Notícia publicada por brain em outubro 5, 2004 11:31 AM
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Mandark (mandark@rockpesado.com.br) enviou este link e acrescentou: "O mais esperado jogo do ano liberou sua versão nativa para Linux. Fato importante, já que os fabricantes de jogos se esquecem muitas vezes de nossa comunidade. Instruções para instalação e download já estão disponíveis"
Uhúúúúúú !!!
Já não era sem tempo !
Viva ! Finalmente grandes jogos sendo compilados para nós !
Viram os requisitos do sistema?
GNU/Linux system,
Pentium III, 1Ghz
256Mb RAM
Kernel 2.4, 2.6 is recommended
glibc 2.2 and up
3D card:
NV10 or R200 minimum hardware
OpenGL hardware acceleration
64 MB VRAM
sound card + OSS ( with mmap support )
Bem menos que no Windows.
Opa! O negócio agora é www.submarino.com.br.
Um amigo meu tem um Pentium 4 HT 3GHz com 512MB de RAM e placa de vídeo Nvidia Geforce 2 MX e disse que ficou impraticável jogar, mesmo no modo mais baixo de resolução e efeitos. O gargalo então é a placa 3D (porque CPU e memória não foi), que é das mais baratas ?
Se for eu estou frito, porque a minha é uma Geforce 2 MX 400, pouquíssima coisa mais rápida... Vou baixar o demo para ver se é viável no meu micro...
Hail,
Bem... testei o demo do Doom3 no Windows... e ficou bem impraticavel jogar.
Creio que o gargalo tenha sido na placa de vídeo.
Porém como meu pc não é lá grandes coisas... outros fatores como o proc e a memoria tambem influenciaram.
Eis a minha configuração:
Athlon 1.333Mhz
512Mb de RAM DDR226
HD 40Gb Maxtor 7200rpm
Geforce 3 ti 200 64Mb
Obs.: Máquina bem modesta para os padrões de jogos atuais. Visto que sites e revistas de reviews vão querer se basear no Doom3 para testes e não mais no velho Quake 3 como era de costume.
Obs.: Desculpe por algum erro de português.
O requerimento mínimo é uma GeForce 3.
Ei FoundDeath, quantos quadros o jogo rodava em sua máquina (em média) ?
Pinho, uma amigo possui essa placa e já não consegue jogar nem UT2003 !! Vai ter que fazer upgrade hahah
Manuel,
Esta placa GeForce2 MX 200 e 400 são das mais fracas que existem no mercado, definitivamente é o gargalo do sistema. Para ficar aceitavel o Doom3 precisa no mínimo de Geforce 3 como ja foi dito. Sendo que as Geforce 4 MX são piores que as GeForce 3.
Eu rodei em casa no LINUX usando cedega e ficou super bom com 800x600 no medium com Geforce 3 ti 200, athlon xp 1800 e 512mb de memoria, ainda nao testei o binario nativo.
Pra vc realmente jogar legal e se divertir com o jogo:
CPU 2Ghz
geforce 4 ti 4200 no mínimo
512 de ram
800x600 no médio fica legal, mas em algumas partes o jogo vai dar umas travadas, muitos monstros, áreas grandes, etc, mas 90% da pra curtir legal.
geforce2? afff, num deveria nem abrir o jogo, nao sei como abriu.
Joguei via windows com as configurações mínimas, tudo bem que não deu pra ver todos os recursos de imagem e som que o jogo oferece, mas deu pra jogar na boa. O que talvez falte, isso no caso das placas ATI para linux, é um ajuste fino nas configurações da placa de video.
no minimo uma geforce 5200 com 128mb
Alguém aí tem screenshots do jogo?
Eu já baixei e instalei.
Minha máquina é um Athlon XP 2400+ (@2000Mhz) com 512MB DDR333 e uma GeForce 4 MX 440 de 64MB@64bits.
O aumento de desempenho é pequeno. Acho que não passa de uns 5%, graças ao gargalo do vídeo, mas uma mudança aqui foi notória...
