Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Migrações do Linux para o Windows

Notícia publicada por brain em setembro 30, 2004 12:38 AM | TrackBack


Denis (denisds(arrobar)directnet.com.br) enviou este link e acrescentou: "Assim como a noticia do IDG NOW de ontem contou sobre uma empresa que voltou do linux para o windows, o boletim de notícias do NoticiasLinux.com.br relata outros dois casos de 'Migração reversa: empresas insatisfeitas com Linux voltam para Windows'. Vale a observação de que quanto melhor a comunidade SF entender as razões que fazem este fato acontecer mais fácil será evitar novas ocorrências."

Já havíamos mencionado a guinada de 180 graus pernambucana ontem, mas como 11 leitores voltaram a sugerir a publicação hoje, aqui vai: Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe) enviou este link e acrescentou: "Segundo a notícia do IDGNow! o governo do estado subsituiu os servidores Linux por servidores Windows no serviço de atendimento da Polícia Militar deste estado. Eu adoraria conhecer a realidade desta história."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Israel Gonçalves de Oliveira () em 30/09 02:16

Hummmm.... pelo que lí, achei estranho...

Muito estranho. Dizer que o linux é isso, é assado, é frito e Windows é grelhado, defumado, a vapor é barbada, mas quem tá dizendo?? É alguém que realmente conhece os dois sistemas??
Vou citar um exemplo.
Tem um cliente meu, que o cara q faz uns servicinhos de informática, tipo manutenção nas estações, veio me dizer que os funcionários não estavam acessando tal aplicação de um banco (aquelas em asp e java cliente). E acharam que era culpa do firewall (linux, né!) que tava dando uma imcompatibilidade. Como o firewall não tinha bloqueios de dentro pra fora e todo o acesso web e web segura estavam liberados e no caso, nem proxy utilizou (já tinha feito testes sobre), eu disse que o meu firewall não era o problema, e sim, o problema era de aplicação. O lado cliente não estava pronto. Recomendei que fosse usada uma máquina que suporte um internet explorer 6 e uma máquina virtual java (da sun, é claro). Mas, o infeliz ouviu dizê de um amigo, um conhecido que furungaram no firewall linux de uma empresa e voltou a funcionar essa tal aplicação e o infeliz tentou de tudo quanto foi jeito me convencer!!! pooorraa!!!
pra que pagar a empresa onde eu trabalho pra dar suporte se tem ele lá, pra guestionar desse jeito?? pô, tudo bem que guestione, tem mais é que falar se tá na dúvida, mas eu expliquei umas 5 vezes, com todo amor e carinho, todos os detálhes, expliquei sobre as camadas OSI, sobre linguagem java, sobre browsers, e no final disso tudo o cara vem com

"áh, mas é que é linux e deve ter uma imcompatibilidade porque um cara lá da outra empresa disse q "mexeu" no firewall linux e arrumou"

e ainda completa,

"pow! tu não é q é o intendido do assunto??!?!"

poooooorrrrraaaaa!!!! dá vonta dá um tiro!!!
maaaaaaaaaasss.... é cliente, intão, não dá!
agora eu vô lá, vô configurar uma máquina, com uma(s) testemunha(s) e o diretor da empresa junto, nem vô toca no firewall e provar que na informática, boato não vale nada, essa história de um amigo, um conhecido disse que depois de apertar um botão o mundo mudou completamente não é bem assim.

O que isso tem a ver com a notícia???

Simples. Quero dizer que pode (pode!! certo?) ter sido uma sacanagem, uma coisa mal feita justamente pra dar pau e servir como fundamento para essa migração, ou seja, qualquer porra-loca que vê o negócio dando pau, póde dizer qualquer coisa para os administradores (que, geralmente não entendem de informática, por isso pagam alguém pra dar consultoria) e terá argumentos, mesmo que absurdos.

Acho que não foi só o revendedor microsoft que ganhou comissão. hehehehe


» C'K () em 30/09 03:10

Com certeza concordo com vc!

Já passei por várias dessas, uma vez um cliente chegou a dizer que não podia colocar linux(iptables) como firewall pq iria ser "incompatível " com os aplicativos instalados nas estações windows 2000 !

Outra vez um cara, chegou a dizer "ah linux? quem é o trouxa que coloca um treco de graça ? isso dever ser uma porcaria!"

O que falta é cultura ao empresariado brasileiro, e com algum tempo depois os 2 casos citados acima acabaram usando linux, pra economizar $$$, e estão contentes vendo que "existe responsabilidade" em serviços e "não na compra de licenças"

Mas no caso em Pernambuco é preciso ter um pouco mais de investigação, pq pode ser provável que alguma consultoria sem experiência ou alguma "empresa de má fé" deve ter usado esses argumentos pra atacar o avanço do linux no Brasil

E mais ainda, o Brasil pode ser um possível "estudo de caso" nesse sentido pq o governo FHC ficou alimentando a MS por quase 10 anos, mandando nosso rico dinheirinho pra fora, juntamente com o governdo de SP (que ainda banca a MS aqui em SP)!

É de saber que a MS não quer sair do governo federal e nem dos Estados, então precisa pesquisar se tudo isso foi forjado por uma "empresa dos EUA" para minar as iniciativas do GOV.

Bom não estou querendo fazer troll aqui, mas estou escrevendo o que penso, pq aqui entre nós!
Windows ser mais redundante que linux ??

