Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux.com compara distribuições feitas para rodar no pen drive

Motivado pelo sucesso do Eee PC, que roda o Linux a partir de memória flash, o Linux.com testou diversas distribuições que rodam diretamente do pen drive. Após apresentá-las e descrevê-las, o autor selecionou o Damn Small Linux (entre a s mini-distribuições) e o Mandriva Flash entre as distribuições completas.

E para quem não quer desembolsar o preço do Mandriva Flash, ele ainda dá mais uma sugestão: o Pendrivelinux.

Saiba mais (linux.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Postei lá e postarei aqui… faltou o autor conhecer o Linux live, as vantagens da última versão para pendrive são muitas… eu tenho usado o GoblinX em pendrives de um jeito que não imaginava…

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 11:00 pm

    Pessoal existe uma distribuição chamada DREAMLINUX, que com apenas 3 cliques no mouse você terá uma distribuição de luxo, veloz, robusta em um pedrive, o mínimo é um pendrive de 1GB. Agora você tem a opção de personalizar a distribuição ao seu gosto tanto em estilo quanto em softwares e depois pode instalar. O site é http://WWW.DREAMLINUX.COM.BR

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 11:28 pm

    Das distribuições de Pendrive a que mais gostei foi o Mandriva mesmo. Reconheceu todo hardware que testei até hoje, deu boot no Dell problemático do serviço e é muito rápida.
    Compro o pendrive porque acho justo ajudar a manter a empresa que desenvolveu o produto. Engraçado que até hoje os únicos softwares que paguei foram todos softwares livres: Conectiva 5, Conectiva 7 e Mandriva Flash.

    O Dreamlinux usava um sistema modular oriundo do Morphix, também interressante, mas como não acompanho não sei como anda… todos os live deveriam ser modulares para permitirem a remodulação do sistema facilmente. No Slax e GoblinX basta descompactar o conteúdo no pendrive e usar um comando.
    Quando sair a versão 2.7 final irei entrar nesse mercado vendendo pendrives porque realmente acho um poderoso utilitário para livecds…

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Wallacy (usuário não registrado) em 24/05/2008 às 10:14 am

    Eu uso o openSUSE via pendrive e roda muito bem também! Com certeza as live-pen irão subistituir os live-cds futuramente.

    Eu costumo particionar minha pendrive (8GB) em fat – etx3 e swap assim como no PC para melhorar o desempenho da distro, preservando é claro a partição fat que uso como /home/ para poder acessar em instalações windows sem etx2fs e outros dispositivos (TV, SOM, DVD player, etc).

    all4us.co.cc (usuário não registrado) em 24/05/2008 às 10:36 pm

    Estas versoes para pen driver é muito boa.. mas ainda deixa a desejar… vem com muito bugs…

    eu (usuário não registrado) em 25/05/2008 às 2:31 pm

    De todas, prefiro o Mandriva pela facilidade de uso e principalmente por reconhecer tudo. Mas no EeePC ate o momento nao vi nenhuma distribuicao capaz de ser mais rapida e eficiente que o Xandros default.

    Rodrigo Menezes (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 11:20 am

    Hoje a maioria das distribuições já tem essa função. O Fedora 9 já pode ser instalado no pen drive. Você usa um CD ou DVD de instalação que tiver em casa, cria o pen drive pelo Linux ou pela ferramenta do Windows mesmo, cria o tamanho do disco que ficará disponível para gravação (persistente) e tá pronto!!!

Este post é antigo (2008-05-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.