Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Cassandra substituindo MySQL no Twitter, FSF e Google, Chuck Norris

Crescimento faz Twitter trocar o MySQL pelo Cassandra: Antes de falar sobre a mudança, um trecho sobre a tecnologia: Desenvolvido inicialmente pelo Facebook para ampliar sua instalação de MySQL, o Cassandra é um repositório de dados leve feito em Java, que dispensa a sobrecarga de recursos dos bancos de dados relacionais convencionais.

Kernel Linux 2.6.33 – agora com suporte ao Nintendo Wii: Linus Torvalds anunciou o lançamento do kernel Linux 2.6.33, trazendo uma série de novidades, incluindo a integração do Nouveau e DRBD, suporte ao Nintendo Wii, dynamic tracing, cache compactado em memória e muito mais.

FSF sugere a Google que providencie a solução para tornar padrão na web o uso de formatos livres de vídeo: E não é com Ogg Theora.

Chuck Norris pode ter invadido um roteador próximo de você: Roteadores frequentemente são o elo mais fraco da segurança de redes domésticas e de pequeno porte – a presença de acesso remoto e senhas default (e bem conhecidas), jamais alteradas, é bem comum, e apesar da disponibilidade de atualizações de firmware, é provável que o seu vizinho jamais tenha ouvido falar nisso, e que pense que não saberia aplicá-las, ainda que alguém lhe mandasse pelo Orkut o link de download delas.

Nove projetos rápidos com Linux para o fim de semana: Este artigo do TuxRadar apresenta 9 pequenos projetos que você pode colocar em prática “em menos tempo do que a chaleira leva até ferver”, se acreditarmos em seu autor.

Microsoft vai oferecer escolha de navegadores na Europa a partir de março: Essa mudança, fruto de acordo legal com a comissão européia, está em gestação há tempo, e aparentemente será colocada em prática nas próximas semanas – já está em teste em 3 países.

TonidoPlug: (mais um) servidor Linux em formato de fonte de Atari: Nos últimos meses vários servidores e appliances Linux têm aparecido por aqui no formato que era comum nas fontes de alimentação externas dos videogames da década de 1980: um tijolinho que pode ser plugado diretamente na tomada.

A semana no BR-Linux: Moblin + Maemo = MeeGo, netbooks, e o 386 de Linus Torvalds : Moblin + Maemo (e Qt): Nokia e Intel juntam esforços e criam o MeeGo : Lembra quando, há poucos dias, o presidente da Linux Foundation avisou que estava prestes a ser anunciada uma iniciativa para tratar de forma específica a questão da “mágica” nos dispositivos móveis?

Opera abre código do Dragonfly: Dragonfly (não confundir com o sistema operacional homônimo) é a resposta da Opera ao Firebug, e tem objetivo similar: uma ferramenta que facilita que o desenvolvedor web depure JavaScript e inspecione CSS, DOM e headers HTTP.

Associação antipirataria dos EUA põe Brasil em ‘observação’ e emite recomendações: IIPA é a associação internacional que inclui nomes mais conhecidos neste cenário, como RIAA e MPAA.

Vitória jurídica para as licenças open source nos EUA: cobertas pelo DMCA: O DMCA é infame em muitos círculos da Internet, especialmente por ser o principal fundamento jurídico do combate a mecanismos de contorno ao DRM nos EUA – mas ele também tem muito a dizer sobre infrações de copyright mais genéricas, e acabou sendo o suporte a uma boa notícia para os desenvolvedores de código aberto que atuam no mercado dos EUA.

Ubuntu adaptado torna-se o sistema padrão dos telecentros: Enviado por Marco (marcodefreitasΘgmail·com): “Serpro customiza uma versão mais leve do sistema operacional, capaz de funcionar em máquinas com configuração simples.

Nouveau será o driver de vídeo padrão para placas nvidia no Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx): Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘubuntu·com): “Depois de vários meses de testes funcionais e de integração, o time responsável pelo sub-sistema de vídeo do Ubuntu alterou o driver padrão usados nos sistemas equipados com placas de vídeo NVidia do nv para o nouveau.

Em português: revista digital sobre o Gimp: Enviado por Robson Godoy da Rosa (robsongodoydarosaΘgmail·com): “Foi publicada no meu blog a terceira edição da revista digital Gimp Lab.

Google vai mesmo enterrar o projeto Gears: A chegada iminente do HTML 5 já começa a mudar alguns cenários, e a bola da vez (embora já anunciada desde novembro) são os aplicativos que fazem uso do Google Gears, software que oferece alguns recursos adicionais importantes para o ambiente de execução disponível nos navegadores web, antecipando recursos que o HTML 5 também oferecerá.

As vantagens do editor Kate: A escolha do melhor editor de texto já foi assunto de inúmeros debates, e o número de opiniões a respeito varia à razão do quadrado das pessoas que opinam; mesmo assim, conhecer as vantagens de outros editores (como o Kate) pode ser interessante até mesmo para quem já tem opinião formada, mesmo que seja por criar textos usando o cat.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-02-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.