Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gil defende lei de propriedade intelectual mais branda

Notícia publicada por brain em outubro 14, 2004 10:30 AM | TrackBack


Thiago Paes (mrprompt@mrprompt.com) enviou este link e acrescentou: "Texto sobre o Ministro Gilberto Gil, sugerindo uma lei mais suave aos países em desenvolvimento como o Brasil, que são responsáveis por grande parte das cópias, citando inclusive a Creative Commons." Trechos: "Para o ministro brasileiro, não basta apenas que se considere a questão do lucro com a criação. É preciso verificar outros aspectos da produção cultural, como os econômicos e os ideológicos. Gil contou que se associou, há dois meses, em companhia do cantor David Byrne, a um grupo criado por advogados das universidades de Stanford e Harvard chamado "Creative Commons". O grupo prega regras menos rígidas para a propriedade intelectual no âmbito da cultura e está montando um banco de dados com doações artísticas de vários países para serem compartilhados gratuitamente."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fernando Henrique Correa () em 14/10 11:21

Trabalho em uma ONG que pesquisa tecnologías sociais, aprendi muito sobre cultura e fico contente que assim como no mundo do software livre a cultura tb tende a ser uma coisa livre e ao alcance de todos


» bebeto_maya () em 15/10 02:02

__Exatamente por isso que muitos artístas dão um braço pra não se filiarem a uma grande gravadora, prefirindo ficar nas independentes. . .As grandes gravadoras, praticamente confiscam a obra do artista, processando quem quer que use a música, filme, enfim. . .E o autor nem sabe quem tá pagando o pato por uma suposta pirataria, a gravadora processa e pronto. . .Jamais me venderia pra um Warner ou outra qualquer, e daria a eles plenos direitos de concessão sobre minha obra. . .É aí que entra a Creative Commons, descentralizando o poder das corporações de mídia, e dando ao 'artista/criador'' o ''passe livre''!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.