Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


8 telas antecipando o visual do Chrome OS

Qual será a cara do Chrome OS, que chega até o fim do ano? Oito imagens divulgadas pelo Google mostram um pouco do sistema operacional.

Alguns esboços têm sido divulgados oficialmente pelo Google no site The Chromium Projects, na área de experiência do usuário. Nesta semana, o TechCrunch acabou descobrindo algumas telas que só foram colocadas no ar recentemente. Dei uma vasculhada no site e achei outras. O visual vai bem além da tradicional janela de browser, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Não há nenhuma informação, por exemplo, sobre se será possível usar a área de trabalho ou se haverá um gerenciador de arquivos.

Vale destacar que não se trata do design final do Chrome OS, mas é bem provável que o sistema fique bem parecido com o que se vê nas imagens do link a seguir. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Glauco (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 4:29 pm

    Esses aplicativos “flutuando”, esta parecido com o “Project Looking Glass” da antiga Sun.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Project_Looking_Glass

    Frank (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 5:02 pm

    O Looking Glass, hoje finado, foi inspiração de muita coisa que vemos em áreas de trabalho dos vários sistemas operacionais disponíveis, como os docks do MacOS.

    Pedro Mariano (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 5:25 pm

    Me parece que este Chrome OS nada mais é do que um front-end para se utilizar serviços online da Google.Inc

    Curioso (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 5:47 pm

    Realmente o Google esta atacando em todas as áreas, Pcs, Celulares, Pads, Netbooks, TVs,… colocando o seu SO nestes equipamentos.

    Hoje sim vejo uma grande ameaça ao reinado do Windows, e também dos MACs, até o Linux vai perder com esta ascensão do Google. Sei que eles utilizam o Kernel Linux modificado no seu SO. E o ambiente gráfico é baseado em que?

    Hoje vemos o navegador Chrome avançando cada vez mais, vemos celulares com Androide melhores que o todo poderoso IPhone. Agora vem com um novo conceito de Desktop, baseado nas nuvens em cima do Chrome OS, se este SO também trabalhar offline, vão dominar também os Desktops. Apesar que o Androide ja esta ai para isso.

    O Linux por suas razões ideológicas nunca conseguiu parcerias com grandes empresas, marcas, na área de tecnologia de hardware. Quem dominava estas parcerias era a Microsoft e Apple. Ja o Google faz disso o grande diferencial, fez parcerias com os grandes fabricantes e logo logo estara no topo.

    Se continuarem com esta política de software free vai ser muito bom, mas neste mercado o melhor para os usuários é ter concorrência.
    Estamos vendo surgir o inicio da dominação dos SO para Computadores, Celulares, TVs,… como ja dominam também a Internet.
    Só espero que usem todo este poder para o bem.

    “Sera que esta surgindo o anti-Cris..to” – brincadeirinha…

    Marcos (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 5:47 pm

    @Glauco, se não me engano a empresa onde estavam os desenvolvedores do Looking Glass foi adquirida pelo Google há uns meses. Provavelmente na compra veio as patentes do projeto.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 8:47 pm

    Sinceramente? Eu passo. Utilizar um sistema que se baseia na ‘nuvem’…
    Não confio. Ainda mais pelos serviços de dados existentes no nosso país.

    luiz (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 11:09 pm

    Cada vez mais eu me convenço que essa vai ser uma invensão do Google que eu não vo usar.

    Diogo (usuário não registrado) em 22/05/2010 às 3:29 am

    O Google vai fazer cmo fez com o Android, se apoderar do Kernel e ninguém vai dizer que é Linux.
    Cai por água a baixo todo o trabalho do Linux até aqui.

    ioca100 (usuário não registrado) em 22/05/2010 às 10:23 am

    Lembro-me sempre, que há um tempo atrás, muita gente queria que o Google lançasse um sistema operacional para dektop, vamos ver.

    ioca100 (usuário não registrado) em 22/05/2010 às 10:24 am

    errata: desktop

    DF (usuário não registrado) em 22/05/2010 às 11:02 am

    Diogo,

    A Google não precisa se apoderar do kernel linux e ela já provou que não quer isso, ao incluir código desenvolvido para o android de volta ao próprio linux.

    Ela simplesmente não precisa criar um fork do kernel. É perda de tempo e energia, até porque o kernel sozinho não faz nada.

    Ela JÁ CRIOU o androis como um novo sistema operacional, bem diferente das distribuições linux tradicionais, compartilhando pouca coisa além do kernel linux. É mais ou menos como a Apple fez com o BSD, mas em uma escala menor.

    renato (usuário não registrado) em 22/05/2010 às 2:06 pm

    legal

    luiz (usuário não registrado) em 22/05/2010 às 3:10 pm

    Diogo,

    Se o que você quis dizer eh que o fato do Google lançar um SO usando o kernel Linux eh uma coisa ruim, viajase legal.

