Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Bill Gates: "Há muitos casos em que ter o código aberto é uma coisa fantástica"

Notícia publicada por brain em outubro 6, 2004 12:47 AM | TrackBack


Wagner Bidin (wagner.bidin@gmail.com) enviou este link do ITWeb e acrescentou: "Encontrei este texto no ITWEB sobre uma palestra em Berkeley em que o chairman da Microsoft falou sobre pesquisa, inovações e desafios da computação, segue um trecho: 'Os Estados Unidos precisam investir mais em pesquisas, financiar melhor as universidades e fazer investimentos “arriscados” na China e Índia para competir melhor em Ciências e Tecnologia, afirmou o chairman da Microsoft Bill Gates, na sexta-feira, na Universidade da Califórnia em Berkeley.'... Leiam e tirem suas próprias conclusões..." Outro trecho: "No espírito de estar em UC Berkeley, Gates afirmou que a Microsoft defende licenças open source ao estilo adotado pela Berkeley Systems Distribution Unix, que auxiliou estudantes por décadas e levou ao surgimento da Sun Microsystems."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ofranja () em 06/10 01:23

Como sempre. Gates sempre defendeu abertamente a licença BSD. Ou seja: nenhuma novidade, até agora.


» Backz () em 06/10 02:18

Claro que ele sempre defende a licensa BSD, porque o povo trabalha de graça e ele ganha os tufos em cima disso.

Não podemos esquecer o trabalho gratuito da Berkeley para com a biblioteca de sockets que deu origem a Winsock.


» montaro () em 06/10 03:36

pergunta se ele gosta da gpl e porque? (e precisa)


» bebeto_maya () em 06/10 04:24

__Ele está tentando ser menos ''áspero'', visto que sua ''imagem pública'', está nadando na merda, todos vêm ele como um tirano monopolista, e defendendo licenças como BSD, ele diz, em miúdos.''O software pode ser livre, só não pode ser Linux e GPl!'', não há nada de novo, afinal BSD representa zero de perigo para o seu Monopólio, é como a Apple e seu MacOS, o animalzinho domésticado que Bill cria no quintal.Ah, e todo mundo sabe que NT/2000/XP, foi chupado do BSD, a maneira como os daemons são carregados, as configurações de rede etc!


» Marcelo Ulianov () em 06/10 07:18

Realmente ele deve estar muito precupado com a sua imagem... muito...


» Aff () em 06/10 09:46

bebeto_maya: todo S.O. sempre seguiu os moldes do Unix originais. Falar que o kernel NT "xupou" isso do BSD soa como se fosse pecado.


» hamacker () em 06/10 10:09

Os programas com licencas BSD's estão em todas as plataformas, inclusive no linux. A idéia por de traz é justamente fazer com que outros "chupem" a idéia e criem um ambiente cambiável com especificações que se seguidas por outros facilitem a interoperabilidade entre os ambientes.
Agora, empresas fechadas gostam sim de usar códigos livres para seus investimentos, mas nem todos são desonestos, por exemplo,o VMWare usa códigos do samba para compartilhar arquivos entre VM e host, isso tá na documentação e provavelmente paga por isso.
Se a licenca do apache fosse BSD, acho que a MS ficaria muito contente. Eu não conheço nenhum código da MS que seja BSD ou fonte mesmo. Ela não libera nem o codigo do MS-DOS 3.3, alias nem do MSX-DOS que acompanhavam os MSX's de decadas passadas. Então é muito estranho dizer que " a Microsoft defende licenças open source ao estilo adotado pela Berkeley Systems Distribution", só se for com dinheiro, porque com código ainda não ví nada. Há um tempo atrás, dizia que iria liberar o Unixes Services for Windows, alguém viu os fontes ?


» ROBERTO () em 06/10 10:52

posé o senhor gates adora codigo livre quando serve para ele poder usar e ficar cada dia mais rico,agora a empresa dele alem de se apoderar de codigos livres gratuitamente ainda naum colabora com ele,ou seja o codigo livre pra m$ é uma forma de ganhar dinheiro com o trabalho dos outros,enquanto ela m$ naum contribui,nunca contribui e nunca vai contribuir com nada que naum renda dolares a ela(m$),ridiculo e grande cara de pau o senhor gates dizer isso,é aquela velha historia do dito popular,muito usado por politicos,FAÇA O QUE FALO MAIS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO.


» henrique paiva () em 06/10 10:54

já ele gosta tanto, ele podia distribuir o windows sob a licensa BSD


» ROBERTO () em 06/10 11:28

é uma questão de carater e ambição,pq o senhor gates já esta mais do que rico,ele naum depende mais da m$ para viver a muitos anos,"abrir" a m$ não iria afetar em nada a vida pessoal dele,nem dos demais socios.


» ROBERTO () em 06/10 11:34

o homem que chegou ao posto de mais rico do mundo,usando mutiso codigos abertos,se quissese agora que ja esta com a vida "pronta" contribuir para o bem comum de todos e liberar os codigos de sua empresa e torna-lá livre,como eu disse ele e os socios ja naum dependem mais da empresa de softer fechado para viverem fartamente até o fim de suas vidas e de seus parentes e futuras gerações,seria uma otima forma e oportunidade do senhor gates e demais proprietarios de redmond demonstrarem respeito e grandeza perante toda comunidade do mundo ,e ainda de retribuir tudo que eles usaram do trabalho de outros,gratuitamente para se tornarem tão ricos.


» santo () em 06/10 11:50

Bom a licensa BSD tem como objetivo fazer a tecnologia avancar, o SL pretende compartilhar o conhecimento entre todos, e o software propietario tem a função de gerar riquesas para seus propietarios.
As empresas de software propietario pensam assim:

Bem se eu puder pegar uma tecnoligia nova pronta, jogar uma casca gráfica para ficar bonitinha e vender bem caro sem ninguem falar nada ótimo(BSD). Se eu tiver que compartilhar meu "segredo" de negocio(SL) ai eu não quero prefiro fazer tudo sozinho.


» Ricardo Carvalho () em 06/10 13:17

Bom ao menos o Paul Allen ajudou a Scaled Composites a lançar Space Ship One... alguma coisa útil saiu destas fortunas. Talvez ele continue ajudando o espaço a tornar-se um pouco menos estatal, e eu torço por isto.


» Eduardo Lima () em 06/10 13:20

Eu paricularmente não pinto o Bill Gates como se fosse o proprio diabo na terra. Uso o Linux, tento ser rumunerado por implanta-lo em meus clientes.

Uso o Windows tambem, para mim o grande barato é tecnologia, as implicações dela são fruto dos usos que nós usuários damos a determinada ferramenta.

Acredito que por pressão do mercado a plataforma base da Microsoft acabe mudando, aconteceu com a internet, vai acontecer por causa do software livre.

Tudo na vida tem o seu lado bom e o seu lado ruim, as vezes o que é ruim para alguns e bom para otro tanto de pessoas e vice versa.

