Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Estudantes criam robô que roda Ubuntu

Da Info:

Um grupo de estudantes do ensino médio da rede de escolas Puc Marista causa frisson na FISL ao colocar um pinguim robô para rodar entre as mais de cinco mil pessoas que acompanham os debates da Feira de Software Livre.

Com carcaça de fibra de vidro, o Pinguim contém peças de computadores descartados, como processador Intel de 1 GHz, memória RAM, placa Wi-FI e webcam.  Alimentado por uma bateria de carro, o pinguim robótico é capaz de locomover-se para qualquer direção em 360 graus, captar e emitir sons. Sua autonomia é de 5 horas.

“A gente desenvolveu no curso de robótica adaptações em cima de soluções livre para construir esse robô. A distribuição que criamos permite ver onde o robô está por meio de uma webcams instalada em sua cabeça e enviar comandos de voz e movimentação”, conta Clean Costa, estudante porto alegrense de 15 anos. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu vi esse robô no jornal da Ulbra TV ;)

    Fernando Pinheiro (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 9:15 am

    Parabéns! São de exemplos assim que o nosso sistema educacional precisa, já com 15 anos desenvolvendo projeto tão bacana.

    Ozzy (usuário não registrado) em 24/07/2010 às 12:17 am

    Legal ! É o “robuntu” !!

    O.O.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 24/07/2010 às 1:00 pm

    O mais complicado do robô não foi a inteligência artificial, foi fazer a webcam funcionar, haha.

Este post é antigo (2010-07-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.