Antes de prosseguir, vou opinar: de modo geral, as “receitas” para fazer alguma distribuição de Linux parecer com outro sistema operacional não vão muito longe neste objetivo – às vezes até replicam alguma parte do visual e comportamento a ponto de impressionar positivamente numa breve observação mas, ao operar o sistema, os limites da similaridade logo se tornam evidentes e podem colocar a perder o objetivo de quem inicialmente buscou promover a imitação.

Mas algumas receitas são melhores do que outras, e não duvido que alguém acredite sinceramente ter uma boa razão para fazer o seu ambiente de trabalho Linux imitar o visual e comportamento de outro sistema. Para essas pessoas, este artigo do OMGUbuntu apresenta um conjunto de dicas para colocar no Ubuntu sucedâneos de uma série de elementos do Mac OS X.

Entre os elementos mencionados, estão a dock, o efeito de minimização Genie, os menus de aplicativos no topo da tela, o Finder e uma série de aplicativos.

Pessoalmente gosto do visual e comportamento default do Ubuntu, e acho que quem prefere os do Mac OS X fará melhor se usá-los diretamente. Mas para quem discorda, fica a dica! (via omgubuntu.co.uk)