Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“3G não é para heavy users, diz executivo”

Notícia interessante para reflexão quem depende da conectividade móvel ou faz bom uso dela: somos em cada vez maior número (o crescimento do número de usuários no continente foi de 81% no primeiro trimestre) e cada vez mais insatisfeitos com a qualidade de sinal e velocidade do tráfego.

Culpa das operadoras que oferecem e não entregam? Não, segundo o representante da associação das empresas, a culpa é nossa, pois “o usuário precisa entender que, neste momento, o 3G é um complemento à conexão fixa, e não uma substituição a ela”.

Trecho da matéria na Info:

A tecnologia de banda larga móvel 3G apresentou crescimento de 81% em número de assinantes em toda a América no primeiro trimestre de 2010, segundo a 3G Americas, associação setorial que representa as empresas GSM de tecnologia.

(…) Porém o crescimento não vem acompanhado de satisfação do consumidor, que frequentemente se queixa da qualidade do sinal e da velocidade de tráfego.

Para Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina, o problema é a expectativa que os clientes têm em relação ao serviço.

“O usuário precisa entender que, neste momento, o 3G é um complemento à conexão fixa, e não uma substituição a ela”, aponta ele. “Enfrentamos uma situação onde os assinantes estão usando a rede para baixar conteúdos que ela não está preparada para suportar, como vídeos e músicas em grande volume”, completa ele. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Humberto (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 7:10 am

    E quem reclama da conexão fixa? O.o

    Wendell (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 7:17 am

    É por isso que vou cancelar o serviço que assino. Além de caro, não existe nenhum benefício por parte da operadora e, em se tratando de complemento, prefiro ficar com o pacote que atualmente uso no telefone fixo mesmo, apesar de ser também bastante salgado, pelo menos tenho benefícios e não me cobram pelo tráfego e nem o limitam.

    o (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 7:41 am

    Eu também fico impressionado com a quantidade de pessoas que se conectam à minha página usando modems 3G. Hoje muito mais do que usando ADSL ou cable modem.

    A propaganda maciça das teles vendeu o acesso à internet 3G como a solução mágica para todo mundo e esqueceu de dizer o que está dizendo agora.

    Acredito que muita gente também passou a usar 3G em substituição ao acesso discado, já que a sua região não é atendida por serviços ADSL nem TV a cabo.

    Ricardo K. (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 7:48 am

    Na verdade… não é necessário uma banda maior do que 1 MB no Brasil né?

    H.Gil (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 7:57 am

    Completamente absurda a afirmação desse cara. Imagine só agora você contrata um serviço que oferece X, mas você tem que usar Y. Se você contrata um plano de 1 mega, foi porque a empresa ofereceu isso. Aliás o CDC (código do consumidor para os menos íntimos da área jurídica) prevê que o produtor/fornecedor/comerciante fica comprometido a cumprir o que ofereceu. E as empresas já não cumprem isso, adicionado cláusulas ilegais e abusivas como aquelas que fixam que as empresas se comprometem a entregar apenas 10%, 20% do contratado. Olha se isso não é um absurdo! É por isso que me revolto quando vejo as propagandas falando da qualidade da empresa X em seu sinal e cobertura. Gostaria de saber se os altos executivos dessas empresas, caso precisassem realizar uma cirurgia de alto risco se iriam procurar um médico que cobra-se na íntegra os seus serviços mas só garantisse 10% ou 20%. Se houvesse uma ação massiva de ações contra as empresas de telefonia aposto que a situação seria diferente. Para quem não quer se incomodar tanto e não tem esse tempo para gastar na página da anatel principal tem uma pesquisa de qualidade (por sinal muito mau elaborada) sobre as operadoras. Não que eu espere resultados vindo da anatel mas ao menos é uma forma de mostrar o descontentamento com a forma de serviço atualmente prestada.

    Fernando (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 8:09 am

    Acontece que a banda larga fixa não chega a todos , o jeito é usar o 3g que nunca foi preparado para receber ninguem, um serviço que temos hoje no brasil é horrivel, tanto fixo como 3g.
    o que falta é a ANATEL, ser o que ela foi criada para ser uma “reguladora”
    Quer oferecer um serviço que veja para todos e com boa qualidade, senão cancela a concessão, pronto.
    Agora falar em carga tributaria alta?? é de 33%, a gasolina, certos alimentos tem bem mais e ninguem reclama tanto como os serviços de TELECOM.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 8:14 am

    Só digo uma coisa: Telefonia fixa ou móvel no Brasil sempre vai ser a mesma coisa.
    Alguém tem esperança que irá mudar algum dia?

