Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Universidades terão cursos grátis a distância em 2009

“”A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) poderão oferecer, a partir de 2009, cursos de graduação e pós-graduação a distância. O governo do Estado pretende criar, com os novos cursos virtuais, 6,6 mil vagas de nível superior e 110 mil de pós-graduação. Essa ampliação do sistema de ensino é o objeto do decreto sobre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).””

Enviado por Wilton Paulo (wiltonpauloΘgmail·com) – referência (gotchait.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 11:57 am

    Na verdade nenhum curso de escola ou universidade federal é gratuito: o custo por aluno é bem caro (especialmente em cursos de saúde). É mais correto dizer que é pago com o dinheiro dos impostos ;)

    E, na prática, cursos à distância em universidades só servem para diminuir gastos (em vários cursos é impossível pensar que há formação à distância, como Pedagogia, IMHO).

    Dizer que é grátis não equivale a dizer que é isento de custos. É perfeitamente possível um serviço ser gratuito a quem o usufrui, mas custeado por outras fontes.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 1:19 pm

    Ora, Tércio,
    Se o seu dinheiro dos impostos, – sem aumentar – reverte em novas vagas e cursos (gratuitos) em universidades públicas não é motivo para comemoração? Aliás, os cursos são gratuito porque não há cobrança direta do cidadão e não porque ele é feito só com trabalho voluntário e doações de empresas e particulares ao “Criança Esperança”.

    Cidadãos que pagam pouco ou nenhum imposto poderão concorrer ao ingresso com você, que paga muito imposto.

    Mesmo que você não se considere capaz de passar no vestibular ou não tenha tempo para cursar um curso público presencial esta iniciativa aumenta suas chances nestes dois flancos.

    Sobre sua última colocação, o Ensino a Distância pode ser eficiência na maioria das áreas de formação, mesmo porque não existe cursos de graduação 100% virtual, sempre há uma ligação com a realidade e o cotidiano. No caso da pedagogia, por exemplo, desde o primeiro ano os alunos dos bons cursos costumam fazer estágios e reflexões sobre o ambiente escolar “in loco”.

    mr groove (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 3:28 pm

    que cagada heim tercio, aparecer aqui só pra falar merda e levar cagada na cabeça…se liga cabeção!!!

    marco (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 4:22 pm

    Deixa ele, td mundo é humano e erra, pelo menos ngn foi ignorante e sim explicou de forma tranquila.

    Acho muito válido isto, assim contando com a ajuda do tempo, estamos semeando um Brasil mais educado, e quem sabe, melhor em todos os sentidos, com um povo que não mais deixará se enganar pelo políticos com promessas ínfimas como cestas básicas ou qualquer migalha.

    um abraço galera!

    Realista (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 5:20 pm

    Putz…já não estão satisfeitos com a tragédia gerada pelo “progressão continuada” ?
    Para quem não sabe, a PG foi acolhida calorosamente pelos políticos como um meio barato de “acabar” com o atraso dos alunos
    O resultado dessa irresponsabilidade foi (e é): um mar de analfabetos e analfabetos funcionais.
    Um curso à distância exige uma dedicação que as pessoas não demonstram quando fazem um curso tradicional; só se o estado cometer uma loucura do tipo “cursou passou!” (tal como é na PG ou na grande maioria das faculs particulares de esquina).
    Vão oferecer cursos de medicina ou engenharia virtuais ? Espero que não, quando um matemático erra num teorema ou um físico faz um modelo nonsense, a consequência é apenas para o indivíduo, mas no caso de engenheiros e médicos…ai…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 5:43 pm

    Parece que meu comentário não foi muito bem recebido, mas vou defendê-lo mais um pouco.

    Na universidade que estudo (Universidade de Brasília), os cursos da área de saúde exigem um gasto grande tanto da instituição como do aluno. No de Odontologia, por exemplo, a partir do 3o. semestre, os alunos devem comprar a cada semestre seus próprios materiais para as aulas, além dos livros – e ambos não são baratos. Por causa disso, alguns alunos acabam desistindo do curso.

    A Universidade, sabendo disso, concede auxílios-permanência a alunos carentes, incentiva outros a participarem de programas de iniciação científica, subsidia uma parte do preço (mas não todo) da refeição no Restaurante Universitário, entre outros, dando oportunidade para que eles consigam “bancar” sua vida acadêmica.

    Os que têm melhores condições sofrem com o aluguel caro na região, com o preço da passagem de ônibus (a maior do Brasil), o preço dos livros, etc. Afinal, Brasília é a cidade com o segundo maior custo de vida do Brasil.

    Não estou desmerecendo ninguém aqui, só mostrando que, no DF, estudar em universidade pública não é barato. Mas anseio o dia em que ninguém deixe de estudar por falta de condições.

    Eudes Cruz (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 6:17 pm

    Existem metodologias inovadoras, que podem ser usadas no ensino a distância. Alguns anos atrás, fiz um curso de extensão do MEC em parceria com universidades federais. Incluía várias atividades práticas. Aprendi muito realizando as atividas práticas sugeridas. Eu tinha que descrevê-las, e isso tornava o resultado algo único, porque ninguém descreve uma experiência pessoal igual a outra pessoa.

    Penso que as pessoas que dizem que não se pode aprender quando se faz um curso a distância não entendem o que é ensino a distância, pensam que é ler um texto e responder um questionário.

    Agora, assim como há maus professores e cursos no ensino presencial também há maus professores e cursos no ensino a distância também. E, claro, nem todos os cursos podem ser feitos totalmente a distância, e existem cursos em que a legislação exige estágio.

    No caso da Pedagogia, não sou pedagogo mas já trabalhei em escolas durante alguns anos, não vejo porque não possa ser feito adequadamente a distância, com o estágio sendo cumprido normalmente.

    Eudes Cruz (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 6:23 pm

    No comentário que fiz anteriormente , nos lugares em que escrevi “maus professores e cursos”, leiam-se: “professores e cursos ruins”.

    Desculpem o erro; foi devido à pressa e à falta de atenção.

    O importante do bom aproveitamento dos cursos à distância é que deve haver total dedicação de parte do aluno, principalmente na reserva de tempo para o estudo

    Wilton Paulo (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 10:49 pm

    Augusto…gostaria de agradecer por indicar meu blog.

    Quanto a discussão, concordo com o sippert. O importante é a dedicação do Aluno, que precisa ser além de tudo um autodidata.

    Abs.
    Wilton Paulo.

    eu gostaria de fazer uma faculdade de pedagogia mais não tenho condições de pagar uma espero ser contemplada com uma vaga depois fazer uma pós quem sabe

    Rosilene silva da costa (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 10:52 am

    olá,me atrasei muitos nos estudos, mas terminarei ainda este ano o ensino médio, gostaria muito de cursar uma faculdade, mas não tenho condições, gostaria de saber de voces onde e quem posso procurar para me ajudar.
    Tenho 35 anos, gostaria de cursar.
    Serviço Social.

Este post é antigo (2008-10-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.