"Não conheço nenhum Centro Integrado de Operações que rode em Linux, isso não existe" (FONTE : IDGNOW)

A afirmação acima é totalmente desconexa e sem visão técnica, eu mesmo trabalho num centro integrado de operações críticas que funciona 100% em linux, pq o RUwindows NÃO OFERECE segurança nos aplicativos que usamos !

Percebe-se tb que eles exaltam as tecnologias usadas como se estivessem fazendo propagandas das soluções da MS !!


» bebeto_maya () em 30/09 04:36

__Meus amigos, VOcês não conhecem a administração do Governo Jarbas Vasconcelos, PE.Especula-se, com grande possibilidade de acerto,que tal governo seja adepto de Colesterol proveniente de carne de Jabá, então, com um gasto de R$550 mil , pra colocar dez micros em funcionamento, há de se suspeitar que houve um ''Over'', pra alguém do governo.Afinal, a MS deve, de alguma maneira, ter ajudado na reeleição do Sr.Jarbas Vasconcelos. . .Isso levando-se em condideração que é muito fácil sabotar um equipamento de informática pra ele começar a pinotar. . .No mais a notícia do IDGNow é tipo suicida, cheia de contradições.Pois deixa claro que os computadores antigos ainda fucionavam com Linux, enquanto com Windows, todo o parque teve de ser trocado.Ou seja, bota WIn2003 server na lataria antiga, não roda nem o instalador!


» KaioRafael () em 30/09 09:30

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoCorporativaInterna.aspx?GUID=DD4C74EA-F660-4CF4-855E-81B1B466D83F&ChannelID=2000006
" O gerente geral informa que é muito difícil encontrar mão-de-obra qualificada e que o gasto com treinamento é alto. Além disso, ele diz que as aplicações saiam do ar, que o Linux não oferece escalabilidade e que não suportava as 150 mil transações por minuto. "Não conheço nenhum Centro Integrado de Operações que rode em Linux, isso não existe", declara."
Alguem ja falou pra esse kra sobre cluster..? sera q ainda ele usa o windows 95 em sua estacao de trabalho?
Que servidores eram estes meu DEUS.... ?
Fala serio ne :P


» chimpa () em 30/09 10:04

Ah, esse assunto me lembra um texto muito interessante do Luís Nassif que saiu faz pouco tempo no dicas-l:

http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/20040923.php

Não deixem de ler!


» Vladimir () em 30/09 10:54

Nossa, agora windows diminui até a criminalidade.
Matéria paga, comissão tambem. E bem.


» hamacker () em 30/09 11:09

o pessoal acima culpou muito a microsoft, o pessoal vamos parar com isso!!! Parece que tudo o que acontece de terrivel com o Linux é culpa da MS, vamos usar o bom senso... a MS é responsável pela monocultura dos usuários o que é terrivel, mas não se pode culpa-la por tudo que acontece. Voces estão culpando a MS até por suborno, como já disse o Neo em Matriz "open your mind...".

Existem maus consutores em todo lugar, eles poderiam ter contratado uma IBM, eu, ou o filho de fulano conhecido de beltrano. O filho de fulano conhecido de beltrano, é aquele que acha que conhece, que diz que sabe tudo, tudo se resolve, pá e bola,... mas chega na hora do vamos ver, faz tudo nas coxas. Já pequei trabalho de arrepiar de ruim, soluções muito mal elaboradas e pior que no final das contas ficou realmente pior que windows.

Mas tudo bem, por mais tecnico que uma pessoa seja, o degrau mais duro de vencer é sem dúvida a resistencia dos usuários, a Monocultura existente no windows faz com que as pessoas resistem a mudanças. As vezes penso que uma migração Windows->Linux não deve se dar duma hora para outra, mas gradativamente, primeiro ainda usando windows voce troca MSOffice por OpenOffice, IE por Mozilla e quando não houver mais bloqueios aí voce muda para Linux, isso pode levar até um ano ou dois, mas ocorrerá sem traumas e derepente no meio do caminho vamos perceber que algumas máquinas realmente estarão melhor com Windows principalmente daquelas que usam softwares proprietários e já investiram muito em licenças.


» RSM () em 30/09 11:09


Eu já trabalhei em ambientes totalmente Windows com usuários e gerente 100% insatisfeitos...

Digo, e aí? É culpa de quem???


» hamacker () em 30/09 11:21

Eu já trabalhei com Windows e Linux e com usuarios e gerentes 100% insatisfeito nos dois ambientes, de quem é a culpa ?
--
RSM, talvez essa fosse a pergunta certa a ser feita.


» johnny taylor () em 30/09 11:54

Eu gostaria que eles fizessem um estudo de caso. Quais equipamentos e programas antes e depois, eles falaram 150 mil transações, sinceramente não sei a que se referiram. Será que eram transações de bancos de dados? Queria saber essas coisas, pois podem ter pego algo php/mysql, jogado lá pensando só em custo e liberar rápido, ai deu nisso. Mas não nada técnico na materia.


