Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

A nova face do PHP 5

Notícia publicada por brain em outubro 20, 2004 10:28 AM | TrackBack


O Newsforge publicou um artigo apresentando um resumo das novidades do PHP 5, anunciado em julho. Novas versões de linguagens de desenvolvimento para a web demoram a se tornar populares (o maior provedor de hospedagem brasileiro continua oferecendo PHP versão 4, por exemplo), o que ajuda a explicar esta análise publicada tanto tempo depois do fato.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Guber () em 20/10 15:14

É uma pena que os provedores de hospedagem não fiquem atentos para isso. Que o PHP evoluiu e se tornou mais que nunca uma ótima opção.
Estou na fase final de um projeto feito inteiramente em PHP 5 e estou com dificuldade para achar uma casa para o mesmo.
O meu atual provedor disse que não possui previsão de instalação... (e não é um provedor pequeno...)

Acho que essas empresas deviam repensar suas políticas internas...


» Emilio Wuerges () em 20/10 16:08

É mais do que natural ser difícil convencer um administrador que usa apache 1.3 usar PHP5.

Eu, pessoalmente, não converteria.


» #startx# () em 20/10 17:13

Não sou nenhum expert em PHP, mas pelo que me parece, os programadores têm que se adaptar a muitas mudanças na linguagem, para que suas páginas funcionem na versão 5. Acho isso um pouco complicado. Por exemplo, as versões mais antigas do portal PHPNuke, não rodam no PHP5 e o indivíduo adaptou a página, o lay-out e outras coisas, teve um trabalhão para isso e agora vai ter que adequar o conteúdo que ele já tem à nova versão do PHP para acompanhar a evolução da linguagem. E o seu banco de dados, como fica? Mudar tudo de uma hora para outra não é nada simples. Talvez, essas dificuldades já tenham sido analizadas pelos provedores e optaram por manter o que já estava funcionando.
Olha que já testei um bando de páginas (blogs, fóruns, etc.) e pouca coisa está funcionando sem problemas.


» Murilo () em 20/10 17:31

startx com o php5 vc pode rodar os programas que rodavam nas versoes anteriores isso e para manter a compatibilidade , o phpnuke por exemplo funciona normal com o php5 , o que pode ser melhorado no caso e adaptar o programa para ser reutilizado ,usando recursos de Orientacao a Objeto da nova versao que aumentou um pouco.


» Emilio Wuerges () em 20/10 17:34

Bem, não tem problema nenhum em manter o php4 E o php5 na mesma máquina. É moleza.

O meu medo seria do 0 que precede o 5.
É muito novo.
E se aparecer uma vulnerabilidade que compromete os serviços?
É muito complicada esta questão. Não é só o Windows + IIS que tem falhas.


» Critico () em 21/10 09:24

Duvide quem quiser duvidar mas essas novidades agora existentes no PHP 5 existem A ANOS no ASP.Net:
http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/csspec/html/CSharpSpecStart.asp
http://criticalinux.blogspot.com/2004/10/php-s-agora.html

É incrivel ver que existe muitos garotos que acham que essa linguagem é poderosa. PHP é coisa de miudo, claro que ela serve para muitas boas coisas nao vou ser fanatico agora, mas é uma linguagem que ficou atrás do tempo e está sendo superada por Python por exemplo, JSP e ASP.Net, e eu falo isso com certeza.


» Critico do Critico () em 21/10 10:26

Critico: a novidade que existe há cerca de 2 anos no máximo no .NET existe há 10 no Java: uma OO forte. Além do que em .NET vc não é obrigado a tratar exceptions, o compiler nunca avisa qual o tipo da exception, dentre outros lixos. Mas sim, é melhor sim que PHP. Aliás, PHP4 só perde pra Javascript. Mas deixa a molecada se divertir. Afinal, até minha vó aprende PHP: é só saber dar echo e fazer consulta no mysql, e se divertir!


» devnull () em 21/10 10:27


>eu falo isso com certeza.

Você é a pessoa ideal para dizer isso - imparcial, bem informado e não tem nenhum vínculo com a MS :))))

O PHP tem vantagens que o ASP nunca teve, como funcionar com praticamente qualquer Web Server e ter funções prontas para gerar flash e pdf...

Tambem não sou defensor do PHP (Weak Type...Argh!), mas você poderia pelo menos fazer valer o nome que você adotou (Critico), ter mais auto-critica e menos 'certeza'.

Ou mudar para outro mais adequado (Arrogante)


» Critico () em 21/10 13:19

você é que está sendo arrogante. eu falei de ASP.Net nao falei de ASP que é outro lixo, sinceramente será que a falta de conhecimento tecnico vai continuar a mandar nos comentarios dessa comunidade? Trocam a conversa rapidinho.