As sombras no Windows ficavam serrilhadas, no Linux estão contíguas. Testei muitas versões do driver NVidia para Windows e não obtive sucesso. No Linux não tive problemas.
Ai vão duas dicas:
1) Eu linkei os arquivos pak00[0-4].pk4 da minha partição do Windows. Economizei um bom espaço em disco e não tive problemas.
2) O mod "Duct Tape" funciona com perfeição; só mudei o nome do arquivo pra pak999.pk4 porque já existe um pak005.pk4 na versão do Doom3 para Linux.
Endereço do Duct Tape: http://ducttape.glenmurphy.com/
c
Ainda bem que estou conseguindo jogar em 1024x768 ultra-high.
P4 3.4 - 1GB Mem DDR 500 - HD 2 x 120 Raid 0
FX-5950 Ultra 256 Mem.
TKO.
Tambem testei , no Win, com uma GForce4/64mb e é muito lento ...
acho que deve rodar bem de FX5200 para cima
Tenho o Unreal Tournament 2004 para Linux. Roda razoavelmente bem até que dê algum problema e saia do jogo (é foda quando vc tá jogando o tournament ou Onslaught e dá esses problemas). Então instalei no velho e bom Windows XP e nunca mais deu problemas, além do desempenho do Microsoft DirectX 9.0c ser bem melhor que o do X.Org.
Provavelmente o Doom 3 pra Linux acontecerá a mesma coisa: O gráfico pode ser o mesmo, mas o desempenho no Windows com o DirectX será bem melhor. Vocês devem ser muito felizes por terem jogos do nível do UT2004 e Doom 3 para Linux nativamente, mas tem muito o que melhorar na interface X e no desempenho 3D se quiserem falar que o Linux é melhor que o Windows até pra jogos...
Ah, é coisa de pobre ficar usando Cedega/WineX só pra falar que joga no Linux pra não jogar no Windows, e além disso falar que o desempenho de jogos no Linux é melhor que no Windows... aeee pobreza de espírito!............
Troll acima tu nem sabe o que fala, xorg é um servidor gráfico, vc não pode comparar com directx, e doom 3 pra win é em opengl assim como ut2004. Você deve ser um infeliz dono de uma ATI, faria sentido o que está falando somete nesse caso, e a culpa é da ATI, não do xorg.
---
Sobre o Doom3, quem quizer pode pegar o demo pra Win e pegar o binário do Demo pra Linux. O ganho de desempenho se comparado a rodando no wine/winex/cedega não me pareceu grande, mas os loadings estão bem melhores.
O pior dos problemas é o jogo usar OSS, não consegui de forma alguma rodar com som aqui(uso alsa) tenho o lance de emulação do OSS e tentei fazer a "manha" de redirecionar o som(echo "doom3.x86 0 0 direct" > /proc/asound/card0/pcm0p/oss) que faço com o et mas não consegui, tomara que alguém apareça com uma solução :)
Ahh, outra coisa que notei, o jogo não inicia pelo menos aqui se o desk estiver em 16 bits de cores, só em 24, se o jogo não roda em 16 porque então não mandam direto pra fullscreen alterando as cores? Já vi vários jogos que fazem isso sem problemas, et é um que chega a alterar as cores do desk "on-the-fly" mesmo se jogando em janela.
Matheus,
O som deveria funcionar normalmente, visto que o
ALSA dá suporte a emulação OSS. Entretanto, é fundamental que a placa de som tenha suporte 'mmap', muitas Onboard não possuem.
Realmente é uma ótima notícia, e certamente influenciará novos desenvolvedores de jogos a utilizarem o OpenGL, dada sua portabilidade e, portanto, a possibilidade de lançar o jogo em outros SOs, como o Linux. ;)
Matheus,
Você usa KDE? Sei que a pergunta é boba, mas o arts não está segurando tua placa, não?
De qualquer forma, espero que uma versão alsa saia logo.
Quanto aos 24 bits de cores, está explicado no link pro download.
