Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Chrome OS alcança estágio RC e pode ser lançado ainda este ano

O sistema operacional Google Chrome OS foi inicialmente anunciado como estando programado para lançamento ainda a tempo da temporada de compras do final deste ano, e os indícios que podem ser colhidos no sistema de bug tracking e nas listas de discussão dos desenvolvedores do sistema indicam que a data vai ser cumprida: o sistema já está em estágio RC – abreviação de release candidate, indicativo de estar prestes a lançar uma versão oficial pública.

Além do versionamento, há outros indícios, como o aumento das menções a desenvolvimento de recursos que normalmente são a cereja do bolo e tendem a ficar para o final: screensavers, telas de login, esquemas de cores e similares.

Uma data em especial tem sido mencionada nas comunicações como sendo importante para o projeto: 11 de novembro. Não se sabe ainda se é a data prevista para o lançamento, ou algum outro marco, mas daqui a 1 mês provavelmente saberemos ;-) (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cesar (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 12:28 pm

    Preparem-se

    http://www.youtube.com/watch?v=wCfWHqrYUqo

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 1:07 pm

    suspense legal, mais um concorrente.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 2:00 pm

    Lembrando que o ChromeOS é um tipo de Sistema embarcado ala MacOSX

    @Alex Bars, Mac OS X embarcado? Bem, ao menos ele estará disponível para downloads para quem quiser compilar e instalar em outras máquinas.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 2:36 pm

    Baixei um build no meu pendrive, mas não consegui dar boot. Vou tentar de novo esse fim de semana pra ver como anda a evolução do SO da Google, que nada mais é que um kernel linux bem enxuto e um browser.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 2:59 pm

    tenchi

    Sim, exagerei, mas voce entendeu(eu acho)!

    Espero que criem forks decentes do CHROME OS para Desktop!

    psicoppardo (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 5:29 pm

    o Chromium é um ótimo exemplo disso.

    Baseado no SO da google viram vários forks, mas com a garantia do google(Chrome OS) só poderá vir em hardware homologado, boa ideia do google.

    self_liar (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 7:08 pm

    Engraçado ,enquanto uns programas como o openoffice se desenvolvem num sistema descentralizado e mais comunitários, outros projetos ficam cada vez mais corporativizados. É possivel que usem a estratégia do Ubuntu (distro corporativa) para minar as distros comunitarias (debian).

    Marcos (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 7:38 pm

    @self_liar, ele não tem objetivo de competir com as distribuições Linux, já que ele só vai ter um browser e não vai instalar nenhum programa.

    São produtos diferentes para públicos diferentes.

    Daigo (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 8:01 pm

    Vai competir com Netbook Remix, JoliCloud e gOS

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 9:29 pm

    Não é bom fazer comparações por enquanto. Acredito primeiramente em algo totalmente novo, que possa suprir um mercado também bastante novo e crescente. Para quem fica o dia inteiro grudado na internet (me caso) e necessite de uma segurança contra vírus, trojans, malwares etc.. Mas, nada impede de um coitado ser enganado com falsas informações que pairam nas nuvens…

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 9:51 am

    u espero ansiosamente por ele desde que foi anunciado…

    self_liar (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 9:52 am

    Marcosalex

    Você acha? A google quer que todas as pessoas vão para a Web cheia de nuvens escuras,mas concordo que não é todo mundo que vai seguir a onda.

    “A google quer que todas as pessoas vão para a Web cheia de nuvens escuras”

    Menos, né? Só falta falar que eles querem dominar o mundo. hehehehe

    self_liar (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 5:24 pm

    Não amigo sem esse papo.Toda empresa quer crescer e a google está puxando as pessoas para as tendencias da nuvem pois isso é lucrativo para ela.

    Dominar o mundo? Não sei.Sei que toda corporação quer mais e mais poder indefinidamente,senão elas paravam no primeiro bilhão.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 5:35 pm

    “Sei que toda corporação quer mais e mais poder indefinidamente”

    E como todas querem mais, o mercado se divide entre elas, estimula a concorrência e todos ganham. Quem para no primeiro bilhão hoje, amanhã voltou pro milhão, depois de amanhã já tá devendo fornecedores ou virando outra Cuba.

    self_liar (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 6:24 pm

    Mudou o assunto,mas concordou comigo.

    Deve mudar o disco .Chega de cuba!

    A competição destrutiva existe porque ninguém quer parar de ter mais e mais .Se todos se conformassem com o primeiro bilhão ,a sociedade poderia inovar bem mais do que fazer coisas repetidas ,como acontece com a competição e concorrência destrutiva.