Pense por exemplo para uma instituição, uma ONG que recebeu fundos da Fundação Bill e Melissa Gates, se eles acham Gates um home ruim. Bill gates é um grande negociador, pense nele com aqueles oculos grandes, bem nerd, pense nele com 17 ou 18 anos tendo uma reunião com os responsaveis pelo projeto do IBM PC e os advogados da IBM. IBM aliás que nesta época estava saindo de um processo anti-trust do departamento de justiça americano.
Bem com esta idade o cara, fez uma jogada sobre o ponto de vista comercial fantástica, quando conseguiu permissão contratual para vende o Ms-DOS, para qualquer outro fabricante que não a IBM. A partir dai dando inicio ao que viria a ser a Microsoft.

O que me deixa um pouco encucado é essa mania de levar as coisas para o lado pessoal com relação a Microsoft e com Bill Gates. Não acho que este sejá o melhor caminho, passa uma imagem de fanatismo e fanatismo nos dias de hojê não esta com nada.


» Ricardo Carvalho () em 06/10 13:50

Realmente Eduardo Lima, há uma coisa que se vê em alguns usuários da comunidade linux: anti-microsoftismo (adorei esta palavra). Bill Gates não é o "diabo", ele é também um dos maiores filantropos do planeta e investe muito em pesquisa, assim como outros magnatas da MS (citei o Paul Allen acima).


» Benedito Espinoza () em 06/10 14:03

> O que me deixa um pouco encucado é essa mania de levar as coisas para o lado pessoal com relação a
> Microsoft e com Bill Gates. Não acho que este sejá o melhor caminho, passa uma imagem de fanatismo e
> fanatismo nos dias de hojê não esta com nada.

O perigo da sua afirmação é achar que, porque Bill Gates é rico e contribui com projetos sociais, ele está isento de críticas ou condenação. Bill Gates não está acima da lei, nem da Justiça, nem da ética. Nem sua posição reside nalguma outorga divina, ao contrário, é limitada, temporária e reversível. Tentar silenciar as pessoas que apontam posturas reprováveis de Bill Gates ou de sua empresa, tachando-as de fanáticas é um paradoxo, já que sufocar as opiniões e a razão é o passaporte para o dogma e obstáculo para a verdade.


» Lewis () em 06/10 14:33

COITADINHO DELE, além de ajudar dando dinehiro para instituições filantrópicas ele é ATACADO pelos famigerados programadores fánaticos do terceiro mundo.

Fiquei até com dó do Bill Gates que vou sugerir que a minha empresa troque todos os Fedora Core 1 por Windows XP, pra dar mais dinheiro pro Bill Gates porder distribuir 0,001% pra nós denovo.


» ROBERTO () em 06/10 14:42

eu uso tanto gnu/linux como windows,não acho o senhor gates o diabo nem nada parecido,apenas acho que o modelo de negocio dele(softers proprietarios) enriquece ele e prejudica o resto mundo,e que como ele e os socios da microsoft ja estão bem ricos,ele ja atingiu o objetivo dele,seria otimo ele agora entender que o modelo que lhe deu a fortuna prejudica o resto do planeta e abrir a m$ ,seguindo o exemplo do gnu/linux,todos ganhariam,ele ja atingiu o objetivo dele plenamente,agora deveria pensar no resto das pessoas do planeta terra.


» Ferrabrás () em 06/10 14:44

E você queria mais de 0,001%? Porque tu não faz como ele, e vai trabalhar? Cambada de vagabundo esse pessoal do software livre. O 0,001% que o Bill Gates dá pra caridade de boa vontade, pois ele não tem essa obrigação, ajuda muito mais gente do que todo o software livre do mundo, e todos os retardados que o defendem.


» eje del mal () em 06/10 14:45

TERCEIRO MUNDO NÃO! Região 4.


» Trollices () em 06/10 14:53

Ética ??

Para a Mico$oft o limite da ética é a lei ; ou seja

não sendo ilegal tudo é permitido ... mesmo com o pé-na-lama ...

... pelo menos ERA assim ...

... do jeito que tá a coisa, ser ilegal não é um grande problema - basta converter uma eventual condenação em doações de licenças para bibliotecas americanas ...

let it be


» Mr. Andersen () em 06/10 15:17

Saudações aos mes companheiros.
Não quero ser o dono da verdade, mas sim o mensageiro que quer lembrar aos defensores de homens como Bill Gates e de empresas monopolisadoras como a microsoft que todo o imperio que o distinto Sr. aqui mencionado criou foi a partir de uma negociata um tanto duvidosa e que de forma caricata já foi colocada como furto de conteúdo intelectual de um segundo Sr. que era meio descuidado com seus projetos de desenvolvimento (sei que aqueles que defendem Bill sabem do que estou falando), mas o foco da discução não é este. Vamos colocar da seguinte forma, software é fruto de trabalho de uma ou mais pessoas, que dispendiaram tempo e conhecimento para chegar ao produto final, bem... nada mais justo de receber por esse trabalho, de forma condisente ao seu trabalho, deixando os usuários (que pagaram por esse software) livres para efetuarem alterações que atendam suas necessidades. Mas a partir do momento que uma ou mais pessoas desemvolvem um software num determinado segmento de mercado, cobram uma licença de R$ 800,00 anuais (recebimento continuo por um trabalho já executado), impedem qualquer pessoa de efetuar alterações para que o software atenda as necessidades deste (e nem fornecem um suporte aceitavel - só se o usuário pagar uma "pequena" taxa extra), compram toda empresa que tenta entrar no mesmo segmento de mercado e fazem de tudo para manter um monopólio insustentável policamente que agredide toda ética profissional, é no mínimo inaceitável, mesmo esta ou estas pessoas ajudando financeiramente entidades carentes, o que na verdade é posar de "boazinha" na mídia (alias é o que a Microsoft sabe fazer muito bem). Na verdade senhores, analisando o mercado de sistemas e softwares corporativos, em especial a toda poderosa Microsoft, chegamos a seguinte conclusão .... estamos vivendo na utopia da historia de Hobin Hood, onde Tio Bill na verdade é o coletor de impostos impiedoso, a Microsoft a constituição social do feudalismo e os desenvolvedores de sistemas open source os Hobin Hoods, que garipam os códigos fontes de determinados softwares em busca de compatibilidade para fornecer ferramentas cada vez mais atualizadas e importantes para os pobres camponeses (usuarios finais) que fogem da opressão da nobresa (os senhores que defendem o Til Bill).
Enfim, sejamos razoaveis, quer cobrar por um serviço ou software, tudo bem, mas não abuse do meu bolso e nem monopolise as minhas opções...

Uma boa tarde a todos, e que a força esteja com vocês, rs

Mr. Andersen


» Pirralho () em 06/10 16:49

É verdade, o Software Livre é fantastico. Fui eu quem tornei ele bom desse jeito!
:P


» Patola () em 06/10 16:49

Não entendo uma coisa.

Quando alguém faz um ato imoral ou ilegal, as pessoas em geral querem que essa pessoa pague por isso. Por que certos aqui parecem que não querem aplicar esse raciocínio à Microsoft? Será que discordam que coisas que ela faz são imorais ou ilegais? Por ela ser uma corporação gigantesca ou por Bill Gates ser muito rico, ela deveria ser perdoada?

