Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançada série K7 do Debian GNU/Hurd

Notícia publicada por brain em outubro 4, 2004 12:35 PM | TrackBack


semente (semente85@yahoo.com.br) disse: "O noticiaslinux publicou: "Como podemos ler no KernelTrap, Philip Charles anunciou a publicação da série K7 dos CDs do Debian GNU/Hurd, que, segundo suas próprias palavras, é a versão de melhor qualidade até esta data. Para dúvidas há grupos de usuários e também o canal #hurd no servidor de IRC irc.freenode.net"" Em linhas gerais, o Debian GNU/Hurd é um projeto em andamento de um port da distribuição Debian para o kernel da Free Software Foundation.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» lmvaz () em 04/10 13:15

Hmmm interessante... Será que já é possível instalar o HURD direto, sem ter que instalar o Debian e fazer duzentos mil xunxos? Será que ele o HURD vai deixar de ser um "vaporware"? :)


» Mauricio Silva () em 04/10 14:50

Boa tarde,

Na questão envolvendo o colaborador e internauta Alex Gurgel e o mantenedor linux in brazil o que pode ter ocorrido é a interface entre plataformas (sistemas operacionais) Às vezes é comum recebermos um texto sem acentuação e achamos que foi falta de atenção ou desconhecimento sobre regras gramaticais, quando na verdade pode estar ocorrendo o problema citado. Só para ilustrar, naquela tragédia ocorrida em 11 de Setembro as fotos dos terroristas não puderam ser enviadas porque segundo eles as máquinas eram diferentes. As fotos tiveram que ser enviadas por correio e deu no que deu. Quem lida com informática sabe que o problema pode estar justamente no sistema operacional e não nas máquinas, ou precisamente no hardware. Peço que publique. Meu respeito a todos do Fórum.

masil_br


» Ark () em 04/10 15:06

O Hurd vem evoluindo de versão há cada 7 anos. Do 0.2 pro 0.3 foi mais ou menos isso (aliás, nem sei se a numeração está correta - faz anos que não olho pq cansei de esperar).
O Hurd vai sair em versão 1.0 quando o inferno ficar congelado. É o maior vaporware que existe.


» Anti-Ark () em 04/10 15:32

Ô ark, isso é uma grande bobeira.
O problema do Hurd, hoje, é só que o GNUmach é muito pobrinho. Por isso o pessoal está tentando portá-lo para o L4 que é um microkernel mais beleza. Mas funciona. Você consegue instalar um Debian completo (KDE e tudo) sobre o Hurd. Não é vaporware não, só não é "popular". :-)


» Ark () em 04/10 17:38

Talvez não estejamos falando do mesmo Hurd. Entrei agora na página do hurd (www.gnu.org/software/hurd/whatsnew.html) e a última notícia é de 21 de agosto 2003.


» Leonardo Lopes Pereira () em 04/10 17:50

O que falta no users são developer e idiotas, com todo o respeito, pararem de falar besteira. O hurd atualmente conta com somente 25 developers fixos, isso dificulta bastante a criação do kernel, fora que o fato do projeto ter iniciado todo em assembly causou um certo receio nos programadores e causou uma má imagem do projeto, fora que ele nasceu para ser grande.

Além disso ele não seguiu a ordem natural das coisas, de ir crescendo com o tempo, ele já nasceu para ser o melhor. Hoje o hurd está mais evoluido do que vocês pensam, ainda tem alguns gargalos é verdade. A numeração da versão não cresce pq eles deixaram de lançar versões desde 2002, decidiram não mais lançar versões, somente quando estivesse proximo a algo final.

Um outro motivo para seu atraso é, como já foi dito, o mach, que é um kernel muito atrazado e sem recursos, tanto que decidiram, desde 2003, migra-lo para o l4, mas mantendo ele de forma que pudesse ser facilmente migrado para qualquer microkernel existente.

Sim, pelo que sei desde 2001 (série F3)o hurd já pode ser instalado por cd, esse tipo de instalação é até mais recomendado do que instalar pelo crosshurd (instalador via linux), eu instalei da ultima vez pela série K5 dos cds, e digo que não tive problemas algum com nada.


» Leonardo Lopes Pereira () em 04/10 17:54

Quanto a página a mesma tb está abandonada, para informações sobre o hurd o melhor canto é http://hurd.gnufans.org/


» Xtian Xultz () em 06/10 09:29

Injustica dizer que o Hurd eh o maior vaporware da historia, o Duke Nukem Forever (tambem conhecido como Duke Nukem ForNever) o eh.


» Leonardo Lopes Pereira () em 06/10 19:31

Fora que o hurd continua em desenvolvimento, somente isso já anularia a possibilidade dele ser um vaporware. Até por que não se deu data nenhuma de lançamento. O windows faz mais de 10 anos que fazem o windows mas não conseguem lançar uma versão estável, nem por isso ele é vaporware o.O


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.