Lá também explica que depois de usar o suprimento de oxigênio para andar no solo marciano, o marcador de oxigênio não some mais da tela.
O OpenGL é a melhor biblioteca para games, tanto é que o Playstation 3 será compatível com ele (mais poderoso ainda que o XBox 2, da Microsoft Corporation), e também o tão avançado Quartz da Apple, que usa OpenGL para o magnífico Mac OS X, que a cada versão, só tem melhorias. Portanto o OpenGL está bom.
Mas, para se usar o OpenGL no Linux, ele precisa passar pelo drama do X.Org/XFree86, que não é um sistema que nasceu pronto para rodar jogos e corta o desempenho do OpenGL. Essa interface X precisa urgentemente de uma reforma, caso o Linux quiser ter sucesso no desktop. E eu não fui o primeiro a falar isso, muitos experts dessa área afirmaram que o protocolo/interface X precisa de uma reforma, ou se precisar, uma substituição!
E por que vocês odeiam os trolls? Vocês acham que eles atrapalham o Software Livre? Eu acho que atrapalha muito mais um cego-fanático dizendo: "O linux é perfeito!!! Perfeitíssimo!!!!!" do que um troll pensador: "Esse sistema está precisando de uma reforma, um progresso! Tanto é que o do vizinho concorrente está a anos luz na nossa frente! Seus bandos de incopetentes!"
Em matéria de reformulação quem precisa mesmo é o Windows, pra ver se serve pra alguma coisa além de jogar.
Se quiser fazer alguma crítica, escreva algo construtivo.
Olhei o blog que você linkou e todos os posts são distorcidos ou mal informados. Eles deixam claro que a sua intenção aqui não é construtiva.
Então por favor, pegue o seu chapéu e se retire.
PS: Não venha reclamar que eu não vou responder.
"Não alimente os trolls que não sabem ler"
Pirralho Folgado (Coligação Trolls Pensadores),
Talvez seja porque lá roda o Linux né hehe
A kits disponíveis pra trasformar o seu console P2 em um PC com teclado e tudo hehe
Quanto ao OpenGL nem precisa comparar com o windows afinal todos os softwares de animação gráfica usam o OpenGL.
OBS: Não conto o 3D max nisso, lógico...
OBS: Quando digo Windows quero dizer DirectX.
Então continuem com o desatualizado, ultrapassado e instável servidor X, não reclamem, não dêem opiniões, não façam a comunidade do software livre crescer, continuem falando que o Linux está perfeitíssmo, porque aí o Linux NUNCA ultrapassará a margem dos 5% dos desktops, continuará sendo esse sistema só adotado pelos "tal fans", que os usuários comuns gostam de coisa simples, mas pra chegar lá tem muito caminho pela frente...
Sou um Troll Pensador, estou falando pro bem...
Douglas Augusto e Heitor Moraes,
O problema não é nenhuym daemon de som não, uso enlightenment e me certifiquei de matar o esound e o problema que aparece é o mesmo.
Provavelmente o problema deve estar no mmap como citado visto que minha placa é omboard, vou ver se dou uma lida sobre isso, valeu :)
Pirralho Folgado,
OpenGL não é biblioteca, é um conjunto de especificações para que os fabricantes possam esconder as internas do Hardware além de logicamente criar "intercompatibilidade", o PS3 não vai usar porque é melhor ou pior, eles criarem suas próprias especificações dedicadas para o VG seria a solução de melhor aproveitamento, eles estão fazendo isso é pras empresas terem mais facilidade de adaptação e porte de engines.
Se é melhor que directx ou não não importa, qualquer 3d omboard tem um driver 3d acelerado razoável para windows... directx leva vantagem nisso, mas opengl pode rodar em qualquer plataforma capaz, directx não, depende de quem detém o "poder", opengl melhor ouy não tem mais potencial.
O xorg não foi criado somente pelo problema da mudança de licença do Xfree, muita gente já tava insatisfeita com a forma que o projeto estava sendo levado, existem problemas com certeza, mas agora com o Xorg pode ter certeza que serão solucionados com mais velocidade.
