Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Portage no Chrome, IPv6, kernel do Android, Clang

Google: Chromium OS adotando o Portage, do Gentoo: Já faz algum tempo que o Gentoo não aparece nas notícias daqui, e hoje comemoro a oportunidade de poder comentar sobre o novo âmbito em que passará a ser empregada uma de suas ferramentas mais características: o sistema de gerenciamento de pacotes Portage, cujo funcionamento é bastante similar à dos Ports típicos dos sistemas BSD.

“O que 7 gigantes da web estão fazendo para adotar o IPv6″: Google, Microsoft, Twitter, Facebook, eBay, Yahoo e Wikipedia sofrem cada vez mais pressão para se adequar ao novo protocolo da internet.

Entendendo o entrevero entre o Linux e o “kernel do Android”: Recentemente noticiamos a remoção do código do Android do staging do kernel Linux, por falta de manutenção, e que deve durar até que os mantenedores do Android no Google voltem a manter a versão que havia sido incorporada ao staging.

Compilador livre: Clang torna-se capaz de compilar a si próprio efetivamente: O Clang, compilador em código aberto sendo desenvolvido no bojo do projeto LLVM (iniciado em 2000 na Universidade de Illinois), cada vez mais se aproxima de ser uma excelente opção para projetos que exijam compilação de C, C++ e Objective-C (e, em graus variados, também das demais linguagens para as quais já tem front-end implementado ou em andamento), ao ultrapassar este marco em seu histórico.

Governo Federal diz que vai assumir a responsabilidade na banda larga: Da Reuters, via ÚltimoSegundo: O Presidente da República afirmou nesta sexta-feira que o governo vai liderar o processo de expansão do acesso à Internet em banda larga no país.

Artigo traduzido: GNOBSD: morto pela ideia ‘interface gráfica é para os fracos’: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Ladislav Bodnar, o “dono” do DistroWatch, depois de muito tempo parado, colocou a boca no trombone novamente, publicando um artigo crítico sobre o GNOBSD, um “OpenBSD” com intuito de ser fácil de usar, e o ataque da dogmática comunidade do OpenBSD.

Relembrando o Kurumin à luz do fim do suporte ao Debian Etch: Enviado por Ricardo Martiniano da Silva (ricardomartinianoΘgmail·com): “Com o anúncio do fim do suporte ao Debian Etch, os últimos corajosos e saudosistas que ainda insistiam em utilizar o muito defasado Kurumin 7 encontram o final da linha: ou trocam de sistema ou migram para outras distribuições.

Dell Latitude 2100 com Ubuntu no Brasil: Enviado por Marcond de Marchi (marcondΘgmail·com): “Depois de ver o anúncio numa revista Nova Escola do DELL 2100 (aquele emborrachado, com touch-screen, próprio para a gurizada) fui dar uma olhada no site da DELL e não é que o modelo básico é comercializado com Ubuntu Linux, aqui no Brasil?

Canonical terá Matt Asay como seu novo COO: Com a recentemente anunciada saída de Mark Shuttleworth do posto de CEO da Canonical (ele continuará na empresa, atuando com foco em design e desenvolvimento de produtos, bem como na área de relacionamento com parceiros e clientes), a atual COO (sigla para o executivo responsável pela área de operações de uma companhia) Jane Silber será promovida a CEO, e agora já sabemos quem ocupará a vaga dela: Matt Asay, veterano do código aberto, frequentemente controverso colunista sobre este tema, e integrante emérito da diretoria da OSI.

Info: “MEC proibe cursos à distância em 5 entidades”: Como é frequente a divulgação, aqui no BR-Linux, de avisos sobre cursos de TI à distância, julguei necessário divulgar a notícia abaixo, sobre 5 instituições cujos cursos à distância não poderão iniciar este ano – a não ser que esclareçam ao MEC as irregularidades apontadas.

SQL Server no Linux é possível?: Enviado por Mauro Pichiliani (pichilianiΘgmail·com): “Este artigo apresenta um estudo que tenta responder a esta pergunta através de algumas idéias (como o uso do SQL Server no WINE), discutir conceitos e mostrar até onde pode-se trabalhar utilizando estes dois produtos em conjunto: o SQL Server e o Linux.

Flashrom: Atualizando o BIOS a partir do Linux: Já mencionamos o Flashrom por aqui anteriormente, mas este trecho do anúncio da versão 0.9.1 sozinho já seria suficiente para fazer merecer nova menção: “Após 9 anos de desenvolvimento e melhoria constante, nós incluímos suporte a todas as tecnologias de BIOS flash ROM presentes em placas-mão de i386 e a cada chip de flash ROM que já vimos à solta.

OpenOffice.org 3.2: Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br): “Comemorando os seus 10 anos de existência, o projeto OpenOffice.org disponibilizou oficialmente em seu site a versão 3.2 para download.

Empresa suiça diz que vai demonstrar aumento de até 3X na velocidade de execução de aplicações no Android: A empresa Myriad anunciou que vai demonstrar em um evento no dia 15 a sua máquina virtual que poderia ser usada em substituição à oficial do Android, e promete aumentar muito a velocidade de execução de aplicativos, sem exigir muito mais memória, e ainda com alguma vantagem no consumo de bateria.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Riti Estacionamentos (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 11:29 am

    Muito interessante o resumo da semana. Sintetiza todas as novidades que pudemos ver.

Este post é antigo (2010-02-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.