Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Beta 1 do Slackware 13.1

Slackware é a mais antiga das distribuições que permanecem em atividade. Trecho da nota no Under-Linux:

Patrick Volkerding, à frente da equipe de desenvolvimento e manutenção do Slackware, anunciou neste último dia 06 de maio a disponibilidade da versão 13.1 Beta 1 para a sua distribuição (…) por ser um beta logicamente possui caráter experimental, mas uma versão estável deve estar próxima de ser anunciada. Este lançamento não conta com imagens ISO oficiais, porém imagens de DVD não oficiais (em torno de 1.8 GB cada uma, em versões para processadores de 32 e 64 Bits) estão disponíveis no servidor FTP do projeto. (via under-linux.org)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:30 am

    14º Lugar no Distrowatch. Me pergunto qual será o atual público do Slackware. A distro se focou no KDE, continua a mesma de sempre, não possui resolução de dependências, enfim, quem é o “usuário típico” do Slack, e será que tudo isso está afastando o publico dessa tradicional distribuição ???

    Fellype (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:38 am

    Se a versão 13.1 sair no final de junho, teremos um intervalo de 10 meses entre ela e a 13.0. É um tempo adequado, na minha opinião.
    Só espero que não lancem o KDE 4.5 neste período…

    Allan (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:44 am

    Acredito que posições não determinam o grau de importância e publico alvo de uma distribuição. Slackware é a distribuição mais antiga em “funcionamento”, as pessoas que utilizam o Slackware seguem fervorosamente a filosofia Kiss (Keep It Simple, Stupid) e quem usa esse tipo de distro não quer saber de resolução de dependências (Apesar de ter o Slapp-get e outras ferramentas), pois o foco do Slackware não é o nicho de usuário iniciantes e sim pessoas e/ou profissionais que procuram uma distro simples e que siga o Kiss… Não troco meu Slackware por nada desse mundo, compilado e escovando o sistema mata a grito! rsrsrsrs

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:55 am

    Já tenho o que fazer neste final de semana..

    Marcelo Ulianov…
    resolução de dependências ajuda muito, mas não é tudo na vida.

    E além do mais se até hoje esta Distro se mantém ativa, acredito que seja por existir alguem que use-a, você querendo ou não.

    Fellype (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:56 am

    Se vc quer uma distro “Slack-like” com resolução de dependências, use o Arch Linux.
    Uso o Slack pq acostumei com ele, principalmente pela estabilidade do sistema como um todo. Já usei várias distros e posso dizer que, para o meu perfil de uso, o Slackware é a melhor opção. Não digo que o sistema seja perfeito, mas não tive nenhuma dor de cabeça com ele até hoje.

    shyko (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 12:01 pm

    @Marcelo Ulianov – concordo com o Allan. “14º Lugar no Distrowatch” não quer dizer muita coisa. O “usuário típico” do Slackware é alguém que gosta de ver as coisas funcionando de maneira simples ao seu jeito, tendo pleno controle sobre as coisas, mesmo que isto implique em um pouco mais de trabalho.

    É claro que a consequência disto é a queda de popularidade. Mas, distros mais conservadoras, como o Slackware, sempre vão continuar tendo seu espaço.

    @Fellype – o KDE 4.5 vai ser lançado em 4 de agosto. Acho que até lá já teremos o Slackware 13.1 versão final. :)

    BSD User (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 12:24 pm

    Uma coisa é certa, se existe alguém “que gosta de ver as coisas funcionando de maneira simples ao seu jeito” esse sim iria usar algum BSD.

    MDK (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 1:11 pm

    Pra que trocar meu slackware por uma distro cheia de firulas? As pessoas ainda se espantam quando falo que inicio no init 3…

    Viva!!!

    Shikasta (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 1:46 pm

    OK, mas se um dia o Slackware acabar (toc, toc, toc), qual passa a ser a distro mais antiga em circulação?

    Alguém já teve a curiosidade de pesquisar?

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 1:55 pm

    Acho que Debian ou SUSE ???

    moreno (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 2:07 pm

    @bsd user, concordo com vc, em genero, numero e grau. rs

    Riser (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 2:08 pm

    @Shikasta

    Talvez Debian?

    Allan (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 2:10 pm

    @shyko

    4 de Agosto? Nossa, ficara o bixo essa versao!

    @Shikasta

    Boa pergunta, acho que deve ser o Debian… acho

    Acho dificil ela sair do cenario mas como nenhum projeto eh eterno, caso um dia acabe eu fico com Arch Linux como distro Default.

