Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vamos parar junto: Blog NokiaBR fecha as portas após notificação extra-judicial da detentora da marca

A diferença é que aqui paramos voluntariamente, e só por hoje; esta é a última notícia de hoje aqui no BR-Linux – fecho a edição mais cedo em solidariedade ao vizinho blogueiro, após ler a notícia da “notificação extrajudicial” que os advogados que cuidam da marca Nokia enviaram ao (ex-?)blog NokiaBR e que, segundo o autor, exigia, entre outras coisas, que fosse cancelado imediatamente o domínio do blog – isso tudo apesar de a Nokia (que também tem iniciativas open source e comunitárias bem interessantes) ter conhecimento “desde sempre” do blog, de ter enviado aparelhos para testes dele, etc., e tudo isso dentro do direito da detentora, como destaco no alerta do parágrafo final deste post.

“Notificações extrajudiciais” são documentos que atraem atenção desde o seu título, mesmo considerando que quase toda notificação é “extra-quase-tudo”, ou seja, a mesma notificação poderia ser descrita como extra-hospitalar, extra-conjugal, extra-acadêmica, etc. Mas o nome assusta, até porque vem acompanhado do entendimento de que o documento poderá ser seguida por outro, de outra natureza e, para muitas pessoas, a perspectiva de depois ser processado (e aí sim ter de se defender judicialmente) é, na prática, tão dura quanto a de ser condenado.

Mas isso não vem ao caso, pois o autor do blog em questão já tirou do ar o NokiaBR (que eu, fã da marca, lia), atendendo a notificação extra-tudo que recebeu. Ele registrou: “Como eu não tenho o tamanho proporcional ao da Nokia para encarar um processo dessa magnitude e como o meu único interesse era contribuir com os usuários e fãs da Nokia, resolvi acolher às solicitações da notificação e cancelei o domínio no Nic.br. Não quero mais problemas do que os que eu já tenho, assim como não quero criar problemas para ninguém.”

Ele agora está vendo como vai colocar no ar de volta o acervo sem infringir os termos da notificação, e em outro local. Se eu fosse ele, acho que faria diferente: mandaria às favas a marca que não o valorizou, e abriria um blog sobre outra marca mais esperta em seu relacionamento com os fãs. A Garota sem Fioescreveu sobre o tiro no pé que representa esta decisão para a Nokia, e não vou me alongar sobre isso.

De qualquer forma, proteção de marcas não se faz só com o impedimento ao uso alheio: é possível também conceder licenças de uso, gratuitas ou não, pouco limitadas ou não. Quem sabe o pessoal que faz parte simultaneamente dos centros de gravidade Open Source e da Nokia não puxa alguns cordões dentro da companhia pra achar um jeito de motivar alguém a encontrar uma solução intermediária melhor? Aparentemente o Jurídico e o Marketing estão dançando em compassos diferentes.

Fica, entretanto, um alerta de quem já viveu situação similar (mas com resultado muito mais amistoso: o adminstrador da marca Linux concedeu a licença necessária para o nome do meu blog): defender marca registrada, mesmo quando antipático e contra os próprios interesses de marketing, é direito do detentor. Portanto, ao montar um blog, não inclua marcas alheias no título, URL ou outras caracterizações. Vários autores de blogs brasileiros (lembro da Mulher Aspirina, Parmalat mas não Morde, Amarula com Sucrilhos) já se arrependeram quando alcançaram visibilidade suficiente para alcançar o radar dos detentores das marcas…


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Claudio Ramirez (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 1:09 pm

    Mal começou 2010 e os caras da Nokia estrearam a década com a burrice homérica.

    Nokia fail mesmo!

    O autor do NokiaBr é um cara manso, e o assunto está pegando fogo no Twitter

    marcoc2 (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 1:22 pm

    Puts, a Nokia tem cavado sua própria sepultura..
    além de seus aparelhos tops estarem atrás da média do mercado tem feito umas bobeiras dessas..

    Na última promoção do blog oficial que dava um N97 eles pisaram na bola feio numa das dicas. E depois que divulgaram o ganhador não aceitaram comentários no blog criticando a promoção.

