Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Alta disponibilidade e failover com Apache 2.2 e mod_proxy_balancer

Enviado por Brivaldo Jr (condectorΘgmail·com):

“Quando estamos falando sobre SO vimos que usar o ”heartbeat” é bem interessante, e ele serve para qualquer aplicação gerenciada pelo sistema (no caso estamos no Debian e no Ubuntu com sucesso).

Mas nossa solução com heartbeat vale apenas para failover (se um servidor cair o outro assume o lugar).

Tivemos uma necessidade interessante esses dias, um certo site estava tendo uma quantidade de acessos descomunal e o servidor Apache2, mesmo executando sobre um grande servidor, não estava aguentando o número de requisições (sim, ele estava tunado para performance).

Antes que alguém venha questionar do porque não utilizamos o DNS (com roundrobin), é que este tipo de balanceamento não garante por exemplo que a carga possa ser dividida com algumas garantias, por exemplo, um servidor maior pode servir mais conexões e um menor menos.

Tendo este foco em mente, vamos ver como configurar o Apache2 e seus filhos para suportar tanto balanceamento com conteúdo estático, quanto com conteúdo dinâmico e principalmente sessões.” [referência: blog.bibliotecaunix.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bremm (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 8:33 pm

    RoundRobin DNS realmente não equilibra carga. Já fiz testes usando 3 links dedicados + RRDNS e sempre um fica com muito mais carga que os demais.

    Um site que eu lembro que usava RRDNS era o da Abusar e sofria do mesmo problema.

Este post é antigo (2010-12-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.