Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Associação antipirataria dos EUA põe Brasil em ‘observação’ e emite recomendações

IIPA é a associação internacional que inclui nomes mais conhecidos neste cenário, como RIAA e MPAA. Ela “trabalha em colaboração com o U.S. Trade Representative na elaboração das análises chamadas Special 301, de países que o governo americano considera ter proteção inadequada aos direitos de propriedade intelectual”.

Sobre o Brasil, “a IIPA recomenda que o país aumente as ações policiais antipirataria, promova a criação e formação de forças-tarefa em locais considerados prioritários e vigie a fronteira com o Paraguai, entre outras medidas.”

“A entidade também pede que se “evite” leis que tornem obrigatório o uso de software livre por agências do governo e empresas públicas e prega a rejeição de propostas legislativas discriminatórias que limitem o investimento estrangeiro na indústria de audiovisual e de leis que promovam a reprodução não autorizada de obras para uso em universidades.”

As informações vieram da matéria do IDG Now enviada por Igor Cavalcante (igorΘcavalcante·eti·br) [referência: idgnow.uol.com.br].


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Que eles queiram proteger a propriedade intelectual eu entendo mas “a entidade também pede que se “evite” leis que tornem obrigatório o uso de software livre por agências do governo e empresas públicas”. Ah, é piada isso, não? Não, eu sei, só queria que fosse.

    Deixa eu esclarecer uma coisa, não sou muito fã de leis que forcem o uso desta ou aquela ferramenta mas está na cara que o viés aí é outro.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 3:12 pm

    Esse lance de querer meter o dedo nas nossas leis … putz!
    A gente vem batalhando tanto e a tanto tempo para nos livrarmos do software proprietário no governo, não vamos deixar uns gringos destes estragarem isto.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 3:18 pm

    Além de quererem meter a colher em nossas leis querem que não se utilize Software Livre. E claro, sou contra pirataria e preço abusivo de software também. Mas evitar SL é demais. Eles querem proteger os interesses deles apenas. Não são as grandes empresas que estão por trás deles, e sim, eles por trás delas para arrecadar mais $$$.

    1) Manda os “marines” cuidarem a fronteira do Paraguai, já que tá sobrando vontade em mexer em tropas do Brasil.

    2) Faça software proprietário de qualidade, ou mande eles passarem por “padrões”, antes de criticar a implantação do software livre.

    devnull (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 3:28 pm

    “A entidade também pede que se “evite” leis que tornem obrigatório o uso de software livre por agências do governo e empresas públicas”

    Eles realmente acham que mandam no mundo. O assustador é que isso pode ser verdade…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 3:38 pm

    Engraçado, hauhauha.

    kleber mota (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 3:39 pm

    Definitivamente essa associaçãozinha coloca os interesses de seus associados a frente de seu suposto objetivo (combate a pirataria). A Microsoft deve doar uma boa grana para esses caras.
    Se fosse mesmo pra combater a pirataria, não tentava barrar o software livre nas agências do governo e empresas públicas, onde, ao contrário do varejo, ninguém vai trocar as distros quebra-galho usadas pelo Windows Pirata.
    Se a lei obrigasse o uso de algum software proprietário (Windows, Oracle, etc) será que eles recomendariam “evitar” essa lei?

    >>> Se a lei obrigasse o uso de algum software proprietário
    >>> (Windows, Oracle, etc) será que eles recomendariam “evitar” essa lei?

    Eles iam chamar de padronização e todo mundo ia achar bonito ¬¬

    José Antônio (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 3:54 pm

    O que pirataria tem a ver com o soft livre. Sou contra a pirataria, mas se essa for a bandeira deles, acho que vou ter que rever meus princípios

    Uma bela piada de humor negro

    Limão (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 4:01 pm

    Uma coisa é anti-pirataria, outra é ser braço político de empresas.
    Palhaçada isso. Aparentemente o governo do Brasil já tem como compromisso a ampliação do uso de SL, mas, como estamos em ano de eleição, não dá para garantir muito se assim continuará.

    Renan (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 4:07 pm

    É o que eu espero das entidades “anti-pirataria”…

    Renan (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 4:08 pm

    no comentário acima, s/espero/esperaria . ainda tô meio dormindo.

    Lewis (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 4:18 pm

    Pra mim essa lista é elogio! RIAA, ahhauuhasuhuhduasuh

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 4:32 pm

    Estou com o Lewis, vindo deles isto é elogio.