Porém quem não está satisfeito com X11 pode usar outros servidores :)
Olha só, eu já joguei muito CS(Counter Striker) no windows e no linux, e posso afirmar, que em desempenho de video o Cs no linux rodando pelo wine ou winex, não perde em nada para o do windows, pelo menos eu não consegui perceber nenhuma perda de frame no jogo, isso é explicado, pois o wine pelo que entendo traduz as chamadas das apis do windows para as do linux, então se sua maquina não for um gargalo( estando com o processador rodando nas configuracoes minimas do jogo) essas chamadas, serao processadas rapidamente pelo wine, que passara as mesmas para a placa de video que as executará de forma natural, sem nenhuma perda de desempenho. Uso muito o widows ainda, e não me considero um fanatico do linux, mas as afirmaçoes feitas acima parecem que não foram testadas.
Esses trolleiros "Windows em marcha" só podem ser motivados pela inveja -- dessa vez pela ameaça do Linux no campo dos Jogos, onde usuários Windows ainda podiam se gabar em ter os mais famosos jogos. :P
Sair do baboo e vir postar ofentas ou críticas porcas em sites da comunidade Linux chega a ser hilário. Fiquem no seu mundinho e comentem as maravilhosas [sic] notícias do MS Windows, e claro, critiquem (ao melhor modo dos fãs de Bill Gates) o Linux, mas o façam por lá. Comentem o lançamento daquele notório anti-vírus, dos anti-spywares, adwares, worms, trojans, da suíte Norton para deixar o Windows mais estável/seguro, as dicas de como contornar as vulnerabilidades do IE, ou ainda, onde achar crackers para piratear o MS Windows e todos seus aplicativos. :D
Acho mais do que nunca que deveria ter um cadastro aqui no BR-Linux pra evitar esse tipo de troll que, pelo visto no blog dele, não merece os nossos comentários. Aliás quem quiser dar boas risadas veja o blog dele ahaha.
Acho mais do que nunca que deveria ter um cadastro aqui no BR-Linux pra evitar esse tipo de troll que, pelo visto no blog dele, não merece os nossos comentários. Pra você ver, ele mesmo pede que faça um cadastro pra comentar no blog dele ahaha. Aliás, quem quiser dar boas risadas veja o blog dele ahaha.
A melhor de todas foi do Firefox ahahahaha
Acabei de baixar (recomendo via bittorrent). Instalei e rodei sem qualquer problema em 800x600 qualidade média.
Testei na alta também mas não notei muita diferença. Pra plava de vídeo que tenho (GeForce 3 Ti) acho que está bem bom o desempenho.
Quanto à questão do som, embora seja uma pena não ter alsa e 5.1. O posicionamento em duas caixas apenas está muito bom e como não tenho conjunto 5.1 (apesar da plade som suportar), não me fez diferença.
Agora é esperar aparecer à venda :)
nossa meu... com essas configuracoes exageradas para o padrao financeiro da maioria dos brasileiros vo ficar no nethack msm :)
Adilson,
Salvo engano, você pode comprar a versão para Windows e então usar os arquivos "paks" deste. Do link:
--
The following files need to be copied from the win32 install CDs
to your base/ directory ( md5 sums provided below as reference )
by default, /usr/local/games/doom3/base
71b8d37b2444d3d86a36fd61783844fe pak000.pk4
4bc4f3ba04ec2b4f4837be40e840a3c1 pak001.pk4
fa84069e9642ad9aa4b49624150cc345 pak002.pk4
f22d8464997924e4913e467e7d62d5fe pak003.pk4
38561a3c73f93f2e6fd31abf1d4e9102 pak004.pk4
Start the game with the command: doom3
Start the dedicated server with the command: doom3-dedicated
--
Eu só não sei se é preciso fazer uma instalação no MS Windows antes (aí complica) ou pode-se pegar esses arquivos diretamente do(s) CD(s) de instalação.
