Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


30% de leitores pagariam por conteúdo online

Surpresa para quem acredita que nenhum usuário está disposto a pagar por conteúdo noticioso on-line? Segundo a Nielsen, cerca de 1/3 dos entrevistados em 52 países afirmaram que, de fato, considerariam pagar para ter acesso aos sites dos principais jornais. Mas também há grande rejeição: cerca de 58% afirmaram ser contrários à medida.

E, embora eu seja 100% fã de disponibilizar (gratuitamente) material sob licenças livres, me incluo entre os 8% que já pagaram para acessar informações online, uma vez que sou assinante (pagante e satisfeito) on-line de vários sites que me interessam, incluindo um dos meus favoritos, o LWN.net (do qual tive a idéia de criar uma área de notícias aqui no BR-Linux, lá pelos idos do século passado…).

Fica a pergunta para o final de semana: você pagaria R$ 8 mensalmente para acessar alguns dos seus sites e blogs favoritos? E para evitar desvios nas respostas, já adianto que não pretendo começar a cobrar pelo acesso de vocês ao BR-Linux ;-)

Trecho da Info:

As notícias publicadas na internet são, no geral, gratuitas. Mas quantos leitores estariam dispostos a pagar por elas?

Foi a pergunta feita pelo centro de estudos Nielsen em uma pesquisa mundial com 27 mil pessoas em 52 países, obtendo uma resposta negativa em boa parte dos casos.

Na pesquisa, realizada em meados de 2009 em cinco regiões geográficas – Europa, Ásia/Pacífico, Oriente Médio/África/Paquistão, América do Sul e América do Norte -, a Nielsen buscou responder à pergunta que vem chamando a atenção do mercado e dos grandes grupos editoriais nos últimos tempos, uma vez que estão avaliando distribuir conteúdo pago na internet para combater a crise no setor. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 5:31 pm

    Isso depende muito .Se é para pagar os custos de desenvolvimento de custo ,ai e´ aceitável.

    Mas se for mais uma desculpa para aprisionar o conhecimento com DRM e outras porcaria ai vira problema.

    E adiciono ainda mais ,deveria ser lançada em alguma licença Creative commons ,pois eu quero depois de todo o projeto ser custeado ,ele seja liberado para todos usarem.

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 5:47 pm

    Olha, até pagaria! Mas com as ressalvas de não ter DRM associado (paguei e é meu, compartilho como eu queira) e não haver publicidade direta via anúncios/banners no meio do conteúdo (posts pagos não contam como publicidade direta). Sem isso é marmelada e não vai funcionar: melhor viver de banners.

    E para quem estiver acompanhando este post/comentários para saber se vale a pena investir num site pago, não se esqueça de aceitar «meia de estudante» OK?! :-D

    [ ]s

    Já não se paga para assinar revistas e jornais? Ou para comprar livros? Não vejo problema em pagar para conteúdo online DESDE QUE seja conteúdo bom e que tenha possibilidade de uma prévia gratuita (como livros onde eu consigo ir numa livraria ver se compensa ou não).

    Não vejo nada de errado em alguém querer pagar por informação, conhecimento, arte e entretenimento. O que na realidade é totalmente ilógico, injusto e impossível na atualidade é acreditar que todos tenham que pagar indiferentemente por qualquer dessas coisas.

    Mesmo com os bits de qualquer informação digital sendo absolutamente impossíveis de serem aprisionados, contidos ou limitados de forma a forçar uma escassez artificial para que supostamente tenham um valor de troca maior que zero, sempre vai haver espaço para agregar valor a eles, e sempre, sempre haverá pessoas dispostas a pagar por este valor agregado. Esse é o único modelo viável.

    Não é possível achar que a grande maioria das pessoas não vai obter primariamente cópias de livros, músicas e vídeos a partir de trocas livres de arquivos, mas sempre haverá um espaço para a venda destes bens se houver algo agregado que justifique, o que pode ser desde a óbvia garantia da fidelidade e qualidade da cópia até o desejo de possuir um suporte físico “oficial” da cópia, além da satisfação voluntária de remunerar o autor da obra.

