Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A estratégia da Nokia para desenvolvimento de aplicativos: Qt, Qt, Qt

Ou pelo menos é o que diz o artigo do Engadget, que trata da estratégia da Nokia para conquistar este mercado em expansão, conforme revelado em um recente evento para desenvolvedores.

Segundo divulgado, o Qt será mesmo o ponto em comum entre os aplicativos que rodarão nos celulares com Symbian e nos variados equipamentos que rodarão o MeeGo – de computadores móveis a consoles de infotenimento – passando até por máquinas de café mais modernas do que as que temos no saguão por aqui. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    IVAN (usuário não registrado) em 9/08/2010 às 8:51 am

    O Qt é tão cute , uma boa escolha.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 9/08/2010 às 9:25 am

    Interessante notar que o MeeGo tem a maioria dos seus aplicativos em GTK.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/08/2010 às 10:03 am

    Clésio. Sim, mas mesmo antes do Maemo virar Miguxo essa transição para QT já era prevista.

    Paul (usuário não registrado) em 9/08/2010 às 10:16 am

    No Slashdot, já vi muitos desenvolvedores elogiando a facilidade de desenvolvimento com o QT depois que a Nokia botou ordem na casa.

    João (usuário não registrado) em 9/08/2010 às 11:00 am

    Pois é, o Qt é realmente muito bom. Só espero que a Nokia comece a se organizar melhor, pois o tempo está correndo. Seria chato ver uma ideia tão legal desmoronar.

    O Nokia QT Creator já permite fazer programas em Qt pras duas plataformas, contando até com simulador.

    Testei no meu N95 8Gb e o único detalhe foi que a primeira vez pediu pra instalar uma série de bibliotecas, como Qt e SQLite. Passando a vir essas bibliotecas nos novos Symbian, desenvolver com Qt ficou muito melhor do que as bibliotecas antigas.

    Fábio (usuário não registrado) em 9/08/2010 às 1:03 pm

    O problema é que a Nokia anda mal das pernas. Hoje é mais interessante desenvolver para iPhone ou Android.

    Acho que a nokia devia criar uma versão qt for android. Assim ia atrair mais desenvolvedores até mesmo pra sua plataforma, já que o port seria trivial.

    Hoje qt é com com certeza a plataforma desenvolvimento mais moderna pra LinuxDesktop. Só peca por não disponibilizar uma linguagem mais simples de forma oficial, apenas C++ o que deve afastar desenvolvedores que já nasceram na época do .Net/Java…A um tempo atrás faltava IDE, mas com a compra pela Nokia isso foi resolvido com o Qt Creator, apesar dele ainda ter bug estranhos.

    Até as questões de licenciamento (GPL=>LGPL) foram resolvidas pela Nokia.

    Cada vez gosto mais de Qt, espero torço pelo sucesso da plataforma.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 9/08/2010 às 1:39 pm

    Me tirem uma dúvida de português:

    Porque o QT e não a QT?

    @Fábio

    Mal das pernas???

    Você viu o resultado dos últimos trimestres da companhia?

    Ela é companhia aberta, negociada em bolsa. Dá uma olhada lá e você vai ver que mal das pernas, é uma expressão meio forçada.

    cochise (usuário não registrado) em 9/08/2010 às 1:58 pm

    Exsite de modo extra oficial meios de rodar aplicativos Qt em android. E um porto não oficial para iphone está em andamento.

    NaN (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 3:26 am

    @Covarde Anonimo

    Creio que seja O Qt por conta de concordam com O framework. A Nokia define Qt como um framework e não uma biblioteca. :)

    @NaN, e quem disse que framework é substantivo masculino? :-) Importar palavras estrangeiras sempre dá problema, normal :-) Na verdade o Qt é pq nós vivemos num mundo machista :-)

    Mas, sem brincadeira, [oa] Qt é um ótimo produto, que parece-me ter melhorado muito depois que a Nokia adquiriu a Trolltech. O porém, principalmente para os “linuxistas” é que, embora antes da aquisição o Qt fosse conhecido quase que “Aquela biblioteca de desenhar interfaces no Linux” para um produto que atualmente é mais evoluído nas outras plataformas, até mesmo no Windows, onde já possui suporte a múltiplos ponteiros (multitoque?), enquanto que no Linux ainda não.

    Ainda hoje, no Linux, para desenvolver aplicações C++ sem interface, não consegui me adaptar ao Qt Creator. Ele é péssimo em telas pequenas (uso uma telinha de 14,1′). Prefiro o Kdevelop, que é imbatível para quem não desenha interfaces gráficas.