» RSM () em 30/09 11:57

hamacker,

concordo com voce...

e acho tambem q 100% satisfeito é uma meta complicada de atingir...

o ideal talvez seja trabalhar nos dois ambientes e tirar proveito do que um e outro tem de melhor...

hoje trabalho em uma empresa onde temos linux e windows trabalhando juntos e estamos tendo sucesso até o momento... (sendo q os servidores sao 99% linux e as estações clientes, meio a meio)


» Fabio () em 30/09 12:11

Quem foram os profissionais que implementaram o Linux na empresa ? Será que eram qualificados para tal tarefa ? Será que ouve um plano de migração para Linux? Será que ouve treinamento do peopleware? O usuario final que não entende, só quer ver o Sistema Funcionando, não tem culpa. E em toda profissão existem os orelhudos que dizem que sabem mas na verdade só futucaram um pouquinho e já acham que são os bambambans. Esse tipo de coisa irá sempre acontecer, mas isso é um detalhe em vista do rolo compressor chamado Linux que vem tomando conta do mercado, estes que nadaram contra a maré estão apenas mal acessorados, e quando perceberem vão mudar dinovo, só adiaram o trabalho para quando encontrarem pessoal qualificado.


» Wilton Lazary () em 30/09 12:50

Eu acho que não foi feito um trabalho de base na empresa, eu uso e desenvolvo no linux a mais de cinco anos e a um ano venho migrando os aplicativos da empresa para linux, não e uma tarefa facil e o maior problema são os usuários que não aceitão trabalhar com openOffice na verdade eles nem sabem usar o office da m$, mas esbravejam somente pelo incomodo da mudanca, nos setores onde pude fazer a mudanca para linux o resultado foi 100%, mas em alguns setores não fiz ainda pele fato do gerete do setor ser cabeca dura.


» André () em 30/09 13:00

Teve ter acontecido mesmo como o hamacker falou, em vez de contratar uma IBM que cobraria caro pelo trabalho bem feito devem ter fechado negócio com uma empresa nova de um conhecido de alguém que arranjou para que essa empresa ganhasse a licitação.

Depois de pago instalaram tudo do básico, os computadores usados devem ter sido carroças, porque muita gente sabe que dá para ressucitar uns micros antigos com Linux mas quando esse milagre passa do limite "a casa cai"!

Ai dá nisso, ums poucos ganham muito em cima do trabalho livre de milhares e ainda prejudicam a evolução desse trabalho.

Uma vez fui convidade a fazer uma migração desse tipo no gabinete de um vereador amigo meu porque ele queria resolver os problemas com vírus. Minha rsposta foi negativa, porém fui lá não mudei o S.O., instalei o Firefox e o Thuntherbird, ensinei a manter os Anti-vírus sempre atualizados, e ainda realizei uma dinâmica com os funcionários e acessores sobre como ligar com e-mail de remetentes desconhecidos, comportamento de risco, etc.

Até hoje ele me agradesse, não sou experiente o suficiente para "bater no peito" e dizer que domino o Linux e vou resolver todos os problemas, assim eu só me queimaria e pior queimaria o Linux.


» Ralph () em 30/09 13:56

"A Microsoft afirma que após a migração, o serviço 190 da Polícia Militar, que antes deixava o usuário esperando 10 minutos, hoje é instantâneo."

Eu trabalho com centrais de atendimento de bancos, e sei que isso pode-se resolver colocando mais pessoas para atender as chamadas ou até mesmo melhorando os processos de atendimento, enfim fizeram muito barulho deram um "nome para o Santo" mas não explicaram como foi feito o "milagre".


» nelson_pivete-13a () em 30/09 15:07

Pronto, mais um tema pra propaganda "Get the Facts" da M$.


» Isaac Guerra () em 30/09 15:11

Bem!
Que o linux é capaz de substituir o windows, em tudos e com muto excelencia, isso nós ja sabemos, então nao vou entrar nesse debate.
Ainda que com todas as facilidades e avanços do linux, ele ainda não conseguiu ser capaz de planejar e executar a migração de uma empresa, ficando assim a cargo da galera de TI, é ai que acontece o problema, uma má migração de windows para linux esta fadada ao insucesso, como também um ma migração linux para o windows está, isso não depende do sistema mas sim do planejamento, é onde a galera de TI ta pecando.
Ai fica aqui um pedido a todos de TI, pense antes de fazer, planeje bem antes, pois a sua incapacidade de planejar é a capacidade de avanço do linux nos ambientes corporativos e de desktop.


» hamacker () em 30/09 16:11

Eu instalei recentemente o CL10 num notebook ASUS, a instalacao e configuracao foi perfeita para um gerente de obras/engenharia, rodava o PowerPointViewer para ver aqueles pps, tudo havia sido pensado, criei um script para mapeamento de rede, e tinha até um VMWare para rodar autocad porque nao consegui encontrar um programa que exibisse .dwg com aquelas xref, ficou tudo redondo e testei tudo mil vezes porque a pessoa era muito chata, e no primeiro problema ia esbarrar e pedir para voltar para win98.
Pois bem, entreguei o notebook e a medida do possivel o usuario foi aprendendo a abrir suas apresentacoes, tudo que ele queria o micro foi respondendo, as vezes com o sacrificio de eu ter de ir até lá até para mostrar como dar um eject na mídia fr CD (porque o Kaffeine quando fechado na realidade minimiza para o systemtray e fica segurando a midia).
Até que uma semana depois ele criou um documento pelo OpenOffice e resolveu salvar o documento original em .doc, putz@grilla ele perdeu toda a formatacao do documento, todas as imagens que ele havia aninhado ficaram sobrepostas ! Ja tinha avisado que .doc era só para exportar para outros e nao para ele mesmo, o cara ficou tao irado que revoltado foi pedir a diretoria que retornasse ao win98. É o que estou dizendo, no win98 ele tá acustumado dar trezentos boots, já perdeu documentos no word dezenas de vezes com o micro travando, sabe que vai pegar virus e o escambal, mas mesmo assim não abre mão do que aprendeu a usar. E olhe que foi a 1a. ocorrencia do OpenOffice.

