Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Instalando impressora facilmente no linux com o printtool

O Antônio Carlos Vasques da Silva (acvsilva@terra.com.br) nos enviou um tutorial mostrando como um usuário iniciante pode configurar uma impressora facilmente pelo printtool de maneira fácil e rápida. O tutorial possui vários screenshots que ajudam a encontrar os menus e opções.

Instalando impressora facilmente no linux com o printtool

por Antonio Carlos Vasques da Silva - acvsilva_AT_terra.com.br


Com este pequeno tutorial, o usuário iniciante poderá configurar facilmente sua impressora no linux.


I) USANDO O PRINTTOOL


a) certifique-se que os pacotes cups, foomatic e gimp-print, com suas respectivas dependências, foram instalados.

b) clique aqui(*) e aqui(**) para saber se sua impressora é compatível com linux;
(*) http://www.linuxprinting.org/printer_list.cgi?make=Anyone
(**) http://gimp-print.sourceforge.net/p_Supported_Printers.php3

c) entre no terminal como root e veja se o cups está ativo usando o comando "ntsysv". Faça-o se necessário:

d) ainda como root, digite # printtool e aparecerá uma janela como essa:

e) clique no botão "nova" e leia o texto na janela que abrir-se-á em seguida. Clique em "avançar".

f) na próxima janela, coloque um nome para a impressora (sem espaços) e "uma abreve descrição" da mesma a seu gosto:

g) na janela "tipo de fila", escolha a forma como sua impressora está conectada ao seu computador no quadro "selecione um tipo de fila". Na janela logo abaixo aparecerá o tipo de conexão.

h) se for "conectado localmente", escolha /dev/lp0 (porta paralela) ou /dev/usb/lp0 (porta usb). Caso não esteja sendo mostrado nada, clique no botão "reescanear dispositivos" e se nada aparecer, insira um dos dispositivos citados acima clicando no botão "dispotivo personalizado" (você ainda tem a opção de "cups/unix/windows/novell/jetdirect em rede").

i) clique em "avançar" para escolher o modelo de sua impressora. Após fazê-lo, clique a janela "notas" para ler algumas informações sobre a operação da sua impressora no linux. Dado este passo, clique em "avançar".

j) conclua o processo clicando em "terminar". O programa vai perguntar se deseja imprimir uma página de teste. Esta é a hora de saber se tudo correu bem. Caso haja algum problema, retorne todos os passos e confira se fez tudo certo.

l) se a impressão ainda não ocorrer, salve a configuração e vamos editar as configurações da impressora escolhida para que possamos identificar o erro:

NOME DA FILA/TIPO DE FILA - já configuramos no início;

OPÇÕES DE FILA - permite escolher as margens de impressão, classificar o tipo de documento e alterar parâmetros do filtro (só mexa se realmente souber o que está fazendo);

DRIVER DA IMPRESSORA - permite escolher o melhor driver para sua impressora (indicado como "este é o driver recomendado") além de mudar o modelo da impresora;

OPÇÕES DO DRIVER - alterar parâmetros do driver caso haja problemas. Por exemplo: impressoras mais antigas que só podem abrigar um tipo de cartucvho por vez, preto ou colorido, devem ser configuradas nessa aba.

PS.: impressoras matriciais também são facilmente configuradas na aba "driver de impressora" selecionando-se impressora "genérica" e o modelo do fabricante. Caso este não esteja presente, leia no manual se é uma de 9 pinos/80 colunas etc até acertar.

Autor: Antonio Carlos V. da Silva
Email: acvsilva@terra.com.br

Postado por fuji em maio 13, 2004 11:35 PM

Comentários para "Instalando impressora facilmente no linux com o printtool"

» Postado por: marcello em maio 27, 2004 07:36 PM, 200.137.162:

 

» Postado por: carlos em junho 3, 2004 08:41 PM, 201.8.89.54:

 

» Postado por: Rafael em junho 29, 2004 07:44 AM, 200.153.31.:

 

» Postado por: blackjack em agosto 16, 2004 10:00 PM, 200.57.151.:

 

» Postado por: Denner em setembro 15, 2004 08:26 AM, 200.140.35.:

 

Antes de comentar...

- Preserve a qualidade desta discussão
- Leia os Termos de Uso.
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.