O pior de tudo é esse pessoal chamar os adeptos do software livre, em geral, de xiitas ou alguma outra denominação pra "fanáticos". Não conseguem olhar pros próprios defeitos... humpf.


» Manoel Pinho () em 06/10 18:15

A filantropia do Bill Gates não é feita por ele ser bonzinho, mas para descarregar no imposto de renda dele, que é bem alto...

Se ele fosse realmente bonzinho, em vez de doar licenças para escolas carentes (que tem custo para ele quase nulo e descarrega no IR baseado no valor de venda, que é alto) ele tornaria o windows e todos os seus produtos pelo menos FREEWARES para escola. Já pensaram nisso ?

Ele não é o único, mas com certeza é um dos maiores canalhas da indústria da informática e, graças à sua esperteza comercial e diversos outros fatores, conseguiu a posição que se encontra hoje. Nada demais. Não recebeu nenhum prêmio Nobel nem inventou nada de novo.

Eu estou espantado como de repente o br-linux passou a ter tantos adoradores do Tio Bill e da M$ nos comentários. E coincide também com o aumento de trolls anônimos.


» Satanás () em 06/10 18:22

"A filantropia do Bill Gates não é feita por ele ser bonzinho, mas para descarregar no imposto de renda dele, que é bem alto..."

Claro, ele é tão pobrezinho, tem que sem preocupar muito com o dinheiro que gasta com imposto, senão não sobra nada pra ele consertar as paredes do barraco... não é nada demais conseguir em só 25 anos ser o homem mais rico de todos os tempos né? Mais rico do que Salomão, mais rico do que todos os imperadores e todos os reis que o mundo já teve. hahahaha vai dormir, mané pinho.


» roberto () em 06/10 18:48

o gates tem seu valor para a historia da informatica,eu reconheço isto,mais já esta na hora dele pensar de forma mais humana e reconhecer o quanto a politica da empresa dele esta prejudicando o mundo,quanto aos trolls,entrar aqui e postar de forma anonima qualquer bobagem ofendendo os outros é muito facil.


» CWagner () em 06/10 19:26

Felizes os ignorantes, pois não conhecem a verdade.

E pelo visto temos muitos por aqui ultimamente. A importância da M$ para a história da informática é incontestável, bem como o estrago e o atraso que ela promoveu esses anos todos.

Os professores do Bill, se ainda estiverem vivos, devem estar se lamentando por deixar aquele pirralho ter acesso a computadores naquela época.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 06/10 19:30

Não me admira Gates defender a licença BSD: A Microsoft é uma de suas maiores beneficiadas, além de, se bobear, até fazer doações para projetos BSD (seria o mínimo)...


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 06/10 19:34

Qtos à doações que Gates faz, elas muitas vezes tem visão estratégica : Quando a Microsoft doa licenças de Linux para escolas e universidades, estão garantindo que os alunos destas instituição tenham contato frequente com o sistema operacional, dêem seus primeiros passos com o OS : Feito isso, para adquirir em casa e exigir que sua empresa o tenha também, é um pulo...


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 06/10 19:34

Qtos à doações que Gates faz, elas muitas vezes tem visão estratégica : Quando a Microsoft doa licenças de Windows para escolas e universidades, estão garantindo que os alunos destas instituição tenham contato frequente com o sistema operacional, dêem seus primeiros passos com o OS : Feito isso, para adquirir em casa e exigir que sua empresa o tenha também, é um pulo...


» Lupak () em 06/10 20:10

Acredito que existem dois Bill Gates. Aquele emprendedor, visionario que levantou a Microsoft do nada é de admirar, de reverenciar. Mais quele outro depois do lançamento do windows 95(lembram do Starting Up dos Rolling Stones? e o desprezo da internet?. Já nessa epoca os milhoes tinham ofuscado a visao de Gates pois ese windows 95 nao estava preparada para internet). Ese Gates dos metodos FUD com os quais derrubou o Netscape não passa de um calhorda que nem suas doacoes bilh(milh)onarias aliviriam de um adjetivo desses.


» critico () em 06/10 20:46

Agora você exagerou!

=Ele não é o único, mas com certeza é um dos maiores canalhas da indústria da informática e, graças à sua esperteza comercial e diversos outros fatores, conseguiu a posição que se encontra hoje. Nada demais. Não recebeu nenhum prêmio Nobel nem inventou nada de novo.=

- Você está assumindo um papel de ignorancia que te remete a um nivel cabisbaixo. Quem é o magnata de software que você conhece que tenha sido um grande genio? É impossivel juntar tecnica com vocação comercial. Gates tinha, tem vocação comercial coisa que muitos de nós nao temos, mas ele nao era um banana a Informática. Negar que ele é muito competente naquilo que sabe fazer é atitude irracional e coloca-nos em duvida se a teoria da evolução de Darwin nao é mesmo verdadeira.

=Eu estou espantado como de repente o br-linux passou a ter tantos adoradores do Tio Bill e da M$ nos comentários. E coincide também com o aumento de trolls anônimos.=

- Quem é você para mandar nos outros? Você agora passa a vida a falar sobre isso? Porque você nao fica alegre com a convergencia de opiniões e a liberdade de opção? Cada pessoa tem a sua opiniao e gostaria de apresenta-la para que outros possam rebate-la com argumentos convincentes. Você nao pode condenar as pessoas apenas porque elas possuem opiniões contrarias a sua. Se sao contrarias rebata-as nao fique toda hora cutucando em cima dele, parece que te agrada mais ver 99% das pessoas aqui lançando ofensas contra WindowSunitas, do que permitir que pessoas que usam software livre gostem de algumas partes do outro lado. Se você nao gosta nao use, ninguem te obriga a vir aqui, aqui você é apenas mais um igual a todos sua opiniao aqui nao vale um ponto a mais que a dos outros.
Nao te estou ofendendo.


» Manoel Pinho () em 06/10 21:13

Crítico,

"Você está assumindo um papel de ignorancia que te remete a um nivel cabisbaixo."

Você já parou para ler as abobrinhas que escreve no seu blog ? Então não venha falar de mim...

"Quem é o magnata de software que você conhece que tenha sido um grande genio?"

Não precisa ser um prêmio Nobel, mas eu respeito muito mais caras inteligentes como o Steve Jobs.

O Bill Gates é um gênio do marketing, mas a última coisa que ele desenvolveu foi um interpretador Basic para o computador Altair...

"Quem é você para mandar nos outros? Você agora passa a vida a falar sobre isso?"

E quem é você para falar de mim, quando não se identifica e tem intenção de causar discórdia ?

"Porque você nao fica alegre com a convergencia de opiniões e a liberdade de opção? Cada pessoa tem a sua opiniao e gostaria de apresenta-la para que outros possam rebate-la com argumentos convincentes. Você nao pode condenar as pessoas apenas porque elas possuem opiniões contrarias a sua."