    Com a publicação de notícias, não há muita diferença. Eu, pessoalmente, jamais “assinaria” um jornal que bloqueasse a maior parte de seus artigos na web, liberando-os somente aos assinantes. Mas é perfeitamente justo que ele reserve uma parte específica, ou envie as notícias mais cedo e diretamente somente aos pagantes, por exemplo, ou n outras vantagens. Se houver um valor agregado que seja real, e não uma imposição absurda em cima da circulação da informação, eu acharia muito justo pagar por isto (e em vários casos estaria disposto a pagar, até com prazer).

    Um exemplo que acho muito válido e interessante é o que a Linux Magazine está fazendo com a publicação das “Community Editions”. Acredito que é exatamente por aí o caminho.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 5:53 pm

    E mais , discutindo o comentário do GNU Fanboy :

    E ainda depois de custear e lucrar , o conteúdo deveria ser livre .

    O problema é que todo lucro é uma extorsão e a sociedade deve medir qual a margem de lucro o dono do conteúdo deve ganhar.

    Por exemplo, o autor gasta 5000 reais para fazer e manter o conteúdo .Ai se ele recupera todo os 5000 reais ,então depois disso deveria ser lançado em licença livre .

    Eden (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 6:25 pm

    Eu acho ruim. A internet está boa do jeito que está. Informação livre para todos só tem a beneficiar o ser humano. Apesar de tudo, a internet só chegou a fazer esse sucesso porque é assim. Imagine se a internet fosse paga? (o conteúdo, não a forma de acesso à conexão)

    self_liar (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 6:30 pm

    O problema é que o conteúdo na realidade não é livre .

    Ainda sim ,ele mesmo sem DRM pode ser banido de um site de bittorrent.

    Pagar conteúdo na internet somente quando a informação for realmente livre ,ou seja ,poder usar informação do jeito que eu quiser.

    E não é dificil não .

    Por exemplo , depois de todo o custo pago para fazer o conteudo ,inclusive o salario do autor, ele poderia licenciar os conteudo em uma licença apache para os pagantes e uma licença livre para os não pagantes.

    E esse é um exemplo do venda de conteúdo.

    Thiago Prado (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 7:33 pm

    Acredito que se toda noticia fosse livre, e ninguém pagasse por ela, iria o mundo englobado nela se estagnar, um jornal por exemplo não é feito por 10 jornalistas, mas sim um grande número de profissionais, que necessitam viajar, estudar profundamente sua área de noticias e compreender. Não funcionaria o esquema de pagar por suporte como no sotware livre, suporte ao que séria dado? “Por favor senhor quanto me cobraria para explicar esta noticia que não compreendi?”

    Conteúdo de noticias completo, como revistas e jornais bem feitos, com um número de profissionais por traz para mim devem ser cobrados, porem sou a favor que se houver propaganda que isso também influencie na redução do valor de venda online.

    E antes que alguém fale que propaganda séria a solução para tornar o conteúdo gratuito, discordo, pois ninguém deseja viver na miséria, visto que nem sempre as propagandas pagam metade do solário de uma equipe e se tem a meta do lucro, a menos que tenhamos todos nos tornado comunistas.

    Maicon Faria (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 8:03 pm

    Pagar para ler jornal ? Jornal do Brasil ? Deveriam é pagar para ler essas coisas. Prefiro blogs !

    self_liar (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 8:21 pm

    Thiago Prado

    É possivel sim .

    Por exemplo o jornalista pode fazer propostas como “se eu conseguir 30 mil reais com este artigo, então eu libero como livre “. Ou propostas como “eu cobro 30 mil reais para fazer um artigo”.

    A WEB é coisa nova e pegou o mundo todo de surpresa. É necessário um grande debate e a formulação de uma legislação específica. Grupos como o N.Y.Times, Le Monde. The Washington Post,etc. e os bons jornais do Brasil, passam por momentos difíceis, porquanto produzem boa informação, mas com altos custos e as quedas das edições impressas são cada vez maiores.

    Certamente, se quisermos manter a boa informação teremos que mexer no bolso.

    Já é assim com algumas informações. Por ex.se quero consultar o Aurélio tenho que pagar!

    O Leão do Norte (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 9:19 pm

    Faço parte da banda podre que prefere de qualidade e de graça.

    Francisco Neto (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 9:51 pm

    Eu acho uma questão simples se o produto vale-se os oito reais eu pagaria.

    cardoso (usuário não registrado) em 19/03/2010 às 10:53 pm

    Céus, transformaram EMPRESAS em hobby.