    O problema da dica é que não levaram em conta que o espaço em branco é um caractere. Mas nem quiseram comentar nada sobre isso. Enorme falta de consideração com seus consumidores e concorrentes da promoção.

    Talvez por esse blog ser um espaço alternativo para os usuários fazerem tais críticas é que a Nokia preferiu acabar com esse blog

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 1:22 pm

    A equipe de advogados não parece ter conversado com a equipe de marketing, técnica, nem coisa nenhuma. Uma afronta aos consumidores e às comunidades de desenvolvedores da Nokia. Comunidade esta que é fundamental para o sucesso dos produtos open source da própria Nokia.

    Realmente um tremendo tiro no pé, quando hoje você tem a Apple que é reincidente no desrespeito aos consumidores, comunidades e soluções proprietárias e de lock-in, a Nokia tem que trabalhar para ser justamente um contraponto a essa concorrência.

    Bom, eu sempre fui fã da marca, (meu celular atual é um E71) mas pelo visto é hora de mudar.
    …onde está mesmo aquele artigo sobre celulares Android…

    Leão do Sul (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 1:37 pm

    Pelo jeito os departamentos de Marketing e Judicial da Nokia, não estão nada ligados, eu diria “Nokia: Disconnected People”.

    Marcia (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 1:50 pm

    O que a Nokia do Brasil tem a falar sobre isso????? Ninguém se pronunciou?

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 1:51 pm

    @Leão do Sul

    “Nokia: Disconnecting People”

    Fixed that for you :-)

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 1:52 pm

    Um dia vou entender o que se passa na cabeça de um advogado, juro que vou…

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 1:59 pm

    O pessoal tem mesmo que fazer barulho e protestar, apesar de achar que os dirigentes da Nokia vão fazer pouco caso para as manifestações. Mas nem por isso devem desanimar.

    Não é a única empresa que desrespeita os consumidores, que aqui no Brasil parece ser sinônimo de “vítimas trouxas sem direito a nada”. Para mudar este descalabro, só quando tivermos consciência de que devemos agir coletivamente para defender nossos interesses.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:02 pm

    Atitude antipática e bizarra dada a conjuntura atual e o conteúdo do blog que infelizmente acabou.

    Eu sou um dos muitos que gostam da Nokia e usam seu hardware e software diariamente. Mas isso foi uma bela decepção.

    Dentro de várias alternativas, o jurídico escolheu a mais draconiana. Departamento aparentemente disconectado do restante da companhia que vem tentando aumentar diariamente sua interação com a comunidade de usuários.

    Tiro no pé. Pegou muito feio e tomara que pegue pior ainda! Assim esse tipo de erro, quem sabe, não será mais cometido pela Nokia.

    Cabeças deveriam rolar no jurídico após tamanha atitude infâme.

    Lucas Fernando (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:07 pm

    Ao invés de um Nokia vou comprar o Nexus.

    Davi (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:09 pm

    Os concorrentes agradecem..

    Auston (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:13 pm

    Sugestão para os blogueiros de tecnologia, não divulguem mais os lançamentos da Marca em questão( vai que se eu escrever o nome eles me processam), ou se divulgarem chamem de “marca que não mencionamos”, e em nenhum momento citem o nome da marca, isso vai ajudar bastante a marca a perder posições nos buscadores.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:13 pm

    Na boa, se fosse pra cancelar, eu cancelaria o domínio E o blog.
    Se não fosse, eu partiria pra briga sim.

    Jorge Nascimento (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:23 pm

    Chegou e mostrou serviço :

    “Nokia do Brasil anuncia nova diretora de marketing
    22.12.2009

    São Paulo, 17 de dezembro de 2009 – A Nokia do Brasil tem uma nova diretora de marketing. Gabriela Portugal Bendzius, que desde 2007 estava no cargo de gerente de planejamento e pesquisas, também na área de marketing, passou a ocupar o novo cargo esta semana.”

    http://www.nokia.com.br/a-nokia/imprensa/press-releases/show-press-release?newsid=-32494

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:28 pm

    @Jorge Nascimento

    A nova diretora assumiu o CARGO e já deu sua primeira cargada. (foi infâme da minha parte, mas descreve bem o fato)

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:31 pm

    Com essa decisão ‘tiro no pé’ da nokia, ao menos vão cair pra 0 os cross-posts de produtos nokia aqui no br-linux… quem ganha somos nós! :-)

    Obrigado Nokia.

