Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dell Latitude 2100 com Ubuntu no Brasil

Enviado por Marcond de Marchi (marcondΘgmail·com):

“Olá Augusto, depois de ver o anúncio numa revista Nova Escola do DELL 2100 (aquele emborrachado, com touch-screen, próprio para a gurizada) fui dar uma olhada no site da DELL e não é que o modelo básico é comercializado com Ubuntu Linux, aqui no Brasil? Veja o link!” [referência: configure.la.dell.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 12:05 pm

    Sem Wireless? Isso é Netbook/Notebook? A Dell infelizmente tenta agradar mas dá cada pisada na bola.

    pimentel (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 12:17 pm

    Fala sério!!! Sem Wireless??? Com um hardware desses,acaba é queimando o filme do Ubuntu.

    Também me surpeendi com a ausência do wireless, não sabia que ainda comercializavam computadores sem isso.

    Bola fora da Dell, depois vai dizer que não houve venda.

    Ou muito me engano, ou este é um daqueles modelos que a Dell está oferecendo para escolas para uso em atividades dentro de sala de aula com crianças em alfabetização (do jardim de infância até 8 anos).

    Se for este mesmo, a proposta é rodar aplicativos educacionais localmente, e mesmo nos modelos dessa linha em que há suporte a Wi-Fi, tem um led enorme e bem visível, na tampa, para que o professor fique sabendo se algum aluno está acessando algo on-line quando deveria estar fazendo outra coisa.

    Não simpatizo com a proposta (como aluno, nunca gostei de restrições desse tipo), mas isso explica a ausência do suporte a wi-fi no modelo mais econômico da linha: apesar de pertencer à mesma classe de hardware, não é um netbook no sentido usual.

    self_liar (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 12:47 pm

    O problema é que olhas no topo do site .”A dell recomenda windows 7″

    O botão para escolher um sistema operacional é o simbolo do windows .

    Agora eu não sei se é mais CARO que com o windows incluído .Sim ,ja vi absurdos.

    Carlos Berg (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 12:54 pm

    O problema é tu ter a expectativa de que a empresa que começa a oferecer no Brasil os pczinhos dela com Linux pré-instalado pra gurizada, antes de fazer isso, deixe de vender, recomendar ou participar do marketing do Windows.

    Pra ti o copo sempre vai estar vazio.

    self_liar (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 12:57 pm

    E talvez para você o copo estara sempre cheio.

    Você não vê “A dell recomenda o ubuntu” quandoi você está comprando pc com windows ou ve o logo do ubuntu no lugar do logo do windows.

    Acho que esses pequenos detalhes poderiam sumir . E a dell nunca ficar fazendo propaganda do windows quando o cliente escolhe o ubuntu.

    Ou será que a dell ganha uma parte do windows?

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 1:35 pm

    Daqui a pouco vai ter nego dizendo:
    Os computadores que vem com Linux não tem Wifi. Não duvido mesmo e vcs?
    A politica da Dell em relação ao Linux ainda é timida.

    gsdg (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 1:49 pm

    porra

    Dorival Boege Jr (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 2:12 pm

    Horrível os produtos da DELL, só vende por ser modinha mesmo !!! Acima de tudo os produtos são extremamente feios !!!

    Allan (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 2:14 pm

    Ridículo um Netbook/Notebook não ter wi-fi, além do preço que é simplesmente um absurdo!!! Tem modelos da Marca Asus, Acer, CCE, HP e custam R$899 a R$1.040 e são superiores a este modelo, agora se fosse um modelo com Windows, com certeza o aparelho ficaria muito mais barato, pratica absurda por parte da Dell!!!!

    Allan, no caso específico deste modelo, me parece que parte do preço dele se explica por ele ser mais resistente à sanha quebradora e sujadora de crianças de 5 anos!

    Bremm (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 2:51 pm

    Eu só compro Dell quando dão descontos ou é algo que está no Dell Outlet, pois o preço final deles é impraticável.

    Eu estou evitando os Atom de uma forma geral porque as GPUs Intel são sofríveis (depois que testei Linux num Vaio recentemente, não ponho mais minha mão no fogo).