Parece que quando o usuario abandona o windows de vez não tem onde botar a culpa quando um trabalho nao é bem feito ou que está jogando anos de experiencia acumulado com o windows no lixo, que absurdo. O cara era engenheiro bem dotado de conhecimento gerais, mas queria andar de muletas, digo windows do que de ferrari.


» oi () em 30/09 17:11

hamacker,

Você descreveu com riqueza de detalhes, mais um caso de migração mal sucedida de windows para linux.

De quem foi a culpa ?
Dos profissionais que instalaram ?
A microsoft pagou propina pro engenheiro ?
Da monocultura dos usuários ?
O linux não está pronto para o desktop ?


» Jerônimo Alves () em 30/09 17:34

O atual Governo do Estado de Pernambuco, faz parte de uma elite política que está sendo banida do Estado, bem como foi banida do Governo Federal, e Municipal da Cidade de Recife, por isto que a MS tem tido seu apoio, pois este pessoal ainda não se reram conta que o mundo mudou. O principal fator que determinou o migração decadente, foi a incompetencia. Sou Pernambucano e uso o LINUX felizmente.


» hamacker () em 30/09 18:41

"Oi" eu diria que foi um caso de fracasso meu, mas não por falta de planejamento ou coordenação, mas pelo fato de que é dificil vencer a resistência que um usuário possui.
Neste caso fiquei frustado, porque já tive problemas maiores e foram vencidos quando tinhamos menos recursos do que temos hoje, o usuario que eu mencionei é um usuário tro-ló-ló, ou seja, não conhece verdadeiramente nenhuma ferramenta a fundo, o maximo que faz é exibir desenhos do autocad (ele não sabe criar projetos no autocad, ele apenas os exibe), rodar .pps, criar textos/planilhas básicas e dar duplo clique em tudo que vê. Dentro das necessidades que este precisava, era fichinha para o Linux, mas mesmo assim não deu por pura resistencia do usuario que ao sinal de perigo corre para a faixa de segurança.

É como tentar higienizar um porco, voce lava, lava, esfrega, passa perfume e ele fica bonitinho e cheirozinho, mas quando voce o solta ele quer voltar novamente pra lama. Ou seja, voce treina o usuário, dá conselhos, planeja, coordena, dá a maior "ripa" e quando solta o usuario...


» Henrique Vicente () em 30/09 19:00

"o governo FHC ficou alimentando a MS por quase 10 anos,"
Deveriamos lanćar a campanha: Não alimente a MS.

Parece que a nossa governadora Jarbas Vasconcelas além de ter casos com uns deputados tem também caso com a M$... com certeza 75% desse dinheiro vai ser desviado, os outros 25% vão para a M$/implantaćão dos servićos...
Como isso vem do governo dele acho que essa mudanća foi apenas para conseguir $ para financiar a eleićão (leia-se Cadoca(candidato a prefeito, que por sinal teve uma proposta em favor ao software livre aceita pelo governo.. algo assim, mas não é nenhum santinho...))...
A atual prefeitura do Recife aprovou várias leis à favor ao software livre(atual prefeito: João Paulo(PT), concorrente desse Cadoca) como uma que diz que só será adquirido software proprietário se não existir livre semelhante... etc.

vocês não conhecem o chefe de polícia daqui: Anibal Moura.. um safado de primeira..! minha mãe foi parado pelo batalhão de transito hoje 2x na frente do GOE, departamento da polícia onde ele fica.. engraćado que para outras coisas parece que ele não tem muita agilidade...:
se vocês ouviram falar do tão esquisito "caso serrambi".. que envolve o assasinato de duas jovens.. e parece ter filho de gente que $pode$ envolvido.. até agora nada foi resolvido... só investigaćões... exames...

Concordo também que talvez eles tenham usado computadores não eficientes para a tarefa, administradores sem conhecimento... etc, mas sendo algo haver com essa governadorazinha dúvido!


» SS_Sputnik () em 30/09 19:19

Gente, eu tomei conhecimento dessa noticia no INICIO DO ANO. É bem velha. Somente agora terminaram a implantação do win2003. Sabem como tomei conhecimento???? POR UM MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA MICROSOFT. Isso mesmo. Um colega meu de trabalho totalmente pro-MS e pro-Jarbas que tem um pai trabalhando no governo foi quem me passou essa noticia. ISSO FOI PURO JABA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O governador daqui é JABA Vasconcelos. Felizmente pelo menos o prefeito que ta apoiando o software livre vai ser reeleito senão adeus varios projetos da prefeitura!!!!


» Henrique Vicente () em 30/09 19:40

SS_Sputnik,
seu amigo é pró-jarbas? e pró-m$?
onde você foi arrumar um amigo desses?
Ele existe?
Esse cara tá perdido, salva ele...
ainda bem que o prefeito daqui vai ser reeleito sim!

