Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Tutorial para configurar impressora Z25/Z35 pelo CUPS

Visto que o driver padrão distribuido pela Lexmark para impressora Z25/Z35 é para o LPR e a maioria das distribuições hoje usa o CUPs, este tutorial mostra como configurar esta impressora no CUPs. Autoria do Ricardo Rabelo Mota (ricardo.rabelo@terra.com.br).

Tutorial para configurar impressora Z25/Z35 pelo CUPS

Por: Ricardo Rabelo Mota ricardo.rabelo@terra.com.br


Utilizo Linux em minha casa para todas as minhas necessidades. Inclusive comprei uma impressora que disponibilizasse o driver para o Linux no intuito de não ter muita dor de cabeça na configuração. Porém, o que aconteceu não foi um problema com o driver da impressora, mas como algumas distros que resolveram adotar por padrão, o gerenciador de impressão CUPS.

Não sei se vocês sabem mas o programa disponibilizado pela Lexmark é feito para operar com o lpr, o que requer sua instalação. Bom, no caso do Kurumin, dentre outras, não vem instalado mais o lpr, mas sim o CUPS. Isso me levou a entrar em contato com o suporte técnico da Lexmark, que me informaram sobre um driver da impressora para ser utilizada com o CUPS. Isso me encheu de alegria, mas qual foi a minha decepção ao ver que ao tentar instalar o driver, acusava erro em um dos aplicativos que supostamente deveriam fazer parte do pacote.

Bom, recorri ao bom e velho GOOGLE e consegui em um fórum de discussão em inglês a solução que agora disponibilizo aqui.

Em primeiro lugar verifique se você tem instalado a dupla tcl/tk, pois você irá precisar deles.
Acesse o site: http://drivers.lexmark.com e baixe o driver para a impressora Z35 (que é o mesmo da Z25).

Ao ser descompactado, não será criado nenhum diretório. Portanto, é uma boa idéia criar um diretório temporário, tipo tmp para descompactar o
arquivo. Copie o driver para lá e acesse-o.

Descompacte o arquivo com:

# tar -xvzf CJLZ35LE-CUPS-2.0-1.TAR.GZ

Atenção: Em algumas distros, tipo o Kurumin, Kalango, dentre outras, você deverá renomear o arquivo primeiro em minúsculas para
descompactá-lo. Não sei o porquê disso, mas comigo foi necessário.

Serão criados três arquivos:

- lexmarkz35-CUPS-2.0-1.gz.sh
- README
- COPYING

Bom, se você tentar instalá-lo pelo método convencional, ou seja, com:

# sh lexmark35-CUPS-2.0-1.gz.sh

será retornado uma mensagem de erro que não foi encontrado o programa "xlexinstall". Na realidade não existe mesmo no pacote. Será necessário acessar em modo texto (terminais dentro do modo gráfico costumam não funcionar. Faça CRTL+ALT+F2, por exemplo) e digite:

# sh lexmarkz35-CUPS-2.0-1.gz.sh -keep

Será gerada algumas mensagens de erro mas não se importe com isso. Acesse o diretório que será criado imediatamente abaixo do que você está que se chama "installer". Dentro deste diretório, haverá um arquivo chamado: lexinstall.tcl

Nota: Outra versão do arquivo compactado feito para o Mandrake, possui um script de mesmo nome, mas sem o .tcl. Basta executá-lo.
Para fazer a instalação com direito a contrato de licença e tudo mais, basta executar:

# tclsh lexinstall.tcl

Com este procedimento basta responder às perguntas (em inglês) que forem feitas tipo: você quer que esta seja a sua impressora padrão?
Bom, esta é uma maneira. Com a instalação você já criará a sua impressora no gerenciador de impressoras do CUPS. Basta através de qualquer browser, acessar:

# localhost:631

para configurá-la. Não será necessário criá-la, uma vez que o script de instalação já cuidou disso para você. Basta determinar o tipo de papel, resolução, etc.

Caso queira o método mais difícil ao acessar o diretório installer, e faça o seguinte:

# rpm -ivh lexmarkz35-CUPS-2.0-1.i386.rpm --nodeps
# rpm -ivh z35llpddk-2.0-2.i386.rpm --nodeps

Depois acesse o gerenciador de impressora do CUPS (pode ser até o do KDE, que eu recomendo mais) e adicionar a impressora. Basta localizar o drive Z35 na lista de drivers.

Este segundo procedimento é recomendado principalmente para distros que "suportam" o rpm, como é o caso da Debian, Slackware e outras, que tem
gerenciador de pacotes próprios. Outros como o GOBO Linux, já é necessário instalar o rpm a partir dos fontes, uma vez que não há suporte para rpm nesta distro.

Bom é isso daí. Para aqueles que penam como eu penei para configurar estas impressoras espero ter contribuído para diminuir o sofrimento dos que gostam como eu do Linux.

Aliás, este procedimento vale também para a Lexmark Z65 e outras que não tem driver inclusos direto no CUPS.
Boa sorte!


Ricardo Rabelo Mota ricardo.rabelo@terra.com.br
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.cjb.net
ICQ: 15080255

Postado por fuji em fevereiro 29, 2004 02:49 AM

Comentários para "Tutorial para configurar impressora Z25/Z35 pelo CUPS"

» Postado por: Stefano em março 20, 2004 07:11 PM, 200.158.38.:

 

» Postado por: Ricardo Rabelo Mota em março 29, 2004 08:22 AM, 200.201.164:

 

» Postado por: Genivaldo em abril 1, 2004 03:15 AM, 200.244.49.:

 

» Postado por: Kika em maio 13, 2004 12:20 AM, 200.151.178:

 

» Postado por: KENNES em agosto 7, 2004 12:26 PM, 200.141.201:

 

» Postado por: Wanderlei em agosto 19, 2004 09:31 AM, 201.0.77.22:

 

» Postado por: Ezequiel em outubro 12, 2004 01:51 PM, 200.96.114.:

 

» Postado por: Ubiratan em outubro 18, 2004 05:10 PM, 200.161.13.:

 

Antes de comentar...

- Preserve a qualidade desta discussão
- Leia os Termos de Uso.
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.