Liberdade tem limites e eu sinceramente já estou de saco cheio de ler tantos comentários de pessoas que estão aqui só para falar besteiras, me chamar de xiita e usam da anonimidade para praticar atos covardes como ofender os outros. Se você acompanha meus comentários aqui sabe que eu tento falar seriamente (mesmo que você não concorde) e sempre me identifico.


» Marcelo Ulianov () em 06/10 21:20

Calma Gente !!! Pô !!! Que é isso ? Vamos manter o nível do debate ! Todos tem sua opnião, e aqui é o lugar para mostra-la. Mas sem ataques, sem essa baixaria !!! Só tem gente inteligente aqui e acredito que não precisamos disso ! Eu mesmo sempre "defendi" a microsoft, pois sei que o mundo dos " negócios " é assim mesmo: "quem pode mais chora menos ". Mas sempre mostrei a cara, ja fui ignorado em muitos posts, mas mesmo assim continuo postando porque acredito estar sendo útil. Mas vamos maneirar. Por Favor !!!


» Henrique Vicente () em 06/10 21:25

pensei no BSD na hora que li onde ele tava...


» Ark () em 06/10 21:29

Manoel Pinho: o Jobs pode ser sim um cara inteligente. Tanto que a Mac está de pé porque existem muito dinheiro da MS nessa plataforma.


» Ark () em 06/10 21:31

Manoel Pinho: o Jobs pode ser sim um cara inteligente. Tanto que a Mac está de pé porque existem muito dinheiro da MS nessa plataforma.


» Juca () em 06/10 21:34

É curioso como essa demonização de Bill Gates gera sempre uma carrada mensagens.
Eu só me pergunto se isso leva a algum lugar. Ou, melhor, se isso ajuda a desenvolver e/ou divulgar o software livre.


» Juca () em 06/10 21:34

É curioso como essa demonização de Bill Gates gera sempre uma carrada mensagens.
Eu só me pergunto se isso leva a algum lugar. Ou, melhor, se isso ajuda a desenvolver e/ou divulgar o software livre.


» engels () em 06/10 22:24

> O 0,001% que o Bill Gates dá pra caridade de boa vontade, pois ele não tem
> essa obrigação, ajuda muito mais gente do que todo o software livre do mundo,
> e todos os retardados que o defendem.

Vamos fazer as contas. Bill Gates nunca trabalhou na vida porque nasceu em berço de ouro. Ele usa milhões de dólares do nosso próprio dinheiro, que pagamos a ele pelas licenças de seu arremedo de software para contribuir com pesquisas para a cura da AIDS, por exemplo. Enquanto pagamos, e ele leva a fama, num canto qualquer dos grotões do Brasil, um telecentro com Linux instalado permite que as pessoas tenham acesso à Internet e aprendam a se prevenir contra a AIDS, assim salvamos uma vida. Como uma vida vale mais que o mundo inteiro, o Software Livre já fez mais pelo mundo que a contribuição avarenta de Bill Gates poderia fazer (0,001% é dinheiro de pinga), ainda que bem vinda: porque esse miserê é melhor que nada.

Observando essas e outras declarações pró-Microsoft somente aqui no br-linux, a impressão, sujeita, claro, a contestações, porque é uma percepção, que os defensores de Bill Gates e da Microsoft nos deixam é de que:

1) São ruins de conta;
2) Não têm senso de valor;
3) São pessoas inconvenientes;
4) Fazem apologia aos crimes praticados por Bill Gates e pela Microsoft;
5) Importunam usuários de Linux tachando-os de radicais, vagabundos e burros;
6) Têm dificuldade de analisar os fatos sob bases racionais;
7) Acreditam em toda a sorte de lenda em torno do sucesso da Microsoft e de Bill Gates;
8) Defendem *TOLAmente* a fortuna de Bill Gates, mesmo sabendo que nenhum único centavo furado dela vai sequer passar perto de suas contas bancárias, nem hoje, nem em nenhum tempo futuro equivalente à idade do universo.

Os defensores do Software Livre, por outro lado:

1) Optam por SL com base na razão;
2) Entendem que o potencial humano é o maior valor de todos;
3) Nâo fazem proselitismo para cima de usuários Windows empedernidos;
4) Têm ojeriza de práticas comerciais excusas;
5) Fazem um bonito trabalho de esclarecimento da sociedade;
6) Nâo se iludem com lorotas propaladas pelos exploradores das liberdades alheias;
7) Sabem a verdade acerca da Microsoft;
8) Não trabalham de graça para sanguessugas.

Bill Gates não é o diabo? Do grego, diabo é diabolos, que vem de dia, contra, bolein, jogar. Portanto o diabo é aquele que joga contra. Bill Gates joga contra a humanidade e isso já está ficando difícil esconder. É por essas e outras que o MUNDO está fugindo desesperadametne da Microsoft e de seus produtos. Grandes empresas, governos, países inteiros, bilhões de pessoas.

Portanto eu proponho que os que defendem a Microsoft façam um exame de consciência e se aliem de corpo e alma às pessoas de bem na causa do Software Livre, porque este é o destino glorioso da humanidade.


» Ricardo Carvalho () em 06/10 23:26

Bom apesar de eu ser um tanto neutro vou falar.
1) Não acho que o Bill Gates seja o mal em pessoa, ele não é dono de toda a MS, e sim o acionista majoritário.
2) Da onde vocês tiraram a conclusão de que ele doa 0,001%?
3) É verdade que ele não é um homem ético e adora padrões fechados, porém permitir liberdade de software e impedir a liberdade de alguém fazer um programa (ou protocolo) e fechá-lo é um paradoxo.

engels, está é uma campanha um tanto agressiva e proselitista, é quase dizer que só porque não demonizo o Bill Gates e a MS eu viro um revisionista e um imperialista da informática (os esquerdistas vão adorar isto). Eu não disse que estou a favor da Ms, não gosto de padrões fechados (seja da MS, seja da Sun, seja da IBM), creio que alguns aqui tenham memória curta e não lembram bem como a IBM dominava o mercado de informática nos anos 80, com mão de ferro, a Ms teve a quem copiar. Eu não tenho nada contra os que demonizam o Bill Gates, certamente tem os seus motivos, sejam eles baseados em fatos ou apenas para entrar na "moda" de criticar e achar um inimigo em comum de uma comunidade que será o mal personificado (Goebbels sorri no inferno com isto), além do mais isto criticar a MS não adiciona NADA ao OSS (Open Source). O grande motivo pelo qual eu gosto do software livre e repúdio o software fechado é simples: eu quero apenas liberdade de pesquisa e desejo muito ver a desestatização (e a desmonopolização) do capital e da informação, o que o OSS tem feito, ainda bem.


» Profeta () em 06/10 23:30

kkkkkkkkkkkk quanta besteira num post só, hahahahahahahahahahahaha bill gates é o diabo, o software livre é o futuro da humanidade e um telecentro com linux vale mais do que BILHÕES em pesquisa científica. que lógica mais imbecil meu deus, vai se tratar cara.


