Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox 3.0 beta 5

“Lançada nesta quarta-feira (02/04/2008) pela fundação Mozilla a versáo beta 5 do navegador Firefox 3.0. A versão final do navegador será lançada em Junho. Nesta nova versão para testes a fundação afirma ter corrigido 750 falhas encontradas na versão anterior. O Firefox 3.0 beta 5 esta disponível para download em vários idiomas e para as plataformas Windows, Unix, Linux e Mac OS X.”

Enviado por Leandro Hamid (leandro·hamidΘgmail·com) – referência (blog.mozilla.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    leandro (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 11:10 am

    Pelo visto o firefox 3 não deve passar no acid3 até o lançamento da versão definitiva. Por enquanto apenas o Opera Wingogi passou de verdade no teste, já que o webkit ainda não executa o teste corretamente.

    O que é esse acid3?

    Eu estou usando o Beta 4 desde que ele se tornou disponível no Ubuntu 8.04 beta e o estou achando muito rápido e estável.

    Minha unica bronca com ele está sendo as minhas extensões preferidas que não funcionam mais.

    leandro (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 11:25 am

    Acid3 é um teste de conformidade com os padrões da webstandards project.

    Você pode fazer o teste em: http://acid3.acidtests.org

    Clauber Stipkovic (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 11:28 am

    É um teste que verifica se a engine do browser(a parte do browser que interpreta o HTMl, CSS, etc) é compatível com os padrões de desenvolvimento.

    Abaixo esta o link para a descrição mais detalhada do teste e nele tem o link para o teste:
    http://www.webstandards.org/action/acid3/

    Eu estou com um problema de lentidão, tanto com o Firefox (2 e 3), quanto com o Konqueror, em sites com várias propagandas em flash, como o Fórum PCs. Se eu abro 3 abas do mesmo site, meu PC simplesmente para. Eu estou usando a última versão do flash.

    Mais alguém aí está com esse problema?

    Estranho essa coisa dos testes acid. Foi só depois que o IE7 e 8 resolveram correr atrás e efetivamente implementarem as recomendações W3C que os browsers puseram o pé no acelerador para passar nesses testes. Me lembro que até bem pouco tempo o Firefox ainda encontrava dificuldades no acid2, quanto menos já estar em 70% do 3! Nada como uma competição saudável (ainda que desigual), né?

    Tanto o Opera quanto o WebKit ainda não passaram completamente no Acid3 (estão resolvendo problemas de performance para a animação rodar sem dar travadas). Tem uma página na Wikipedia que está sempre bem atualizada a respeito: http://en.wikipedia.org/wiki/Acid3

    Banjo, me parece que o acid3 foi lançado há poucos meses, e os navegadores começaram a usá-lo como teste logo em seguida.

    Ark (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 5:52 pm

    Augusto, a versão 3 sim. Mas a versão 2 já existia há um tempinho. E realmente, ninguém ligava pra isso antes.

    Ark, desde 2005 venho publicando notícias sobre o desempenho do Konqueror no Acid2. Eu ligava pra isso sim.

    Pra mim, a melhor coisa sobre o FF3 foi o esmero na infraestrutura que resultou em melhor performance e menos uso de memória. FF2 ficou só no esqueminha de fazer umas modificaçõezinhas bestas na interface toda hora. O melhor suporte a SVG e uso de widgets nativos também é uma boa.

    Testei agora e o beta 5 ainda não passa 100% no acid2. Que vergonha.

    Concordo. Ainda mais porque a fundação Mozilla fazia o maior alvoroço em relação a padrões web. Ao invés disso, perderam tempo com perfumarias na interface gráfica e criando um braço comercial, além de incharem o Firefox além do que o Mozilla original pesava. Acharam que estavam com a corda toda e a M$ ficaria só olhando parada, de escanteio.

    ricardo (usuário não registrado) em 5/04/2008 às 2:45 am

    excelente! A Mozilla está com tudo. Vamos ver se fecha 2008 com uns 25% do mercado.

    E tem novo ovo de páscoa. digite about:robots na barra de endereço…

    Sezaru (usuário não registrado) em 5/04/2008 às 8:02 pm

    Sinceramente não sei porque ainda usam o firefox, especialmente usuários de GNOME/XFCE, eu desde que lançaram a versão 2 do firefox não o uso mais, estou desde aquela época até agora usando o epiphany, e simplesmente não tenho do que reclamar, é bem amis rápido, consome muito menas RAM e os plugins que realmente são importantes para o firefox se encontra no epi, agora ainda que os devs decidiram tirar de uma vez e ficar só com o webkit então irá ficar muito melhor, nada mais de gecko!
    Alias BR-Linux, bem que vocês poderiam postar aqui sobre outros browsers né? só vejo firefox, firefox, firefox e de vez nunca opera aqui.. existem muitos outros browsers livres ótimos e interessantes para se comentar!
    T+

    Sezaru, será um prazer! Envie o material por aqui: http://br-linux.org/indicar

    Sezaru (usuário não registrado) em 5/04/2008 às 8:28 pm

    opa, legal esse link, não sabia dele, vou juntar aqui um material legal sobre o Epi para lhe indicar.

    Reinaldo (usuário não registrado) em 6/04/2008 às 5:07 pm

    onde posso encontrar baixar versão beta firefox, esta 3, uso firefox e gosto do mesmo. uso desktop burrindowns

Este post é antigo (2008-04-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.