Ah, aqui vai uma pequena história.. da administraćão do antigo prefeito que era amiguinho desse Jarbas até essa...
eu sei de um fiscal de obras da prefeitura bem riquinho.. tinha um vectra, uma casa gigante, com umas tvs de 45"... etc, seguro de saúde no valor de 1 mil reais... hoje ele não tem essas coisas todas... ah, ele tá achando que o prefeito não presta... bixinho.. tanta gente em baixo da ponte ainda.. e ele achando ruim ter perdido alguns "benefícios"... que com o outro prefeito tinha..


» Henrique Vicente () em 30/09 20:16

Ah, quero saber cadê o $1bi de reais da privatizaćão da estatal de energia celpe, agora controlada pelo grupo ibilizola...
legal esse governador eim!


» against () em 30/09 22:04

Azar de quem usa windows :)
Tem gente que nao gosta de uptimes de centenas de dias e que gosta de usar antivirus deixando o micro lento "rasgando" o hd e da sensasao maravilhosa de ver tudo congelado na tela naquele momento crucial.
Usar linux tem um preco, pequeno, mas se eles nao querem pagar ...

Meu unico motivo para usar windows era jogar, mas ateh pra isso eu nao preciso mais dele.


» Israel Gonçalves de Oliveira () em 30/09 22:11

D e q partido esse jarbas é?


» Henrique Vicente () em 30/09 22:32

PMDB, assim como esse tal de Cadoca...


» Jerônimo Alves () em 02/10 11:08

O Software Livre faz parte de uma filosofia comum, onde todos os seres humanos, independente de sua crença, partido ou raça é contemplado, e isto é uma ameaça àqueles que querem dominar o mundo e seus semelhantes, eles são capazes de tudo, até mesmo de vender a própria vida para serem ricos; mas uma vez quero expressar a minha alegria neste forum por ver o crescimento da justiça que todos nós aqui defendemos, e a derrota dos impérios corruptos, inclusive da Governador Jarbas Vasconcelos aqui em Pernambuco. Os Partidos PMDB, PFL, PSDB e seus corregionários são inimigos do software livre, isto podemos constatar pelas suas posições e atitudes nogentas. Mas em nome de Deus, Alá, Jeová, Javh, o Criador,..... Seremos vencedores, e o linux o software campeão.


» Rodrigo Goytacaz () em 02/10 13:48

Exatamente, como dito anteriormente, esse pessoal novato acha q linux é só botar e está rodando, implementação sem treinamento, sem o know-how, é impossivel, no windows vc ainda leva nas coxas.. linux tem q saber, e para saber tem q estudar e ler pra kct ! eheh

abracos


» Alan Kelon () em 02/10 14:29

Olá,

Discordo do Rodrigo Goytacaz porque usuário final só quer editar o seu texto, bater-papo no msn, clicar "next, next, finish" para instalar programa .

Quem quer ser administrador de redes ou coisa parecida precisa sim estudar, mas o simples usuário que apenas quer baixar mp3 no e-mule e pronto não precisa disto.

"linux tem q saber, e para saber tem q estudar e ler pra kct ! eheh"

Pessoal, para quase a totalizadade dos usuários, utilizar um pc deve ser tão simples e descompliado quanto fazer um suco no liquidificador: só apertar um botão. Usuário só quer resolver o seu problema, não quer e nem precisa entender como tudo funciona.

Abraço.


» anderson () em 02/10 18:27

Eu discordo disto de usuario final quer usar...
tudo na vida deve se aprender.
Então não va na escola, não faça cursos, este modelo que querem é a fazer a pessoa ser vegetativa.
aposto que tem gente quando pega um joguete ai não sabe os comandos, testa até descobrir, senão consegue pergunta pro amigo ou compra uma revista.
Este pessoal tem qua acabar com esta mania e mandar o cara estudar isto sim (burrice não é desculpa) cuidado o cerebro vai encolher assim.

Eu quero saber o que vai acontecer com esta geração que quer tudo mastigado não quer aprender não quer saber???

se você se indetificou com uma pessoa assim acorda senão só falta te enterrar. corpo sem mente não funciona.


» Alan Kelon () em 02/10 19:20

Olá,

Se minha irmã vai usar o computador para ouvir mp3, então ela tem que ler o focalinux?

*Usuário final* quer usar o computador da mesma forma que usa TV, rádio, liquidificador: sem precisar estudar o assunto. Quem já viu alguém lendo manual de tv para poder mudar de canal? Você pode dizer que tv e computador são coisas totalmente diferentes, mas ele quer usar com a mesma simplicidade e facilidade. Por quê? porque são atividades fim para ele e não atividade meio;

"Então não va na escola, não faça cursos, este modelo que querem é a fazer a pessoa ser vegetativa."

Isto é bem diferente. Se alguém quer fazer universidade, então deve estudar. A diferença é que os usuários usam computadores apenas como atividade fim, da mesma forma que usam qualquer outro eletrodoméstico, da mesma forma que usam celulares, ou seja, só querem resolver os seus problemas, se divertir e ponto final.

Ter que aprender a compilar um kernel para suportar uma placa de som irá espantar o cara de qualquer sistema operacional. Ou você acha que os usuários deveria saber fazer isso?

Abraços,


» Manoel Pinho () em 02/10 19:57

"Se minha irmã vai usar o computador para ouvir mp3, então ela tem que ler o focalinux?"