    Diogo (usuário não registrado) em 22/05/2010 às 8:30 pm

    @luiz,
    Eu não disse que era coisa ruim, só disse que os créditos não serão dados, assim como é com o Android.
    Não consigo ver o que o Android tem pra ser outro S.O., só o fato de usar uma interface gráfica fora do tradicional nas distribuições?
    Pra mim, Android é sim uma distribuição Linux, como o Maemo é.

    Hell (usuário não registrado) em 22/05/2010 às 9:57 pm

    @Diogo

    É esse o ponto, o linux é somente um kernel e nunca foi um sistema, para mim acho boa coisa pois dará oportunidade de o kernel possuir maior compatibilidade de hardware assim como houve com o Android, de forma que até o Maemo agora Meego também se aproveitou assim como o Android se aproveitou do Meemo.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 23/05/2010 às 12:20 am

    A grande vantagem do Linux é justamente essa flexibilidade.

    kristiang (usuário não registrado) em 23/05/2010 às 2:08 pm

    @Curioso,

    Li em um site de noticias americano não tem muito tempo que o ChromeOS está sendo desenvolvido em parceira com a Canonical por contrato, então este receio de que o Linux tambem vai perder acho que não se justifica. O Ubuntu tem se mostrado um sistema muito bom, eu mesmo migrei em definitivo agora para o Ubuntu 10.04, usava com alguma regularidade desde a versão 8.04, e apesar de manter o XP em meu notebook, o mesmo está lá só para algum desenvolvimento profissional com softwares legados. No inicio fui muito contra e critico ao ChormeOS, mas cada vez mais vejo que o mesmo é necessário em um mundo onde menos se tem controle (e isso é bom) sobre o desenvolvimento de software. Digo isso porque as ameaças digitais aumentam em escalas logarítmicas – vi reportagem em um jornal onde afirmavam que o crime digital no mundo já tinha superado o trafico de drogas, e cada vez menos o usuário comum quer saber como as coisas funcionam ou como recuperar seu sistema a cada 6 meses devido a pragas digitais. Com tudo na nuvem e atualizações automáticas, estaremos mais seguros e novas tecnologias poderão despontar, desde movimentações financeiras a backup automático de seu ambiente em caso de migração, aquisição de novo hardware. O grande senão é resolver a equação do custo do acesso movel a Internet (3G, 4G), visto que m nosso país os preços são proibitivos…

    aleheavyjack (usuário não registrado) em 23/05/2010 às 5:15 pm

    @kristiang,
    O grande senão é privacidade, coisa que anda tão propositalmente desvalorizada hoje em dia que nem parece mais que nela existe embutida a questão do poder. Poder não só de ver o que você faz e o que você é, mas de entregar essa informação a quem quiserem sem você saber. A uma empresa em que você se candidata a um emprego, por exemplo? o que você acha disso?
    Você poderia dizer: “não tenho nada a esconder”. Que bom! isso apenas significa que você leu direitinho a cartilha padrão de comportamento e se mantém dentro dos limites do que querem de você. Ou seja, mais uma vez: poder.
    Lógico que é esse o senão.
    Mudando de assunto, tudo indica que o chamado GNU/Linux vai deixando cada vez mais o “GNU” para um passado de origem, apesar de ainda hoje ser forte em tudo o que o GTK tem para contribuir, o que inclui o Chrome (navegador). Mas ao que parece a tendência é o Linux ir se “descolando” do GNU e servir de suporte kernel a outros estilos de projeto.

    Davi Dalben (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 11:03 am

    Bem, eu sou usuário de vários computadores (netbook, casa, trabalho…). Já uso GMail, Google Agenda e Google Docs com opção off-line ativa, uso Zumo Drive com cache local de 100% dos arquivos e sincronizo os bookmarks do Google Chrome. Para mim, tanto faz estar conectado ou não à internet, que 90% do meu trabalho pode ser feito e ainda tenho a vantagem de sincronizar tudo o que eu faço assim que consigo uma conexão.

    Se o Google Chrome OS tiver o mesmo conceito, para mim será ótimo. No dia em que a neura da falta de privacidade me atingir, mudo para Linux, Windows, Mac, sei lá…

    Não pensem que Google Chrome OS será para todos os usuários. Assim como Mac não é, Windows não é, e Linux também não é. Como OPÇÃO, parece que será muito bom.

    Lewis (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 11:34 am

    @DF

    A Google não mandou mais patches para o Linux e mantem um Fork do Kernel sim!

    Eles esperam voltar a contribuir para o Kernel, mas isso ainda não tem acontecido.

Este post é antigo (2010-05-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.