    Abs Linux-users

    Riser (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 2:13 pm

    @BSD User

    Não é por nada não, tenho o FreeBSD instalado aqui e não é lá essas coisas não, nada tão difícil nem tão excitante… acho o FreeBSD bem parecido com o Arch(no quesito usabilidade), no final das contas. :)

    E em desempenho… ih, igualzinho.

    Norton (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 3:13 pm

    Vida longa ao Slackware !!!!!!!!!!!!

    Pedro (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 4:40 pm

    Não uso o Slackware porque não tem o Gnome com suporte oficial(não gosto muito de usar as versões de gnome feitas por outras pessoas) mas eu tenho uma espécie de afeto pelo Slack pois a me parece uma distro simpática e eu gosto da filosofia :D Espero que o Slackware 13.1 venha com uma versão melhor do KDE aí talvez eu volte a usar

    Anderson (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 4:45 pm

    @Shikasta

    É o Debian e depois o Suse (que por mas estranho que parece deriva do Slackware)
    Vide: http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/gldt1005.png

    Vida Longa ao Slackware.

    Excelente!

    provavelmente eu vá trocar o 13 pelo 13.1 no período das minhas férias, bem como se aventurar com o http://gnomeslackbuild.org/

    :D

    Moisés (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 5:35 pm

    O motivo de eu ter abandonado o Slackware, foi quando resolvi mudar para x64, porque no http://www.Slacky.eu só existem pacotes para i386, e eu não queria ficar baixando os SlackBuild de todos os pacotes que eu queria, e ficar compilando….
    Então optei pelo Archlinux

    ps: A não ser que existe alguma forma de fazer isso instantaneo como o yaourt do Arch !

    klein (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 8:56 pm

    @Moisés

    usa sbopkg oras… baixa e compila tudo que tem no slackbuilds.org facin facin…

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 8:21 am

    Novos usuários. Se não conquistarem novos usuários, a tendência é cair cada vez mais. O que o Slack está trazendo de novo a cada versão, fora as atualizações do KDE ? O que existe para atrair usuários ? Acho isso fundamental. Resolução de dependencias não é importante ? Ok, esse é o estilo do Slack, o modo KISS de se fazer as coisas, mas tem que ter alguma coisa que chame a atenção, fora a dificuldade….

    Eu usei o Slackware por uns 4 anos mas hoje, por pressões do meu notebook, estou usando o Ubuntu.

    IMHO o Slack é – e foi para mim – aquela distro para quem não quer ter a surpresa, aṕos uma atualização, por exemplo, de ver o sistema não mais funcionando ou de algo ter dado errado e não saber a mínima ideia do porque.

    Gosto muito do Slackware, mesmo não o utilizando atualmente.

    boi (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 8:51 am

    Slackware, é feito para usuários avançados, e os servidores agradecem por ela não ser uma distro popular instável e que fica tudo bugada depois de atualizar.

    Ou seja, se você tiver fazendo comparações do slackware para desktop acho melhor parar e usar uma distro que realmente se preocupa com isso como ubuntu, opensuse, mandriva, etc.. Mas se quer seu servidor turbinado sem dor de cabeça com hardwares fechados e de peso, usa Slackware.

    Riser (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 10:59 am

    @boi

    É só usar Debian Lenny com Backports, sem surpresas nem nada. :)

    Luiz Marins (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 8:24 pm

    Concordo com o BOI,

    Cada distro tem sua finalidade, e o foco do Slackware não é o usuário final, e a quantidade de administradores que o usam são suficientes para mante-lo vivo por muitos anos.

    Sobre as dependencias, é possivel usar o slapt-get, que ainda não vem instalado, mas funciona bem.

    Luis Henrique (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 11:17 pm

    Que nada, gente boa.

    O Slackware está mais ‘user-friendly’ do que nunca. Especialmente a partir do 13.0, que vem com o X que dispensa o xorg.conf – na última instalação que fiz num notebook Dell só precisei configurar manualmente os ‘pormenores’ (bashrc, rc.local, etc), o bicho reconheceu todo o hardware e a configuração da rede é muito simples com o wicd, que vem no repositório ‘extra’.

    Acredito que a ‘má’ posição no distrowatch é mais em função de todas as distros mais ‘bonitinhas’ (Ubuntu, Mint…) que surgiram e deram a fama de ‘difícil’ ao Slackware do que pela dificuldade do mesmo hoje em dia.

    E slapt-get pra mim é passado. O sbopkg é bem melhor, é uma interface simples (script bash com menus) para o repositório do slackbuilds.org, com ele é muito fácil compilar, instalar e registrar as dependências dos programas.

Este post é antigo (2010-05-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.