Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


7 dicas e truques do KOffice

Quem vem acompanhando o desenvolvimento dos aplicativos de escritório em código aberto sabe que as versões recentes do KOffice vêm se destacando – são mais leves, mais rápidas e com uma interfgace mais moderna, agradável e eficiente.

Se faz tempo que você não experimenta este aplicativo, sugiro instalar a versão corrente e gastar alguns minutos explorando os recursos dos seus componentes (KWord, KSpread, KPresenter, Krita, etc.). E vale a pena dar uma olhada também nas 7 dicas e truques do linuxplanet.com, que podem ajudar a perceber diferenciais ou encontrar vantagens que você não perceberia num rápido teste livre. (via linuxplanet.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 5:16 pm

    Ele já abre/edita arquivos do MicrosoftOffice (doc, docx, xml etc)?
    Acho que é remar contra a maré não ter suporte para esse tipo de documento.

    Estava muito empolgado em usar, mas infelizmente sem isso não tem como.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 6:02 pm

    @Tilt,

    .Doc Acho que sempre abriu, claro, sempre tem o que melhorar, principalmente no jogo de adivinhação que é fazer Engenharia reversa.

    Mas agradeço ao Linus e FSF por remar contra a maré e criar um sistema operacional. Ao pessoal do Firefox por criar um browser novo e melhor.

    À todos esses “chatinhos do contra” ;) .

    _Alexandre_ (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 6:07 pm

    Outro problema é a falta de estabilidade do koffice. Editar um texto sabendo que a qualquer momento a janela vai fechar na sua cara…

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 6:33 pm

    Mais leve e mais rápido que o OOo ele não é não, pelo menos por enquanto. Eu testei as versões depois do 2.0 e nenhuma delas abre mais rápido ou se comporta de maneira mais leve que o produto da Sun. E eu digo isso sendo um fan assumido do KDE e um torcedor fervoroso para um futuro brilhante para o Koffice.

    Fellype (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 6:33 pm

    Gosto do KOffice pela leveza e pelo fato de ser possível abrir e editar alguns (bastantes) arquivos em pdf.

    @Weber Jr. : Será que não daria pra aproveitar algum código já desenvolvido pelo OOo no que diz respeito ao suporte a arquivos MS?

    @_Alexandre_: Ainda nos tempos de win95/98, eu acostumei a usar com bastante frequência as teclas Ctrl+s, devido à instabilidade do SO. Quando passei a usar Linux, tive que manter o costume, pois, neste caso, a instabilidade não é no SO, mas sim nos programas. Eu chamo isto de “Lei da Conservação dos Problemas”. E é algo que acontece em várias situações cotidianas :(

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 7:42 pm

    @Fellype

    “Será que não daria pra aproveitar algum código já desenvolvido pelo OOo no que diz respeito ao suporte a arquivos MS?”

    Do pouco que eu já vi da arquitetura do OOo.. é daqueles casos que dá vontade de dizer “ok, vamos começar do zero que é melhor” haha.

    Brincadeiras a parte, imagino que seja possível. Além disso, na capa do site do Koffice fala de uma notícia que eu tinha visto e não lembrava na hora do meu outro comentário:

    “KOffice is currently in feature freeze before the upcoming release of version 2.1. The MS 2007 filters will be available to end users from version 2.2 which is planned to be released in Q2 2010.”

    A Nokia cooperou para fornecer suporte (somente leitura por enquanto) para o Maemo. Uma espécie de Koffice-Viewer. Então devem estar implementando isso até Julho.

    Eu não tenho usado o KOffice. Meu Desktop de trabalho, que mais uso, é KDE 3.5, então fico com o OOo mesmo.

    Ainda achei o KOffice meio instável, era uma recém lançada versão 2.0. Precisa melhorar muito, mas o Koffice por estar ligado ao KDE tem mais chance de ter código mais claro e ser mais leve que o OOo .

    Como disseram em outro comentário, tomara que a Oracle dê um gás no OpenOffice.

    Beto (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 10:45 pm

    Eu usava direto as versões 1.X, chegou a ser muito estável. Migrei para o KDE4, e no momento estou usando o OOo, e estou bem satisfeito. Estou aguardo as novas versões se estabilizarem, pois vai ser a melhor suite office, mais leve, com melhor arquitetura e integração com o ambiente, e pensado de maneira mais moderna e não ortodoxa como o MS Office e todos os outros.

    exec() (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 11:57 pm

    Bem, não sei se sou o único, mas minha simpatia pelo KOffice não é das maiores.

    Diogo (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 12:00 am

    Como eu não trabalho freneticamente com documentos, pra mim, o OOO é perfeito! Mas acho bom que existam outros concorrentes bons. Quanto aos formatos, eu nem ligo, não salvo nada no formato da MS mesmo, se alguém me manda um arquivo em docx e ele não abre, eu devolvo o e-mail e peço para salvar em outro formato e já mando o link do OOO.

    Uma vez o professor da minha irmã não aceitou o trabalho escolar dela, feito no writer, pediu pra ela salvar em doc, ela chegou em casa e me contou. No outro dia fui com ela na escola e chamei o professor, paguei um sapo pra ele e chamei o diretor. Resultado? A escola agora tem OOO e MS Office instalados nas maquinas e são obrigados a aceitar trabalhos em qualquer formato.

    Eu (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 3:49 am

    Gostei do koffice tá realmente melhorando bastante, mas por enquanto fico com o SOftMaker Office :D

    Everton (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 10:48 am

    Naum conhecia esse tal de KOffice…mas ateh q naum eh taum ruim ^^

    psicoppardo (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 11:12 am

    uso OOo, mas torço muito pelo sucesso do Koffice, pelo tipo de licença e etc, acho que o seu desenvolvimento é mais rápido, agora penso que se tivesse mais gente (comunidade) envolvida no projeto os resultados seriam melhores, a começar por mim que no mínimo deveria usar a suite.

    Acho a ideia do koffice muito boa, por usar qt apenas e não ser igual oa openoffice que usar algumas biblitecas propias e usa java também é bem mais pesado. Mas infelizmente, mesmo depois de todos esses anos não dá para usar, pelo simples fato dele simplismente fechar do nada … Somado ao fato dele não abrir corretamente documentos feitos no openoffice ( ele abre bem melhor um .doc) impossibilita seu uso. Torço para que um dia esses problemas sejam sanados, mas por enquanto tenho que ficar com openoffice mesmo.

    Silvio (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 7:15 pm

    Bom, instalei aqui no Kubuntu 9.10 com KDE 4.4 RC, vamos ver no que vai dar.

    elias (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 10:39 pm

    a incompatibilidade entre koffice e openoffice me parece absurda. qual dos dois implementa o odf corretamente? nenhum dos dois?

    nao estou criticando o formato — demorou muito tempo pros padrões da w3c serem levados a sério, por exemplo. hoje em dia html e css é muito compatível entre browsers sérios.. espero que esse seja o futuro do odf.

    mas essa situação do odf é constrangedora, né?

    self_liar (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 11:40 pm

    Elias

    Para mais informações , visite o blog do Jomar .

    É um dos melhores que conheço sobre odf.

    http://homembit.com/

Este post é antigo (2010-01-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.