Lógico que não se você instalar para ela o linux, assim como deve também ter feito a instalação do windows pirata no micro dela.

Me diga se clicar no ícone do xmms e apertar o botão é mais difícil do que rodar o Windows Media Player (se o cara for bem zé mané, porque os mais safos costumam instalar programas melhores como o winamp, o que dá ainda mais trabalho do que instalar o xmms que já vem no linux).


"*Usuário final* quer usar o computador da mesma forma que usa TV, rádio, liquidificador: sem precisar estudar o assunto. Quem já viu alguém "

Usuário preguiçoso desse tipo nem deveria ter um PC pois é complexo demais.


"lendo manual de tv para poder mudar de canal? Você pode dizer que tv e computador são coisas totalmente diferentes, mas ele quer usar com a mesma simplicidade e facilidade. Por quê? porque "

Toda vez que muda o fuso horário por causa do horário de verão eu tenho que acertar os relógios das TVs e videocassetes da casa dos meus pais porque eles não lêem o manual. Mas pelo menos eles nem se atrevem a ter um PC porque mal conseguem programar um videocassete.


"Isto é bem diferente. Se alguém quer fazer universidade, então deve estudar. A diferença é que os usuários usam computadores apenas como atividade fim, da mesma forma que usam qualquer outro eletrodoméstico, da mesma forma que usam celulares, ou seja, só querem resolver os seus problemas, se divertir e ponto final."

E quem disse que iso não pode ser conseguido com o linux se houver alguém ? Obviamente a situação atual não é favorável ao linux porque 99% dos programas que vem em revistas ou vendidos nos camelôs não são feitos para linux, mas quanto mais leigo (realmente) o usuário for menos isso fará diferença.

O chato mesmo é convencer meia dúzia de adolescentes da geração windows (que nunca conheceram outras coisas) que acham que windows e PCs são as únicas formas possíveis de se ter informática...


"Ter que aprender a compilar um kernel para suportar uma placa de som irá espantar o cara de qualquer sistema operacional. Ou você acha que os usuários deveria saber fazer isso?"

Desde quando é preciso compilar kernel para instalar uma placa de som ? Desde que o linux passou a usar módulos todas as principais distribuições compilam o kernel com suporte a todas as placas de som de forma modular. Portanto, na pior das hipóteses (que não vem acontecendo há muito tempo nas distribuições user-friendly por causa da auto-detecção de hardware) você precisará apenas carregar o módulo pré-compilado.

Pior mesmo é um usuário windows leigo instalar o driver da placa de som onboard do micro PC-Shit da vida dele quando o CDROM que veio com a placa-mãe foi perdido, arranhado ou quebrado. Cansei de socorrer esses aflitos e às vezes precisava botar um CD de Kurumin para saber que chipset de som a placa usava (quando o manual havia sido perdido também).


» Alan Kelon () em 02/10 20:51

Olá, Manoel Pinho,

"Lógico que não se você instalar para ela o linux, assim como deve também ter feito a instalação do windows pirata no micro dela."

http://www.shroogle.net/kelon/blog/2004/05/amanda-t-usando-o-debian.html

"Me diga se clicar no ícone do xmms e apertar o botão é mais difícil do que rodar o Windows Media Player"

Lógico que não é :) Clique duplo em cima de um ícone é sempre clique duplo, é a "mesma dificuldade" ;)

"Usuário preguiçoso desse tipo nem deveria ter um PC pois é complexo demais."

Penso diferente, pois é só ter alguém para ensinar a usar.

"Toda vez que muda o fuso horário por causa do horário de verão eu tenho que acertar os relógios das TVs e videocassetes da casa dos meus pais porque eles não lêem o manual. Mas pelo menos eles nem se atrevem a ter um PC porque mal conseguem programar um videocassete."

Eu ajudo minha irmã toda vez que ela de algum programa novo ou precisa fazer algo que ela não sabe.

"E quem disse que iso não pode ser conseguido com o linux se houver alguém ?"

Não disse que não era possível :)

"Desde quando é preciso compilar kernel para instalar uma placa de som ?"

Não disse que era preciso, veja: "Ou você acha que os usuários deveriam saber fazer isso?". Falei sobre compilação do kernel me referindo a esta frase do Rodrigo Goytacaz: "linux tem q saber, e para saber tem q estudar e ler pra kct !". Se tem que saber muito, então tem que compilar tudo na mão e fazer do jeito mais difícil.

A minha opinião é que linux é tão fácil quanto windows e um usuário final não precisa estudar nenhum dos dois para poder usá-los, basta um amigo para ensinar um pouquinho sobre como navegar, enviar e-mail, digitar um texto e escutar música.

Abraços,


» Manoel Pinho () em 02/10 21:04

Alan,

Eu acho que peguei o bonde andando então, porque eu pensei que você estava falando uma coisa e acabou concordando com quase tudo o que eu disse.

Ótimo para a sua irmã. A minha mulher usa o linux aqui porque eu sou o "suporte" dela. Ela é dentista e mesmo assim não tem conhecimentos para instalar e manter um windows em condições sadias de funcionamento. E mesmo se conseguisse instalar o windows iria pegar um worm ou vírus em questão de minutos, como a maioria dos usuários leigos.

