br-linux

Artigos br-linux.org
Artigos sobre Linux em bom português, originais e com qualidade

FastTrack, Gnutella, OpenNap no Linux.
Publicado em 15 de junho de 2004

Rafael Roquetto (rafaelroquetto at uol dot com dot br) nos enviou este tutorial ensinando a configurar o Gift, um excelente software P2P com suporte a conexão a rede FastTrack do Kazaa.
Muito bom para quem não quer usar o Kazaa Lite com Wine. Confiram!

FastTrack, Gnutella, OpenNap no Linux

Por Rafael Roquetto - rafaelroquetto at uol dot com dot br

Ultimamente tenho notado muitos artigos circulando na rede, em sites relacionados ao Linux, que explicam como rodar programas P2P como o Kazaa Lite no Linux. Normalmente, sugere-se que os usuários devem instalar tais programas que foram inicialmente escritos e compilados para a plataforma Windows (Win32), através da utilização do Wine - um emulador que simula a API Win32 no Linux. Realmente isso é possível, porém não me agrada nem um pouco, primeiro porque eu migrei para o Linux para fugir de programas proprietários, sendo que há muitos programas livres de melhor qualidade. Segundo porque rodar uma aplicação nativa Win32 no Linux através do Wine consome muitos recursos, apresentando lentidão durante a execução do programa e grande quantidade de bugs, enfim, o resultado nunca é o esperado.

Foi assim, baseando-me nesses princípios, que eu inicei minha busca por um programa que pudesse conectar-se à  rede FastTrack do Kazaa, e realmente eu fiquei muito surpreso com o que acabei encontrando. Após horas e horas pesquisando sites como o freshmeat.net, sourceforge e google, me deparei com um projeto chamdo giFT - sigla para giFT Is not FastTrack. Trata-se de um daemon modular, que comunica-se com protocolos de compartilhamento de arquivos atravéz de plugins. O programa giFT por si só não faz absolutamente nada. Para ele se torne funcional, você necessita da instalação de plugins, que servem para criar uma "ponte" entre o daemon e o protocolo de transferência de arquivos, e também de um front-end, uma interface gráfica ou texto, para que o programa possa ser controlado.

Há diversos front-ends disponíveis atualmente. Neste artigo explicarei como instalar e configurar o giFT utlizando o plugin para a rede FastTrack e a interface Apollon como front-end. Então, vamos lá!

Primeiramente você deve baixar o daemon giFT. Para isso, entre em http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=34618, e faça o download do arquivo gift-0.11.6.tar.bz2 (ou gzip, como queira), e descompacte-o no diretório desejado. Você precisará compilar o daemon, para isso, entre no diretório em que você descompactou os arquivos e digite:

[rafael@morpheus giFT]$ ./configure

Se tudo correr bem, prossiga com um
[rafael@morpheus giFT]$ make

Pronto, agora o daemon está configurado. Para instalá-lo

[rafael@morpheus giFT]# make install

Ótimo, agora você já pode executar o comando giftd do console, porém ou ele retornará uma mensagem de erro ou nada acontecerá. Isso acontece porque você ainda precisa instalar o plugin e a interface gráfica.
Para instalar o plugin FastTrack, entre em http://developer.berlios.de/project/showfiles.php?group_id=809, e baixe os sources da última versão do plugin. Compile-os como descrito acima e instale-os.

Agora falta baixar o Apollon (a interface gráfica utlizada). Para isso, entre em http://apollon.sourceforge.net/files.html. O programa é distribuídos em pacotes rpm ou em formato gzip/bzip contendo os fontes. Faça o download daquele que for melhor para você e instale-o.


A Configuração

Para configurar o giFT, no console digite:
[rafael@morpheus rafael]$ gift-setup

A configuração é fácil desde que você leia atentamente as instruções. LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES POIS UMA MÁ CONFIGURAÇÃO PODE OCASIONAR ERRO. Ainda é prudente lembrar que na hora que ele pedir o nome do plugin, o OpenFT estará como opção default, por isso não se esqueça de mudar para FastTrack.