    @Marcos, a google não precisa querer dominar o mundo, pq ele já domina! :-)

    Historicamente nenhuma organização – a não ser a Igreja, mas aí já é outra história – conseguiu se manter por muito tempo dominante. Em se tratando de tecnologia, a google está tentando se manter o maior tempo possível como dominante no mercado. Mas uma hora ou outra o folego acaba e outra empresa toma seu lugar.

    IBM já foi a maior, até a MS tomar o seu mercado. MS já foi a maior, até a Google tomar seu mercado. Um dia alguém vai aparecer com uma ideia melhor que a Google.

    E assim caminha a humanidade.

    Eu continuarei com meu HD cheio dos meus dados. Para coisas em que a nuvem (putz, em português este termo ficou muito podre) for melhor, eu uso nuvem. Nimbus, Cumulus, ou o que for.

    Eu não “disconcordo” totalmente do self_liar quanto ao seu medo paranoico das grandes corporações. Há uma cena no final do filme Network, de 1976, que retrata exatamente o poder das grandes corporações. Recomendo que todos, mesmo os menos paranoicos, assistam.

    O bom do chrome OS é que o interesse do google em fazer um bom sistema voltado para a web permitiu que ele criasse um navegador que é, em Linux, tão rápido e com os mesmos recursos que em outras plataformas (Windows e Mac), coisa que a Mozilla não consegue com o Firefox, onde a versão para Linux é sempre está há anos atrás das versões para Windows e Mac.

    Ah sim, e a google é uma das empresas que mais investem em tecnologias abertas para a Internet, tais como html5, javascript, webgl, etc. E isso é ótimo, embora ele ainda use tecnologias proprietárias (como Flash) para produtos-chave desenvolvidos.

    A google é uma das únicas empresas que te dá um “créu” e faz vc gostar…. hauahauh

    “Se todos se conformassem com o primeiro bilhão ,a sociedade poderia inovar bem mais”

    O que acontece é o contrário, sem competição elas estagnam. Vide país anterior que citei. heheheeh

    self_liar (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 3:24 pm

    Já expliquei que não ,que se não existissem tantas coisas repetidas e não existisse o medo de morrer ,então certas camadas da sociedade poderiam fazer coisas diferentes sem ter medo de morrer.

    Olha o software livre , você pode fazer um projeto derivado e não precisa se preocupar em ficar atrás no código fonte porque simplesmente você pega o do outro projeto e continua tranquilo.

    De novo , sem medo de morrer.

    Eu não “disconcordo” totalmente do self_liar quanto ao seu medo paranoico das grandes corporações. Há uma cena no final do filme Network, de 1976, que retrata exatamente o poder das grandes corporações. Recomendo que todos, mesmo os menos paranoicos, assistam.

    Paranoia?! Eu acho que quem são paranoicos são as corporações.

    Todos os dias existem problemas legais com corporações .Seja desvio de imposto, mercadoria ilegal, poluição e etc. A sociedade fica remediando ,remediando, processando ,taxando fianças e não adianta.Existe um problema de base com as corporações,mas as pessoas não querem ver isso.

    Acho que não sou paranóico,estou sendo lógico. Corporações matam,destroem e roubam tudo pelo lucro . Exxon e Mobil adoram o massacre do Iraque ,coca-cola não perdoa colombianos . Mickey Mouse e Monsanto vivem contratando agentes da BlackWater.

    Alguém de vocês lembra de uma operação aqui no Brasil chamada Bandeirante?

    E eu que sou paranóico????!


    Historicamente nenhuma organização – a não ser a Igreja, mas aí já é outra história – conseguiu se manter por muito tempo dominante. Em se tratando de tecnologia, a google está tentando se manter o maior tempo possível como dominante no mercado. Mas uma hora ou outra o folego acaba e outra empresa toma seu lugar.

    IBM já foi a maior, até a MS tomar o seu mercado. MS já foi a maior, até a Google tomar seu mercado. Um dia alguém vai aparecer com uma ideia melhor que a Google.

    Não acredito neste processo “natural” .Corporações vivem uma guerra para ter mais e mais poder ,e deixam uma trilha de destruição e morte no caminho .

    Não acredite muito em “processos naturais”.

    Alvin (usuário não registrado) em 17/10/2010 às 11:46 pm

    Muito, muito infeliz dizer q Cuba ta estagnada. Nao se pode desprezar os valores, tampouco ignorar as causas e ver as conseqüências como fins surgidos do acaso.

    “Todos os dias existem problemas legais com corporações .Seja desvio de imposto, mercadoria ilegal, poluição e etc. ”

    Se fossem só as corporações tava fácil resolver, mas é endêmico. Está no ser humano e nos valores morais (ou falta deles).

    Deixando o bolivarianismo pra trás, baixei outra imagem mais nova e continuou sem dar boot no meu computador, alguém conseguiu testar?

Este post é antigo (2010-10-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.