Faço o "suporte avançado" também de vários amigos e parentes e os mais chatos e que resistem mais à idéia de usar linux e softwares livres são os pseudo-conhecedores de informática, aqueles que não sabem nada mas adoram ficar instalando tudo quanto é programa pirata que vêem pela frente só para dizer que são high-tech. Normalmente não conseguem usar nem 10% da capacidade dos programas e dos seus "super"computadores (este tipo de gente compra um P4 3 GHz para rodar Word, Outlook, IE e o máximo de processos pesados, que rodam de vez em quando, é um joguinho 3D). Esse tipo de usuário é um pé no saco e acabo perdendo a paciência quando eu instalo um linux para eles e os desgraçados arrancam do micro na primeira reinstalação do XP, corrompido por vírus ou de tanta instalação/remoção de programas (o registry vai inchando e depois de um tempo o computador fica uma carroça).


» bebeto_maya () em 03/10 00:46

''Alan,

Eu acho que peguei o bonde andando então, porque eu pensei que você estava falando uma coisa e acabou concordando com quase tudo o que eu disse.

Ótimo para a sua irmã. A minha mulher usa o linux aqui porque eu sou o "suporte" dela. Ela é dentista e mesmo assim não tem conhecimentos para instalar e manter um windows em condições sadias de funcionamento. E mesmo se conseguisse instalar o windows iria pegar um worm ou vírus em questão de minutos, como a maioria dos usuários leigos.

Faço o "suporte avançado" também de vários amigos e parentes e os mais chatos e que resistem mais à idéia de usar linux e softwares livres são os pseudo-conhecedores de informática, aqueles que não sabem nada mas adoram ficar instalando tudo quanto é programa pirata que vêem pela frente só para dizer que são high-tech. Normalmente não conseguem usar nem 10% da capacidade dos programas e dos seus "super"computadores (este tipo de gente compra um P4 3 GHz para rodar Word, Outlook, IE e o máximo de processos pesados, que rodam de vez em quando, é um joguinho 3D). Esse tipo de usuário é um pé no saco e acabo perdendo a paciência quando eu instalo um linux para eles e os desgraçados arrancam do micro na primeira reinstalação do XP, corrompido por vírus ou de tanta instalação/remoção de programas (o registry vai inchando e depois de um tempo o computador fica uma carroça).''

__Concordo!Minha irmã usava o Windows na Internet, mas francamente a Internet com o Windows é uma bosta, quem diz que presta é por que nunca usou um Linux bem configurado.Agora, eu customizei o Kurumin pra ela, e acabaram-se as reclamaçôes de lentidão. . .Isso porque o Linux é mais estável, tem navegadores mais limpos é invulnerável a todos os malditos Worms e Trojans do Windows. . .

__O que temos hoje é uma realidade cá em casa:Não falo com minha irmã, por causa de nossas tretas, mas ainda assim, com dificuldades de comunicação e tudo, ela usa o Linux.COm uma pequena dificuldade. . .mais nada nocivo, o sucesso foi tanto que estamos tendo problemas com a partição Linux:Eu só botei 1,5GB, porque pensei que ia ser um fracasso de experiência:Minha irmã usando Linux. . .Só quando os elefantes malhados da índia passarem voando pela minha janela. . .Opa!Lá vem um. . .


» Henrique Vicente () em 03/10 12:24

Rodrigo Goytacaz,
uma coisa é você dar um cd do slackware 10.0 para uma pessoa que nunca viu pc no mundo e dizer: instale, e outra é você dar um computador destinado ao usuário final para essa pessoa... dê um cd com a porcaria do ruwindow$ xp para essa mesma pessoa... se ela lendo manual.. etc, conseguir entrar na parte gráfica, a instalaćão (eu acho) deve seguir sem problemas.. ao menos até a pessoa se deparar com uma tela para entrar com o serial key, que é isso? Pense você como uma pessoa que nunca mexeu em computadores, nunca instalou nada... ai se a pessoa passar desse passo tudo bem... instalaćão teoricamente feita com sucesso... assim como se eu der um cd de uma distribuićão como mandrake ou conectiva a pessoa com certeza instalará numa boa, com mais sucesso ainda.. talvez a única dificuldade (encontrada em qualquer sistema) para um usuário leigo tenha haver com a formataćão.. se ele conseguir vencer algum passo como ajeitar o setup se precisar...
não acho bom instalar e configurar um slackware por exemplo para usuário final... um mandrake ou conectiva sairia melhor.. porque mesmo que você configure várias coisas teoricamente "sempre" você vai se esquecer de algo... ao menos esse algo pode ser alguma coisa que complique para o usuário instalar/configurar algum programa posteriormente...
Vamos ver, ouvir uma música... (vou falar apenas do KDE já que é o único ambiente gráfico que uso com frequëncia) se for cd eu coloco cd e pronto... se eu quiser copiar aquela música para o pc em ogg ou mp3 por exemplo eu posso simplismente apertar num ícone de cd no ambiente de trabalho e lá está pastas com mp3 e ogg com nome da banda, nome da faixa... tudo certinho..(se esses dados estiverem no ODBC, obs: vários programas como o winamp usam esses dados para colocarem os nomes corretos quando você toca cds por eles... então não me digam que essa lista deve ser pequenas caso você seja um chato árduo usuário do winamp.. e do windows possivelmente...)
Então pronto... vamos dizer que eu gravei várias músicas em uma pasta e uso algum programa como o Apollon para baixar as músicas... usando o OpenFT(um dos protocolos que o apollon pode usar) eu nem preciso me cadastrar para compartilhar dados, etc... então lá vai eu... posso usar o XMMS, JuK.. etc... ai uma coisa ótima... é mais de um programa para você escolher.. tem gente que diz que isso(vim com vários programas) pode complicar, (até eu achava ) mas eu nesse caso discordo... com o XMMS eu tenho vários recursos, porém ele não fica na taskbar(se ficar me corrigam) e você tem que mantê-lo sempre aberto, e blablabla... já no JuK(o que eu uso) ele fica na taskbar e se eu tiver um mouse com bolinha(whell mouse) posso mudar de música apenas mexendo nela... o programa é leve, "abre/fecha" a tela dele rapidamente quando você clica no ícone dele, tem um esquema de busca por músicas.. bem intuitivo e fácil de usar... etc, mas ai outra coisa... e o volume? Com o Kmix eu posso usando essa mesma "rodinha" aumentar/baixar, se apertar no "terceiro(do meio)" botão do mouse aperece um controle do volume mostrando a barrinha... se eu apertar o botão direito é para configuraćão dele.. e o esquerdo simplismente abre a janelinha dele..

