Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Artigo em português sobre o kernel do Linux

Notícia publicada por brain em novembro 1, 2004 10:02 AM | TrackBack


Ezequiel (esquisitin@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: "Na visita ao site acima, achei um texto novo que fala sobre o que é o kernel do Linux numa linguagem bem simples, que dá para todo mundo entender. Por isso resolvi essa primeira contribuição de noticia ao BR-linux. O texto pode ser útil para iniciantes que queiram entender o que é o kernel." Um trecho: "Talvez essa questão não seria tão conhecida entre os adeptos da computação se o Linux não fosse um sistema de código-fonte aberto. Graças a ela, qualquer pessoa pode tirar proveito do sistema operacional, ou melhor, do kernel, seja para estudar seu funcionamento, seja para usá-lo em um terminal de uma loja. O kernel é o núcleo de um sistema operacional e assim, não é errado dizer que o Linux é o coração das distribuições GNU/Linux. Mas isso é pouco. O Linux é também o coração de todas as filosofias que regem a cultura do software livre."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo Zambon () em 01/11 10:48

Vejam:

a) 2.6.5 - Esta versão da série 2.6 do kernel é instável, pois termina em número ímpar (5).

b) 2.5.19 - Esta série é instável, pois termina em ímpar (5), assim como o é sua versão (19).

Creio que o autor esteja equivocado nestes pontos. Na letra a) a versão do kernel (2.6.5) é estável, pois é pertencente à série 2.6.x, independente se o seu final (release) for ímpar ou par.

Na questão b) ele está correto e partes porque "assim como o é sua versão (19)", é independente do final ser par ou ímpar, já que a versão é 2.5.x, ela é "toda" instável.

Estou correto, não é mesmo?!


» newton () em 01/11 11:15

Eu acho que ta certo. Repara que o texto fala a VERSÃO daquela série e nao a série inteira.


» Marcelo Vivan Borro () em 01/11 12:10

2.6.5 é estável por pertencer a série estável 2.6

Qualquer kernel da série 2.6 é estável.

Chequei o texto agora e se estava errado anteriormente, foi corrigido:

2.6.2 - Esta versão do kernel é estável, pois sua série é par (6).
2.4.5 - Esta versão do kernel é estável, pois sua série é par (4).
2.5.19 - Esta série é instável, pois sua série é ímpar (5).


» Paulo Zambon () em 01/11 12:50

Legal, agora ficou correto ;-)


» Roge () em 01/11 12:51

Não houve mudanças na codificação da versão kernel? Se não me engano, o próprio Linus disse que o sistema numérico da 2.6, não seria o mesmo modelo das séries anteriores. Isto é, impar e par.

Eu tinha lido isso, não me lembro onde, mas fiquei sem entender.

Abraços
Roger



» Emerson Alecrim () em 01/11 13:06

Olá,

Confesso que levei um susto ao ver essa matéria indicada aqui no BR-Linux. No entanto, levei um susto maior ao perceber que tinham notado o erro. =D

De fato, eu tinha me precitipado quanto a explicação sobre a numeração do kernel do Linux. O problema foi corrigido às 11h45 após um amigo meu, que costuma ler os artigos novos do site, ter me telefonado e indicado o problema. Foi por isso que em um instante o problema estava visível e no outro não. Sendo assim, me desculpem por eventuais transtornos. Erros acontecem! =D

Quanto a mudança citada pelo Roge, desconheço. Mas procurarei me informar a respeito e farei as alterações que se mostrarem necessárias. T+!

Emerson Alecrim


» Paulo Zambon () em 01/11 14:13

Emerson,

Não esquente a cabeça não! Errar faz parte e reconhecer o erro é um ato muito nobre dos seres humanos. Eu mesmo já errei aqui e, como você, reconhecei que tinha errado. Parabéns pela matéria, continue escrevendo e, quando tiver mais notícias interessantes como essa, mande-as para nós ;-)


» Leonardo S.R. () em 01/11 14:42

Como disse o Roge houveram mudanças na nomenclatura (ou numeração) do Linux na serie 2.6:
Um notica nova, meio off-topic, sobre o assunto é esta http://kerneltrap.org/node/view/4100. Onde o Alan Cox diz que aceitaria ser o mantenedor dos 2.6.9.x e o Linus ficaria com os 2.6.10.x .


» Eu () em 01/11 15:18

"O Linux é também o coração de todas as filosofias que regem a cultura do software livre."

Quem disse isso?
O "coração" das filosofias que regem a cultura do SL, se é que isso existe, é o projeto GNU, que entre outras coisas criou a licença que o Linux adota.

E olha que eu não sou o tipo de pessoa que fala GNU/Linux. Falo Linux mesmo, mas dizer que a filosofia do SL está centrada no kernel não faz sentido algum. O projeto GNU - e o Software Livre - já existiam antes do Linux.


» ferdam () em 01/11 16:34

Bom para começar, mas esperava uma análise mais profunda.
Certa vez encontrei um site (em inglês) que continham links do tipo Process Manager, Memory Manager, etc que remetiam ao trecho do código fonte que realizava esta função com muitos cometários.
Talvez pelas profudas alterações que o código fonte tenha sofrido, eles não conseguiram atualizar o site.


» Emerson Alecrim () em 02/11 12:00

Olá,

Bom, comentando o texto do "Eu", de fato, sou obrigado a concordar. No entanto, ao encerrar o texto, usei essa frase no sentido de dizer que o Linux é um dos grandes divulgadores do software livre, mesmo que indiramente. Sendo mais preciso, quis dizer que o Linux é, além de um kernel, um responsável por levar as filosofias do software livre a muitas pessoas, afinal, o primeiro contato que muita gente tem com o software livre se faz primeiro pelo Linux, mesmo que seja apenas ouvindo falar dele. Por isso, fiz uma pequena alteração nesse trecho, eliminando a frase. O problema é que é realmente complicado não ter imprecisões em um texto elaborado em tão pouco tempo. Mas estejam certos que eu escrevo na tentativa de deixar o assunto em questão tratado da melhor maneira possível. Quanto ao comentário do Ferdam, me desculpe, mas escrever no nível que você citou é complicado. Acho que eu teria que trabalhar constantemente no funcionamento do kernel para poder dar explicações coerentes. O artigo foi escrito com base no nível do público do InfoWester, cuja maioria não possui tanta experiência da área de computação. Mas se me permite uma sugestão, há um livro chamado Desenvolvimento do Kernel do Linux, de Robert Love, editora Ciência Moderna, que trata do assunto no nível que você esperava. Mas, acredito que junto a este livro, seja conveniente ler outro sobre sistemas operacionais, como os de Tannenbaum. Por fim, agradeço seus comentários.


» Marcos de Souza (mds) () em 02/11 12:36

Sobre processos em Linux: http://www.samspublishing.com/articles/article.asp?p=101760

:)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.