» SuperTroll () em 07/10 00:39

Resumindo TUDO :

A Mico$soft é uma empresa que foi

CONDENADA ! CON-DE-NA-DA ! C-O-N-D-E-N-A-D-A !!!

com todas as letras, em seu PRÓPRIO país por

práticas ILEGAIS ! I-LE-GA-IS !! I-L-E-G-A-I-S !!

com todas as letras , FORA DA LEI !

É disso que estamos falando ...


» Marcelo Ulianov () em 07/10 01:09

a cada novo comentário a conta bancária de bill gates engorda um pouco mais... ahh mais um dolar pra ele... droga.


» bebeto_maya () em 07/10 01:44

''E você queria mais de 0,001%? Porque tu não faz como ele, e vai trabalhar? Cambada de vagabundo esse pessoal do software livre. O 0,001% que o Bill Gates dá pra caridade de boa vontade, pois ele não tem essa obrigação, ajuda muito mais gente do que todo o software livre do mundo, e todos os retardados que o defendem.''

__Crítico, você está com a palavra agora, porque quando um ''acefálico evangélico seguidor da Bíblia do Stallman abre a boca e inverte as funções digestivas'', você mete o pau, e quando alguém crítica o Linux, porque leu o Alcorão do Bill Gates, de maneira extremista,e vomita e defeca ao mesmo tempo por ambos os oríficios, você se abstém. . .Ora, por acaso somos uma minoria, e ser imparcial é fundamental, mas por enquanto você é apenas unilateral.Vive de catar minúncias perjorativas na comunidade, mas nunca abre a boca contra a MS, ou o modelo frio e animalesco do Software Comercial.Eu apenas acho que as pessoas têm o direito de escolher, somos movidos a filosofia, e não irracionalidade. . .


» critico () em 07/10 11:12

=Você já parou para ler as abobrinhas que escreve no seu blog ? Então não venha falar de mim...=

- abobrinhas? O meu blog possui factos veridicos e com provas. Nada do que eu escrevo nao está provadao. Nao Admitir isso é a unica solução de quem se sente incomodado com o que eu escrevo. O que eu acho muito normal dado que essas pessoas estavam habituadas a criticar e nao ser criticadas.


=Não precisa ser um prêmio Nobel, mas eu respeito muito mais caras inteligentes como o Steve Jobs.=

- Steve Jobs? O que foi que Steve Jobs criou? O MAC foi criação do Steve Wozniak que é muito mais probre que o Jobs. O Jobs nunca criou nada, sempre foi um comerciante nato, prove-me o contrario.

=O Bill Gates é um gênio do marketing, mas a última coisa que ele desenvolveu foi um interpretador Basic para o computador Altair...=

- Eu nao tenho interesse na historia do Gates. Eu só sei que ele é bom naquilo que faz e isso para mim é um dom que nem todos possuem, principalmente aqueles que perdem tempo cutucando o sucesso dos outros.

=E quem é você para falar de mim, quando não se identifica e tem intenção de causar discórdia ?=

- Ninguém é obrigado a se identificar, e mesmo que fosse eu podia usar um nome falso e aí o que ia mudar? Ia consultar a lista telefonica? Quanto a causar discordia nao sei se quem ataca constantemente as ideias dos outros anda muito longe disso.


=Liberdade tem limites e eu sinceramente já estou de saco cheio de ler tantos comentários de pessoas que estão aqui só para falar besteiras=

- Repito. Você nao é NADA para traçar limites dos outros, respeite os limites deles e você será respeitado, caso nao queira retire-se.

=, me chamar de xiita e usam da anonimidade para praticar atos covardes como ofender os outros.=

- Olha quem fala. O que dizer sobre os seus ataques a determinadas entidades? Você pode falar e tem razão e os outros só podem concordar contigo? Na minha opiniao isso é que é atitude de Xiita. Ninguém é obrigado a se identificar. Porque você está tao interessado em que as pessoas se identifiquem? Tem um primo na policia federal?

=Se você acompanha meus comentários aqui sabe que eu tento falar seriamente (mesmo que você não concorde) e sempre me identifico.=

- Nao vejo seriedade em alguem que tenta ofuscar ideias dos outros


» critico () em 07/10 11:26

=__Crítico, você está com a palavra agora, porque quando um ''acefálico evangélico seguidor da Bíblia do Stallman abre a boca e inverte as funções digestivas'', você mete o pau, e quando alguém crítica o Linux, porque leu o Alcorão do Bill Gates, de maneira extremista,e vomita e defeca ao mesmo tempo por ambos os oríficios, você se abstém=

- Primeiro nao fui eu que postei as palavras que você citou(45ºde temperatura cerebral).
E eu sou um profissional Unix a mais de 15 anos

=Ora, por acaso somos uma minoria, e ser imparcial é fundamental, mas por enquanto você é apenas unilateral.=

- ???

=Vive de catar minúncias perjorativas na comunidade=

- O que eu publico só discorda quem nao tem argumentos para rebater. Sao 'factos veridicos'.

=, mas nunca abre a boca contra a MS,=

- Eu sou um critico de 'SOFTWARE LIVRE'.

= ou o modelo frio e animalesco do Software Comercial.=

- Software livre também pode ser comercial. Claro que existem pessoas como tu que preferem viver a custa de donativos e patrocionios de bilhetes para viagens e conferencias. Se você odeia dinheiro fale comigo que eu te boto na roça do meu avô. Tem um bom espaço lá quem sabe você se dé bem como vangelizador cavando uns buracos pra plantar banana.

=Eu apenas acho que as pessoas têm o direito de escolher, somos movidos a filosofia, e não irracionalidade. . .=

- Que aprisionou quem? As pessoas usam Windows ou Linux porque gostam se nao gostassem trocavam. Se você gosta da sua vida continue assim apenas nao ataque e ofenda as pessoas como você fez com um cara nesse site, isso espalha mais ainda o horrivel fedor da comunidade que você 'diz' defender.


» Patola () em 07/10 11:26

Não dá nem pra comentar, né, crítico. Você parece que vive em seu mundinho particular, onde o céu é verde e o chocolate é salgado. Sua motivação pra xingar os outros aqui é que te xinguem de volta? Acho que nem o quase falecido Kiss The Blade era tão troll quanto você. Pelo menos ele dizia *algumas* coisas sensatas...

De boa, você está fazendo papel de palhaço. Suas declarações são tão pífias que não dão nem vontade de responder (eu não respondo). Por que não pára de acessar esse fórum? Acho que nem os que gostam da Microsoft ou do software proprietário aqui ligam mais pras suas opiniões.


» Daniel Fonseca Alves () em 07/10 11:58

Vamos para com esta bobagem, Bill Gates tem um talento comercial muito bom mas não será por isso que todo mundo 'baba o ovo dele', seja por que ele não é o nosso super ego ou porque fazer o que ele fez passando por cima da moral e da ética qualquer um faz(Eu poderia ser rico como traficante mas nunca saberei pois optei por outro estilo de vida, e como não sei não será por isso que considerarei um traficante melhor ou pior do que eu naquilo que faz). PRONTO !!