    @Humberto
    Eu reclamo sim, só o estresse que já me fizeram passar não tem como calcular, a última foi aqui na empresa magicamente nosso ip FIXO mudou de um dia para o outro… Depois vc tem que correr atras dos clientes pera liberar o novo ip nos firewalls.

    Outra vez foi em casa uma vez minha, depois de 1 hora e meia esperando para ser atendido, descobri que a minha senha no provedor tinha sido “expirada”. Engraçado que até hoje a mesma senha funciona com o mesmo provedor isso deve fazer uns 4 anos.

    Fora as vezes que você liga e escuta “O sistema está fora do ar.”, essa desculpa já falo que não rola mais.

    João Marcelo (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 8:16 am

    coloca um asterisco nos outdoors lembrando que não serve para heavy users.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 8:17 am

    Nem para Heavy, nem para Light User. Tenho A VIVO 3G em casa, e navego a no maximo, 100kbps. Olha que assinei por 1mbps….

    Eles estão certos, a conexão 3g hoje em dia só complementa o acesso móvel.
    O problema é que não falavam isso quando começaram a vender. Parece que o pessoal se surpreendeu com a quantidade de gente que aderiu ao 3G no país e não estavam preparados. Tremenda falta de planejamento.

    Mas sou otimista, a coisa já foi muito pior. Mesmo as conexões ADSL, se compararmos como era 5 anos atrás, o crescimento tanto em quantidade quanto em velocidade aumentou em um ritmo forte.

    Leonardo (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:00 am

    Somente esqueceram de avisar isso, por exemplo, para a Oi no Rio, que praticamente deixou de investir no Velox para obrigar os usuários a comprar o 3G dela que é uma Bomba.

    flavioalsoares (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:24 am

    Mais um cretino que pensa que diploma de MBA é autorização para proferir excrementos orais, evidentemente com autorização de seus contratantes para convencer o troux…digo cliente de que eles sempre estiveram certos e era você – o troux…digo cliente – que estava errado desde o início.
    Parece papo de vendedor de carro que te empurra com palavras bonitas aquele carro que vai explodir o motor depois de virar a esquina para depois te dizer que você estava consciente que o motor iria estourar a qualquer momento e que por isso não tem responsabilidade de nada.
    Lá vou eu postergar usar o 3G nesta terra de ninguém por mais sei lá quanto tempo…

    O problema é que estas empresas falam qualquer coisa para vender.
    Na ultima sexta eu cancelei a OI cuja o presidente disse que 300kbps é o suficiente para o Brasil e ainda por cima me oferecia uma banda de 1Mbps, logicamente os vendedores da OI estão ligando como loucos la para a minha casa oferecendo mundos e fundos para que eu voltasse, eu educadamente disse ao vendedor que eu estava trocando por causa que a NET vai me oferecer um link de internet de 5Mbps e o link que a OI me oferece é de 1Mbps neste momento o vendedor me ofereceu um link de 8Mbps com uma clássica ressalva “de acordo com a disponibilidade da sua região”, ai eu disse ao vendedor que o plano que eu estou pagando a OI me da direito a um link de 2Mbps mas que a minha região só disponibiliza 1Mbps ai o vendedor me disse que vai ver a viabilidade técnica de aumentar o link e que depois entraria em contato. Aposto que a OI está tentando não perder os clientes com esta embromação de link de 8Mbps eu estou pagando há 2 anos por um link que poderia ser de 2Mbps e é de 1Mbps e agora eles querem prometer 8 e entregar 1.

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:31 am

    O cara ta certo… a galera abusa de P2P.

    Adriano (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:43 am

    P2P uma ova!!!!!! O serviço é ruim de qualquer jeito! E se eu pago pra ter 1Mbps por 30 dias não tem porque alguém vir aqui falar que não posso usar o serviço do jeito que eu bem entender é só aumentar a oferta de links e a distribuição do sinal 3G, uma vez construída a infra estrutura, mantê-la é muito barato. O caso é que na república do bananal a ANALTEL resolve apenas o problema das “muy amigas” operadoras.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:50 am

    Eu não tenho paciência com companhia telefônica.

    Já passei por todas elas (exceto vivo) e me estressei em todas. O caso mais recente é que solicitei portabilidade da Oi para Tim e a Oi continuou cobrando a conta por 3 meses concomitantemente com a Tim.