» Murilo () em 21/10 13:35

nossa o asp.net ta com bug , e eh bom , pode se comparar com o php mais naum com o JAVA , e outra vc eh manipulado pela MS , o Asp.net vc pode usar AOP ?? quantos padroes ??? compatibilidade ??? experiencia de mercado ??? eh bom eh sim sem duvida e investe esforco para deixar ela uma linguagem boa mais naum pode se comparar a os que estao rodando ai faz tempo e os problemas que ja foram corrigidos , o php eh bom mais pode ficar melhor ainda , de certo eh so mais uma linguagem como outras qualquer e acho que discutir qual eh a melhor naum vale a pena naum ganhamos nada e ainda por cima amanha posso precisar aprender a linguagem que critiquei e dai ??? vou ver que a maioria sao tudo "iguais" depende so o que vc faz com ela.


» devnull () em 21/10 15:47


O que eu escrevi vale p/ o ASP.NET tambem, pois ele tambem não tem os recursos eu citei. E você deveria saber disso, já que trabalha na MS.

Melhor você voltar a estudar e fechar a janela do IE clicando no X do canto direito superior, como o Tio Bill te ensinou.

Talvez eu seja mesmo arrogante, mas isso não muda o fato de que você é arrogante demais...


» Critico () em 21/10 17:12

Pelo que li do que você escreveu noto que você nao tem conhecimento tecnico. Olhe o que você diz por exemplo:

=O PHP tem vantagens que o ASP nunca teve, como funcionar com praticamente qualquer Web Server e ter funções prontas para gerar flash e pdf...=

Eu nao queria falar de ASP porque na minha opiniao é uma linguagem tao horrivel quanto PHP, mas como você não sabe ASP pode rodar em Linux:
http://wwws.sun.com/software/chilisoft/

E quando eu estava falando de funções ha muito suportadas eu queria falar de funções orientadas a objecto como interfaces e protecção de membros de classes. Essas funções existem no ASP.Net desde que a plataforma .Net foi posta a publico isto é a nos e só agora ele aparece no PHP 5, é isso que eu queria dizer nao vejo o pecado nas minhas palavras, no mais eu acho que você deve ser daqueles programadores que conectam no servidor mysql, usam uma função x ou y e acham que isso é programar, nao tem a minima noção de OOP. Nao vou perder mais tempo com esse tipo de discussões de pessoas que nao possuem qualificações tecnicas.


» devnull () em 21/10 19:22


E eu não vou perder meu tempo com gente que ainda não aprendeu a ler direito - eu escrevi claramente "O PHP tem vantagens que o ASP nunca teve, como funcionar com praticamente qualquer Web Server e ter funções prontas para gerar flash e pdf"

"praticamente qualquer Web Server" não significa "Linux" (a não ser que seja na mente embotada de um funcionário MS. Assim como você)

Você está fazendo propaganda da SUN agora? Tio Bill vai cotar a sua mesada...

E mais: você não entende nada de OOP, caso contrário, saberia que uma meta da OOP é reaproveitamento de código (que leva a mais produtividade e etc...)

E quanto mais bibliotecas prontas eu tiver, mais código (alheio, claro) e estou (re)aproveitando. É preciso ser muito tolo para não perceber a vantagem. Você percebe?

Antes que eu me esqueça, eu não abro conexões em banco - eu tenho um App Server (você já ouviu falar disso?) para fazer essas coisas banais para mim.

Por favor, volte para o blogzinho patrocínio MS e continue falando mal de Linux. Pelo menos assim, você demonstra que é ignorante em apenas uma área...


» Critico () em 21/10 20:13

=E eu não vou perder meu tempo com gente que ainda não aprendeu a ler direito - eu escrevi claramente "O PHP tem vantagens que o ASP nunca teve, como funcionar com praticamente qualquer Web Server e ter funções prontas para gerar flash e pdf"=

- Eu falei de ASP.Net que é largamente superior a PHP. Onde o ASP entra nessa historia?

="praticamente qualquer Web Server" não significa "Linux" (a não ser que seja na mente embotada de um funcionário MS. Assim como você)=

- O IIS roda em Linux?

=Você está fazendo propaganda da SUN agora? Tio Bill vai cotar a sua mesada...=

- A minha vida financeira é estavel graças ao software proprietario que eu produzo a mais de 15 anos.

