Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Após três meses de espera, Dell libera reembolso de Windows para usuário

Enviado por Tadeu Martins (tadeu1Θgmail·com):

“Há cerca de três meses, iniciei com a Dell o processo de pedido de reembolso do Windows 7, e compartilhei com os leitores do BR-Linux a experiência. Três meses depois, me deram a resposta positiva, que foi confirmada hoje, após a constatação do reembolso.

Quem quiser mais informações sobre a saga, pode acessar o blog nonoperatingsystem.wordpress.com.” [referência: nonoperatingsystem.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    o (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 3:06 pm

    Coloque seu caso também no site

    http://reembolsowindows.wordpress.com/

    para ir formando uma “jurisprudência” e para facilitar o acesso das pessoas a essas informações.

    Parabéns pela coragem e iniciativa, que infelizmente faltam à maioria das pessoas e com isso eles vão conseguindo empurrar a venda casada.

    Quanto mais gente tomar essa iniciativa, maior a pressão na Dell pra oferecer PC sem licença.

    Vidente Digital em 23/09/2010 às 4:25 pm

    E com a HP? Alguém já tentou reembolso?

    Piter (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 5:22 pm

    Boa iniciativa , venda casada no brasil é crime , só que respeita quem quer!
    Brasil telecom é um grande exemplo .

    MarceloDC (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 5:33 pm

    Para quem NÃO vai querer o MS-Windows CORRETÍSSIMO. O problema são os “espertões” q vão depois instalar o famoso “WinPir” adiquirível por preços módicos no camelô preferido ou qualquer mesmo e a pirataria de software é um grande desserviço ao SL/CA! Interessante q haja em cj açõe de promoção do SL/CA!

    Alexandre Bars (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 5:40 pm

    Hp vende Pc com linux, e a Dell tambem, comprando pelo telefone!!

    Valerio Dias em 23/09/2010 às 5:55 pm

    “Para quem NÃO vai querer o MS-Windows CORRETÍSSIMO. O problema são os “espertões” q vão depois instalar o famoso “WinPir” adiquirível por preços módicos no camelô preferido ou qualquer mesmo e a pirataria de software é um grande desserviço ao SL/CA! Interessante q haja em cj açõe de promoção do SL/CA!”

    Do jeito que tem usuário picareta e malandro nesse país, não duvido disso. Para esses, o reembolso é mais uma forma de obter vantagem.

    O autor da causa mencionou o valor estornado. É um bom informativo, pois tem neguinho que deve pensar que vai obter o valor da licença comercial FPP. Hehe!

    Valerio Dias em 23/09/2010 às 6:10 pm

    Sou da seguinte opinião: se o equipamento que o usuário quer não tiver disponível com o Linux instalado ou mesmo sem sistema operacional, é válido o seu direito de pedir o reembolso da licença Windows. AGORA, se no momento da compra HOUVER essas opções e o cara insistir em levar o equipamento com o Windows, para lá na frente pedir o reembolso para querer aparecer, é um picareta e malandro, como todo brasileiro desta estirpe.

    Xinuo (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 6:12 pm

    @MarceloDC e @Valerio, certamente pode haver clientes que tentem esse golpe, embora eu não apoie, isso não justifica e nem isenta a empresa por fazer essa venda casada.

    E digo mais, quando mais gente pedir o reembolso (seja para fins legítimos ou não), fará a empresa se mexer para oferecer a opção de SO (ou ao menos eles oferecerem uma opção sem custos, como o FreeDOS).

    Valerio Dias em 23/09/2010 às 6:26 pm

    @Xunxo: claro que não isenta. Para o bem ou para o mal, o método de reembolso tem que ser cumprido. Mas que tem gente que gostar de aplicar esse truque… ainda mais se tratando de Brasil.

    E, de novo, tem camaradas que pensam que o valor a ser estornado é o visto no varejo FPP. Não param para pensar que as licenças destes equipamentos são OEM, que normalmente custam a metade da licença FPP. Agora você imagina o cara achando que vai resgatar R$ 669 da licença do W7 Ultimate pré-instalado. Acho que nem tem Ultimate OEM, no máximo o W7 Professional. E se tiver, os equipamentos com esta versão custam mais do que um PC desktop mediano. Só Dell e HP é que oferecem equipamentos com Windows 7 Professional. Já são caros por causa da marca, trazendo o Windows 7 Professional então…

    Valerio Dias em 23/09/2010 às 6:28 pm

    @Xinuo: desculpa. Li “Xunxo” ao invés de “Xinuo”. Perdão.

