Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Chrome já é mais popular que Safari nos EUA, segundo a StatCounter

O  Chrome, navegador da Google, ultrapassou pela primeira vez o Safari, da Apple, e já ocupa a terceira posição entre os browsers mais populares dos Estados Unidos, indicou um estudo realizado pela StatCounter, uma empresa de análise na web.

Segundo a pesquisa, durante a semana que terminou no dia 27 de junho, o Chrome representou 8,97% do mercado de navegadores americanos, na frente do Safari que ficou com 8,88%.

Os líderes foram o Internet Explorer (Microsoft) e o Firefox (Mozilla Foundation), que  dominaram o mercado, com 52% e 28,5%, respectivamente. 

Fora dos Estados Unidos, o Chrome já ultrapassou o Safari, há bastante tempo, com 9,4% contra apenas 4%, do navegador da Apple. (…) A StatCounter realizou o estudo a partir de contadores embutidos em 3 milhões de sites (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paul (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 2:15 pm

    Tomara que o Augusto não fique triste! :D

    Triste por ver o navegador que eu uso ultrapassar o Safari nos EUA? Difícil!

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 2:37 pm

    Tem gente que acredita que o Augusto use Mac OS X e Safari.

    Jeremias (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 3:33 pm

    É fantástico o que o Google conseguiu com seu navegador em tão pouco tempo, não duvido que o Chrome se transforme em um novo “Standart” na navegação WEB.
    Porém é realmente entristecedor que o Firefox, que era tão promissor, tenha se perdido tanto…

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 4:20 pm

    Não acho que o Firefox tenha se perdido, muito pelo contrário.

    Paul (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 5:02 pm

    Não Augusto, triste porque é um produto da Apple, cujo MacOs, vc usa, e é a empresa que após a comunidade contribuir com o Darwin, fechou o código do mesmo, além de controlar ferrenhamente tudo que sai para a plataforma, de forma muito pior que a MS.

    Sei que não vai fazer diferença, mas passo a partir de hoje, como alguns amigos, a não frequenter mais seu site. É totalmente paradoxal você como dono do br-linux.org endossar a Apple comprando exatamente o produto que contém o Darwin.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 5:10 pm

    Foi bom o crescimento do Chrome pro pessoal da Mozilla acelerar o passo.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 5:28 pm

    Endossar a Apple? Quer dizer que citar um navegador da Apple é endossar a Apple? Mais fácil o Augusto estar trepudiando em cima da Apple do que endossando-a!

    Fala sério, cada interpretação de texto que eu vejo por aqui…

    Fellype (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 5:55 pm

    Um bom produto aliado à uma boa estratégia de propaganda está “destinado” ao sucesso.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 6:06 pm

    Vocês estão fazendo uma correlação direta de popularidade com qualidade.

    O Chrome é muito bom, mas conta uma máquina de mídia muito forte por trás.

    Eu continuo preferindo Firefox, mas acho boa a evolução da concorrência. Mesmo do Safari, que contribui pro WebKit.

    Mesmo o browser “do cão” é bom que evolua. Mais concorrência e diversidade. Sem monopólios.

    Do ponto de vista do código aberto a chamada da noticia é um poucoO complicada, afinal o webkit tem na apple um dos seus principais contrbuidores. Quanto ao código do darwin ele ainda é aberto, não? ele não está presente no IOS4, ou está?

    Quanto ao brlinux, acho que é importante para o usuário de linux saber que há um navegador em código aberto que cresce na participação do mercado.

    boi (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 8:30 pm

    amigo o chrome só ta assim por causa da google, porque o browser, tudo bem que em html5 e paginas com java ele carrega um pouco mais rápido que o firefox, mas quase imperceptível em maquinas mais potentes, então trocar a segurança e as extensões do firefox pela falta de recurso do chrome só porque ele é da Google é somente para amantes mesmo, acho que o navegador da google é promissor, mas ainda não da pra ser comparado com o firefox da vida.

    Ericodc, o Darwin é um OS bem interessante (na minha opinião), que busca ser compatível com o POSIX, e tem raízes profundas em BSDs (desde o 4.3BSD, mas hoje mais no FreeBSD) e no NextSTEP. Até 2003 a licença dele (APPL) não era considerada software livre, mas a partir daí ela passou a ser.