    A Oi Ficava me ligando para cobrar a conta e quando eu explicava eles me faziam esperar no telefone por 30 minutos até que eu desligava (aconteceu 4 vezes).

    Entrei com reclamação na Anatel até que me ligaram e me disseram que me dariam o “bônus” de não ter que pagar a conta, como se eu tivesse obrigação de pagar algo que não estava utilizando e registraram na Anatel +- assim: “Não havia nada de errado com as cobranças, mas como o cliente era um bom cliente foi liberado de pagar as contas…”

    É muita palhaçada a forma como tratam o consumidor. Mas não temos para onde correr infelizmente. São todas iguais.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:52 am

    Com relação ao P2P NÃO TEM NADA HAVER.

    SE EU CONTRATO 2Mb, ME LIBERE O P2P COM VELOCIDADE DE 2Mb.

    O problema é que eles querem vender 2Mb supondo que o usuário vai utilizar 200Kb. Isso é problema deles. Se não têm capacidade de permitir 2Mb então não cobre por 2Mb e não venda o serviço.

    José Afonso (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 10:01 am

    CarlosCaldas disse EXATAMENTE o que eu tava com preguiça de escrever, brigadão

    Adriano (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 10:13 am

    Também comentei o que o Carlos Caldas disse e a verdade é essa: se vende 2Mbps, tem que ter 2Mbps não importa o que se esteja trafegando.

    Alex (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 10:38 am

    3G é para Rich Users, que tem dinheiro sobrando para pagar caro por uma serviço tão ruimzinho, ou então para Dummy Users.

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 10:44 am

    Já utilizei Claro 3G e Vivo 3G.

    Claro: contratei a conta mais tosca que tinha na época (256 kbits/s e franquia de 1Gb/Mês)
    Prós: Em movimento, pelo estado de SP, sempre funcionou satisfatóriamente bem, inclusive com velocidades maiores de 600 kbits/s, voip 100%. Detalhe que meu chip é (51), contratado no RS ha cerca de 3 anos, 1 mês antes de mudar para Campinas, SP.
    Contras: Cobertura ruim fora de SP, latência e 2x em 3 anos tive problemas porque não conseguia registrar na rede.

    Vivo: velocidade de 1Mbit
    Prós: Cobertura melhor que a Claro, inclusive em 2G. Funciona 3G numa chácara fim de mundo (São Carlos-SP) onde nem TIM, Claro ou Oi (GSM) funcionam, voip funciona 100%.
    Contras: Cobertura ruim fora de SP, latência

    Na minha experiência, nunca tive problemas de velocidade com essas duas empresas. Aliás, nem com 3G no celular (TIM). Perdi a conta de quantas vezes fui sem desconectar, de Campinas à São Paulo. Essa de dizer que não entrega a velocidade contratada não é verdade absoluta.

    Pelo menos, o cara foi sincero ao dizer não é para heavy users. Em comparação, qualquer 3G dá um pau na ADSL da Brasil Telecom de Porto Alegre… :P

    Walker (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 10:45 am

    Usava 3g até semana passada. Algo que resolveu meu problema: Cancelei 3G e contratei Velox. Pago 2X mais que a 3G mas com toda certeza valeu a pena.

    Paul (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 11:29 am

    O interessante que pra venderem pra minha mãe, o vendedor da Vivo falou exatamente pra ela usar o 3G como substituto a sua conexão fixa.

    Bremm (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 11:30 am

    Ao ler o título da matéria, imediatamente pensei que era assinada pelo “Capitão Óbvio”.

    3G, dentro do meu parco conhecimento sobre telefonia celular, só serve para trafegar chunks de até 10MiB, como era no tempo do dial-up. E torcendo para a ERB não estar congestionada, não haver ruído eletromagnético nas proximidades das antenas etc. Para assistir vídeo em demanda, por exemplo, 3G é impraticável.

    Se o camarada quer trafegar um volume maior de dados, no mínimo é necessário ter uma conexão de 54Mbit. O mínimo aceitável para ser um “semeador” de torrents é 1Mbit de upload (que não é toda companhia que fornece).

    Se hoje me oferecessem conexão residencial por fibra/par metálico a R$200,00/mês sem franquia, com 5Mbit simétrico (5 down/5 up) contrataria na mesma hora. Hoje o que oferecem é um plano “coxinha” de 15Mbit de downstream com 1Mbit de upstream pelo mesmo preço. E ainda assim constato gargalos nas interconexões, assistindo vídeos no Youtube ou baixando anexos do Gmail.