    HELLO, como assim “depois que bancar o custo”? Já ocorreu a vocês que as pessoas que trabalham em jornais revistas e grandes blogs VIVEM DISSO?

    Essa mentalidade comunista de quem vive de mesada é um saco.

    pimentel (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 2:18 am

    Eu pagaria se alguém resolvesse fazer uma revista online de boa qualidade sobre software livre em geral,o problema é que poucas pessoas pagariam ao descobrir que a mesma estaria copiada e colada à disposição de qualquer um via torrent,falou que é pago,aguça o desejo de adquirir o produto por parte dos pirateiros,se por exemplo o Ubuntu fosse pago,provavelmente muito mais gente estaria usando por achar “mais gostoso” usar gratuitamente aquilo que outros costumam pagar.

    Fabio (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 9:52 am

    Augusto, toda brincadeira tem um fundo de verdade, mas quanto a pergunta, eu não pagaria, a Internet hoje é muito grande e o acesso a informação é vasta e livre.

    Limao (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 12:35 pm

    @pimentel
    então todo mundo usa o Aix mas eu não sei? o0

    Linux boy (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 12:50 pm

    Eu pagaria se o conteúdo realmente tiver conteúdo e se for alguma coisa original, que não seja meramente uma replicação de notícias como são a maioria esmagadora hoje.

    Hoje p.ex. eu não vejo nenhum motivo para assinar um jornal impresso porque ele basicamente repete no dia seguinte as mesmas notícias que foram exaustivamente divulgadas de graça na televisão, rádio e internet no dia anterior, muitas vezes inclusive ao vivo.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 2:30 pm

    Em outra pesquisa, verificou-se que os 30% dos leitores são mentirosos.

    Thiago Prado (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 2:36 pm

    @Linux boy então você deveria ler mais jornais, pois as outras midias baseiam suas noticias no que sai no jornal impresso, e as materias dependendo do jornal são de maior qualidade do que sai em um blog ou na tv de forma diluida.

    Agora sobre cobrar um valor pela noticia e depois tornar livre, isso não existe assim tão fácil, não é por que fazem a linux magazine em scrius + gimp que todos trabalham com o mesmo software. Existe custos tanto de software, maquina, energia, impostos, seu suor e o arroz com feijão das crianças por assim dizer.

    Uma coisa como disse e software livre funcionar bem com o esquema de distribuição, outra e que nem tudo funciona bem com a mesma forma, queremos lucro e não apenas viver de migalha com o carro velho. Outra vez digo não somos comunistas ou socialistas, o mundo inteiro e capitalista e é o que queremos ser, ganhar dinheiro, ter lucro, ficar ricos e comprar o carro esportivo importado.

    Philippe (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 2:58 pm

    Cardoso,

    não da bola pro self_liar, ele tem uma visão de mundo bem particular.
    se soubesse quanto “lucra” o br-linux, certamente tentaria promover um boicote.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 3:31 pm

    Eu pagaria perfeitamente.

    Atualmente possuo assinatura de algumas revistas e não vejo problema algum em pagar. Se o conteúdo deixar de me atrair eu deixo de pagar.
    Simples assim…

    self_liar (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 4:26 pm

    Carlos Cardoso seja mais educado e pare de apelar para as tradicionais generalizações de software livre =hobby, comunismo ,terrorismo e etc….

    É você que deve merecer um HELLO. Se a empresa precisa manter a instituição viva que então inclua o custo agregado ao produto.

    Acho que não caiu a real .Assinatura dá o direito de USO e nada mais .A pessoa até pode copiar o conteudo para um site de torrent ou um share da vida .Mas ainda sim estará protegido por copyright e não poderá ter a situação legalizada.

    Acho que é interessante a assinatura,mas vamos imaginar que o numero de assinantes aumentem e aumente os ganhos da empresa .E sempre as pessoas só podem ter o direito de uso,mesmo que ela já tenha ganhado muito e pago todo o custo da produção. Será que um dia a empresa pode falar assim “Já ganhamos muito e agora este artigo está licenciado sobre uma licença livre.”,porque acho sem sentido as pessoas pagarem ,pagarem e pagarem ,mas só terem o direito de usar o conteúdo e ainda sob pesadas condições.

    Phillipe

    Embora eu saiba quanto o br linux possa ganhar , sei que o conteúdo aqui está licenciado sob a gnu FDL ,inclusive os comentários.