    Allan (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 2:52 pm

    Entendi Augusto, mas de qualquer forma é um laptop caro se for pensar que não tem Wi-fi e podemos apostar que não hoje, mas futuramente eles vão se conectar a internet e será um gasto maior adicionando módulos wi-fi ou imagine, criar pontos de rede, puxar o cabo de rede para realizar uma conexão, ficará mais caro ainda! Ainda concordo que é um preço muito caro e uma prática de preço nada amigável com nossa situação financeira (Brasil). Apesar de não simpatizar muito com a marca Positivo ela deveria criar um modelo similar a este que estamos citando, governo precisa ser mais agressivo na prática de incentivo fiscal para a produção deste tipo de equipamento.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 2:58 pm

    “O problema é que olhas no topo do site .”A dell recomenda windows 7″”
    “Ou será que a dell ganha uma parte do windows?”

    É ingenuidade achar que a DELL é uma empresa sem fins lucrativos. É lógico que ela vai recomendar aquilo que é mais rentável para ela, então, não espere: “Recomendamos o Linux” pois não vai rolar. Eles não estão no mercado em defesa do Linux e sim em defesa da DELL enquanto empresa. E em resposta à pergunta se ela ganha sobre o Windows: “Caramba! E tem alguém que poderia pensar que não?” É lógico que tem a parcela dela, senão não se poderia chamar de acordo comercial. Gente, precisamos deixar o romantismo de lado e sermos mais realistas. A DELL está, nada mais, nada menos, que dando oportunidade de escolha para os clientes. Tem empresa que ou vende com o Windows, ou vende sem nada e vc se vira para instalar. Na verdade deveríamos até dizer: “Pô! Legal! O Linux está conquistando espaço entre os vendedores de hardware!”

    self_liar (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 3:47 pm

    Então é uma venda muito mal atendida para o cliente .

    Não estamos falando aqui de idealismo .O ubuntu está sendo vendido como um produto .Mas se a influencia microsoftiana na dell não respeita a escolha do cliente então a dell não é uma boa vendedora de linux.

    É tão dificil por um wireless ,tirar a influencia da microsoft até mesmo nos produtos concorrentes e baratear ?

    self_liar (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 3:54 pm

    Acho que está muito claro a influência microsoftiana .A empresa não se conforma com isso e paga mais para encarecer e deixar os produtos dos concorrentes mais caros .Inclusive para aumentar o preço dos produtos concorrentes.

    Alexandre R. Vianna (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 9:03 pm

    De qualquer forma, valeu ter botado aqui a notícia… vão vender alguns aos entusiastas…

    Mas, realmente, é risível. “Sem documentação do sistema”, “sem wireless”. Ou seja, o vendedor destacando supostos “pontos negativos”!

    Ivan (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 10:03 pm

    A Dell no Brasil às vezes é risível, mesmo quando tem uma iniciativa louvável, fazem as coisas de tal forma que parecem que na verdade não queriam fazer.
    Para uma empresa que o principal marketing é a flexibilidade na montagem dos componentes dos seus computadores, passei meses tentando comprar um notebook com Linux ou sem windows, e simplesmente eles não tinham essa opção, tive que comprar uma maquina com o Vista e depois formatar pra colocar o Fedora.
    E agora eles colocam essa maquina com Ububtu e só faltou escrever, nós temos esta maquina , mas não é pra vender é só pra constar no catálogo e agradar a Matriz.
    O fato de não o aluno não poder acessar a internet não justifica a ausência da placa wireless , acesso a internet não é o único objetivo de uma rede sem fio, e se tem uma coisa que alunos conseguem achar com facilidade é motivo pra se dispersarem e uma das funções do professor é ajuda-los a manter o foco

    Dos outros modelos, quase todos tem alguma versão “sem sistema operacional”. Esse é o único que só aparece disponível com Ubuntu. Então, deve ter alguma razão específica, e só isso já deveria ser o suficiente para a Dell dar algum valor para o único sistema que ela própria oferece. Ou será que a Canonical está lá com eles para fazer papel de palhaço? Não é ela também uma empresa buscando ganhar alguma coisa neste negócio? Lógico que o poder da MS é monstruosamente maior, mas, neste caso, vejam bem: não existe opção de sistema da MS!!!! Se a Dell denigre assim a opção do Ubuntu, ela não tem como ganhar do outro lado vendendo com Win, ela simplesmente deixa de vender a máquina! Ou é muita burrice, ou tem muito mai$ coi$a rolando debaixo dos panos do que se imagina!

    Acho que está muito claro a influência microsoftiana .A empresa não se conforma com isso e paga mais para encarecer e deixar os produtos dos concorrentes mais caros .Inclusive para aumentar o preço dos produtos concorrentes.

