Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ajude na tradução dos man-pages e info-pages

Enviado por Genix Info (genixinfoΘgmail·com):

“Os man-pages e os info-pages são manuais e guias que ajudam os usuários a utilizar determinado programa. Essas man-pages e info-pages estão em inglês e precisam ser traduzidas para o Português Brasileiro (pt_BR), atualmente existe um projeto que faz essa parte de tradução das man-pages, e engloba todas as distribuições Linux. Caso queiram ajudar, é só se registar aqui: http://trac.watter.net/ldp-br/register e também na lista: http://bazar2.conectiva.com.br/mailman/listinfo/ldp-br” [referência: guiadohardware.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    franco (usuário não registrado) em 4/07/2010 às 5:49 pm

    Sejamos francos, traduzir manual pra portugues?
    Usuário linux que é usuário linux gosta de foruns,chats e outros canais (ala orkut) onde sempre perguntam, de maneira bem técnica:

    “ola, sou novo no linux e estou encontrando um problema, alguém pode me ajudar?”

    E com isso, ganham assessoria grátis e personalizada. E quando alguem manda ler manual, eles acham ruim, pq querem alguém que leia pra eles. Herança da escola, sabe? Ninguem mais aqui sabe ler, so sabem ouvir.

    Façam podcast e videoaula dos manuais, que dá mais resultado.
    E antes que alguem me xinge, outro dia postaram aqui videoaula de sei-la-o-que, o cara editou tudo no vi, falando ao mesmo tempo.
    E impressionante como as pessoas comentaram: “é isso mesmo, na pratica é outros 500″ …
    E depois reclamam que o mercado pede certificação. Também, com o nivel de educação e poder de leitura/assimilação dos profissionais encontrados por ai, tem que haver uma garantia que o contratado saiba fazer algo, pq aprender lendo manuais é meio impossivel.

    lastimável.

    pronto, desabafei.

    Gabriel (usuário não registrado) em 4/07/2010 às 8:23 pm

    Traduzir materiais é o trabalho mais ingrato que se pode ter dentro da comunidade…
    Você não é reconhecido.. Você não vai acrescentar nada no seu currículo.. Simplesmente você só se fode. ahh e claro, vai ter um monte de neguinho zumbizando teu ouvido, ahh essa palavra não tá boa, refaz!
    Mas enfim… quem se interessou vai fundo nessa, e depois volte neste artigo e fale, esse cara ai até que tinha razão em algum ponto.

    Concordo plenamente com o franco, se quer traduzir traduza as mensagens e botões das interfaces gráficas. Não é complicado e ajuda enormemente o usuário leigo que não domina o inglês. Eu realmente odeio quando topo com a uma manpage traduzida, os termos são tão estranhos que seria melhor deixar como estava em inglês mesmo.

    Eden (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:15 am

    Eu acho o man uma ótima fonte de consulta. Meus alunos de linux, que não sabem Inglês, ficam frustrados com manpages sem tradução. Acho válido sim traduzir.

    Renato (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:52 am

    Pelo amor de deus, como tem gente reclamona aqui. man-page é ultra útil e não há nada mais práticos nos unixs para aprender a usar um programa de linha de comando. Inifnitamente mais rápido e prático que procurar no google ou assistir video aula.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 11:24 am

    Acho válida a tradução das manpages para outros idiomas que não sejam o inglês, ainda que ocorram erros na tradução, que podem ser corrigidos posteriormente (ou pelo menos, reportados aos tradutores para que estes corrijam).

    O usuário deve ter a opção, também, de configurar a exibição das manpages para que elas apareçam em inglês, caso o usuário assim desejar. Caso já não exista essa opção de alterar o idioma das manpages para o inglês ao invés do idioma local, deveria existir, nem que seja em algum arquivo de configuração.

    Fábio Santos (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 12:20 pm

    Reclamam e reclamam, mas ajudar que é bom, nada né.

    Eu estou dentro, já me registrei e vou ajudar na tradução.

    elias (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 4:47 am

    franco, eu acho que existem ‘niveis’ de compromentimento com o aprendizado. uma pessoa que nao esta disposta a aprender por si mesma e sempre pergunta nos foruns nao tem condicoes de ser um especialista no assunto. mas as vezes sao pessoas que buscam a segurança, performance, etc. do linux, e nao ler um manual antes de usar cada programa.. o.o

    allan, em qq unix, vc pode mudar o idioma das man pages mudando a variavel LANG. por ex, esse comando:

    LANG=pt_BR man gpasswd

    mostra o man gpasswd em portugues brasileiro

    man man explica isso.

    (e alias, a forma como se configura o seu idioma em programas unix é mudando variaveis como LANG, LC_ALL, etc. se vc muda isso usando alguma ferramenta da sua distro, ela muda essas variaveis durante o seu login. man locale explica isso. o comando locale em si exibe essas variaveis)

Este post é antigo (2010-07-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.