Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


DesktopBSD: Um novo início

Enviado por Luiz Gustavo S. Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):

“Essa é uma boa noticia para o mundo BSD, para a divulgação do FreeBSD, projetos em geral do FreeBSD e em particular para usuários do DesktopBSD. De acordo com o website do DesktopBSD, sistema “user-friendly” desenvolvido com base no KDE e no FreeBSD, o desenvolvimento do mesmo foi reativado e esta sendo mantido/continuado por um grupo de desenvolvedores, conforme o texto abaixo:

Desde do dia 20/5/2010 o desenvolvimento do DesktopBSD esta de volta e mantido por um pequeno grupo de desenvolvedores alemães. O pequeno time existe porque quatro pessoas estão sendo gerenciadas por Daniel Hilbert. O site esta sendo reformulado e como esta no inicio ainda, podem haver alguns problemas, então, de antemão, pedimos desculpas por algum transtorno. Veja mais detalhes no site oficial do projeto: http://www.desktopbsd.net” [referência: luizgustavo.pro.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 4:23 pm

    E o PCBSD?

    ioca100 (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 4:35 pm

    @Rodrigo, é outro projeto fundado por Kris Moore, também para desktop,veja: http://www.pcbsd.org/content/view/23/30/

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 5:19 pm

    Oh no, mais um…

    devnull (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 6:19 pm

    Legal.

    Curioso (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 6:33 pm

    Sempre gostei do FreeBSD, mais o seu território sempre foi, e será, os servidores. Mesmo o PCBSD, com sua facilidade de instalar aplicativos, tecnologia pbi, que instala ala Windows, next, next,…, não consegue se impor nos Desktops.

    Nem mesmo o Linux com seu Ubuntu e todo o marketing consegue evoluir muito.

    Vejo que os Desktops vão ser sim Linux, mais com o Android ou o Chrome OS, eu prefiro o Android. O Google esta penetrando cada vez mais neste seguimento e vai levar o Linux junto.

    Pelo menos o ano do Linux no Desktop esta perto, e vai chegar, graças ao Google. Neste seguimento é preciso ter uma grande empresa por traz, parcerias com fabricantes de hardware e software, e isso o Google ja esta fazendo e muito bem.

    Renato (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 9:06 pm

    Todo ano dizem que é o ano do Linux.
    Tá muito batido isso.

    Joel Teixeira (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 11:53 pm

    Sempre tive certa curiosidade em relação ao sistema BSD em si. Lembro de certo dia, já contam alguns anos, onde resolvi instalar uma cópia do openBSD em meu notebook, naquele momento um HP Pavillion ZV6000. Resultado, catastrófico, tive dificuldades até para instalar programas comuns, aqueles normalmente encontrados em repositórios de distribuições como OpenSUSE, Kubuntu, Mandriva… etc.

    O fato é que em nenhum momento fiquei desapontado com o sistema em si, tenho plena consciência que é bem mais provável que fosse pura imperícia de minha parte. Apesar de utilizar linux desde 1999 (Morumbi se não me engano) sou completamente ignorante em relação ao mundo BSD e gostaria de perguntar aos seus usuários… o que exatamente o BSD oferece que eventualmente o liinux não ofereça ou ofereça de forma mas rebuscada. Enfim… as vantagens do BSD em relação ao Linux.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 8:55 am

    Um amigo meu usa FreeBSD, mas ele nunca deixou claro qual era o real motivo. Mas ele começou a usar FreeBSD meses depois de eu ter dado o DVD do Slackware para ele, antes ele usava openSUSE.

    danilo (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 10:57 am

    o conectiva é Marumbi, o Morumbi devia ser um fork :-P

    Marcelo (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 11:06 am

    4.7. Qual eu devo usar, BSD ou Linux?

    O que isso tudo significa na prática? Quem deve usar BSD? Quem deve usar Linux?

    Essa é uma pergunta muito difícil para se responder. Aqui estão algumas considerações:

    * Se não está quebrado, não conserte: Se você já usa algum sistema operacional de código livre, e está feliz com ele, provavelmente não existe uma boa razão para mudar.

    * Sistemas BSD, em particular o FreeBSD, podem ter performance notávelmente superior ao Linux. Mas isso não é uma regra. Em muitos casos a diferença pode ser pouca ou até mesmo nem existir. Em alguns casos o Linux pode funcionar melhor que o FreeBSD.

    * No geral, sistemas BSD tem melhor reputação por sua confiabilidade, principalmente por ser resultado de uma base de códigos mais madura.

    * A licença BSD pode ser mais atrativa do que a GPL.

    * BSD pode executar código de Linux, enquanto o Linux não pode executar código de BSD. Como resultado, existe uma maior disponibilidade de software para BSD do que para Linux.

    Marcelo (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 11:08 am

    “BSD é para quem ama UNIX. Linux é para quem odeia Microsoft.”

    ioca100 (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 12:43 pm

    Sou usuário Ubuntu desde o 6.10, mas estou experimentando, através de um VMware Player, o PC-BSD, a princípio deu para notar que o flashplayer é problemático(não é/era nativo) no Firefox, tive que usar o flashblock, a velocidade é boa navegando na internet,KDE funciona bem, tem uma central “.pbi” para instalar programas, que é só marcar e aplicar, parece com a do Ubuntu.Segurança e estabilidade são marcas do FreeBSD.

    Alexandre (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 2:47 pm

    Um ponto contra o BSD no desktop são os drivers para hardwares novos, pois se para Linux ainda temos problemas imagine para o kernel BSD.

    Bremm (usuário não registrado) em 4/06/2010 às 8:29 am

    @ Renato

    O meu ano do Linux começou em 1995. E a cada ano que passa, o meu ano fica cada vez melhor. Fique com o teu ano de software proprietário, e eu fico cá com o meu de software livre.

    Aliás, estou planejando uma festinha em outubro, quando fará 15 anos que comecei no mundo Linux usando o Slackware.

    @ Demais

    Não é minha intenção alimentar o troll, e sim dizer como sou uma pessoa feliz por ter atingido o “nirvana” (por assim dizer) há mais de uma década. Mais ou menos na mesma época em que o Augusto iniciou o BR-Linux, que foi por muito tempo minha fonte de consultas das dúvidas mais simples às mais escabrosas.

Este post é antigo (2010-06-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.