    Acho que disso não se tem a menor dúvida.

    Gostaria de fornecer algumas informações como alguém que lida com OEMs todos os dias.
    Como eu já disse aqui, a Microsoft paga sim aos OEMs para que usem Windows. Claro que isso não é feito de maneira direta. A prática mais comum é a verba de marketing em que a Microsoft financia a propaganda do cliente em troca do uso dos produtos dela. Simplesmente o dinheiro entra por outro lado, mas entra.
    Gostaria também de dizer que, até onde me consta, a Canonical não está sabendo desta iniciativa da Dell no Brasil. A Dell é um grande cliente da Canonical mas nos EUA, Europa e China, não no Brasil neste momento.
    Para efeito de transparência, informo que trabalho para a Canonical exatamente nesta área.

    gnemmi (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 11:12 pm

    Só ampliando a info, a Dell está oferecendo o mesmo modelo + wireless mas com Ubuntu 8.10 na Argentina …

    http://www1.la.dell.com/ar/es/empresas/Port%C3%A1tiles/laptop-latitude-2100/pd.aspx?refid=laptop-latitude-2100&s=bsd&cs=arbsdt1

    O ruim é o proc …

    bruno (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 8:17 am

    Sem wireless, de volta ao ano 2000??
    Isso só queima o filme de ubuntu/linux/gnu/software livre.
    Esse netbook é um péssimo negócio. Augusto, a origem da máquina explica, mas não justifica. Se ela foi colocada pra venda ao público geral, a sua origem como inclusão/educação é irrelevante.

    Ivan (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 8:35 am

    Voltando no site da Dell , percebi algo interessante , o mesmo netbook é oferecido por 100 Reais a mais com windows 7 e wireless, ou seja , a preocupação com alunos acessando a internet, não parece realmente ser relevante.
    Talvez a culpa não seja mesmo da Dell e menos ainda da Microsoft, e sim da Canonical no Brasil que não consegue formar uma parceria efetiva com os maiores montadores de computadores para oferecer seus produtos com configurações competitivas, que foi o que o comentário do Adilson acima me levou a pensar.

    Ivan, num ponto você tem razão: é difícil para a Canonical firmar parcerias com OEMs no Brasil mas pode ter certeza que não é culpa nossa, tanto que temos contrato no exterior com praticamente todos os maiores do mercado (a própria Dell, por exemplo, tem cerca de 50 modelos com Ubuntu e o número só aumenta). Infelizmente, por questões profissionais, não posso entrar em detalhes mas pode ter certeza que temos trabalhado muito para trazer máquinas com Ubuntu pré-instalado e funcionando 100%, de acordo com a nossa realidade.

    Ivan (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 6:31 pm

    @adilson

    São animadoras essas informações, extra-oficiais, que você passa torcemos pelo sucesso de vocês e que isso abra caminho para a expansão do mercado de profissionais Linux no atendimento ao usuário final.

    Happy Feet (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 7:51 am

    Já repararam que nesses computadores que têm configurações com windows e linux eles NUNCA deixam somente o sistema operacional como a única diferença na configuração ?!

    Sabem por que ? Porque seria fácil ver quando o windows custa fazendo a simples diferença entre os preços e quase todo mundo iria comprar a versão com linux por ser mais barata.

    Daí eles:

    - oferecem o linux somente nos modelos mais baratas ou na versão com algum item importante de hardware suprimido (como nessa configuração da notícia, sem wireless)

    - ou oferecem o linux somente em alguns modelos, quase sempre os mais baratos, com menos memória e chipsets mais vagabundos, o que geralmente acaba trazendo é prejuíxo na experiência de uso do linux. Chipsets da VIA, SiS e Broadcom abundam nesses modelos e todo mundo sabe que são esses que possuem os pior suporte no linux.

    Acho uma grande HIPOCRISIA essa estória de que os computadores só devem ser vendidos com um sistema operacional OEM junto. Como não dá para obrigar os fabricantes de computadores a terem versões linux em todos os seus computadores, já que isso tem um custo, podiam pelo menos OBRIGAR os fabricantes a vender os computadores SEM SISTEMA OPERACIONAL ou, pelo menos, REEMBOLSAR O VALOR DO SISTEMA OPERACIONAL se o cliente assim desejar.

    Chega de imposto MS e pagar por algo que não se quer ! É esse tipo de lei que eu quero que o governo faça !!

Este post é antigo (2010-02-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.