Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


1/3: Co-autor do DTrace sai da Oracle

Em uma nota na qual deixou perceber que a interação com usuários e consumidores piorou após a aquisição da Sun pela Oracle, Bryan Cantrill, um dos 3 desenvolvedores por trás do DTrace, anunciou que está de saída e vai procurar outros afazeres do lado de fora dos muros corporativos.

Com a medida, Cantrill une-se a nomes conhecidos em seus âmbitos de atuação conexos ao código aberto, como James Gosling, Tim Bray, Simon Phipps e outros que saíram da Oracle após a aquisição.

O DTrace, vale esclarecer, é um dos recursos pelos quais o OpenSolaris chama a atenção, por oferecer uma maneira diferenciada para que desenvolvedores e administradores analisem o desempenho do sistema operacional e aplicativos em tempo real. Já portado para o Mac OS X e o FreeBSD, ele permanece ausente do Linux, cujo licenciamento copyleft é incompatível com a licença de software livre adotada no DTrace.

Bryan Cantrill, one of the three developers behind Sun’s DTrace technology, has left Oracle. He joins the ranks of James Gosling, Tim Bray, Simon Phipps and others who have left Oracle since the company acquired Sun Microsystems. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Kovaks (usuário não registrado) em 26/07/2010 às 3:40 pm

    O Dtrace é o melhor de todos, enquanto isso no Linux tem uns 10 diferentes pra fazer a mesma coisa e pior.

    Alexadre (usuário não registrado) em 26/07/2010 às 3:56 pm

    @Kovaks

    enquanto existirem mil distros de Linux, será assim sempre.
    quando existir a boa vontade de criar uma distro para desktop e outra para servidor apenas. ai o linux vai ganhar espaço.

    @Alexandre, não precisa chegar a tanto, mas também sou favorável de menos distribuições e mais fortes, salvo pra nichos específicos.

    O pessoal prefere dividir esforços do que somar, daí nasce um monte de soluções com um recurso legal e 20 recursos faltando.

    Mas naturalmente já está havendo uma “seleção natural”, 80% do mercado Linux está com 5 ou 6 distribuições. As outras ou estão em nichos ou tem públicos bem restritos.

    Se fossem um pouco mais compatíveis entre si, eu já estaria satisfeito.

    @Alexandre

    O @marcosalex disse uma coisa muito correta:
    “80% do mercado Linux está com 5 ou 6 distribuições. As outras ou estão em nichos ou tem públicos bem restritos.”

    Ou seja, não existe essa fragmentação toda que o pessoal gosta de propagar.

    Não é desculpa.

    80% ou mais da galera usa poucas distribuições.

    Ferramentas como o DTRACE são magnificas. Falta apenas um equivalente à altura no Linux. Mas a fragmentação das distribuições não é desculpa para isso.

    Kazuo Teramoto (usuário não registrado) em 26/07/2010 às 6:09 pm

    @ Alexadre, marcoalex

    Bem, posso concordar com a afirmação que existem muitas distros. Mas não concordo com dizer que isso *é* o problema. Seria o mesmo de dizer que deveríamos ter apenas uma linguagem de programação e um paradigma de programação, uma lingua (humana), uma religião, um único partido politico, um único país,…

    Cada programador, cada desenvolvedor ou grupo de desenvolvimento tem métodos e ideias diferentes de como implementar soluções. Filosofias diferentes, que muitas vezes são incompatíveis.

    Eu não acho que as pessoas preferem “dividir esforços”, o que eu acho que acontece é que as pessoas não são forçadas a unir esforços (abdicando de algumas filosofias) como acontece em uma empresa fechada por exemplo (e.g. Oracle/Sun). Cantrill é o exemplo disso, a Oracle forçou ele a seguir um paradigma de desenvolvimento para unir esforços com os outros devs, ele não podia mais desenvolver sobre essas condições e saiu.

    Se você já participou de qualquer trabalho, seja de programação seja de culinária, você já passou por isso. Se alguém quer fazer um doce e outro um salgado para matar a fome, nem sempre um macarrão com goiabada é melhor que um “Romeu e Julieta” ou um macarrão ao sugo. Se você estiver numa cozinha profissional alguém teria que desistir do seu projeto, mas se você estiver fazendo isso por prazer, o que te força a desistir? Não seria melhor ter o macarrão E o Romeu e Julieta?

    As duas receitas, servem para o mesmo proposito e tem o mesmo resultado final: matar a fome, mas elas são (quase sempre) incompatíveis e (quase sempre) não existe uma regra para determinar qual delas é melhor. É o mesmo que acontece em desenvolvimento de softwares. O limiar entre redundância ou incompatibilidade é algo extremamente difícil de definir (se possível).

    E isso não tem necessariamente haver com profissionalismo ou não. E o exemplo da culinária não ilustra bem o que acontece, mas qualquer pessoa que já desenvolveu qualquer coisa sabe que dependendo do caminha que vc escolhe, algo pode ser fácil ou difícil.

    Se uma distro A implementa o recurso 1 com facilidade não significa que na distro B o recurso 1 tb poder ser implementado facilmente, e vice-versa.

    PS. Desculpem o português, essa é quase uma lingua não nativa para mim.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 26/07/2010 às 9:40 pm

    Na nota já diz, não tem para linux porque tem incompatibilidade de licenças, só isso.

    O monte de distro já entrou no meio, já virou motivo e que falta separar melhor entre server e desktop para deslanchar.

    Pelamor.. tem Redhat, Debian e Suse melhores para servidor. Ubuntu e fedora para desktop.

    Ninguém precisa ficar estressado com as nanicas e nem usar de justificativa para a licença do Dtrace não bater com linux.

    Heaven (usuário não registrado) em 26/07/2010 às 9:56 pm

    @Kazuo Teramoto

    Concordo.

    erico (usuário não registrado) em 26/07/2010 às 11:33 pm

    grande parte do que foi chamado de “nanicas” é derivada das grandes distribuições o que garante a compatibilidade em uma ampla maioria dos recursos e softwares, logo não tem essa de que muita distro é ruim, pelo contrário.

    mas indo ao tema do post, o que interessa à Oracle eles já estão investindo , no que não interessa eles estão deixando à mingua. Ou o pessoal de opensource da sun está muito apressado e querendo receber a mesma atenção em uma empresa muito mais dividida do que era a sun…só o tempo dirá.

    Ainda espero o dia que lerei a noticia da fusão do dtrace com o brfs e com licença copyleft

    Patola (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 12:54 am

    O Dtrace é o melhor de todos, enquanto isso no Linux tem uns 10 diferentes pra fazer a mesma coisa e pior.

    Quais 10? Só conheço o SystemTap.

Este post é antigo (2010-07-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.