Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: O código aberto e a reutilização de computadores antigos

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Tradução, por Roberto Bech, de um artigo publicado originalmente no OSNews, sobre o papel do código aberto, especialmente do Linux, na reutilização de computadores antigos:

“Nós, usuários de computador, poucas vezes nos damos conta de um problema que criamos: como jogar fora um computador? Esse é um baita problema. Estimativas indicam que o número de computadores em uso no mundo todo esteja em torno de um bilhão. O ciclo de vida médio de um computador pessoal é de dois a cinco anos. Em breve teremos uma nova e numerosa leva de computadores sendo jogados fora, e esse número só tende a aumentar. Como se o problema não fosse grande o suficiente, já temos centenas de milhões de computadores inutilizados, em porões e garagens, esperando para irem para o lixo. Por Howard Fosdick”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo (usuário não registrado) em 4/07/2010 às 5:17 pm

    Jogar fora?
    Que isso, temos o mercado livre para isso :D

    Tails Miles (usuário não registrado) em 4/07/2010 às 6:44 pm

    Um dos melhores artigos que já li. Realmente, é melhor reaproveitar um equipamento com Linux, a ter que jogar fora .)

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 4/07/2010 às 8:56 pm

    Vocês não tem noção de que PC estou usando agora, diga, Windows 98 ele roda mal.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 4/07/2010 às 8:57 pm

    *dica

    Rod (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 12:21 am

    Isso me lembra um fato: muito usuário básico de informática, aquele que usa o pc pra office e internet e alguns jogos bem leves, joga um PC fora , que apesar de mais antigo, ainda atende perfeitamente as necessidades desse usuário, e compra um mais potente; com, por exemplo, 4gb de ram e core 2 duo de tantos ghz que nem usa, digamos, 40% do PC…Ou seja , so por vaidade mesmo, muitos , ao invés de doar, ou até mesmo vender, acabam jogando no lixo, e ai tome mais lixo eletrônico pra entulhar o mundo.

    devnull (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 9:34 am

    O engraçado de máquinas (muito) antigas rodando o Windows é que boa parte da potência vai rodar a droga do anti-vírus (ferramenta indispensável para quem usa sistemas cheios de brechas), que se tornaram verdadeiros monstros nos últimos anos.

    Só isso já dá uma vantagem tremenda para o Linux.

    ewerton (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:15 am

    Adorei este artigo, eu seria voluntário a trabalhar num projeto similar a este aqui no rio de janeiro,rodando o peppermint, todo configurado,é rápido e é tão leve quanto o xubuntu,roda em máquinas com 192mb de ram. Diariamente vemos nos ferros velhos imensas pilhas de pc’s jogados fora, muitos funcionando perfeitamente e eu já comprei peças lá e estou usando ele agora,jogados fora por repartições pública porque não rodam vista,e seven. Esse sim é um programa estilo pc pra todos e não aquelas carroças produzidas aqui com incentivos fiscais,por fabricante nacional que dá mesad pra partidos politicos.

Este post é antigo (2010-07-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.