Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Hip Hop, liberdade e Software Livre

Notícia publicada por brain em outubro 19, 2004 09:59 PM | TrackBack


Marcos (mjs_ops@gmx.net) enviou este link e acrescentou: "Fernanda Weiden, do Projeto Software Livre Mulheres, escreveu este texto dizendo: 'Eu conheci a cultura Hip Hop e os diversos pontos que esta cultura tem em comum com o software livre....'. Ela faz um paralelo sobre Hip Hop e Software Livre, é uma leitura recomendada para todos. Além de falar do Hip Hop e Software Livre explica a diferença entre o código aberto e fechado, mostra o que altera na sua vida usar o Software Livre. Também estou disponibilizando um mirror direto para o texto."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Murilo () em 19/10 22:54

eu quando era mais jovem , eu participava de grupo de hiphop e tal , e acho que naum tem muito haver o que ela diz naaum , uma visao meio adolecente sobre a cultura hiphop e o software livre , software livre tem coisas em comum com a cultura punk (liberdade etc..) so apenas a minha opiniao...


» Itamar () em 20/10 12:06

Desculpe discordar Murilo, e respeitando seu ponto de vista, mas acredito que tem haver sim. Não só com o Hip-Hop, ou o Punk, mas qq movimento que tenha uma conotação de inclusão. A visão exposta pela Fernanda tem enfoque é claro na experiência que ela teve, e que pode ser expansível a outros exemplos. A música é um bom exemplo de intersção com os excluídos digitalmente. Mas tb pode ser com o grafite, com o esporte, com comunidades de bairro, entre tantas. Se vc quiser fazer um parelelo com o Punk, o que eu acharia uma excelente idéia, poderia nos oferecer novos horizontes, e quem sabe uma interação ainda maior do que o texto concebe. E termos algo multi-plataforma, multi-racial, multi-social, multi-tribal. Acho que devaneei demais, mas a liberdade subentende isso.


» Murilo () em 20/10 15:02

vc ta certo , fui meio (ou bastante) radical no comentario =( .
Acho que pode acontecer eh uma uniao entre o hip hop e o software livre , isso em projetos comunitarios de inclusao digital , sendo que o hip hop naum precisa de empresas para sobreviver o software livre precisa , nem que seja uma empresa de cooler por exemplo ela depende , no hip hop existe a busca de desenvolvimento coletivo de ambos os membros coisas que no software livre tambem tem , e os 2 saum muito "realistas" , e varios outros fatores tambem , que no momento que coloquei o antigo comentario naum tinha pensado =) ,mais tudo bem me perdoem pelas palavras??


» Itamar () em 20/10 16:39

Que isso amigo, todos nós cometemos equívocos, e acredito que seu comentário foi apenas uma interpretação momentânea, e me aventurei a resposder porque achei que não era pejorativo. Mas me alegra muito que tenha mudado seu enfoque, e até colocado uma interpretação que eu nem imaginava, e que aliás faz muito sentido.
Mas valeu pela ótica em que a questão foi colocada.


» Murilo () em 20/10 17:23

falo bonito agora em =)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.