Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


5 dicas para fazer o Ubuntu ficar mais parecido com o Mac OS X

Antes de prosseguir, vou opinar: de modo geral, as “receitas” para fazer alguma distribuição de Linux parecer com outro sistema operacional não vão muito longe neste objetivo – às vezes até replicam alguma parte do visual e comportamento a ponto de impressionar positivamente numa breve observação mas, ao operar o sistema, os limites da similaridade logo se tornam evidentes e podem colocar a perder o objetivo de quem inicialmente buscou promover a imitação.

Mas algumas receitas são melhores do que outras, e não duvido que alguém acredite sinceramente ter uma boa razão para fazer o seu ambiente de trabalho Linux imitar o visual e comportamento de outro sistema. Para essas pessoas, este artigo do OMGUbuntu apresenta um conjunto de dicas para colocar no Ubuntu sucedâneos de uma série de elementos do Mac OS X.

Entre os elementos mencionados, estão a dock, o efeito de minimização Genie, os menus de aplicativos no topo da tela, o Finder e uma série de aplicativos.

Pessoalmente gosto do visual e comportamento default do Ubuntu, e acho que quem prefere os do Mac OS X fará melhor se usá-los diretamente. Mas para quem discorda, fica a dica! (via omgubuntu.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 8:46 am

    Se a pessoa gosta do MacOS X, por que não usa o sistema original?

    Marcelo (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 8:53 am

    Rapidamente me ocorrem 2 motivos:

    Por motivos econômicos: é caro.
    Por princípio: não é livre.

    leonardo (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 9:26 am

    Puxa acho super legal isso, linux e flexibilidade :D
    Ele se adapta bem em qualquer lugar, agora tenta deixar o OS X ou windows igual ao linux, não tem como, mas você deixar o linux igual a eles é fácil.

    Adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 9:35 am

    @leonardo
    Com certeza os Gerenciadores de Desktop do Linux são muito flexíveis.
    Mas prefiro que esta flexibilidade seja utilizada para prover uma melhor experiência com o usuário do que ficar imitando a cara de outros sistemas.

    ioca100 (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 9:45 am

    Já usei o tema do Mac Os X, mas hoje gosto mais do Gnome-shell com Docky e o tema Ambiance-Maverick-beta no Lucid.

    ioca100 (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 9:46 am

    Esqueci de dizer que uso as fontes do Mac.

    Smaug (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 10:03 am

    Eu sei que isso dificilmente seria possível, MAS eu nunca vi ninguém que usa Windows ou Mac dizer: “oh, como seria legal meu sistema poder imitar uma distro Linux!”.

    Complexo de inferioridade evidente, isso de copiar o desktop dos outros. Vamos crescer!

    Tiago (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 10:23 am

    Eu sempre digo: se quer Mac, compre Mac! Se quer windows, compre Windows.

    Esse tipo de comportamento de fazer o linux ficar visualmente igual ao Mac e/ou ao Windows é mais uma prova da falta de identidade visual desse sistema. Afinal, o KDE nasceu copiando o windows e o gnome nasceu copiando o Mac. Devido tanta falta de identidade, nada mais natural que a as pessoas tentem colocar seus linux a imagem e semalhança de um Mac.

    @Marcelo
    Isso não é desculpa. Ou melhor, a desculpa do aleijado e a muleta. É a mesma coisa de falar: eu quero um tênis Nike, como eu não tenho dinheiro, eu compro na feira! O Certo é criar uma identidade visual para o linux que seja inédita e revolucionária. Como a Apple fez.
    Isso que você disse não passa de pirataria. Quer que eu prove? O design do Mac OS é patenteado. Se você não paga nada para a Apple, você está roubando. E Software Livre não tem nada a ver com Software Roubado! Se quer um Mac SO X, compre uma Macintosh

    Tiago (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 10:31 am

    Heheh, legal, todos os comentários do blog estão criticando essa atitude.

    Eu gostaria de fazer uma proposta para criar uma identidade visual para o linux. Diferente do Mac e do Windows (logo, diferente dessas tranqueiras que existem para linux, como KDE ou Gnome).