    E eu tenho flashblock e adblock aqui ;)

    cardoso (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 4:54 pm

    Quando uma empresa fizer isso deixa de ser empresa e vira uma ONG. Avise se conhecer alguma assim, para que eu nunca sequer sonhe em comprar ações dela.

    self_liar (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 4:58 pm

    Se é ong ou uma empresa o que importa é entregar os serviços e pagar quem os produziu.

    self_liar (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 5:22 pm

    Ah e posso dizer que o capitalismo moderno de hoje é um jogo, um grande cassino de roubos e criação de dinheiro.

    A marilena chaui já dizia isso há algum tempo!

    Rafael (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 5:54 pm

    Meu Deus… Marilena Chaiu é A Verdade suprema. A mesma que se calou vergonhosamente diante do mensalão. Ah me lembrei, ela não se calou, mas sim falou que o mensalão era “construção fantasmagórica” da mídia.
    Ah, a mídia, esses malvados que querem ganhar dinheiro.

    Esse papo comunista me dá uma preguiiiiiiça..

    Renato (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 8:30 pm

    Prefiro conteúdo gratuito =D

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 8:48 pm

    Se eu pudesse reaver meu dinheiro de volta por tanta propaganda que vejo em muitos sites de pouco/valor conteúdo, eu ficaria menos pobre… Não é o caso do br-linux.org, que adoro e até as propagandas tem bom conteúdo… Fui…

    cardoso (usuário não registrado) em 21/03/2010 às 12:10 am

    “Carlos Cardoso seja mais educado e pare de apelar para as tradicionais generalizações de software livre =hobby, comunismo ,terrorismo e etc….”

    “Ah e posso dizer que o capitalismo moderno de hoje é um jogo, um grande cassino de roubos e criação de dinheiro.

    A marilena chaui já dizia isso há algum tempo!”

    Obrigado, trollzinho, por se contradizer de forma tão explícita.

    O Philippe tem razão. Vou voltar a ignorá-lo.

    Henrique (usuário não registrado) em 21/03/2010 às 1:23 am

    Sempre haverá gente disposta a pagar por conteúdo, principalmente porque produzir conteúdo de boa qualidade não é fácil nem barato.

    Tenho medo de um mundo em que só se lêem blogs. Não dá para comparar a qualidade do material encontrado em um livro, ou num artigo de uma boa revista com o que você vai encontrar na maioria dos blogs. A não ser que você só leia Capricho e o blog da Marimoon.

    self_liar (usuário não registrado) em 21/03/2010 às 10:34 am

    Cardoso

    Acho quen não entende e assim prefere atacar as pessoas .

    O capitalismo atual é uma doença .Não disse que todos os capitalismos são assim ou que tudo do capitalismo é assim.

    Não existe contradição aqui.O socialismo é um capitalismo de estado .E de novo , você pensa que os dois sistemas são a ultima solução. Se a pessoa defende um você conclui que ataca o outro.Como somente estes dois modelos fossem possiveis.

    self_liar (usuário não registrado) em 21/03/2010 às 10:38 am

    O que me deixa muito triste e parece que existem pessoas dispostas a defender isso é como o sistema de copyright de hoje é tão injusto.

    Será que ninguém pensou que este copyright é uma roubada?! Que os donos do copyright podem ganhar um dinheiro indefinido através do tempo ilimitado do copyright?

    Será que não dá pra fazer o jeito tradicional ,como comprar um carro por exemplo ?! Pagar 20000 reais e o carro é todo seu?

    Por que as pessoas pagam e pagam e pagam para a microsoft e o software nunca podem ser delas realmente?

    cardoso (usuário não registrado) em 21/03/2010 às 11:30 am

    “Tenho medo de um mundo em que só se lêem blogs. Não dá para comparar a qualidade do material encontrado em um livro, ou num artigo de uma boa revista com o que você vai encontrar na maioria dos blogs.”

    Exato. Isso custa DINHEIRO, é inviável um blogueiro passar 15 dias pesquisando para fazer uma matéria, ou viajar para um monte de países por 2 anos, como no caso de muitos livros-reportagem.

    Nenhum modelo funciona pra todos os casos.

    MY NEW TIPS (usuário não registrado) em 21/03/2010 às 12:09 pm

    acredito claro no post… muitas pessoas pagariam e muito dinheiro para divulgar seu conteudo online

Este post é antigo (2010-03-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.