Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gaim com suporte a videoconferência

Notícia publicada por brain em outubro 28, 2004 10:10 PM | TrackBack


Hugo (hugotacito(arroba)gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Para quem está em busca de aplicativos de comunicação com webcam esta é uma opção, que permite a você realizar conferências. Veja alguns screenshots. Um tutorial de instalação (em português) está disponível. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo Vivan Borro () em 29/10 01:18

Entre os vários forks do gaim existe também o Phonegaim (http://www.phonegaim.com/) feito pela Linspire (Lindows).
Porém como o próprio nome diz o Phonegaim é focado em ligações via IP da mesma maneira que o Skype, com a vantagem de ser software livre (http://www.phonegaim.com/faq.html).

Resta saber quando e se estes forks serão re-integrados ao gaim para torná-lo uma killer application ( ou até o kopete fazer tudo isto também :-) ).


» Job () em 29/10 09:28

Não se emocione, e vai pegar o Gaim-vv, achando que tera Video, acompanho este fork deste o inicio.
E houve uma mudança de api no desenvolvimento,
usavam antes libs diversas (linphone, libj2k, jasper) e foi trocado pelo gstreamer, mais completa e de melhor futuro. Porem, desemvolvimento toma tempo, e quem o faz, faz nas horas vagas diferente do gaimphone.
Acho que ate inicio do ano que vem ja teremos a parte de video em testes. Ah sim. o gaim-vv funciona para ver. só não manda.

ah Marcelo, sim este fork como diz no proprio site é um fork amigo, que ao final sera inserido no gaim.


no caso do Yahoo, recomendo testarem o GyachE,
mais completo



» Kid X () em 29/10 14:56

Espero que o gaim original logo tenha este suporte a áudio e vídeo do gaim-vv. É que eu não vou muito pra cara do gaim-vv, acho ele inseguro...


» Douglas Augusto () em 29/10 23:21

Não sei até quando é bom ficarmos corrento atrás por compatibilidade com um protocolo fechado e passível de constantes mudanças, com agravante de que estas não são obrigatoriamente em prol da tecnologia, mas podem fazer parte de questões puramente mercadológicas. Correr atrás e buscar a compatibilidade implica diretamente em estarmos sempre um passo atrás, de não podermos avançarmos e sermos tecnologicamente superiores.

Acho que chegou a hora começarmos a explorar (ou desenvolver) protocolos abertos (jabber, vnc, etc) para tornar viável a comunicação instantânea por texto, voz ou vídeo, de um modo claro e focado na tecnologia. É claro que esta abordagem teria uma lenta popularização --assim como a adoção do Mozilla, por exemplo-- mas estaríamos independentes das decisões tomadas ao bem dará de uma empresa.


» Marcelo Vivan Borro () em 30/10 11:29

Douglas, os protocolos usados pelo gaim-vv são fechados?
A documentação do site é fraca e não encontrei nada sobre o assunto.


» Douglas Augusto () em 30/10 20:51

Marcelo,

O procotolo de comunicação do MSN é fechado (não livre), mas foi publicado[1,2]. Não tenho certeza, mas acredito que não seja permitido derivar outros protocolos com base no MSN. Isto significa que apenas a Microsoft está habilitada a fazer alterações, melhorias, etc. Portanto, implica que a comunidade livre sempre estará um passo atrás, buscando apenas a compatibilidade (que vem sempre com atraso).

Diferentemente, o Jabber é totalmente livre, isto significa que pode-se modificá-lo, melhorá-lo, e criar protocolos derivados.

1. http://www.microsoft.com/presspass/features/1999/08-18messenger.asp
2. http://www.hypothetic.org/docs/msn/general/overview.php


» Marcelo Vivan Borro () em 30/10 23:40

Ah, sim :-)

Mas pensei que estava falando sobre algo dos protocolos de vídeo e áudio do gaim-vv :-)


» Douglas Augusto () em 31/10 03:32

Mas acredito que a comunicação do Gaim-vv com o servidor/cliente MSN da Microsoft seja feito pelo protocolo MSN, que inclui a transferência de texto, áudio e vídeo.


» Jimi () em 02/11 01:24

Que eu saiba o protocolo H323 é utilizado pelo Netmeeting e MSN. Ou estou ecvocado ?
Acredito que este seja o protocolo com o algoritimo do audio e video.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.