    Quanto à linguagem de programação, isso não é problema. Hoje em dia é possível desenvolver com Qt em C++, Python, Ruby, Java (Jambi), e até em outras linguagens, em ports não oficiais, tais como VB (via kbasic), PHP (php-qt), C#/VB/.net (Qyoto), embora nem todas estas sejam oficialmente suportadas ou tenham o mesmo nível de estabilidade que a linguagem principal, C++.

    Qt é aquele negócio que estou há anos falando “vou começar a estudar amanhã”, mas nunca sai nada. Já fiz uns dois projetinhos com Qt, mas nenhum que fosse realmente complexo o bastante (complexo == funcionar :-)).

    @tenchi, teve um outro post que rolou sobre Android x iOS, que se falou que desenvolver para Android era mais fácil que iOS. Comparando Android x QT, ainda fica fácil para o Android, não é? Qual a sua opinião?

    @EmanuelSan, não sei. Nunca programei pra android (o projeto hello world está até hoje mofando no eclipse) e sei pouco sobre Qt.

    [opinião de um leigo sempre = on]

    Ao meu ver um problema que existe e predomina é no peopleware. Tem gente que simplesmente não gosta de java e prefere outras linguagens, tais como python ou mesmo c++. Pelo que vi o android te obriga a programar em java, mas vi tbm que é possível utilizar outras linguagens, como python. Java é em muitos pontos mais fácil que C++, já que possui um coletor de lixo. Eu penso que Java é “linguagem de engenheiro de software”, não de programador, onde o que acontece em baixo nível, mas somente no problema em que a aplicação resolve e, preferencialmente que esteja de acordo com os trocentos diagramas da UML. Não que C++ seja diferente, mas ela te obriga a gerenciar memória, tomar cuidado para onde ponteiros apontam, etc. Não que isso seja ruim. Pelo contrário, mas existem pessoas que são mais programadores que engenheiros e outras que são mais engenheiros que programadores. E normalmente usam alguma ferramenta de geração de código a partir de diagramas… hauaha

    Ou seja, programar para android deve ser mais fácil, por ser java, e por peculiaridades, como o fato de (não lembro onde li isso, alguém confirma pra mim), a thread principal da aplicação ser a thread da interface, o que torna mais fácil vc “chegar e escrever a aplicação” com interface bonitinha e tals e ela ficar pronta no menor tempo possível.

    O ruim do Android é aquela coisa: escreva aplicações especificamente para o android. Já o Qt, que está saindo para symbian, meego, além de poder ser usado em linux “normal”, tanto embarcado, quanto rodando sobre X11 ou mesmo para win32, dependendo da ocasião (já compilei e rodei com sucesso várias aplicação qt para embarcados no desktop sem problemas nem adaptações de código).

    Acho que nem facilidade é o ponto principal para se escolher, mas sim a questão de mercado. Não creio que a Nokia vá lançar uma versão do Qt para o Android, já que este funciona numa camada diferente (nem X11 ele usa).

    Na hora de rodar a aplicação fora do dispositivo, creio que Qt leve vantagem, já que vc pode compilar no desktop e rodar lá mesmo, enquanto que no android só dentro do emulador, que é bem mais lento.

    Mas quem quiser criar aplicações para celulares (e outras coisas onde o android caiba) tem que simplesmente aprender android, pq é uma plataforma que está crescendo muito.

    Bem, acho que isso foi uma opinião :-)

    Valeu pela resposta, realmente boa explicação bate com o que eu pensava.

    Talvez vc tenha elevado muito o nível de Java, dizendo que é mais usado por engenheiros de software :) Eu entendo o argumento de que C++ é mais próximo da máquina e que Java é mais distante (e é uma boa estratégia se vc quiser ser mais portável). Mas se a Google (posso usar “a” não é? :) tiver feito uma API que possibilite a :) Java fazer muita coisa, considerada de baixo nível, talvez tenha-se tirado esse argumento a favor do C++, que permaneceria, possivelmente, com o argumento de performance superior. Eu tb pensaria em quais tipos de aplicação são demandadas mais pelo Android, suponho que seja mais programas para usuário “final” e que não precise ir para baixo nível.

    Quanto a sua opinião sobre a Nokia não lançar a QT para o Android por conta do X11, eu não vejo muitos problemas, pois creio que a QT funciona no Windows sem o X11, não é?

Este post é antigo (2010-08-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.