    Ia comprar um N97 essa semana :|

    Depois disso vou repensar, acho que vou dar umas estudadas nos celulares com Android.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:42 pm

    Vai ter cabeça de advogado rolando por aí depois do mico que a Nokia fez já no início do ano.

    Nolram (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:42 pm

    É infelizmente meu aparelho é dessa marca, com certeza assim que o mesmo completar o tempo para ser trocado a toda poderosa N****, não vera mais os meus centavos e com certeza não indicarei mais a ninguém. Que empresa…

    suhanko (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 2:47 pm

    Bom, eu já tive 3 motorola e peguei nojo. Então, fui à loja da vivo antes de ontem e vi o motorola milestone com android 2.0. Tem até detector de metais (que serve como ferramenta, por exemplo, até pra quem vai fazer um furo na parede, para saber onde tem coluna de ferro ou cano de metal, além de outras utilizades)!
    Tem muitos programas para ele, além de que hoje para se instlar python bastou um clique. Tem desvantagens também, como o teclado pouco produtivo em comparação ao E71 (que dei para minha esposa), mas até agora o sistema parece muito estável e não deu nenhum gargalo como o symbian (que se não fosse o fato de travar, ficar lento e ter que formatar periodicamente como descreve o manual, seria um sistema ótimo).
    As aplicações abertas não fecham realmente, e isso eu achei estranho. No E71, para acessar as aplicações em segundo plano, basta segurar a tecla home que um menu das aplicações abertas se abre. O mesmo serve para o milestone, porém poucos dos programas que instalei possuem a opção de sair definitivamente. Para isso, instalei um killer, disponível no market.
    O market é uma outra grande vantagem sobre aplicativos para symbian, pois lá se encontra todo o tipo de programas, sendo uma grande parte gratuita.
    Uma coisa interessante no milestone é a possibilidade de destravar o teclado a partir de um padrão, a ser desenhado na tela, baseado em nove pontos distribuidos. Isso é ótimo para evitar que o telefone seja usado em caso de (Deus me livre) roubo.
    Dos aplicativos que vem instalados por padrão, o maps me pareceu o melhor.
    Senti a falta do dicionário que tem no E71 e que faço uso constante, mas instalei algumas variantes afim de escolher o que for melhor (aceito sugestões de dicionário offline que também pronunciem a palavra traduzida para android).
    Outra coisa que pouco uso mas também não encontrei foi o voice recognition.
    __ACHO__ que não tem video conferência, ou pelo menos não achei onde fazê-lo. No symbian o acesso é fácil.
    Leitor de código de barras, tem diversos, mas não vem por padrão, como o leitor de código qr no e71.
    A base para torná-lo estação multimídia é muito legal, pelo fatode o celular não ficar ‘jogado’ e ainda ter outra utilidade quando não em trânsito. :-)
    Baixei afinador para violão e um programinha que me permite tocar violão diretamente no celular, com dedilhado e tudo o mais (tudo o mais foi por minha conta).
    Tem um lance que esqueci o nome, que me faz ser encontrado em qualquer lugar. Olhando no maps agora, vi onde estava na última leitura há 35 minutos. Instalei o trapster para detectar radar, o goggles para fazer reconhecimento de imagem e trazer resultados da web e outra tantas coisas que fazem deste celular um centro de entretenimento que vai muito além de desktops e notebooks.
    A câmera tem 5MP e a gravação de vídeo tem qualidade de DVD (conforme especificações). Pena que não tem infra-vermelho, senão o usaria de controle remoto para minha TV. De resto, estou muito satisfeito.
    Enfim, gosto muito do hardware da nokia, mas o symbian não é mais o meu sistema operacional de celular preferido. :-)

    Claudio Ramirez (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 3:14 pm

    Será que a Nokia liga para os blogs? Ou vamos nós ficar gritando aqui a toa?