    Eu já fiz vários exercícios, e confesso: é difícil, muito difícil.

    Quem sabe eu não consigo criar um movimento para isso. Tenho só que descobrir como começar!

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 10:34 am

    >>> Se a pessoa gosta do MacOS X, por que não usa o sistema original?

    Porque essa pessoa acha legal a parte gráfica, não o sistema.
    Meio óbvia essa sua pergunta.

    Bom vamos la, achar que gnome copia mac e kde copia windows e apagar a historia do software e usabilidade. O macOS copia o sistema desenvolvido pela xerox, laaaaa atras, mas nem porisso fica todo dia as pessoas falando e jogando na cara do esteves que isso e plagio.

    Sempre hove formas de se alterar a interface do windows e mac, usuarios mais experientes sempre fizeram isso, e isto nao sinonimo de inferioridade, mas busca por uma experiencia de usuario satisfatoria, ate porque sistema perfeito e 100% original nao existe.

    Particularmente acho que o tem padrao do ubuntu 10.04 tem muitos problemas de usabilidade, prinicipalmente nas cores e constrastes, entao se as pessoas o querem mais aqua, luna ou aero e isso as satisfaz, otimo!!!

    @Tiago, exagerou no “roubado”. Pode até dizer “Infringindo patentes válidas em alguns poucos países do mundo”, mas roubado é exagerar. Não que eu aprove o comportamento de imitar os outros ambientes. Não.

    Eu mesmo não tenho Windows e nem quero saber de Windows. Mas, no meu KDE, uso um plasmoid que imita a lista de tarefas do Windows 7, que eu achei muito interessante, por ser bastante compacta e simples.

    Quero um Windows 7? Não. Estou roubando a Microsoft? Creio que não.

    Eu não sou tão radical a ponto de dizer “quer algo parecido com um Mac? Então compre um Mac”. Acho que tem N coisas legais que o Mac tem e M coisas legais que o Windows tem e que não acho ruim que sejam usados nos ambientes do Linux.

    Os ambientes do Linux são extremamente flexíveis, principalmente o KDE. Eu gosto de tirar proveito desta flexibilidade. Isso não é ruim. Quem não gosta de personalizar que use o comportamento padrão. Ambos KDE e GNOME tem um comportamento padrão bastante consistente (tirando o nautilus que abre uma pasta em cada janela).

    Eu nunca usei um Mac, mas não consigo imaginar o que de tão mágico este sistema poderia ter. Ao menos pra mim. Pra mim o GNU/Linux/KDE/gcc/Kdevelop/bash/e/tudo/mais estão em atendendo muito bem.

    Desempenho? Sim, sinto que na minha máquina o KDE não tem uma performance tão boa quanto o Windos 7, por exemplo. Sim, já vi pessoas com um note igual ao meu rodando o Win7 e me pareceu mais fluido que o KDE (ah sim, tô usando o KDE 4.5, que saiu nesta semana).

    Mas isto não é justificativa, para mim, de querer trocar.

    Ah sim, do Mac eu uso o menu global e o efeito éxposé :-)

    Illidan (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 11:54 am

    Smaug, se eu tivesse um macbook pro usaria macOSX + Openbox =)

    Rayzen (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 12:00 pm

    Concordo plenamente:

    Eu sei que isso dificilmente seria possível, MAS eu nunca vi ninguém que usa Windows ou Mac dizer: “oh, como seria legal meu sistema poder imitar uma distro Linux!”.

    Complexo de inferioridade evidente, isso de copiar o desktop dos outros. Vamos crescer!

    @Rayzen, a diferença é que 99,99% dos usuários de Linux conhecem Windows e Mac (mesmo que não tenham usado, como eu), mas nem todos usuários de Mac e Windows conhecem Linux. O pessoal do Mac normalmente é mais mente aberta e tem coragem de experimentar o Linux, mesmo que não cheguem a usar. Mas a maioria absoluta dos usuários Windows nunca viu um Linux. Se viu, foi um das casas bahia.