    O PureDarwin é um bom projeto a acompanhar para quem tem interesse no assunto, pois busca construir imagens ISO bootáveis e instaláveis (e usáveis…) a partir das versões correntes do Darwin, que formam a base dos bastidores do Mac OS X.

    De fato, Safari e Chrome têm o engine WebKit (de código aberto e mantido pela Apple, com raízes no KHTML) como ponto em comum, mas também têm bastante diferenças entre si, incluindo o modelo de licenciamento do aplicativo.

    Weber, concordo com você. Se a evolução de um navegador livre estimula os demais (inclusive o “do cão”, como você diz) para a frente, me parece que todos os usuários saem ganhando. É um efeito positivo da diversidade, na minha opinião – e também acontece no sentido contrário, como quando o Opera no passado trouxe recursos interessantes que logo foram incorporados a navegadores livres.

    Allan, de fato eu estou bem feliz com o marco alcançado pelo Chrome nos EUA, que deve ser o maior reduto do Safari. Já tive oportunidade de usar o Safari algumas vezes, e ele nunca me cativou. Já o Chrome me agrada, e espero que em breve as distribuições mais populares comecem a estudar a alternativa de oferecer o Chromium, de código aberto, em seus desktops também, além do Firefox, privilegiando a oportunidade de escolher.

    Paul, você e seus amigos serão bem-vindos caso desejem voltar no futuro. Espero estar por aqui escrevendo minha dose diária de posts ainda por muito tempo.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 9:07 pm

    Só não concordo que a competição traga diferença.

    Na minha opinião competição traz desespero e faz com que todos compiem as features significativas uns dos outros para não serem aniquilados.

    Por exemplo ,a televisão .Ela faz com que um canal imite a “qualidade”
    do canal que possui mais audiencia. Os reality shows são um grande exemplo,pois a globo e o sbt começaram com isso .Agora para os outros canais não serem aniquilados ,eles começaram a fazer a mesmíssima coisa e transformaram uma boa parte do tempo da tv num verdadeiro reality show.

    No fim a televisão se transformou numa verdadeira massa homogenea e repetitiva.

    Se nós queremos inovações ,é melhor que ninguém seja ameaçado de desaparecer do mapa.

    Todos podem ser diferentes ,mas quando uma diferença é ameçada pela outra por ser mais popular ,então o “diferente” vai tentar ser igual a popular para assim não ser destruída.

    Rudá (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 9:17 pm

    Ambos os navegadores (Safari e Chrome) são baseados no mesmo engine, o WebKit (que por sua vez é um fork do KHTML). A competição é saudável, o pessoal da Mozilla teve que correr atrás, porque realmente o Firefox ficou meio enferrujado. Particularmente uso o Safari no meu Mac e o Chrome no Windows e no Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 9:43 pm

    Não acho o firefox enferrujado não .Sempre fez muitas atualizações durante todo o tempo .Compare com os 5 ou 6 anos de lenga lenga do IE.

    Acho que nossos padrões é que estão exagerados demais .Antigamente nenhum browser se atualizava tanto .

    Não e nunca vou achar competição saudável , o fim da competição é a destruição e monopólio. As pessoas devem valorizar a diversidade e a ética. Não features.

    Nunca,mas nunca vou usar safari ou opera como meu navegador padrão.Mesmo que sejam os navegadores que tenham mais recursos que todos os outros. Priorizo o desenvolvimento justo e aberto do que recursos a custa de injustiça e destruição.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 28/06/2010 às 10:59 pm

    taí um negócio interessante,a relação entre conhecimento em software livre e o uso de software livre.

    se o cara é conhecedor de tecnologia e contribui com no seu desenvolvimento em um mac em casa, ele traiu todo um movimento??

    Exemplo se o augusto tem um mac e escreve sobre GNU/linux e software livre, porque ele contribui com o software livre através da divulgação deste, por isso ele traidor do movimento. Fala sério.

    ser Augusto é diferente de ser Stallman

    “thats all folks!!!”

    Rodrigo (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 3:11 pm

    Pessoal, eu usei o firefox durante muito tempo, testei o chrome logo no início e abandonei pelos bugs que tinha. Depois de algum tempo voltei a experimentar o chrome e gostei, porém continuei com o firefox. Hoje em dia só uso o chrome, pois o problema do firefox parar de funcionar pelo travamento de algum plug-in me levou para o chrome. Agora tem tudo para isso estar resolvido, o problema é que não sei se volto para o firefox.

Este post é antigo (2010-06-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.