Ops, na verdade não é preciso fazer a instalação no Windows não, estava na cara e não dei atenção:
"The following files need to be copied from the win32 _install CDs_ to your base/ directory"
OK gamemaníacos, talvez alguem possa me esclarecer uma dúvida, qual a participação do Xorg no trabalho de vídeo(renderização) do OpenGL ?
Pelo que sei o Opengl é uma biblioteca do Linux que acessa os dispositivos de driver de vídeo do kernel, desta forma pelo que entendo o Xorg não interfere na exibição de vídeos em 3D.
O programa faz chamadas diretas a esta biblioteca, não usa o Xorg.
Ou estou errado?
Pelo jeito o esquema de instalação do Doom 3 é igual ao do Quake 2, instala os binários do linux e copia na unha os PACKS (conteúdo do jogo, modelos, texturas, etc).
Quanto ao som não instalei o D3 ainda porque não recebi os CD, mas no Quake, no KDE o som funciona perfeitamente, no Gnome não, acredito que o jogo não consiga ativa a emulação do OSS, então eu dei um jeito, um jeito bem porco eu confesso mas deu certo, se alguém tiver souber como resolver isso de uma forma mais "inteligente" eu agradeço.
Eu abro o Juk (gerenciador de músicas do KDE) a partir do Gnome e deixo ele aberto, então eu executo o Quake 2 e pronto, tá ativado o som.
Eu confesso que desisti de procura uma solução, tentei uma dezenha de parâmetros de configurações de som que vi pela internet mas nenhuma deu certo.
Pesquisando mais sobre o assunto descobri este pequeno quadro de comparações do uso de DRI sem ou com o X11.
http://dri.sourceforge.net/cgi-bin/moin.cgi/DriWithoutX?action=highlight&value=CategoryFaq
Para quem não sabe DRI é o esquema do Linux para fazer acessos de vídeo 3D diretamente sem o uso do X11, DRI usa o DRM que são os módulos do kernel que eu havia dito.
A biblioteca OpenGL faz chamadas diretas ao DRI.
Pelo que pude perceber os problema do X11 só poderão ocorrer em acessos 2D do programa.
E reafirmando programas 3D fazem acesso a biblioteca Opengl(não ao X11).
Ou seja acho meio difícil o X11 ter culpa de performance em jogos 3D.
Só pra registrar minha experiência:
Eu tenho um athlon xp1700+ com 512MB e uma gforce4 mx440 64MB.
Joguei o doom3 no windowsXP e no slackware 10.
Nos dois mantive a resolução mais porcomode possível, que é a recomendada (640x480 com detalhes mínimos), pelo jogo, p/ minha máquina.
Seguinte, não tive nenhum problema no linux, absolutamente nenhum. Nem no xp. Só um detalhe, além das sombras ficarem melhor definidas no linux o jogo ficou bem mais ágil no linux. Rodei direto no kde 3.2, com o arts e o esd rodando (esqueci de desabilitá-los).
E esse não foi o primeiro jogo que percebi isso. No Return to Castle Wolfstein tive os mesmos resultados. No linux consigo melhor resolução e mais agilidade no jogo. E tem gente que fala mal.
Vai entender. Joguei durante 1 hora seguida e não tive nenhum abort misterioso.
Só pra completar, não fiz configuração nenhuma no sistema antes de jogar.
Valeu Douglas, é que eu não tinha visto que já estava disponível no Brasil :)
Adilson,
Esses dias eu vi a propaganda do jogo anunciado no Shoptime (http://www.shoptime.com.br), com o preço de R$99,00.
Bom, acabei de baixar (via bit torrent), instalação muito fácil, foi só rodar o .run. Na minha máquina, uma Athlon 1.4, 1GB DDR Ram e GeForce 4 MX 440, o sistema ficou jogável na resolução mais baixa (parece que o maior gargalo é na placa de vídeo). Entretanto, achei o jogo bastante escuro, mesmo alterando o brilho para o nível mais alto (a única opção desta categoria que encontrei). Faltou um controle "gamma" ou "contraste".
