Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Adobe confirma suporte a Flash no Android

Trecho do G1 colocando em prática o anúncio da semana passada:

A próxima atualização do sistema operacional para celulares do Google, o Android, permitirá que os usuários rodem jogos e aplicativos baseados em Flash.

Com a iniciativa, sites baseados em Flash não precisarão ser “refeitos” para rodar nos celulares, como acontece no iPhone, por exemplo. A Apple proibiu a presença da plataforma Flash no seu telefone, uma das maiores reclamações dos usuários. (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Evandro Begati (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 8:32 am

    E pra quem já possui smartphone com Android 2.0 ou 2.1?

    Kez (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 11:23 am

    Me perguntei: E o Gnash?
    Encontrei a resposta:

    http://wiki.gnashdev.org/Building_for_Android

    Marcos (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 12:17 pm

    Enquanto isso, a Apple vai se isolando…

    zer0c00l (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 12:39 pm

    “Enquanto isso, a Apple vai se isolando…”
    Se isolando em tecnologias abertas pra Internet.

    erico (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 2:16 pm

    A guerra do flash vai ser tão importante quanto a guerra do navegadores do fim dos anos 90, como resultado até hoje se pede a morte do IE6.

    Mas, tal como entre MS e netscape, entre adobe e apple, não há santos nem bonzinhos.

    Acho que o gnash vai ficar só com winks mesmo.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 3:33 pm

    Dos fanboys da apple defender o tio Steve é entendivel, agora, quem colocou o flash como padrao da internet a ponto de ser insubstituivel e um sacrilegio falar que qq coisa que acesse www nao suporte ele??? Nao houve tanta repercusao da apple nao ter suporte ao java, mas fala-se de flash como se daqui a pouco fosse fazer parte do acid4 pra teste de navegador. Flash agora eh padrao da w3c e nao percebi isto?

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 5:24 pm

    @Rodrigo, é padrão de fato. Isso não quer dizer necessariamente que seja algo bom.

    guigui (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 5:41 pm

    hehe tem hora que as “manias” do Steve são legais(como essa de não apoiar flash na web), mas falando como usuário de produtos da apple(na verdae comprei 1 só! hehe), eita “sisteminha” fechado esse, basicamente tudo precisa de jailbreak …

    Esse negocio de “flash” te virado padrão foi devido ao povão (90% windows users vcs sabem …)

    Pelo menos a Apple apoia tecnologias abertas para web(veja o “motor” que é o webkit ), já a adobe … nem sei, nunca soube de nada que seja relevante mesmo(e util) open source!

    Eu to ai pra ve html5! to até ajudando o google como mais um usuario a testar seu youtube com nossa nova e especial versão do html!!!

    O problema maior à adoção do HTML5 seja a) o fato de não estar terminado, ser um padrão-rascunho, b) não fazer tudo que Flash faz, como não ter suporte à timeline (se bem que isso não é tão complicado de implementar) ou acesso à webcam e microfone (a seção devices do html5 ainda é beeeeem rascunho), c) as implementações atuais não possuem um bom desempenho. Talvez a implementação do chrome, mas só. c) não existirem ferramentas gráficas para a criação de programas rm html5 do tipo “arrastar”, d) a oposição ou não-ação da Microsoft e da Adobe aos padrões abertos, pois querem investir em suas respectivas tecnologias, silverlight e flash, sendo que a MS é a empresa que tem o maior número de usuários de seu navegador, e ela certamente poderia ajudar muuito a popularizar os padrões abertos se trabalhasse junto à empresas como Google, Apple, Mozilla e Opera na w3c.

    Eu sou um defensor dos padrões abertos e sou do time de oposição à qualquer tecnologia proprietária que limite meu uso da Internet. Mas temos que enxergar que HTML5 (e as tecnologias agregadas, como SVG, Javascript, SMIL, etc) ainda não estão à altura do Flash, do ponto de vista técnico.

    Numa “experiência” do site chrome experiments, uma pessoa faz um comentário: “que ferramenta você usou para criar esta animação?”. e o autor do programa responde: “Um editor de textos”. Isso traça bem o perfil do público de desenvolvedores que o Flash atinge e que o HTML5 precisa atingir.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 9:58 pm

    @tenchi, brilhante observação. O HTML5 ainda tem um bom caminho pra percorrer, e precisa ser rápido pra poder ficar pronto na especificação fina, que só sai em 2012, isso se o mundo não acabar. heheheh

    Se não conseguir superar o flash até lá, teria de ficar pro HTML6 e como o W3C demora 10 anos pra lançar outra versão e a Adobe está sempre evoluindo o Flash…

    arthas_dk (usuário não registrado) em 1/05/2010 às 2:21 am

    Detalhe que vídeos em HTML 5 cotados por alguns amigos é na realidade proprietário pois utiliza H264 …

Este post é antigo (2010-04-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.