Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: notebooks da Dell e do Google, Caps Lock e censura

Google anuncia Chrome OS e promove aposentadoria da tecla Caps Lock: O Google finalmente fez o anúncio oficial do seu sistema operacional Chrome OS, e agora há uma nova data para a chegada ao mercado de netbooks com ele instalado: meados de 2011 (e já há fabricantes conhecidos trabalhando para tornar real esta data).

WikiLeaks pede ajuda e ganha 355 sites espelho: Em meio ao turbilhão de notícias sobre o WikiLeaks, um aspecto que mais uma vez mostra a velha máxima de que a Internet identifica a censura e roteia ao redor dela.

Dell lança seu primeiro notebook com Ubuntu no Brasil: Ubuntu é dado como opção pré-instalada num modelo Inspiron 14 no site nacional da empresa.

“Discussão livre sobre código aberto” – minha coluna no TechTudo/Globo.com Fui convidado para escrever regularmente no novo portal da Globo.com (já operando em fase beta), e naturalmente aceitei: escrever sobre código aberto para leitores ainda não convertidos a essa preferência é um desafio que me atrai, e espero poder falar sobre isso para cada vez mais audiências.

Java: Apache abandona sua cadeira no JCP: Colocando em prática seu aviso divulgado em novembro de que sairia do Java Community Process se questões pendentes sobre licenciamento não fossem resolvidas, e apesar do pedido de reconsideração que a Oracle fez, a Fundação Apache anunciou que está abandonando sua cadeira no JCP.

Aprendendo uma nova linguagem via livros: herança de décadas passadas ainda funciona bem: Cheguei ao final de semana com uma reminescência, que conduz a uma indicação de livro com o qual estou gostando de aprender Python.

RC1 do LibreOffice: O primeiro release candidate deste fork do OpenOffice foi disponibilizado para download, com uma longa lista de mudanças.

Mandriva e Classmate PC vão ser adotados pelo MEC nas escolas brasileiras: Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br): “”Esta é uma grande notícia para a Mandriva.

Metamorfose: KOffice digivolui e vira Calligra: O projeto KDE, sempre cheio de surpresas, anunciou que o tradicional KOffice agora dará lugar ao Calligra, tendo como componentes o Words (ex-KWord), Tables (ex-KSpread), Stage (ex-KPresenter), Flow (ex-Kivio), Kexi, Plan, Krita e Karbon.

Unity também estará disponível no Fedora: Leia também: Seguindo os passos: Fedora também diz que vai mudar para o Wayland.

Kernel Linux também vai ter versões LTS: Greg Kroah-Hartman anunciou o plano de voltar a concentrar os recursos dos desenvolvedores do Linux só nas versões mais atuais, interrompendo a tendência de manter por longo prazo a manutenção em versões anteriores que vem se popularizando recentemente – mas para que isso possa ocorrer sem prejuízo para os usuários, determinadas versões anteriores serão escolhidas como LTS (“long term support” ou suporte de longo prazo), e continuarão recebendo atenção dos desenvolvedores com manutenção e atualização por prazos maiores.

O que são distribuições rolling release: Recentemente a Canonical viu-se obrigada a negar publicamente que sua distribuição de Linux fosse adotar um esquema rolling release, após algumas declarações de seu fundador à imprensa terem sido tomadas como um sinal de que esta mudança estaria por acontecer.

Chega de pânico! O GOOGLE NÃO VAI ELIMINAR TOTALMENTE O CAPS LOCK!!!@!!: Ao ver a repercussão do anúncio do Chrome OS anteontem, incluindo o detalhe que mais me agradou (o fim da tecla Caps Lock), me surpreendi ao perceber que HÁ PESSOAS QUE APRECIAM O CAPS LOCK E DIZEM QUE SENTIRIAM FALTA DELE.

Canonical doa servidor ao KDE: A Canonical, cujo fundador é um dos patronos do KDE e que regularmente patrocina eventos e outras iniciativas dos desenvolvedores deste popular ambiente gráfico, contribuiu dessa vez de uma forma menos comum: doou um novo servidor de rede, hospedado em seu próprio datacenter, para uso pelo projeto.

Android 2.3: A lista de novidades é extensa e interessante.

Morimoto anuncia o Guia Windows no Linux: VirtualBox, VMware e Wine: Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘgdhpress·com·br): “Apesar da enorme variedade de aplicativos disponíveis no Linux, sempre existem situações em que você precisa de algum aplicativo específico, ou precisa usar algum dispositivo que tem drivers apenas para Windows.

IDGNow: 4 razões para testar o RC do LibreOffice: Anunciamos o RC do LibreOffice na segunda-feira, mas agora o IDGNow apresenta a seus leitores razões para não deixar de experimentá-lo.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Mello Ramos (usuário não registrado) em 13/12/2010 às 7:49 am

    O Chrome é mais rápido com certeza mas tem algumas falhas

    Marcelo Mello Ramos (usuário não registrado) em 13/12/2010 às 7:57 am

    O Chrome é mais rápido com certeza mas tem algumas falhas que considero graves. Por exemplo, quando atualizo as estatísticas de meu site ele só aceita a atualização uma vez. Se atuaslizar mais de uma vez e tentar ver as estatísticas de novo ele mostra a primeira. Desta forma, sou obrigado a usar o firefox, não sei exatamente o porque disso.

    Cintia Albuquerque (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 2:24 pm

    muitas novidades no ramo da informática, mas com certeza uma que eu acho que vai fazer total diferença é o uso da caps lock, pois muitas pessoas insistem em escrever com a caixa alta e isso para nós usuários é bem chato.

Este post é antigo (2010-12-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.