» Patolino () em 07/10 13:21

> bill gates é o diabo

O fiuducão em pessoa.

> um telecentro com linux vale mais do que BILHÕES em pesquisa científica

Cadê os resultados da tal pesquisa científica?

Os telecentros, por outro lado, produzem resultados imediatos, duradouros e visíveis. Tudo isso sem ser usado como expediente para justificar a extorsão do mercado e ainda produzindo economia e racionalização de recursos.

> vai se tratar cara.

Aprenda a fazer conta.


» Ambulante da Praca () em 07/10 13:21

Hummmmmmm... tá tão sem graca isso q eu nem vô trollar... vô fica na minha.

Mas que o bill gates quer por que quer que os softwares da microsoft dominem tudo, á isso sim, afinal, ele tem q manter o negócio dele...

por isso,ele vai tenta de tudo... intão, o negócio é xinga os governantes daqui, pra que "tentem" usar só SL, pelo menos tentar.


» Ferrabrás () em 07/10 13:42

Olha aqui os resultados:

http://www.gatesfoundation.org/GlobalHealth/Grants/default.htm?showYear=2003

Três bilhões, oitocentos e dezenove milhões, novecentos e noventa e sete mil e cento e trinta e seis dólares! Todo esse dinheiro _dado_ de boa vontade! Bem mais do que 0,0001%.

esse dinheiro foi distribuído para dezenas de fundações e entidades de pesquisa, distribuindo comida e remédios para pessoas que estavam _morrendo_ de fome e doenças na Coréia do Norte, na África e em diversas partes do mundo, pesquisa para a cura da AIDS, tratamentos contra malária, tecnologia para vacinação em massa, e muitas outras coisas. é só pesquisar na internet.

e tudo isso vale menos do que um telecentro fudido com linux? isso tudo é inveja. enquanto você escreve aqui o Bill Gates vai ficando cada dia mais rico e mais importante para a humanidade, enquanto você continua a ser um nada. vai se tratar cara, tu precisa de um psiquiatra.


» Manoel Pinho () em 07/10 14:59

Ferrabrás,

Deixe de ser ingênuo. E os milhares de dólares que os governos deixam de aplicar em saúde, educação e assistência social para comprar licenças de produtos Microsoft porque meia dúzia de zé manés não vivem sem sem o "Uord", "Uindows" e "Visual Basic" ?

Me diga se o balanço final do que o Bill Gates aplica no Brasil e o que o Brasil remete para fora é positivo...


» Lewis () em 07/10 15:33

Ja fui ameacado de morte pelos seguidores de Bill por ter citado os 0,001%


» Ricardo Carvalho () em 07/10 16:02

> Cadê os resultados da tal pesquisa científica?
Não acho que eu vou xingar ninguém, odeio brigas, porém quando se faz pesquisa o resultado não será usado nesta geração e sim pelas, próximas, sabe aquelas pessoas que discutem matemática pura, sabe quando usaremos está matemática? É uma pergunta. A matemática que usamos nos computadores e nos foguetes é ainda a matemática de Newton e Fermat...
Bom eu não ponho a minha mão no fogo per Bill Gates. Mas se ele fizer como John Davidson Rockefeller no século XIX (o "Bill Gates" da época, só que monopolizava o petróleo) e fundar uma universidade (Rockefeller fundou a Universidade de chicago, uma das melhores do mundo) eu deixo de falar mal dele (eu falo também, ele não abre os protocolos usados pelo Windows para garantir comunicação entre os sistemas, devia fazer isto logo), não falo bem de Bill Gates, porém, acho que a maioria das pessoas falam mal sem saber o porque ou mesmo com informações inventadas, nada contra, mas eu não gosto disso.


» Ricardo Carvalho () em 07/10 16:03

> Cadê os resultados da tal pesquisa científica?
Não vou xingar ninguém, odeio brigas, porém quando se faz pesquisa o resultado não será usado nesta geração e sim pelas, próximas, sabe aquelas pessoas que discutem matemática pura, sabe quando usaremos está matemática? É uma pergunta. A matemática que usamos nos computadores e nos foguetes é ainda a matemática de Newton e Fermat...
Bom eu não ponho a minha mão no fogo per Bill Gates. Mas se ele fizer como John Davidson Rockefeller no século XIX (o "Bill Gates" da época, só que monopolizava o petróleo) e fundar uma universidade (Rockefeller fundou a Universidade de chicago, uma das melhores do mundo) eu deixo de falar mal dele (eu falo também, ele não abre os protocolos usados pelo Windows para garantir comunicação entre os sistemas, devia fazer isto logo), não falo bem de Bill Gates, porém, acho que a maioria das pessoas falam mal sem saber o porque ou mesmo com informações inventadas, nada contra, mas eu não gosto disso.


» Ricardo Carvalho () em 07/10 16:10

Ferrabrás:
É disso que estou dizendo, Bill Gates não é o mal em pessoa. Ele doa dinheiro para pesquisas e instituições de caridade, mas o software livre também tem seu valor em instituições de pesquisa e para reduzir o custo em acesso a internet (bendito seja tu ó bind, o mesmo para ti ó apache e glorioso seja o futuro do sendmail).
Eu tenho uma visão um tanto imparcial, não torço para o software livre dominar o "mundo"(eu queria que os padrões abertos dominassem, seja o software livre ou não), nem que o mesmo ocorra com uma empresa de softwares e hardwares (pior ainda se nesse caso os padrões forem fechados), graças a Deus já temos uma plataforma de computadores aberta o PC, torço para que o mesmo ocorra com padrões na informática.


» #startx# () em 07/10 16:42

Vai ver ele se identifica com o diabinho do BSD.


» #startx# () em 07/10 16:46

Vai ver ele se identifica com o diabinho do BSD.


» Henrique Vicente () em 07/10 17:57

Vai que o diabo do BSD é uma homenagem indireta a ele..


» Ferrador do Ferrabrás () em 07/10 18:01

> Olha aqui os resultados:

E quantas e quantas campanhas de doação de comida e remédios já não fizemos nós mesmos no Brasil e até para outros países? E as campanhas de vacinação em massa que fazemos e que são referência no mundo todo? Nem precisa ser bilionário pra isso. Os maiores investidores nas pesquisas de cura das doenças de países tropicais são nossos próprios governos: no fundo somos nós mesmos. Louvável é o que Bill Gates faz. Mas fazemos muito mais que ele.

> e tudo isso vale menos do que um telecentro fudido com linux?

Ninguém está rejeitando as contribuições de Bill Gates. Deixe que ele as faça. Mas, o que você acha melhor, remediar ou prevenir? Você acha melhor gastar uma quantia razoável para dar ao cidadão acesso à informação para ele se prevenir contra a AIDS e outras doenças e ensinar a ele uma profissão para que viva uma vida decente, ou negar-lhe o acesso com o fito de sustentar uma fortuna inconcebível, transformando sua vida num inferno, apenas para fazer caridade depois com migalhas dessa fortuna? Bill Gates pratica esmola, enquanto o que queremos é dar poder às pessoas. Entenda uma coisa, cabeção, Software Livre não quer o fim da Microsoft. Mas Bill Gates quer o fim do SL. Essa é a dialética dele. Não queremos que ele pare de contribuir com sua merreca, mas se tentar impedir que o Software Livre beneficie quem quer que seja, estará fazendo papel de vilão.