    Kalil de A. Carvalho (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 11:49 am

    Um verdadeiro desenformado da área. Esse cara que comentou isso não tem a menor idéia do que é conexão rápida ou 3G. Dizer que “neste momento, o 3G é um complemento” como se 3G fosse uma tecnologia nova. Mesmo que fosse venda à verde e não enganações. Por que ele não disse “Vamos punir os vendedores que não falarem a verdade, que estamos sobrecarregados e não vamos fazer investimentos agora”. O grande problema é que conexão 3G é uma piada de mau gosto e nos somos os palhaços desta brincadeira sem graça.
    OBS: Nada contra palhaços que é uma categoria de trabalhador que merece todo o respeito.

    Paul (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 11:51 am

    Outra coisa: pq o discurso do ano passado, que era o de vender 3G à qualquer custo, mudou agora pra “não é bem assim como falamos”?

    Pensador (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 12:02 pm

    @Anderson Silva, “Nem para Heavy, nem para Light User. Tenho A VIVO 3G em casa, e navego a no maximo, 100kbps. Olha que assinei por 1mbps….” – Esse “100kbps” que você disse é “100 kilo bits por segundo” ou “100 kilo bytes por segundo”? Se for “100 kilo bytes“, você está recebendo quase integralmente a velocidade contratada. O 1M anunciado é “1 Mega bit por segundo”, e anunciar velocidade em “bits” é padrão da indústria desde os tempos da conexão discada (modem de 56kbps, modem de 33.6kbps, etc.).

    Convertendo para bits:
    1000 Mbit/s dividido por 8 bit/byte = 125 kbyte/s

    Além disso, cada pacote TCP/IP tem um header além dos “dados úteis” que trafegam em um download. Não lembro de cabeça o MTU de uma conexão 3G, mas se você assumir um MTU de 1500 bytes (talvez seja menos, impondo MAIS overhead, você pode verificar isso com um “ifconfig”), e headers TCP/IP de 40 bytes, vai ter um overhead de 40/1500 = 2,7%. Então você teria apenas 97,3% de “dados úteis”.

    97,3% de 125 kbyte/s = 121,7 kbyte/s

    Se você está recebendo 100 kbyte/s, você está recebendo 82% da velocidade contratada.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 12:11 pm

    Pelo jeito aqui tem um monte de gente que se iludiria facil qnd falassem que uma rede wireless em uma empresa substituiria facilmente rede de cabo coaxial

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 12:13 pm

    A mim parece que o único problema são empresas desonestas vendendo o que não podem entregar. Está acontecendo com a AT&T nos EUA, com a Telefonica em SP, com a Oi no Rio. Se os políticos (daqui e de lá) tivessem um pingo de vergonha na cara fariam algo contra esse cartel das telefônicas que são um verdadeiro estelionato contra os clientes. Estelionato, sim. Vender e não entregar é estelionato. Se eu compro 1MB/s e não tenho 1MB/s estou comprando algo que não recebo, estou sendo lesado. O que a Anatel faz?

    Tive um modem 3G da TIM por dois meses, bastou. Cancelei a assinatura e tenho o modem aqui até hoje, serve como um belo peso de papel. Não assino outro plano móvel de internet nem a pau.

    Pensador (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 12:24 pm

    Agora, os problemas do 3G são os seguintes:

    * Quase todas as operadoras vendem o serviço de 3G em lugares onde não existe cobertura 3G (?!). Existem Estados inteiros do Brasil que não possuem a cobertura porque as operadoras não obtiveram licenças da ANATEL. Entretanto, as operadoras continuam vendendo o serviço 2G nesses Estados e regiões com a propaganda de que é um “serviço 3G”.

    Eles sempre dizem “consulte a cobertura”, mas colocar cartazes de propaganda de 3G em lojas situadas em Estados sem NENHUMA cobertura 3G pra mim já é a maior propaganda enganosa. Para piorar, os vendedores te vendem o negócio como se fosse 3G.

    A tecnologia 2G (EDGE) obviamente não é capaz de oferecer as mesmas velocidades que a tecnologia 3G.

    * Em alguns lugares que tem 3G, o serviço é bom. Em outros, é péssimo. A principal explicação não é saturação do serviço, mas sim falta de nivelamento no nível de conhecimento dos técnicos e engenheiros. As operadoras contratam muitos profissionais mal qualificados, que não sabem realizar otimização do projeto da rede, nem configurar corretamente o equipamento da estação rádio base, nem resolver problemas que venham a acontecer.