    Julia (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 6:53 pm

    Valerio, tem a venda com Windows 7 Ultimate sim.

    Julia (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 6:58 pm

    Eu prefiro comprar computadores sem Windows, como ZaReason ou System76, Lemote, etc…

    HP não devolve o dinheiro de jeito nenhum, a Dell devolve na força, então melhor não comprar com Windows.

    Empresas nacionais não ligam para o software livre, colocam um SO qualquer só para cortar custos, então não é vantagem comprar por aqui.

    Investindo em uma empresa que cuida do software livre todos ganham.

    Julia (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 6:58 pm

    ZaReason e System76 vendem computadores com Ubuntu, Debian, Fedora, etc.

    Renan (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 7:14 pm

    “Eu prefiro comprar computadores sem Windows, como ZaReason ou System76, Lemote, etc…”

    Eu também gostaria. É uma pena que no Brasil não haja opção…

    Valerio Dias em 23/09/2010 às 7:18 pm

    @Julia:

    “Valerio, tem a venda com Windows 7 Ultimate sim.”

    Humm… então me enganei. É que eu vejo o Ultimate mais para aqueles que montam seus próprios PCs, usuários entusiastas.

    Achei este aqui da HP: http://www.submarino.com.br/produto/10/21854541/notebook+hp+pavilion+dv6-3090br+amd+phenom+ii+quad+core+p920+6gb+1tb?menuId=697

    Também… pelo hardware do bicho, + a marca e + a licença W7 Pro, tinha que custar isso mesmo.

    Obrigado pela informação, Julia.

    Bremm (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 7:55 pm

    Eu compro Dell com FreeDOS, sempre que possível. Até o momento não precisei pedir reembolso, pois havia em estoque a opção sem Windows.

    Se tivesse aqui no Brasil a opção com Ubuntu, faria um dualboot para mostrar aos demais que é possível usar um PC com Linux pré-instalado.

    Uma amiga minha (russa) comprou um notebook da Positivo que veio com um Mandriva mal-configurado (áudio e wifi não funcionavam out-of-the-box). Não tive tempo de tentar consertar, pois um “ixxxperto” foi lá e colocou um WinPiratex.

    Marquei touca: deveria ter colocado para ela o Alt Linux que eu ganhei no FISL, do Fernando Martini. Aliás, foi bem na época do FISL 2009 que ela estava no intercâmbio aqui da UFRGS…

    hneto (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 9:00 pm

    Mas, peraí!… Não consigo entender essas críticas de alguns sobre possíveis “golpes”. Esse raciocínio não tem pé nem cabeça!

    O cliente tem que ter o direito a comprar a máquina sem SO, ponto final; todos concordam, certo? Se ele exige a devolução do valor do SO e a consegue, a partir daí o que ele vai estar de posse é um computador sem SO cujo valor é o de um computador sem SO. Tal valor tem que que ser, obviamente, o mesmo valor pelo qual o mesmo computador teria sido vendido a ele sem SO, caso houvesse tal opção. Ou seja, no final das contas deu no mesmo, ninguém perdeu nem ganhou nada. Como é possível existir um “golpe” quando ninguém ganha nem perde nada?

    Se o sujeito depois vai instalar um WinPirate Edition ou não, isso não tem mais absolutamente NADA que ver com a história, pois ele pagou apenas pela máquina, e diga-se de passagem, exatamente para poder instalar o que quiser nela! Pode-se perfeitamente discutir sobre a moralidade de instalar depois um SO ilegal ou não, mas isso já está em outro patamar completamente independente do fato do SO não ter sido vendido junto com a máquina. SOs ilegais podem ser instalados independentemente do que existia antes na máquina, pelo mesmo custo zero.

    Se partirmos das premissas dessa ideia de possível “golpe”, seguindo a lógica vamos chegar à conclusão de que vender a máquina com Win casado é a justa e necessária garantia para que o SO da MS seja instalado de forma legal (pois, de qualquer outra forma que não essa, estaria “aberto o campo” para a instalação de um ilegal), ou seja, estaria justificado o fato de que todo e qualquer computador DEVA vir com Win instalado!

    Valerio Dias em 23/09/2010 às 10:08 pm

    @hneto: cada um tem uma forma de ver as coisas. Você não está errado em suas colocações. Mas eu vejo de outra forma. Tem o lado do direito e o lado do oportunismo. Mas enfim…

    Tinha que ser assim: vender sem sistema operacional. Aí o caboclo poderia escolher qual sistema instalar.

    Xinuo (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 12:10 am

    @Júlia, quando se recebe esses computadores paga-se quanto de imposto de importação? E o frete sai muito caro?

