Notícia publicada por brain em outubro 20, 2004 10:19 AM
| TrackBack
ThLux (thluxx@yahoo.com.br) enviou este link da reprodução da matéria no PSL-BR e acrescentou um trecho: "A matéria é do Estadão e demonstra o potencial dos programadores e desenvolvedores brasileiros que 'passam pela primeira vez a assumir a posição de liderança no mundo da tecnologia. Projetos brasileiros de tecnologia com o sistema Linux devem ultrapassar os US$ 7,3 bilhões previstos para este ano A face mais conhecida da comunidade de software livre do País é a do curitibano Marcelo Tosatti, de 21 anos, mantenedor do kernel, ou núcleo, da versão 2.4 do Linux, que trabalha como consultor da Cyclades. De acordo com a E-Consulting, devem ser investidos US$ 7,3 bilhões no Brasil este ano em projetos de tecnologia da informação que envolvem o sistema operacional Linux, também chamado de GNU/Linux, que tem como símbolo o pingüim. Para 2005, a tendência é de crescimento. Os principais concorrentes dos produtos da Microsoft são livres, como o Linux. O software proprietário, como o produzido pela Microsoft, não pode ser modificado pelo usuário, não tem seu código-fonte (conjunto de linhas de programação) aberto e exige pagamento de licença de uso.'"
Para quem já lida com o Linux há algum tempo, alguns aspectos da notícia são bem conhecidos. O fato novo é o investimento, e a mídia, que não costuma noticiar este tipo de situação. Afinal, mídia pode ser comprada...
Algo me parece errado ou está mal detalhado: 7,3 bilhoes de dólares (só no Brasil) é muuuuuuita grana. Considerando que são projetos de software sobre a plataforma linux, mesmo assim esta grana não me parece ser algo contábil.
O artigo dá a entender que o Brasil investiria esta grana toda no Linux ou em SL. Cita o Morimoto e o Tossati como exemplo. POr mais que eles tenham feito coisas fantásticas, seria uma gota dágua num oceano de dinheiro.
Se este valor existir, a 15 dolares/hora média de um programador, seriam 230.429 homens-ano trabalhando no assunto. Com este exercito, quem precisa de Linus Torvalds?
Olivier
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.