=E mais: você não entende nada de OOP, caso contrário, saberia que uma meta da OOP é reaproveitamento de código (que leva a mais produtividade e etc...)=

- Dificil é acreditar que um cara que só sabe trabalhar com funções prontas, e diz que a meta do OOP é reaproveitamento de codigo(que é isso?) que leva a mais produtividade etc(que é isso?), e que nao sabe que ASP.Net é o mais puro OOP e que PHP está engatinhando nesse ramo, passou numa faculdade publica de computação.

=E quanto mais bibliotecas prontas eu tiver, mais código (alheio, claro) e estou (re)aproveitando. É preciso ser muito tolo para não perceber a vantagem. Você percebe?=

- Você deve ser daqueles que concorda que saber trabalhar com GCC é entender informatica, você está enganado. Você usa uma duas ou bananas bibliotecas, você nao passa de um programadorzeco idiota, e é desses que o PHP anda cheio. Usam Bibliotecas, Libs, Classes e não sabem como criar uma. Bananas.

=Antes que eu me esqueça, eu não abro conexões em banco - eu tenho um App Server (você já ouviu falar disso?) para fazer essas coisas banais para mim.=

- Não é pelo facto de você saber acender a lampada e o engenheiro electronico nao saber que você vai dizer que sabe mais do que ele. Você é mais um dos Bananas que tira o emprego a gente qualificada que conhece o 'esqueleto' das aplicações, entende computação, saber criar parsers, gramaticas, esses é que servem nao Bananas que descascam e acham q

=Por favor, volte para o blogzinho patrocínio MS e continue falando mal de Linux. Pelo menos assim, você demonstra que é ignorante em apenas uma área...=

- Porque será que todos vocês pensam que o meu blog é patrocinio da M$? O Sucesso dele? Ele incomoda vocês? Nao visitem. O software proprietario é a salvação de quem quer uma vida estavel, e financeiramente viavel.


» devnull () em 21/10 21:59


>- O IIS roda em Linux?

Você não sabe a reposta???

>- A minha vida financeira é estavel graças ao software proprietario que eu produzo a mais de 15 anos.

Que bom para você. Mas que você está fazendo aqui mesmo? Falando mal de software livre como hobby?

>- Dificil é acreditar que um cara que só sabe trabalhar com funções prontas, e diz que a meta do OOP é reaproveitamento de codigo(que é isso?) que leva a mais produtividade etc(que é isso?), e que nao sabe que ASP.Net é o mais puro OOP e que PHP está engatinhando nesse ramo, passou numa faculdade publica de computação.

Eu não sei apenas trabalhar com funções prontas. Eu sei reconhecer que isso ajuda. Alias, a maioria dos ambientes de desenvolvimento de hoje em dia investe muito em ter funções / classes / modulos pronta(o)s para uso. Talvez você dizer para eles que eles estão errados, afinal, você é o mais esperto e decidiu que reinventar a roda é que prova a genialidade do desenvolvedor.

E eu fiz engenharia (quando você ainda mijava na cama, pirralho)

>- Você deve ser daqueles que concorda que saber trabalhar com GCC é entender informatica, você está enganado. Você usa uma duas ou bananas bibliotecas, você nao passa de um programadorzeco idiota, e é desses que o PHP anda cheio. Usam Bibliotecas, Libs, Classes e não sabem como criar uma. Bananas.

Eu não trabalho com PHP, só resolvi responder as festival de besteiras de um cara sem noção que se autodenomina 'Critico'. Agora que eu entendi que 'Critico' se refere ao estado do seu ego.

Se você quer tanto falar mal, fale mal pelos motivos certos - use o PHP e conheça os pontos fracos dele (e, se você fosse imparcial, conheceria os pontos fortes tambem, pois ele tem alguns, por mais incrível que pareça)

Você está baixando o nível. Tá nervoso?

>- Não é pelo facto de você saber acender a lampada e o engenheiro electronico nao saber que você vai dizer que sabe mais do que ele. Você é mais um dos Bananas que tira o emprego a gente qualificada que conhece o 'esqueleto' das aplicações, entende computação, saber criar parsers, gramaticas, esses é que servem nao Bananas que descascam e acham q

Eu conheço. Mas eu não preciso ficar reinventando a roda só porque eu sei. Isso seria estupidez. Você faz isso?

>- Porque será que todos vocês pensam que o meu blog é patrocinio da M$? O Sucesso dele? Ele incomoda vocês? Nao visitem. O software proprietario é a salvação de quem quer uma vida estavel, e financeiramente viavel.

Eu acredito em você, MS Fanboy! O que você está fazendo aqui mesmo? Ah! É seu hobby de bancar o tonto para nós?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.