    Como querem que um usuário Windows queira ter um computador com cara de Linux?

    Ficar parecido ou com o mesmo compartamento tem uma utilidade grande: ajuda a um ingressante no SO a se familiarizar com a forma de trabalhar.

    Exemplo: achei muito válido o recurso do Ubuntu de colocar o botão fechar, minimizar e maximizar no começo da janela, muito mais ergonômico pra monitores grandes.

    Só que acostumei tanto com o jeito do Windows que acabo fazendo o esforço dobrado, tendo de mover o cursor até o final da janela, lembro que nao é mais lá e então volto. heheheh

    Daí mudei a configuração pra ficar igual ao SO que sou ambientado a trabalhar.

    Mas o Linux tem sim ambientes originais, como o Elingtment (nunca lembro como escreve direito).

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 12:23 pm

    Muita gente anda por aí fazendo Hackintosh. Ora, clonar o visual do Mac é tão ilegal quanto fazer um hackintosh (na pratica nenhum dos dois é ílicito, visto que se você obtém uma cópia legal do mac pode instalá-lo no PC e não há, constitucionalmente, nada que a Apple possa fazer). Então, não vejo grandes razões para “macficar” meu sistema Linux. Principalmente, porque Ubuntu deu saltos quânticos em termos de usabilidade do Linux.

    Agora, como o Marcosalex disse, para simular um visual bonito, nada melhor que o Enlightenment.

    Amargo Silva (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 12:33 pm

    Eu prefiro esse visual do MAC, é muito bonito e fácil de usar, não gosto de ficar usando essas telas pretas, estamos em 2010, computadores muito mais rápidos, porque não usar coisas gráficas e cheia de botões…. Por que não?

    Eu odeio TERMINAL, alias dei graças a deus quando o Ubuntu botou um splash screen no boot, tapando aquelas coisas na legais do boot do kernel.

    KDE e GNOME, uma maravilha!!!

    Liberdade sempre, liberdade da comunidade! Isso é Linux.

    Pronto desabafei!

    Leco de Matos (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 12:42 pm

    Esse tipo de post a gente logo vê um monte de Stallman comentando, liberdade não é isso ? usar da maneira que melhor lhe convém.

    Mas na cabeça da galera liberdade e somente ter que usar o software livre do jeito que ele é, é a porra de moder modificar, isso nao e liberdade ?

    Parabens pelo artigo, vc usou bem sua liberdade.

    Thiago A. (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 1:43 pm

    Uma coisa que ninguém se tocou na discussão é que o Linux é fundamentado na cultura UNIX. É comum encontrar gerenciadores de janelas que emulam outros ambientes famosos, tanto em aparência quanto em usabilidade, geralmente com algumas modificações: como o WindowMaker em relação ao Nextstep, ou o FVWM 95 (fork do FVWM) em relação ao Windows 95. Estes ambientes estão longe de serem imitações completas, mas aqui e acolá adotam coisas interessantes de ambientes gráficos “consolidados”.

    Eu acho totalmente válido aproveitar coisas que outros ambientes têm de bom para chegar em uma interface final. As melhores inovações foram criadas em cima de elementos consolidados. Eu encaro a intenção desse artigo como um showcase de opções tipo “vejam o que é possível fazer”. Claro que vai ter gente que vai aplicar todas as sugestões só para se sentir em um mac. Na minha humilde opinião, e não acho que seja radicalismo, se quiser usar um mac compre um mac, e você terá toda a experiência específica dele. Eu amo a liberdade e o poder do Linux, e acho a interface/usabilidade do GNOME e do KDE bastante próprias, e que mesmo assim usam boas idéias de outros ambientes.

    Eu mesmo estou usando o docky há algum tempo e mantendo o restante do ambiente GNOME, pois ele adiciona um recurso visual/acessível/usável interessante no meu ambiente de trabalho. Não gosto do mono, mas tenho que admitir que não temos outras opções de dock com a mesma qualidade.