Concordo que as pessoas não devem ser acomodadas... mas como eu disse existem várias pessoas no mundo, que possuem interesses diferentes... e para todas existem distribuićões GNU/Linux mais amigáveis ou menos.. :)
essa de recompilar kernel.. que falaram ai em cima que nada haver.. uma distribuićão como conectiva para usuários finais não vai mandar o usuário compilar um kernel não gente..

ah, ontem fui na casa de um amigo que usa o winamp.. que dificuldade para mudar de música...


» Henrique Vicente () em 03/10 12:32

Nossa..
notei agora, vejam como o assunto fugiu do tema...
qualquer sistema para ser implementado em missões críticas... precisa ser estudado...
e usar ruwindows nesse caso mostra falta de estudo desde o ensino médio... ou então outras doenćas...

engraćado, parece que vão usar "?tecnologia?" da M$ para vôos espaciais privados que vão levar ricassos ao espaćo? Já imaginou o problema?


» anderson () em 03/10 16:56

Bom eu não quis forçar a barra mas tudo deve se aprender correto.
A pessoa que nunca teve contato vai ter dificuldade o problema é que quando vem falar do Linux ou melhor o que não ruindows exageram demais.
Em tudo que a pessoa vai se envolver deve pelo menos ter uma ligeira noção, pedir ajuda, ler, pesquisar.
Tem gente que não sabe usar um caixa eletronico um celular, programar um despertador,microondas etc.

e podem dizer o que for o computador é complexo ainda muitas coisas o cercam isto pra qualquer tipo de S.O.
Eu não conheço nenhum sistema com botões grandes(poucos) e com avisos na janelas com ilustrações passo a passo(muitas).
Talvez seja interessante imbutir isto no sistema operacional ai quando a pessoa aprender pode desabilitar esta ajuda interativa o problema é saber se ela vai conseguir.

Bom desculpe mas é minha opinião e eu vejo este tipo de reclamação em todo lugar.

.....esta do kernel tem professor(tecnologia) que acha até hoje que precisa compilar e os caras caem em varios FUDs o cara tava vangloriando a promessa microsoft(aquela que não existe)e disse mais que o Linux iria acabar em 2 anos "sabem a microsoft avançou muito" dale guru.

sobre os FUDspessoal isto ta ficando perigoso muita gente caindo.

Augusto, alguém tá na hora de alertar o pessoal porque ainda é facil de identificar.

Amigos olhem com desconfiança as noticias por ai.

Tem gente ai em busca do modelo do FUD perfeito!!


» Luis Haroldo de Mattos () em 03/10 19:51

Senhores:


Faltou a meus colegas pernambucanos da Policia Militar visitar os Centros de Emergência de Santa Catarina para conhecer uma história de sucesso
em Linux (mais de cinco anos).



» Valdo () em 04/10 07:57

Luis!

Deve ter corrido algum dinheiro pelos bastidores, pois aqui em Recife há histórias de sucesso com Linux, a EMPREL, uma das pioneirias, empresa ligada ao governo municipal é uma delas!!!

Valdo


» rafaelfrasson () em 04/10 15:34

Olá...

Acredito que tudo isso não passa de uma ma administração e falta de real construção da idéia de migração. Aqui, nós fizemos uma auditoria de todo o sitema imbutido numa empresa, nos colocaram a real disponibilidade de custo dessa empresa, dentro dessa realidade montamos um plano de migração, começamos com o Open Office para windows em desktops e treinamentos com o pessoal, dessa forma fomos estudando os programas que haviam na empresa e a possibilidade de migra-los. Com tudo isso, acabou ficando um máquina server para os programas q não tinham substituição, foi utilizado para o server geram o linux fedora core 2 e para desktops o conectiva 10, atravez de terminais servers os usuários acessavam os programas adm. Afinal, tivemos 3% de regeição contra 97% de aprovação, acreditem se quiser, os 3% são profissionais da área... é dose... por isso eu afirmo, não pode ter cido feito de uma maneira correta essa migração, já mais... Pra mim tem muita coisa rolando por tráz...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.