    William (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 4:34 pm

    seria muito mais facil baqixar o preço do “maledito” software proprietário que para a pirataria.

    olha a apple

    por 89R$ vc compra o mac os x snow leopard e pode instalar em quantos computadores mac vc quiser.

    ai até eu parava de piratear. rsrsrs

    Illidan (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 4:44 pm

    Nossa como estar em “observaçao” e na listinha deles nos deixa com medo ¬¬
    yankees…

    psicoppardo (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 4:45 pm

    A liberdade de um governo esta em controlar, manipular e ter acesso a tudo aquilo usa mantenha ou tenha acesso a informações ou ainda, vou mais longe, impeça que outros governos tenha acesso a tal informação. E como se pode controlar isso se o software é proprietário?

    Todos os governos do mundo estão adotando sofware livre inclusive os Estados Unidos, isso é uma piada, concordo com a vigilância nas fronteiras e o controle a produtos piratas, mas quanto ao resto me perdoem pela expressão, mas realmente “fede”!

    robson (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 4:55 pm

    IIPA é a mãe! Arrogantes! Abaixo os grandes impostos sobre os produtos. Sempre acham que empurrar a goela abaixo é o que funciona.

    anonimo (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 6:30 pm

    Mas o que o lula diz sobre isso ?

    Vagner Rodrigues (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 6:37 pm

    Eu acho que a pirataria diminuiria muito se os preços nos originais fossem digamos bemm melhores

    Exemplo que peguei é o jogo GRID lá custa 14 dolares e aqui 140 reais, qual é mesmo a cotação do dolar ??

    Fonte :
    http://www.amazon.com/GRID-Pc/dp/B0016O5G62/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=videogames&qid=1266870668&sr=1-2

    http://www.submarino.com.br/produto/12/21383540/dvd+rom+grid

    Garcia (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 6:38 pm

    Pelo que entendi IIPA pediu que evitassem leis que obriguem o uso de software livre. Entendo que uma lei deve permitir tanto uso de software livre quanto proprietário. Ou seja, pedido de igualdade, totalmente aceitável.

    Ou será que apenas eu entendi isso?

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 6:38 pm

    Não vamos esquecer o caso da(s) Assespro e semelhantes.

    Nossas entidades internas também fazem isso, não é só porque são gringos.

    Usam uma bandeira de “anti-pirataria” quando a atividade real fica parecendo de meros lobistas.

    self_liar (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 6:45 pm

    Acredito que uma estratégia eficiente é identificar os individuos que apoiam diretamente as ações destas instituições “anti-pirataria”.

    Seria legal perceber que isso só tende a piorar enquanto as pessoas continuarem apoiando as instituições que apoiam instituições “anti-pirataria”.

    sombriks (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 7:01 pm

    palhaçada…

    só os EUA pra levar essa galera a sério, e por motivos óbvios.

    JCCyC (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 7:32 pm

    Em outras notícias, raposas recomendam que as cercas dos galinheiros sejam feitas de linguiça.

    O Governo pode perfeitamente obrigar o uso interno de apenas Software Livre.

    Ora, não há absolutamente impedimento nenhum que qualquer empresa de software do mundo venda seus produtos e serviços na forma de Software Livre (não necessariamente grátis). Escolher o modelo de software proprietário é uma decisão unicamente da empresa, que é totalmente livre para fazê-lo ou não.

    Já para o Governo, o modelo Livre é muito mais adequado, não pelo custo mas principalmente pela independência de fornecedores, transparência, segurança, “accountability“, geração de tecnologia local, entre outros. Isso tudo é essencial no trato à coisa pública, e justifica plenamente uma preferência legal pelo modelo do Software Livre.

    O absurdo seria o contrário, colocar algo na lei que obrigatoriamente não “discriminasse” o modelo a ser preferido. Seria algo semelhante a querer exigir que o Governo, por exemplo, não pudesse especificar em lei a preferência por adquirir alimentos orgânicos para a merenda escolar, ou por adquirir para obras apenas madeiras certificadas. Isso não geraria benefício nenhum para ninguém, apenas para os produtores que insistem em modelos que, ao contrário, no final das contas resultam em prejuízos a médio prazo para a sociedade.

