Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Com AirPlay da Apple, Ubuntu One passa a poder fazer streaming para o aparelho de som

Fazer streaming das músicas da sua coleção diretamente para os aparelhos de som da sua casa, pela rede sem fio, é a proposta do recém anunciado (ou rebatizado) AirPlay, hoje disponível principalmente para os produtos da Apple, mas que começa a ser disponibilizado em equipamentos de outras marcas, ou em aplicativos como o raop_play para Linux – e agora chegando também ao serviço online Ubuntu One.

Mas este suporte do Ubuntu One é por uma via tortuosa: uma aplicação do iPhone. Ou seja: se você é usuário do Ubuntu One e guarda nele uma coleção de músicas, e possui também um iPhone (ou iPad, ou iPod Touch) e um equipamento de áudio compatível com o AirPlay (ou um roteador wi-fi com saída de áudio compatível), pode usar a solução da Canonical. Caso contrário, talvez seja melhor ligar seu micro com Ubuntu ao aparelho de som com um cabo de áudio de boa qualidade ;-) (via omgubuntu.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Machado (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 8:12 am

    Apple = Lixo.

    Rael (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 8:13 am

    Legal, né? Pra que usar Universal Plug and Play (UPNP), que hoje em dia todos aparelhos são compatíveis (TVs, celulares, Playstation 3, Xbox360, etc), se a Apple pode ter seu próprio protocolo pra streaming entre aparelhos?

    Bom tempos onde a Apple precisava da interoperabilidade para parecer amigável e conquistar novos clientes.

    Gosto dos produtos da Apple, mas nerd de verdade compra meia duzia de componentes e faz um transmissor AM, liga em qualquer maquina e pronto. :D

    Transmissor AM?? Isso é coisa de POGueiro. Cria um protocolo de transmissão e usa um Transceiver 802.11 ou alguma variante VHF em amplo espectro e baixa potência.

    Tiago (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 8:45 am

    O AirPlay (ou airport, na versão antiga) nada mais é que streamig de mp3 ou AAC direto para o aparelho? Se comprar um airport não seria possível fazer isso com qualquer coisa que tenha suporte em enviar a stream (lógico que se isso é invenção da Apple, o primeiro software a ter esse suporte é o iTunes)?

    Bom, eu não tenho o Airport e nem penso em comprar. Mas eu fiz algo bem mais genérico em casa há mais ou menos 2 anos: receptor bluetooth!

    Funciona assim, eu comprei esse receptor bluetooth da motorola (http://www.americanas.com.br/produto/350577/celularesetelefones/acessorios/originais/adaptador-bluetooth-stereo-dc800-motorola) e liguei ele no Home Theater. Então emparelhei o meu notebook (que por sinal é um MacBook Pro) com o receptor e pronto: tenho stream de músca, e com qualquer software.

    Desse jeito, basta o dispositivo ter bluetooth para funcionar, sendo computador (Mac, Widnows ou linux), sendo telefone celular, videogame, qualquer coisa.

    É, acho que não preciso do Airport e nem do AirPlay.

    Mas a idéia da Apple é ótima. Pena que não foi pensada antes por ninguém do SL.

    Amarok (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 9:18 am

    Para que usar protocolos proprietários quando se pode fazer com software livre ?

    Como fazer streaming no PC
    http://www.videolan.org/doc/streaming-howto/en/

    http://www.winandmac.com/mobile/vlc-on-iphone-makes-flash-and-live-video-streaming-has-come-true/

    sergio (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 9:22 am

    nossa e agora??? onde eu ligo o meu valvulado com quatro 6L6 e duas 12Ax7???

    POG? heheh sem duvida.
    O pior é que eu tenho um cabo idêntico ao da ilustração.

    ioca100 (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 10:48 am

    @Sérgio, se o valvulado for um Marantz, também quero.

    Junin (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 12:55 pm

    Não tem nada como colocar em um bom receiver com excelentes caixas de som…
    Fica difícil trocar este por outro ;)

    Amarok, salvo engano, o que essa alternativa do AirPlay oferece não é a mesma coisa que o usual streaming entre computadores que o VLC atende muito bem.

    Mas seria ótimo se fosse comum encontrar aparelhos de som com suporte nativo também a este tipo de stream, e roteadores domésticos que saiam de fábrica com suporte a isso e uma saída de áudio (como acontece com o Airport Express, fácil de encontrar no Brasil). Se você conhecer, avise, que eu ajudo a divulgar.

    Rael (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 5:53 pm

    Augusto, só por curiosidade: a Wikipedia, diz que o AirPlay é usado “to send a stream of music, video, or photos to multiple devices”.

    O que me parece ser bem o que faz o RTP usado por vários dispositivos já existentes no mercado.

    Então, acho que não ficou clara (pra mim) a diferença do AirPlay pro VLC.

    Acho que as diferenças são mesmo as já mencionadas:

    - a técnica: VLC (e similares) usa protocolos abertos, AirPlay/Airtunes usam protocolos proprietários (embora dispondo de implementações livres).

    - a de mercado: para o AirPlay/AirTunes existe no mercado uma variedade de equipamentos de som ou de apoio que evitam precisar ter um computador ou videogame ligado via cabo de áudio ao aparelho de som para decodificar o stream e fazer tocar – o próprio aparelho, ou um adaptador, se encarrega de receber o stream e providenciar para que ele toque.

    Acho que ia ser bem legal se fosse fácil encontrar no mercado daqui aparelhos de som nativamente compatíveis com os streams típicos do VLC, ou componentes de redes sem fio com essa capacidade e uma saída de áudio, similar ao que ocorre com o Airport Express, mas projetado para padrões abertos.

    Rael (usuário não registrado) em 8/12/2010 às 11:28 am

    Mas Augusto, aqui existem centenas de aparelhos compatíveis com RTP. Eu mesmo comprei uma TV LED Samsung e um celular Nokia 5800 que tocam stream RTP do PC!

    Rael (usuário não registrado) em 8/12/2010 às 11:30 am

    E reproduzo as mídias do PC usando o router wireless. E a TV da Samsung roda Linux, enquanto o 5800 roda Symbian.

    Sim, TVs, celulares, consoles, tem mesmo um monte de aparelhos modernos compatíveis com RTP, e isso é ótimo. Mas eu me refiro mesmo é à descrição típica do “aparelho de som” – o receiver e as caixas de som, os variados sucessores do “3 em 1″ da década de 80: microsystems, minisystems e similares.

    Imagino que já haja também, mas a divulgação deles não tem chegado a mim. Se chegar, gostarei de divulgar os que estiverem à venda no nosso mercado!

    Complementando: a situação com os aparelhos de som com suporte nativo ao AirPlay não é muito diferente disso, também – ao menos por enquanto.

    Neste campo, o que tem de verdade (e não é vapor) é o Airport Express, que é um bom adaptador, e pode ser encontrado no varejo brasileiro. Já vi mods de roteadores wi-fi com firmwares livres que inserem uma saída de áudio para fazer a mesma coisa (mas aí com protocolos abertos), e torço para que algum grande fabricante perceba isso como uma oportunidade de diferenciação e coloque algo similar em sua linha de varejo!

Este post é antigo (2010-12-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.