Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Aptana Studio 3: uma IDE open source para HTML5, PHP, Ruby on Rails e Python

Enviado por Agni (agniΘagni·art·br):

“CEO do projeto Aptana, Paul Colton divulgou no seu perfil do Twitter no começo deste ano o lançamento do Aptana Studio 3 Beta, versão que resolvi finalmente testar depois de alguns meses de amadurecimento do projeto. O Aptana Studio 3 trás diversas novidades, entre elas o suporte integrado a PHP, Ruby on Rails e Python. Mas entre as novidades que mais me agradaram está o suporte ao HTML5 e ao CSS3, além do Zen Coding que antes necessitava da instalação de um plugin, e agora também está integrado ao Aptana.

Na minha opinião, é tudo que um desenvolvedor front-end moderno poderia querer :)” [referência: agni.art.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 2/11/2010 às 3:31 pm

    A Aptana tem muitos recursos virados para profissionais hard-coding(“Soft” existe somente em WEB Development), perfeito visual, mas ainda vou ficar com o meu ou melhor “minha” Kate(kkk, esses cara do KDE)!!

    Os plugins do Aptana foram adotados pela Palm para o desenvolvimento de apps para o Web OS. (sim, eu entrei nesse barco do SO achando que tinha futuro)

    Muito pesado!! Tudo isso pra codificar em uma linguagem interpretada ou ainda mesmo criar layout em html + css ?! Aptana (diga-se eclipse) deve ser interessante pra linguagens burocráticas como é o caso do java !

    foobob (usuário não registrado) em 2/11/2010 às 10:27 pm

    perfeito, franklin.

    se a linguagem é tão burocrática que exige geradores e gerenciadores automáticos de toneladas de código redundante, o melhor é trocar de linguagem, não usar IDEs cada vez mais pesadas…

    Thales Oliveira (usuário não registrado) em 2/11/2010 às 11:10 pm

    Elefante por elefante eu ficaria com o Netbeans for PHP. Mas fico com o Kate mesmo rsrs

    Fernando Basso (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 9:28 am

    O que eu não suporto im IDEs é o editor de texto delas.

    Em IDEs, é obrigatório programar com o mouse. A navegação pelo source é uma tortura. Ainda mais pra quem usa o vim de longa data (no qual a movimentação pelo source é um sonho).

    Acho que deveriam colocar um ‘on screen’ keyboard pra facilitar. Daí o programador não precisa ficar alternado entre mouse e teclado o tempo todo. Usa só o mouse mesmo.

    @Fernando Basso, ide não significa necessariamente usar mouse. IDE é integrated development environment, o que significa basicamente um ambiente onde editor, compilador/interpretador, documentação, controle de versão, etc. estão integrados.

    O aptana é uma ótima ferramenta para verdadeiros desenvolvedores web, que ligam para um sistema que segue padrões web (no caso do visual) e que possa ter uma boa engenharia (para reaproveitamento de código). Quem quer algo onde vc arrasta e cria uma página, aptana não serve. Neste caso dreamweaver é a melhor escolha.

    O aptana é uma “buta duma” ferramenta, não há como negar. Mas ainda é só uma ferramenta, lembrem-se disso.

    Lembrando que o Aptana conta também com um servidor que executa javascript (jaxer), um conceito interessantíssimo que surgiu nos últimos anos, e permite a criação de aplicações onde servidor e cliente estão mais integradas (outros exemplos são o node.js e o ape project). Valem uma estudada.

    Juan (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 12:04 pm

    @Fernando Basso, Desculpe, mas dizer que programar em IDEs o obriga a usar o mouse demonstra sua ignorância no assunto (ou preguiça de aprender). Programo no Eclipse já faz algum tempo e uso pouco o mouse.
    Aliás, quando tenho que editar algum arquivo em Perl, fujo do vi e uso o Eclipse (sem plugins, só texto).