    Rafael Correia (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 1:44 pm

    Abrimos o código e fechamos a mente. Fantástico isso.

    erico (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 2:16 pm

    @bebeto, o macosx so e licenciado para ser usado em maquinas apple.

    Frank (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 2:40 pm

    Nos comentários aí acima chegaram a dizer que o KDE nasceu copiando o windows. Não sei. A história que conheço é que tanto KDE quanto Windows criaram suas primeiras GUIs baseando-se na do CDE/Motif. Fiz uma rápida pesquisa na internet e encontrei screenshots antigos que compartilho com vocês. Reparem nas semelhanças:

    CDE
    KDE 1.0
    Windows 3

    É bom lembrar também que o próprio nome KDE foi inspirado no CDE (só que o K não quer dizer nada hehe).

    Thiago A. (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 2:43 pm

    Bons tempos que o XFCE era um clone aprimorado do CDE.. usava com gosto e sinto realmente saudades

    @erico

    No Brasil a Apple não poderia acionar judicialmente ninguém por usar o MacOS X em um PC genérico.

    No Brasil, exigir que MacOS X rode só em máquinas da Apple é venda casada, ilegal no Brasil portanto.

    Esse é o entendimento de diversos especialista já.

    A Apple, no Brasil, não pode condicionar o uso do MacOS X à presença de hardware da Apple, já que técnicamente é perfeitamente possível rodar ele em outro hardware. A lei entende que se a possibilidade técnica existe, não se deve obrigar ninguém a ficar com só uma possibilidade que interesse ao fabricante.

    Seria como exigir que carros da GM usem apenas peças fabricadas pela GM. Ela não pode exigir isso.

    Ela pode não dar garantia para isso, mas exigir a venda casada ela não pode.

    Bremm (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 4:21 pm

    @ Thiago A.

    Eu ainda uso o Xfce, e aprendi a gostar cada vez mais dele com o passar dos anos. Há uns dias, tentei usar o Openbox + Cairo-Dock e apesar de eu ter gostado da combinação (em termos de consumo de memória e velocidade, acabei voltando para o Xfce.

    Falaste no WindowMaker, obra do Alfredo Kojima e outros, que foi uma das coisas que mais me impulsionou no uso de interfaces gráficas no Linux, quando eu comecei a usá-lo, em 1995. Eu era muito “verde” na época, pois só usava o OS/2 Warp e às vezes o Windows.

    Procurando sobre o NeXTSTEP no duckduckgo, achei essa página, que cai como uma luva no tópico de hoje:

    http://www.webdesignerdepot.com/2009/03/operating-system-interface-design-between-1981-2009/

    Em tempo: os mesmos especialista dizem que usar o famoso argumento que hardware Apple e MacOS X são uma coisa só, um conjunto, não cola, já que ambos (hardware e OS) podem ser comprados separadamente.

    Uma coisa que pode ser comprada separadamente, tecnicamente não deve ser chamado de conjunto indissolúvel como alguns fans da Apple gostam de argumentar.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 4:48 pm

    Acho que tem muitos usuários do ubuntu que queriam ser usuários do mac os e não podem :P sim, isto foi sarcástico, mas faz sentido.

