na tela mostram os possíveis alvos. Então, de maneira inesperada, toda a tela ficou azul e o missil saiu de controle. A culpa certamente é do desenvolvedor do sistema.” hauahuaha

    É interessante, imagina se os eua entram em estado de guerra e obrigam a microsoft a revelar certas falhas do sistema operacional para tentar buscar informações sobre exércitos de outros países. Não ter conhecimento sobre o código numa situação como essa é um problema estratégico sério.

    kashmir (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 1:48 pm

    @Igor
    “Não ter conhecimento sobre o código numa situação como essa é um problema estratégico sério.”

    Código é o de menos. O problema todo mesmo é o hardware.
    Não é a toa que China desenvolveu um processador próprio.

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 2:12 pm

    @Smaug

    Além do título estapafúrdio o texto em si também não é lá estas coisas, como escreve mal, meu DEUS!!!!

    Alô, alô moderador!!!!!

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 2:35 pm

    You Loose.

    C.Junior (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 2:48 pm

    Meu Caro, acredito que esteja existindo uma precipitação de sua parte.

    Vejamos, a solução comprada, como pode se ver na matéria do próprio G1, é uma solução de antivirus, que, como todas as soluções atuais, possuem outras ferramentas de segurança associadas.

    A migração no Exército, assim como nas Forças Armadas em geral e em toda esfera Federal deve acontecer, porém é claro que deve ser gradual, afinal, apesar de sermos defensores de tal solução, devemos ter o mínimo de bom-senso e analisar que mudanças como estas não podem ser feitas da noite para o dia, ainda mais em instituições do tamanho do EB.

    E até lá é claro que o Exército, ou qualquer órgão governamental que seja, deve adquirir meios de proteger suas informações e sistemas, sejam Windows, Linux ou qualquer outro. Ou deve-se deixar as máquinas que não são Linux desprotegidas??? é… deve ser um pensamento muito inteligente esse…

    Não sejamos hipócritas a ponto de criticar tudo, sem pensarmos com o mínimo de coerência.

    PS: Sou profundo usuário e administrador de sistemas Linux, inclusive fazendo parte de projetos de migração para sistemas opensource, porém, sei utilizar o bom-senso.

    Jair (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 9:22 pm

    Isso não me espanta mais não, até os caças serão escolhidos de acordo com a vontade do … (deixa pra lá) …

    É bom não falar mais, pois a democracia já não habita mais a nosso terrinha, acaba sendo perigoso se expressar.

    E tudo isso será confirmado e autorizado pelo voto do povo na próxima eleição.

    irado furioso com tudo (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 9:30 pm

    considerando-se que o Linux existe há uns.. hmm.. 10 anos, e que o ExBr vem “estudando” o Linux desde 2005, sim, é bem provável que eu tenha mesmo me precipitado ;) ao fazer avaliação tão ácida. Sordidez da minha parte, provávelmente. Ou interêsses escusos que eu porventura tenha. Contudo, volto a dizer (inclusive para alguns outros): é MINHA opinião pessoal e opinião “.. é como bunda, todo mundo tem uma, mas só a do outro fede”.

    André Luiz (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 9:58 pm

    O governo brasileiro, em suas diversas esferas, é um maravilhoso consumidor de tecnologia. Toda empresa sabe disso. Fornecer para um cliente tão grande é um sonho para elas e enquanto não tivermos uma política/ mantalidade clara e bem definida sobre segurança nacional(de informações) e boa utilização do dinheiro público, coisas como estas continuarão acontecendo. E esta justificativa de que algumas máquinas ainda usam windows e seriam mais adaptáveis à solução contratada não convence pois, muito provavelmente, este contrato será sucedido por outro de atualização de hardware e SO.
    @C.Junior, concordo com vc sobre bom-senso, mas infelizmente bom-senso não é senso-comum e cada um tem o seu. Pelo que tenho observado, grandes migrações (ou grandes contratos) seguem uma lógica bem particular. O exemplo disto foi o ocorrido com o Banco do Brasil qdo entendeu de usar o OS/2 em suas máquinas, uma solução que a própria IBM já havia abandonado…
    Não me espantaria se amanhã ou depois fosse veiculada a notícia de que o governo brasileiro estivesse fechando um contrato para armazenar seus dados em um datacenter em outro país, sob a “justificativa” de ser mais seguro e barato…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 12:08 am

    Será que o ExBr utilizará também o Panda para Linux?

    http://www.pandasecurity.com/brazil/homeusers/solutions/desktopsecure/

    Livre1 (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 12:28 am

    Em vez de investir no ClamAv que sabe como funciona…

    Quem já trabalhou em uma empresa grande sabe que essas migrações de software e plataforma levam anos. Imagina uma instituição gigante quanto o Exército.

    Eles tem software livre até no portal do Software Público, então investem sim em SL, mas não quer dizer que estão livres de soluções proprietárias.

    E isso não quer dizer que estão dependentes da MS ou do governo americano, necessariamente, já que depende da área em que essas soluções proprietárias rodam.

Este post é antigo (2010-09-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.