> enquanto você escreve aqui o Bill Gates vai ficando cada dia mais rico

E quando morrer, vai deixar tudo pra mim pra você. Uêba!

> enquanto você continua a ser um nada.

Não ambiciono glória, nem fama ou poder. Fico satisfeito apenas com a oportunidade de contribuir.

> vai se tratar cara, tu precisa de um psiquiatra.

A única pesquisa em que Bill Gates não investe, por motivos óbvios, é a cura do miolo mole.


» Henrique Vicente () em 07/10 19:07

Bill Gates precisaria realmente dum tratamento com um psicologo muito bom e humilde... para ver se ele consegue entender que tirar dinheiro e liberdade das pessoas não é uma coisa legal, (ai vão me falar que ele ganha honestamente... sei que não é, mas vamos supor que seja... mesmo assim o cara é um egoista...) assim como querer dominar o mundo não é algo bom.... etc


» Marcelo Rios () em 07/10 19:13

> Acho que nem o quase falecido Kiss The Blade era tão troll quanto você. Pelo menos ele dizia *algumas* coisas sensatas...

Quase falecido? Você tem visto ele? Só assinava a linux-br por causa das discussões que ele provocava. De todos os que postavam lá, ele sem dúvida era o mais inteligente. Desde que ele parou de postar aquela lista vem sendo um lixo.


» critico () em 07/10 19:23

=Não dá nem pra comentar, né, crítico.=

- Como assim, se você acabou de comentar.

=Você parece que vive em seu mundinho particular, onde o céu é verde e o chocolate é salgado.=

- Sua vocação para contos de fadas me surpreende.


=Sua motivação pra xingar os outros aqui é que te xinguem de volta?=

- Porque você quer me xingar?

=Acho que nem o quase falecido Kiss The Blade era tão troll quanto você.=

- Falar mal dos outros quando eles nao podem se defender é um sinal de fraqueza por parte do ofensor.

=Pelo menos ele dizia *algumas* coisas sensatas...=

- O FHC tornou o nosso pais lider da economia mundial. Acredite!!!

=De boa, você está fazendo papel de palhaço.=

- A ofensa é o ultimo recurso de quem nao possui argumentos.

=Suas declarações são tão pífias que não dão nem vontade de responder (eu não respondo).=

- Eu nao te pedi para responder, meu objectivo aqui é rebater afirmações com argumentos inocuos, e quando os rebatidos nao respodem significa que eles foram rebatidos.

=Por que não pára de acessar esse fórum?=

- Porque é aqui aonde eu vou influenciar mentes, e estou conseguindo, afinal já aparecem alguns amantes de software proprietario por aqui.

=Acho que nem os que gostam da Microsoft ou do software proprietário aqui ligam mais pras suas opiniões.=

- É a sua opiniao e eu respeito, mas nao é o que diz a minha caixa de correio e os comentarios aplaudidos em meu Blog.


» Marcelo Ulianov () em 07/10 20:09

Que ridículo... Ô Augusto ! Coloca as crianças na cama !!! Será que não tem nenhum adulto por aqui não ?


» Kid X (nelson_pivete-13a) () em 07/10 23:29

Alô Marcelo!
De adulto sabe-tudo a gente já ta cheio! O Linux agora é da molecada! :-D


» against () em 07/10 23:35

"o gates tem seu valor para a historia da informatica,eu reconheço isto"

Claro que teve.
Quando eu vi o uindous a primeira vez ele custava como 550 reais de hoje.
As outras opcoes eram: SCO Unix, SUN com Solaris, Apple.
O unixes por cerca de 4 mil reais de hoje, SUN's que nao fica nem bom falar, e Apples somente importados custando o preco de alguns carros populares (nao os de hj).

Conclusao: Se um unix custava tanto, eh claro que o windows nao poderia ser bom.

A piada comecou quando o Bill Gates foi querer competir com os Unixes e os servidores.

Nao dah para comparar linux com windows, o linux eh gratuito, e eh bom, nao eh software do tipo 011-1406.

"Cansado de depender de engenheiros especialistas que te olham com se vc fosse analfabeto ? Compre Agora o revolucionario gerenciador-de-janelas-limitador-de-hardware-multi-tarefa-emulado-com-cara-de-hello-kit-do-paraguai !!! Quanto vc pagaria por esse conforto que nao requer pratica nem tao pouco habilidade? NAO DIGA AINDA !!! Vc recebe inteiramente gratis em sua casa..."


» bebeto_maya () em 08/10 01:25

"Ferrabrás:
É disso que estou dizendo, Bill Gates não é o mal em pessoa. Ele doa dinheiro para pesquisas e instituições de caridade, mas o software livre também tem seu valor em instituições de pesquisa e para reduzir o custo em acesso a internet (bendito seja tu ó bind, o mesmo para ti ó apache e glorioso seja o futuro do sendmail).
Eu tenho uma visão um tanto imparcial, não torço para o software livre dominar o "mundo"(eu queria que os padrões abertos dominassem, seja o software livre ou não), nem que o mesmo ocorra com uma empresa de softwares e hardwares (pior ainda se nesse caso os padrões forem fechados), graças a Deus já temos uma plataforma de computadores aberta o PC, torço para que o mesmo ocorra com padrões na informática."

__Adolf Hitler também não era mau pessoa, ele re-ergueu a economia Alemã, melhorou a educação os serviços de saúde e transformou a nação Germânica numa super-potência. . .Isso que acabei de falar se encacha perfeitamente com Bill Gates, afinal ele chegou a dizer que o Linux é uma praga anti-americana, e coleciona processos sociais ao redor do mundo, ou seja, Hitler ergueu a Alemanha, mas também a afundou no pós-guerra e assassinou milhôes de inocentes judeus.Gates investe em obras sociais, mas até a Xuxa faz isso, e sabe porque. . .Pois têm um grande abatimento no imposto de renda, maior do que o que ele faz de bom, isso garanto, além de ''polir'' um pouco a sua imagem, evitando o carregado fardo de tirano monopolista.O cara já ameaçou até um pivete de 17 anos, porque o guri tinha um site de sonoridade semelhante a Micorsoft. . .Isso, entre outas atrocidades, como processar escola pública. . .E ''porque ele investe em pesquisas de combate a AiDS''. . .Imagine se ele descobre a cura. . .Os soropositivos estarão fudidos, comprando remédios a preços extorsivos, reféns de uma patente que habita nas mãos de um crápula!