    Eu estou apostando que eles não estão nem aí.

    Claudio, eu pouparia os gritos. Foi por isso que escolhi uma estratégia de (visível) silêncio. Mesmo tendo sido admirador dela, ficarei muito surpreso se a empresa adotar alguma resposta positiva e efetiva.

    Leandro Alves (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 3:34 pm

    Que atitude mais antipática e desnecessária da Nokia.
    Ela já foi minha marca preferida de celulares, mas infelizmente está cada vez mais decadente e parecida com a Palm.

    José Vitor (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 3:58 pm

    Não é de se admirar, vindo da Nokia.

    Já escrevi várias vezes aqui que jurei nunca mais comprar nada da Nokia, porque o “atendimento ao cliente” deles aqui no Brasil precisa melhorar muito, mas muito mesmo, prá ficar péssimo. Lixo lixo lixo.

    self_liar (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 4:18 pm

    Eu só não entendi porque a nokia pediu para o site sair do ar.Simplesmente porque usa a marca da Nokia? Não pode ser isso ,pois seria fácil de resolver mudando o nome ou as imagens.

    Mauricio (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 4:29 pm

    Tenho um 5800, já estava pensando em trocar para um com androide, depois dessa, não preciso pensar mais, vou trocar mesmo.

    Patola (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 4:42 pm

    E eu que estava pensando em comprar um N900. Agora já era, meu próximo celular vai ser um Android mesmo, mesmo com a maior dificuldade de portar programas do desktop Linux pra ele.

    Patola (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 4:47 pm

    Ah, sim.

    Pode ser que a Nokia não esteja sabendo disso.
    Vamos fazer volume não apenas nos blogs, facebook, twitter, etc., mas no contato com a empresa.

    Mande uma mensagem falando de sua indignação com a ação dela através desse formulário de contato:

    http://www.nokia.com.br/suporte-e-software/fale-conosco/formulario-de-contato

    Muita gente aqui expressou que não comprará outros produtos nokia e não recomendará também. Acho que vale muito a pena citar isso, pois eles verão que vão sentir o impacto nos lucros!

    olh (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 5:17 pm

    Olê, olê, olê. A revolução nerd precisa de você.

    Notamos que o mundo mudou muito, nos últimos anos, quando vemos que, no passado, pessoas saiam pra rua gritando “anarquia, anarquia” e hoje preenchemos formulários de contato.

    José Vitor (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 5:29 pm

    @Patola

    Mande uma mensagem falando de sua indignação com a ação dela através desse formulário de contato:
    http://www.nokia.com.br/suporte-e-software/fale-conosco/formulario-de-contato

    Vai cair na mão de um robô da Atento, a empresa que faz o “atendimento ao cliente” para a Nokia…

    Se existe alguém que ainda não saiba, a Atento é a empresa da Telefônica que faz serviço de call center para muitas empresas, inclusive para a própria Telefônica…quem é cliente da Telefônica sabe do que estou falando…

    O que uma empresa ganharia fazendo isso?

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 6:21 pm

    @Avelino de Almeida Bego

    Já ganhou a antipatia de muita gente

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 6:58 pm

    A Nokia devia entrar na briga é com a China ou com o Mercado Livre e outros. Que produzem e vendem copias piratas de seus modelos. Muitos compram por achar que estão comprando aparelhos originais. Ao invés de fechar um canal de informações de seus próprios produtos, sem cobrar nada em troca. Francamente… onde vamos parar… Tenho medo de virar moda… Tinha planos de comprar um N900, porém vou pensar melhor.

    Andrew Scancari (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 7:10 pm

    Eu pensava tão bem da Nokia, porem depois dessa, sinto-me traído e enganado por suas incentivações opensource, que levava-me a te-la como um diferencial, um empresa preocupado com o desenvolvimento. Noto agora que minha escolha estava bem errada, e devo repensar, pois agora vejo melhor, que suas incentivações eram apenas mais uma estrategia para tentar combater concorrentes.

Este post é antigo (2010-01-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.