    Quanto à relação entre “pirataria” e Software Livre: pois é, para quem sempre comenta que não vê qual a ligação, está aí a prova.
    E o que isso mostra é que não é o que eles chamam de “pirataria” (um termo que é um balaio onde jogam um monte de coisas totalmente diferentes, propositalmente) que está em questão, mas sim a manutenção artificial de modelos obsoletos que sustentavam a atuação daquelas empresas. O que interessa é a manutenção de monopólios artificiais. O poder (e o lucro resultante) de manipular o que a população “consome” culturalmente depende destes monopólios (os quais são quebrados pela… “pirataria”) da mesma forma e com a mesma importância que depende do controle proporcionado pelo uso de software proprietário. Está tudo dentro da mesma questão da luta pelo controle da informação.

    marcelo (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 8:14 pm

    Essas recomendações da IIPA já estão fazendo efeito. Um exemplo desse combate “à pirataria” é a Aol Radio (CBS Radio) que até o mês passado transmitia sua programação normalmente para o Brasil. Mas desde o início de fevereiro, se vc tentar se conectar na radio, aparece um aviso dizendo que a rádio não está disponível mais por aqui.

    Mas é por essa razão mesmo, Marcelo? Ou é pela dificuldade das rádios online de lá em gerar receita de publicidade a partir de ouvintes daqui, como aconteceu com outros concorrentes deles?

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 8:42 pm

    Essa observação é importante porque países que não combatem a pirataria pagam taxas mais altas pra entrar no país.

    Os EUA não querem proibir o SL, mas que ela não seja imposto por decreto, e eu concordo. Qual o mérito em adotar alguma coisa por obrigação? Tem de adotar o SL por ser superior e a melhor escolha.

    thiago grimaldi (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 11:10 pm

    Alguns exemplos:
    . cinto de segurança,
    . catalisador em escapamentos dos carros,
    . genéricos,
    . proibição de fumar em locais fechados.
    São casos em que ganhos para a sociedade só puderam ser alcançadas depois de impostos. As imposições quebraram assimetrias perversas em que benefícios privados eram obtidos graça à socialização de prejuízos.

    Omar (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 11:51 pm

    Garanto a vocês que essa ‘observação’ não irá influenciar em NADA. O modelo atual de adoção do SL está mais do que consolidado nos órgãos públicos e, principalmente, entre os especialistas que trabalham com esse sistema. O que vai acontecer num futuro, não muito distante é que existirão muitas alternativas de software SL adequadas para quaisquer tipos de aplicações, caindo por desuso o software proprietário. A realidade é que as empresas norte-americanas estão temendo, e MUITO esse avanço desenfreado do SL, e acabam apelando para entidades como essa IIPA a gerar relatórios, no meio de piratarias e muambas paraguaias (que é até aceitável), mas esse aconselhamento é reflexo do desespero das gigantes dos softwares.

    …O brasil não se submeterá as vontandes do tio Sam. Principalmente no caso de ações que são claramente controladas pela microsoft, que é a maior ‘M’ do mundo, que só consegue ser as primeira por imposições, jogos políticos e corrupção….que o Brasil diga não sempre a esse impérialismo imoral, desrespeitoso e indecente……Nota zero para quem sustenta esse imbecil do Bill Gates e turminha…claro que isso é ação deles. Eu prefiro a liberdade e a criatividade colaborativa do software-livre.

    Software-livre e governo são naturalmente compatíveis. O Software-livre ocupa posição importante na segurança nacional. Nenhum país se submeterá a usar produtos de outros países principalmente de uma empresa como a Microsoft. Usuário pode se dar ao luxo de ser alienado, mas governo tem que honrar o dinheiro publico. Com software-livre, geramos divisas, economia do erário público e com isso ganhamos em autonomia, independência e economia, deixando para investir onde precisamos ao invés de encher os cofres de empresas que só nos escravisarão. Devemos nos orgulhar em ver o Brasil impôr o software-livre e banir de vez esse vírus mundial chamado Microsoft.

    “A realidade é que as empresas norte-americanas estão temendo, e MUITO esse avanço desenfreado do SL”

    Por quê? As maiores empresas de SL são quase tudo americanas. Quem sabe ganhar dinheiro com software proprietário, sabe com software livre. A ideia romântica de que os pequenos ganharão dinheiro e virá uma nova ordem mundial sempre foi lenda. Lembram das empresas .com?

Este post é antigo (2010-02-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.