    Achei bem interessante algumas configurações da ZaReason.

    P.S.: não me diga que vc mora fora do Brasil :(

    Xinuo (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 1:44 am

    Excelentes colocações @hneto, realmente não estaria havendo golpe contra a DELL, pois foi ela que apurou mais do que devia e está só devolvendo o dinheiro.

    Se me lembro bem, já ouvi um relato de um consumidor (de outro país) que recebeu a mais. Ele conseguiu isso pois a justiça multou a empresa vendedora por ter enrolando demais e não querer devolver o que era direito do consumidor.

    De qq forma, fica aí mais uma meta a ser atinginda pelos que conseguiram pegar o dinheiro de volta: conseguir uma reparação pela enrolação e canceira que a empresa vendedora dá tentando se esquivar de devolver o dinheiro. Acho que o crime cometido pela DELL contra o consumidor deve sair bem mais caro para ela do que simplesmente a devolução do dinheiro referente a licença. Tendo prejuízo ela agiria mais rápido para oferecer os produtos do jeito que se quer.

    Vejam uns trechos que retirei da do decreto lei 2.181, que estende a lei 8.078 (o CDC):


    Art. 12. São consideradas práticas infrativa:
    I – condicionar o fornecimento de produto ou serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

    Art. 26. Consideram-se circunstâncias agravantes:
    I – ser o infrator reincidente;
    IV – deixar o infrator, tendo conhecimento do ato lesivo, de tomar as providências para evitar ou mitigar suas conseqüências;
    VIII – dissimular-se a natureza ilícita do ato ou atividade;

    Art. 27. Considera-se reincidência a repetição de prática infrativa, de qualquer natureza, às normas de defesa do consumidor, punida por decisão administrativa irrecorrível.

    o (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 7:39 am

    Infelizmente computador ou notebook com linux no Brasil é sempre visto pelas empresas como SOLUÇÃO ECONÔMICA, para quem tem pouco dinheiro e quer comprar o computador pelo valor mínimo. Daí só vemos computadores simples com linux. Você simplesmente não encontra configurações melhores com linux.

    A Dell mesmo só oferece ALGUNS modelos com FreeDOS no Brasil, e na grande maioria das vezes o valor é MAIOR do que com windows. Não seria tão simples colocar no sistema que vende TODOS os seus computadores pela internet algo do tipo:

    Escolha de sistema operacional:

    ( ) Windows XXXX (+ R$ YYYY)
    ( ) FreeDOS (R$ 0)
    ( ) sem sistema operacional (R$ 0)

    assim como faz com o hardware ?

    Por que podemos escolher certas placas e periféricos, modelo de processador, tamanho de hd, etc e não podemos escolher uma máquina com HD virgem (sem nada instalado) ? Não me venham com esse papo de que dá trabalho porque a Dell vende computadores com diversas opções e são montados somente após o pedido !

    adilson Rocha (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 9:00 am

    Pergunta muito Séria e com Relação a Positivo/Casas Bahia ?
    A algum tempo vc entrava numa loja dessas de varejo e tinha um monte de notebook com Linux (Mal configurado de doer) Mas agora não se encontra nem pra remédio!! Alguém sabe de algum caso de Extorno junto a positivo/casas Bahia ponto frio ou outros..
    Ou de algum outro fabricante que não seja a DELL pq só vejo relato de DELL e os outros fabricantes que também praticam a venda Casada ?

    self_liar (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 11:30 am

    Muito bom como o @hneto disse.

    Valerio Dias

    Você acha que as pessoas dão o golpe de colocar o windows pirata? Você acha que a Microsoft não já ganhou milhares e milhões de vezes mais o custo do windows xp?

    Ela é que nos dá o golpe.

    hneto (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 3:10 pm

    @Valerio Dias

    Desculpe, só depois percebi que acabei esquecendo de colocar a última frase no meu comentário:

    “Se houvesse a opção de comprar sem SO, aí sim, nada justificaria que alguém comprasse com Win e depois pedisse reembolso. Não faria nenhum sentido essa atitude, e a empresa teria toda a razão em negar, pois na hora da compra o consumidor poderia ter livremente escolhido entre levar sem o SO ou pagar um pouco mais pelo Win; se escolhesse o Win, obrigado, tchau e acabou-se.”

    Em resumo, tudo aqui, incluindo as suas críticas e este ponto específico, tudo ficaria plenamente solucionado e correto se houvesse a opção de escolha de comprar qualquer computador sem o SO!

Este post é antigo (2010-09-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.