Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BitTorrent libera o código do protocolo µTP

Do iG Tecnologia:

A empresa por trás da tecnologia BitTorrent e do popular aplicativo uTorrent, divulgou o código fonte de seu protocolo µTP.

O µTorrent Transport Protocol foi especialmente desenvolvido para reduzir o congestionamento de redes, tanto em nível local, quanto do lado do provedor de acesso à internet, otimizando a atividade de compartilhamento de arquivos. (…)

Além disso, a tecnologia também é capaz de driblar as medidas que os provedores de acesso tomam para inibir esse tipo de atividade, acelerando assim o tráfego de BitTorrent.

O site onde o código fonte foi divulgado parece ser bem completo. Já é possível encontrar desde instruções sobre como as conexões são realizadas até algoritmos para correção de perda de pacotes.

Apesar disso, presume-se que a pessoa que for utilizar esse conteúdo já tenha conhecimento prévio da tecnologia.

O protocolo não é perfeito e é improvável que essas medidas sejam suficientes para acabar de uma vez com a censura praticada pelos provedores, principalmente por pressão de órgãos que lutam contra a pirataria, além de preocupações reais com a gigantesca quantidade de informações que trafegam na internet. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael Correia (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 7:44 am

    Não precio mais usar Wine pra rodar uTorrent? Que beleza…

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 9:53 am

    A nova versão do Ktorrent implementa.

    Segundo o Torrent Freak foi o 1º cliente a implementar o protocolo depois que foi aberto.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 11:57 am

    Para liberar P2P eles teria que garantir 100% da velocidade, o que é muito caro de se fazer, ou seja, em lugares onde tem disponível 24mbps seria somente 3mbps. Isso é complicado, pois como uma conexão de 24mbps você pode baixar 7.4 Terabytes por mês. Digamos que uma pessoa “normal” baixaria só 12 Gigabytes por mês com a mesma conexão.

    Em redes pobres em que o provedor promete o que não pode cumprir, P2P é um problema (para eles, lógico). P2P é um assunto pelêmico que não envolve somente direitos autorais.

    CYGNUS X-1 (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 4:31 pm

    Palhaçada esse protocolo, por isso estou usando uma versão antiga do utorrent q não tem essa picaretagem.

Este post é antigo (2010-05-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.