Pronto, agora é só executar a partir do console o comando
[rafael@morpheus rafael]$ apollon

E voi-la! Agora você tem um cliente FastTrack rápido e nativo rodando no seu OS, 100% Linux!

Notas

Há outras tipos de interfaces/front-ends. Para maiores informações, visite o site http://www.giftproject.org

Há também outros plugins para a conexão com outros protocolos, como o OpenNap, o GnuTella e o OpenFT. O OpenFT é o protocolo nativo do giFT, criado pelos mesmos desenvolvedores desse daemon. Você pode executar mais de um plugin ao mesmo tempo, o que significa que você pode conectar-se a mais de uma rede ao mesmo tempo, usando somente um programa, tornando um giFT um "Tudo em Um".

Links

Gift Project - http://www.giftproject.org
Apollon - http://apollon.sourceforge.net
FastTrack Plugin - http://gift-fasttrack.berlios.de


Contato

Caso houve algum problema ou você tenha alguma dúvida em relação ao giFT e sua instalação, mande um email para mim em rafaelroquetto at uol dot com dot br.

Abraços a todos,
Rafael Roquetto

Postado por fuji em junho 15, 2004 01:54 PM

Comentários para "FastTrack, Gnutella, OpenNap no Linux. "

» Postado por: Hélida em junho 15, 2004 08:32 PM, 200.221.173:

    Acho super pertinente o assunto abordado e com uma grande qualidade.... parabéns.... isso é coisa pra quem entende mesmo... :)
    As leituras de C++ fazem bem...

 

» Postado por: Hermes em junho 16, 2004 01:44 PM, 200.201.11.:

    Bom artigo.
    se alguem quiser informações adicionais pode procurar também. No fórum do Kurumin.

    Se você utilizar o Kurumin tem um script para instalação e configura tudo.

    no Fórum do Kurumin tem uma área que trata sobre a utilização de programas P2P, lá existem muitas informações sobre o giFT + Apollon.

 

» Postado por: Glauco em junho 21, 2004 03:17 PM, 200.141.217:

    Alguém pode me informar sobre a possibilidade de trabalhar com o giFT sob proxy? Tentei algumas vezes configurar, mas não consegui.

 

» Postado por: Cláudio em julho 12, 2004 10:44 AM, 201.8.48.14:

    Maneiro esse giFT, mas você já ouviu falar no mldonkey? Ele se conecta a várias redes ao mesmo tempo, e a mais de um servidor em cada uma delas. Até hoje não conheço ninguém que o tenha usado e trocado por algum outro posteriormente. Acho que vale a pena avaliá-lo.

    http://www.mldonkey.org

 

» Postado por: fabio em agosto 2, 2004 02:17 AM, 200.163.24.:

    putz!!!!!!

    eu naum entendi neda.......vc pderia explicar melhor..........se poder me envia um e-mail....
    exprequando melhor.....ok!

 

» Postado por: keno em outubro 8, 2004 05:52 AM, 148.244.150:

 

» Postado por: coffee em novembro 2, 2004 04:52 PM, 203.113.29.:

    7947 Kona Coffee Starbucks Coffee Jamaica Blue Mountain
    Coffee
    coffee maker gourmet coffee green mountain coffee kenya coffee organic coffee specialty coffee folgers coffee coffee brewers costa rica coffee Tullys Coffee Millstone Coffee coffee grinder http://www.coffee-delivered.com

 

Antes de comentar...

- Preserve a qualidade desta discussão
- Leia os Termos de Uso.
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)

Envie seu comentário









Lembrar as informações pessoais?


Atenção: Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum, onde mais pessoas estarão disponíveis para respondê-lo..






Nota: os comentários pertencem a seus respectivos autores e são de responsabilidade de quem os postou. O restante desta nota está disponível sob a licença GNU FDL, exceto se explicitamente declarado em contrário.