    “Uma coisa que ninguém se tocou na discussão é que o Linux é fundamentado na cultura UNIX.”
    Concordo 100% com o colega Thiago A. Desde o início é comum na cultura Unix interfaces baseadas em outros sistemas. E também acredito que não faz mal copiar uma interface que respeita as normas do menor esforço como a interface Apple.
    Não acho o MacOS o melhor dos SO, ele tem uns “Mistérios” que nem o suporte nem os fóruns especializados sabem responder. Quando comprei meu MacBook achei que estava fazendo o melhor dos negócios, mas alguns inconvenientes que ninguém sabe explicar me deixaram muito irritado, dei o MacBook prá minha esposa e hoje utilizo um Notebook Vaio (com Ubuntu) para meus trabalhos externos.
    Não estou falando que o Ubuntu é melhor que o MacOS, não tenho propriedade para fazer tal avaliação. Mas quando as coisas não funcionam como eu quero eu procuro nos fóruns e descubro o porque. No Ubuntu (e no GNU/Linux em geral) o que não falta é pessoal capacitado para ajudar, mesmo que eu não consiga resolver o problema (tem umas malditas teclas especiais do teclado OCZ do meu Desktop que até hoje ninguém soube me ajudar) pelo menos eu sei o porque.
    Como minha esposa não faz um uso tão massivo do MacBook ela acha ele o melhor equipamento do mundo…
    Agora uma coisa que a Apple poliu muito bem foi sua interface, muito bom gosto e funcionalidade.
    Concordo que seria legal se o GNU/Linux tivesse sua própria identidade visual uma coisa que fosse totalmente inovadora (aguardo ansioso pelo Gnome 3.0 quem sabe), mas infelizmente isto ainda não existe então o usuário procura aquilo que lhe faz ter mais conforto e produtividade no PC. Uns preferem o jeito MS de ser outros o jeito Apple, o que realmente importa é algo que faça cada um se sentir bem.
    E isso que é legal, só os usuários Linux podem usufruir o melhor dos três mundos.

    jedy (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 6:52 pm

    O engraçado de TUDO são aqueles usuários de Linux (será q usam mesmo??) que deixam claramente transparecer a vontade de que o Linux ideal seria o Linux padronizado. Nada está bom, tem muitas opções de pacotes, tem muitas opções de gerenciadores de janelas, tem muitas opções disso, daquilo, por isso que o Linux não conquista o usuário novato, por isso que o Linux não emplaca, blá blá blá blá blá!! BULL SHIT (é assim q escreve??)pra todos eles!!
    Fico pensando nesses figuras e cada vez mais tenho certeza de que, quem está no mundo errado são eles próprios, pois tem uma visão tão fechada quanto a dos sistemas operacionais que eles vivem glorificando por terem os padrões que eles tanto querem.
    Mas podem ir tirando seu cavalinho da chuva, porque o Linux nasceu exatamente para o contrário, eles nasceu para que o mundo tenha 1 zilhão de distros, pacotes, servidores de áudio, gerenciadores de janela, etc, etc.
    Isso meu caro, você e nem sua gangue de amiguinhos “padronizados” irão mudar, pq o Linux é feito por gente e pessoas são diferentes umas das outras e é por isso que temos 1 zilhão de padrões no mundo Linux e Livre.
    E o Linux vai continuar vivão pra quem não acredita, pq num tá na praça pra apostar corrida e disputar usuário desktop, ele quer muito mais, ele quer desde o relógio de pulso até clusters e mainframes, até nas máquinas de débito e crédito de todos os mercados onde o usuário padrão nem sequer sabe q ele tá lá.
    O duro é o camarada dizer q é plágio e roubo usar um desktop parecido sendo que Apple e Micosoft são os maiores ladrões do mundo da tecnologia! Me poupe né meu véio!! Abraços

    Renyer (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 8:41 pm

    Ridículo.

    Linux é Linux! Querem um visual igual ao Windows ou Mac? Compre um!

    Willian (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 10:44 pm

    E fica a pergunta: Por que?

    Alex Bars (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 11:20 pm

    Conversinha…Leopard melhor Tema/OS, claro que vao querer colocar esse no Linux, BSD no Windows…

    Pra quem nao sabe tem gente que prefere instalar Linux num Mac do que o Leopard!!

    Marcos (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 11:38 pm

    Que a maioria das distros Linux carecem de uma identidade própria, é fato. Mas eu vejo muita evolução nesse sentido.

    Ezek (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:25 am

    Eu não uso Mac-OS, uso Windows e Linux. O que até hoje eu não sei fazer nos Apple é redimensionar a tela puxando pelas extremidades – Pergunto, pode usar os quatros cantos? E também não sei como colocar as janelas organizadas na horizontal, vertical ou em casacata? Sem contar que aqueles mouses (mice!..) com apenas UM botão é de matar…

Este post é antigo (2010-08-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.