Para aumentar o desempenho em qualquer jogo: em vez de chamar de dentro do kde ou gnome, rode um window manager bem simples como o blackbox.
Ou então, se quiser ser mais radical, a partir do modo texto inicie o X com xinit e chame o jogode dentro do terminal.
Essas coisas economizam bastante RAM e pode melhorar muitoo desempenho em micros não tão rápidos.
Olá, resolvi meu problema com o som com o mmap.
Quem usa alsa tem que antes redirecionar o som, assim como no et:
echo "doom.x86 0 0 direct" > /proc/asound/card0/pcm0p/oss
Aí quando se carrega ele fala blablabla não sei o que de frequencia, um carinha lá na linuxgames:
http://www.linuxgames.com/news/feedback.php?identiferID=6962&action=flatview
Hackeou o binário e descobriu como alterar a "checagem" da frequencia, é só alterar uma instrução no executável do doom3(doom.x86), na versão full está no offset 0x001BED1B e no demo 0x001BE3FB, tem lá "74", altere pra "EB", aqui funcionou perfeitamente sem nenhum problema no som :)
Na verdade o que esta zoado é o driver de som não o jogo. Eu tenho uma placa de som que usa o driver es1371.ko e o jogo devolve que não conseguiu a amostragem de 44100 mas a de 44101. Deve ser um problema de arredondamento. Mas isso tudo foi para o driver OSS, usando a emulação do OSS no ALSA não me causou problemas.
Companheiros, se não estou enganado, uma dos diferenciais da ID Software não está no fato de desenvolver seus jogos nativamente no GNU/Linux para posteriormente migrá-los no Windows? Teóricamente se existe algum problema de desempenho no GNU/Linux, acredito que não será do jogo. Acho que é o momento de rever a instalação do sistema, ao invés de ficarem procurando ajustá-lo para desafogar as necessidades.
PS.: Já tive jogos que rodavam com problemas no Windows (Sin, Jedi OutCast (demo), Return to Castle to Wolfeinstein (demo)), porém rodavam perfeitamente no GNU/Linux, mesmo com EMULAÇÃO via Wine.
Ô Pirralho Folgado (Coligação Trolls Pensadores), há pessoas que usam WINE/WINEX por que não possuem uma licença de uso do Windows XP, que por sua vez hoje custa algo em torno de R$ 400,00. Ou ainda talvez não queiram gastar uma fortuna dessa apenas para ficar jogando. Cá entre nós: qual outro motivo os linuxistas mantém um dual-boot em suas máquinas ALÉM dos tradicionais jogos?
Ah se todos os fabricantes disponibilizassem binários para GNU/Linux...
ainda não testei no meu slack 10, mas no windows, não há possibilidade de jogar....é muito lento....isso com todos os recursos no minimo....
já o ut2004demo aqui roda que é uma maravilha no linux....
minha maquina é:
xp2500+, a7n8x-x, 512MB, 40GB 7200, GF4 mx4000 128mb..
ainda bem que amnha vem minha fx5200....mas já estou pensando na GF6200....
"Piralho Folgado", você pode e tem o direito de ser um troll, mas fique mais informado para poder balancear informações mais coniventes, que tal? Você tem o direito de expressar a sua indignação e opiniões, mas faça-as de modo mais abrangente e realista para que os seus supostos conselhos acabem não sendo uma corda para você mesmo se enforcar, ok?
Bom, sou dono de uma Lan House movida 100% a Linux, não tenho problemas com performance e trolls aparecem por aqui também, estou acostumado com a falta de informação das pessoas e do julgamento precipitado. O esquema é não esquentar a cabeça de deixar o pessoal que gosta de pegar vírus e estão acostumados com a absurda lista de bugs do Windows... mas o Linux não tem bugs? Sim, MUITOS, porém menos que o Windows... mas não se esqueça: o Linux é pago?
Ah, o Doom 3 roda com uma velocidade maior no Linux, mas e daí? Quem tem dinheiro pra comprar o Windows pode comprar uma GeForce 6800, não é mesmo?
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