    Isso ocorre porque eles não tem nenhuma política de tratar bem o funcionário. Vocês podem observar isso já pelo atendimento ao usuário dessas operadoras. O atendimento de todas as operadoras de telefonia celular é um lixo, revelando o quão mal pagos são os funcionários. Voltando aos técnicos e engenheiros, para existir um nivelamento de conhecimento técnico, as operadoras teriam de investir em bons treinamentos internos, mas isso não acontece.

    Nos poucos locais onde há profissionais bons (ou onde eles deram sorte, sei lá), existe um serviço bom, que oferece as velocidades contratadas e raramente cai.

    * A desculpa da saturação da rede é totalmente furada. Com as velocidades oferecidas hoje, sempre abaixo dos 1M, seria necessário acumular centenas de usuários na mesma célula da rede 3G para saturá-la.

    O que temos é infra de conexão das células com a rede precária, ou células mal configuradas que interferem entre si (às quais os técnicos brasileiros inventaram o termo místico “sombra 3G” para explicar, por não saberem o que significa um “Walsh code”).

    Veja, redes 2G, que são mais fáceis de configurar, geralmente são bem mais estáveis, apesar de ter velocidade bem menor e latência bem maior por limitações da própria tecnologia 2G!

    Enfim, as tecnologias de rede de celular sempre foram bastante sólidas. GSM, EDGE, UMTS e HSPA atendem bem àquilo para que foram projetadas. Basta ter pessoal qualificado para implantá-las.

    - Em casa:
    No primeiro dia em que foi lançado a “portabilidade” eu migrei da BRTelecom (OI) para a GVT.
    Como heavy-user, recomendo a GVT sem pestanejar!
    A diferença é gigantesca, tanto no quesito serviço quanto respeito ao consumidor. Tudo funciona a 100% (P2P, torrent, streaming, etc).

    - Mobile:
    Não tenho nenhum plano de dados, a não ser do celular (Blackberry), pois esse serviço não existe no Brasil. É simplesmente uma grande enganação.

    Fellype (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 12:45 pm

    Infelizmente eu tenho que concordar que 3G não é para heavy users. Até onde eu sei, não existe nenhum plano 3G com mais de 2Mbps (pelo menos no Brasil) e, na minha opinião, isto não é suficiente para ficar baixando coisas 24h/dia, mesmo que a operadora entregue toda velocidade que prometeu.

    Jeremias (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 1:26 pm

    “o usuário precisa entender que, neste momento, o 3G é um complemento à conexão fixa, e não uma substituição a ela”

    Mentira da braba. Trabalhei no atendimento telefônico da Vivo. E lá a internet 3G é vendida sim como uma substituição à internet convencional, constumeiramente nós, os atendentes, somos obrigados a convencer o cliente que a internet da Vivo com 1Mb/s (os quais o cliente assina um contrato no qual a operadora é obrigada a entregar apenas 10% da velocidade contratada e com diminuição de velocidade após o trafego de 4GB) é mais rápida que a internet de 3Mb/s da GVT onde o cliente não tem limite de tráfego…

    Rubens Malheiro (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 2:15 pm

    É uma pena , e uma ditadura saiu uma materia também na EXAME desta semana sobre isso e la os executivos diziam que não da mais que a farra dos dados 3g tem que acabar, agora eles falam justificam e dizem que as conexões 3g superaram a fixa, mais esquecem que a fixa não chega em todos os lugares e as operados querem que nos lixamos e por isso somos obrigado a assinar 3g e nao por que queremos é uma pena mais como mudar isso não sei, não sei, e a banda larga do governo?

    Carlos Dente (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 3:19 pm

    O engraçado é que o custo da 3G não é nada “complementar”…

    Muito bem dito acima, a propaganda era de que a 3G substituiria a Internet Fixa: “Chegou a Internet que você queria!”, dizia a propaganda. Venderam algo que agora não podem entregar.

    Assinei o plano 3G Ilimitado quando era R$ 99,90, e agora que a operadora não pode aumentar… Só hoje liguei três vezes e me põem na espera por meia hora, até cair a ligação. Vou mandar uma carta.

    Faz três dias que não passa de 0,2 Kbps (não abre nem o Google).

Este post é antigo (2010-08-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.