    Juan (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 12:16 pm

    @foobob, Com o tempo, talvez, você veja que trocar de linguagem não é uma decisão só sua (developer). Pra falar a verdade, sua opinião é sempre a menos relevante, quando se trata de aplicações comerciais.
    Daqui pra frente, quem quiser trabalhar como programador, deve ter a cabeça aberta para programar até em código Morse, se necessário.

    FernandoBasso em 3/11/2010 às 1:01 pm

    @tenchi,
    Eu sei que uma IDE tem muitas features e que não tem nada a ver com ‘usar só o mouse’. Mas o editor das IDEs são ruims.

    @Juan,
    Então, eu quero ir a até o fim da linha. O que eu faço nesse eclipse/aptana? Vou lá no outro lado do teclado e pressiono End? Ou o mouse?
    E se eu estou no ( e tenho que chegar até o )? O que eu faço.
    E se eu estou ‘nesta linha’, e quero descer uma ou duas linhas, o que eu faço?

    Isto são coisas básicas. Como se faz isso no Aptana/Eclipse? Estou aberto a sugestões. Desde já agradeço. (outros também estão convidados a dar dicas :D)

    Juan (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 2:04 pm

    ir ao fim da linha: End
    chegar no ‘)’: Ctrl+J ‘)’
    pular linha: seta pra baixo ou Ctrl+L num linha

    Paul (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 2:16 pm

    Fora os 500 atalhos configuráveis que existem, como mover linha selecionada, duplicar pra cima ou pra baixo, etc.

    Se o cara não sabe me configurar atalhos, entendo porque ele reclama de uma IDE completa. Só consigo imaginar duas razões: ele não saber usar (o que parece ser o fato), ou nunca ter trabalhado em um projeto grande.

    FernandoBasso em 3/11/2010 às 2:39 pm

    @Paul,
    Você acertou, nunca trabalhei em projetos grandes. Estou aprendendo ainda.

    E a questão é que eu não me acostumo em ficar saindo fora da posição home do teclado toda hora. Pra mim, usar as arrow keys, End, Home, Page Up, Page Down, etc não funciona. Não me sinto bem com isso. É por isso que tem uns 10 mil editors e IDEs e cada um usa o que mais lhe agrada.

    As IDEs tem tanta coisa legal. Isto é fato. Mas a diferença de editar no vim, e editar nesses editores que vem nas IDEs é enorme.

    Tentei usar o eclim, que une a excelente edição de source do vim, com as outras excelentes features do Aptana, mas infelizmente não funcionou com essa versão beta do Apatana.

    foobob (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 3:41 pm

    a bem da verdade, o netbeans tem (ou tinha) keybindings como o do vi, e vários recursos de edição deste, como voltar a um local anterior com o mesmo esquema de pilha de localizações e ctrl+o. Não poderia ser diferente vindo da empresa do Bill Joy, criador do vi e dos BSDs…

    mas abrir um sistema operacional extra desses só pra editar um arquivo perl é o cúmulo da insensatez…

    e, Juan, não vou contrariar quem paga meu salário, mas tecnologias server-side na web e algum empreendedorismo permitem a qualquer freelancer ter sim opções pessoais para desenvolvimento de sistemas…

    Kelyane (usuário não registrado) em 4/11/2010 às 12:29 am

    Nossa! acabei de testa-lo. É muito bom.
    O auto-complete está rápido. Já vem com suporte a Django, Ruby e PHP.
    As tags de css realmente mostra em quais navegadores e versões que estão disponíveis. Plataforma do Eclipse 3.6.1. Inicialização rápida, Acho que poderei tirar bom aproveito.
    Eu recomendo.

    Heaven (usuário não registrado) em 4/11/2010 às 1:05 am

    @Kelyane

    O Aptana até que é legalzinho no inicio, mas nem chega perto Netbeans, esse sim para programar para web standards é que é perfeito.

Este post é antigo (2010-11-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.