» TuXMaStER () em 08/10 01:28

marcelo, o KTB não posta mais porque parou de mexer com PC. ele agora toca guitarra em várias bandas e está sempre fazendo arranjos e gravações pra bandas de salvador e maceió, onde sempre vai. também lia os posts dele na linux-br e encontrei-o por acaso tocando num show de rock em SSA pois ele apresenta-se com o mesmo nick. pelo que agente conversou no backstage ele vendeu um projeto quase pronto para uma empresa onde trabalhava, tirou férias e parou com o linux. abs.


» Sérgio Luiz Araújo Silva () em 08/10 13:25

Em todos os casos o código aberto é bom, e em todos o código aberto e livre é melhor ainda, coisa que ele jamais citaria. Estamos vivenciando uma mudança de paradigma e nem todo o dinheiro do Bill vai mudar essa realidade!!! :)


» Sérgio Luiz Araújo Silva () em 08/10 13:33

Como citou o amigo, a filantropia do Bill Gates é igual a do Silvio Santos, ele usa pra fazer mais propaganda da sua enganação coletiva, e Vamos todos ao Show do Bobão.


» Sérgio Luiz Araújo Silva () em 08/10 13:38

Doação para desenvolvimento de softwares voltados para que plataforma? Lembro de projetos promovidos pela Microsoft que dava a metade, o governo a metade , as pessoas o esforço. QUANTO VOCÊ JÁ RECEBEU DA MICROSOFT POR aprender e ensinar a sua plataforma?
Quantas pessoas montam cursos, escolas de informática, será que estas pessoas não percebem que esão trabalhando de graça para estes caras?


» Dibih () em 13/10 22:10

Tudo que sei, é que agora posso escolher, abaixo qualquer tipo de monopólio, chega de ser "paga pau" de americano, chega de imperialismo, viva a democratização do conhecimento, viva o Linux!


» Wilton Lazary () em 14/10 04:06

Vou colocar minha esperiência pessoal e dividi-la em usuário,desenvolvedor e pessoa.

Como usuário
do terceiro e esculachado mundo eu
tenho vergonha de ver como as pessoas achão normal
ter aprocimadamente (oito mil reais) em softs piratas em sua maquina, acho isso porque dentre todas as maquinas que eu já vi, em raros casos encontrei softs como windows, ms-office, autocad, corel draw, fotoshop (ufa..ai ja da uns 5 mil R$) entre outros com registro legal mesmo em empresas que podem pagar por eles, por isso somos todos marginais aos olhos do primeiro mundo e o pior de tudo e que eles tem razão para penssarem isso porque somos dependentes da tecnologia outorgada deles, porque mesmo conhecendo o GNU/linux e sabendo que ele e feito por pessoas que idenpendentemente da de terceiro,segundo,primeiro ou qualquer mundo
tem o objetivo comum de tornar a tecnologia acessivel e não bloqueada somente a quem pode pagar, mas mesmo assim preferem ser marginal e fazer juz ao preconceito de ser chamado de terceiro mundo por merecimento, porque só por causa, por exemplo: (no openoffice não encontrar aquele botãozinho de atalho do ms-office) ja se submete a marginal e volta para rodar ms-office roubado.

Como desenvolvedor
eu divido minha vida em antes do GNU/linux e depois do GNU/linux, porque desde de criança eu estudo programação e eletrônica, hoje eu tenho 27 anos e depois que conheci o GNU/linux eu evoluí meus conhecimentos em 1000% e hoje consigo
fazer coisas que sempre quis desde novinho, mas não existia como porque eu não sou zilionário para
poder pagar a microssoft para ela me de conceder a
licensa de estudar os codigos fontes do seu sistema operacional e poder fazer as modificações
que eu necessitar (visto que neste momento eu estou concluindo algumas modificações no kernel do
GNU/linux e no xfree e assim que estiverem prontas eu vou disponibilizar para quem quiser e assim girar a roda da evolução) e eu consegui aprender como fazer oque eu queria somente olhando e estudando como outras pessoas fizeram no codigo fonte e em alguns artigos sobre software open-source na internet, concluindo: so com o linux eu conheci o verdadeiro sentido da palavra "mentes abertas" porque quando eu estou estudando o codigo fonte que alguem programou eu não estou vendo letras e numeros e sim estou assimilando uma parte da mente daquela pessoa e por isso não estou mais limitado
ao mundo mediocre que meu professor de "c" me apresentou na faculdade com um ms-visual-c pirateado.

Como pessoa
não acho que software livre seja software gratuio, ele tem um preço sim, o preço é que você deve se tornar uma pessa melhor, compartilhar seus conhecimentos e abrir sua mente significa que
alguem fez algo por você e você pode fazer algo por algem, mas não significa que eu não posso ganhar dinheiro com isso desde que eu seja justo,
por exemplo eu estou desenvolvendo um aplicativo
para gereciamento de empresas e eu dividi ele em
duas partes a primeira parte são as bibliotecas
para controlar banco de dados, gerar relatórios etc... , essa parte eu vou disponibilizar livremente para que todos possão usar e alterar,
mas vou ganhar dinheiro vendendo o programa e não vou diponibilizar o codigo fonte do programa para quem não pagar por ele, porque o codigo fonte do programa e para uso especifico de empresas e eu vivo disso e as empresas nao precisão de caridade
porque se eu, por exemplo, for em uma farmacia e pedir um remedio, mesmo que eles usem o meu programa eu vou ter que pagar pelo remedio.

Obs: oque isso tem have com a microsoft, se não existisse GNU,linux e outros mivimentos livres, eu
seria um pirata não por ser desonesto, mas por ser oprimido pelo poder financeiro da m$ e viver no
sujo terceiro mundo da ignorancia e não no mundo
maravilhoso GNU livre e evoluido e a microsoft luta para me colocar em sua coleira como um cachorrinho .


» Welson Filho () em 24/10 02:00

>O perigo da sua afirmação é achar que, porque Bill >Gates é rico e contribui com projetos sociais, ele >está isento de críticas ou condenação. Bill Gates >não está acima da lei, nem da Justiça, nem da >ética. Nem sua posição reside nalguma outorga >divina, ao contrário, é limitada, temporária e >reversível. Tentar silenciar as pessoas que >apontam posturas reprováveis de Bill Gates ou de >sua empresa, tachando-as de fanáticas é um >paradoxo, já que sufocar as opiniões e a razão é o >passaporte para o dogma e obstáculo para a >verdade.

Nada a ver. Eu sou totalmente contra atacar a moral de alguém. Pode até ser mesmo verdade que ele é sem escrupulos e só pensa em $$, mas nao se esqueçam que vivemos em um mundo CAPITALISTA. O dinheiro move o mundo. Falaram-me uma vez que o Linux seria a versão digital do Socialismo, mas não se esqueçam que o Socialismo NÃO existiu. As atitudes arbitrarias da empresa dele realmente representam um empasse ao desenvolvimento tecnológico à outras empresas, mas se está dificil com o monopolio, que seja unissono a voz da uniao e se juntem. Não dizem que a uniao faz a força ? E falaram: "sufocar as opiniões e a razão é o passaporte para o dogma e obstáculo para a verdade."... ahahaha... Dogma é uma verdade ABSOLUTA. Não condiz com o que quiseram dizer.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.