Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Utilizando o xf86config para configurar o X

Notícia publicada por brain em setembro 27, 2004 09:12 AM | TrackBack


Dependendo da distribuição de Linux que você escolher, recorrer a ferramentas como o xf86config para configurar o suporte ao seu ambiente gráfico pode ser o principal recurso, ou a última alternativa quando tudo o mais (incluindo a detecção automática e as ferramentas específicas da distribuição) falhar. Mas saber usar o xf86config pode ser importante, e pode dar acesso até mesmo a opções que a configuração automática ignora.

Marcos (mjs_ops@gmx.net) enviou este link para seu artigo e acrescentou: "Neste texto eu mostro como configurar o X utilizando o xf86config, seguindo a mesma linha dos textos para iniciantes ele explica passo a passo como configurar seu monitor, vídeo, teclado e mouse no Linux. A idéia é ajudar a todos os usuários novos que tem problemas com os respectivos componentes, muitos deles vão em fóruns buscar ajuda e recebem respostas como, rode o xf86config e configure, muito boa!, mas as vezes esquecemos que a maioria deles mal conhece o ambiente... Boa leitura."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» hamacker () em 27/09 11:29

lembrando que o xf86config não é uma ferramenta que detecta hardware, ele só faz ajustes baseados naquilo que voce mesmo informar. Se voce informar o refreshrate errado do monitor pode até danifica-lo.
Eu acho ele um aplicativo atrasado em algumas coisas, como por exemplo deteccao de monitor via DDC que poderia facilitar, um modprobe para tentar detectar a placa de video e RAM tambem nao seria mal.
Mas é um caminho a evoluir...


» Lordello () em 27/09 12:47

Nada como o bom e velho xf86config (agora xorgconfig), quem conhece o hardware sempre usa ele, quem não conhece nem sabe que ele existe, então porque detecção DCC? Nada contra a sua opinião hamacker. Quem joga manual no lixo? Bom, eu tenho o manual do meu monitor aqui e sempre que deixo de configurá-lo por mais de 1 ano eu recorro a ele (ô memória).

O artigo está falnhando ao pular a parte que fala das variantes do XKB, pois ela é muito importante para as pessoas que possuem teclados com as famigeradas teclas WIN e MENU. É com essa opção que elas são habilitadas. Eu particularmente as uso no Gnome para mover janelas e abrir menus, respectivamente.

Uma atenção aqueles desavisados que possuem placas NVIDIA/ATI com o do fabricante. A opção para instalar o driver com aceleração 3D NÃO vai aparecer na lista do xf86config/xorgconfig, então após executar a instalação (selecionando a palca corretamente) deve ser editado na mão o arquivo XF86Config/xorg.conf.


» Evoluir () em 27/09 16:18

Lordello, não concordo com você. Nem sempre as pessoas tem o manual do Hardware que possuem, elas podem ter comprado um monitor usado e este vir sem manual e ainda esta pessoa não ter acesso a Internet (isto é muito comum).
Isto sem contar que USUÁRIOS muitas vezes só sabem ligar o monitor e ver a marca que está impressa nele. Aí um usuário não consegue configurar seu monitor e você fala pra ele:
- Execute xf86config, informe a frequencia vertical de seu monitor, informe e frequencia horizontal de seu monitor, bla, bla, bla.

Dá licença. Evoluir é preciso. Também é necessário aprender a enxergar o mundo fora de sua janela.


» Leandro () em 27/09 18:12

Lordello:

Será que vc pode me passar a dica de como configurar as teclas win e menu?

Sempre quis saber como fazer isso.


Valeu!

Leandro


» bebeto_maya () em 28/09 02:26

''Lordello:

Será que vc pode me passar a dica de como configurar as teclas win e menu?

Sempre quis saber como fazer isso.


Valeu!''

__Que eu saiba isso se faz no próprio W.M, no KDE por exemplo você vai em ''Kcontrol>Regional e Acessibilidade>Atalhos de teclado'' e em esquemas de teclados, seleciona ''esquema Windows''. . .


» Marcos () em 28/09 09:53

Grato pelas opiniões, realmente o artigo ficou incompleto pois pulei a parte do XKB, é que a minha idéia foi dar uma introdução focando o básico para não complicar o iniciante, mas vou verificar se possível logo faço um UP nele.

Quanto aos comentários que devemos "evoluir" eu concordo em parte, acho que o termo foi empregado errôneamente, acredito que o correto seria que devemos ter opções mais plug and play ao xf86config, todavia, não desmerecendo-o pois nem sempre a configuração automática funciona ou nos permite deixar ao nosso gosto.

Viva a liberdade de escolha.

E conhecer o seu próprio hardware é o mínimo que um usuário deveria fazer, é a mesma coisa que ter um carro e mal saber como funciona o motor quando da pane você pode ficar na estrada apenas por que não sabia que deveria colocar água no radiador quando o nível estivesse baixo....


» Lordello () em 28/09 11:20

Não tenho tempo agora de escrever sobre isso, pois vou viajar hoje, se o Marcos não tiver escrito, eu posto alguma coisa quando voltar.
Quanto ao fato de algumas pessoas não possuirem o manual do monitor, eu realmente acho fácil ir na página do fabricante e pegar a versão pdf do manual e no caso de não existir, uma busca no Google, com dois ou três cliques é fácil encontrar a informação.


» Marcos () em 28/09 18:35

Ainda não escrevi não Lordello, fique à vontade para escrever o material, a comunidade com certeza irá ficar feliz com mais contribuições.

[]'s


» oi () em 28/09 23:03

Marcos,

Eu tenho carro a 14 anos e nunca abri o capô. Tu achas que devo me envergonhar disso ? E vou bem, obridado. Quando preciso recorro a especia-listas no assunto.

Usuários não precisam e não querem conhecer o hardware. Será que você nunca percebeu isto ? Eles querem ligar e querem que funcione. Ponto final.


» oi () em 28/09 23:08

Augusto,

Ao escrever a palavra especia-lista, sem hífen é claro, apareceu a seguinte mensagem:

"Comment Submission Error
Your comment submission failed for the following reasons:
Your comment could not be submitted due to questionable content: cia-lis
Please correct the error in the form below, then press Post to post your comment"

cia-lis ? lista da cia ?
Pura paranóia gringa :-)


» Layzen () em 28/09 23:46

Felizmente ainda existe gente que pensa como o Lordello, caso contrário ainda estaríamos em volta de uma fogueira, vestindo peles de animais selavagens, comendo carne semi-crua e grunhindo em vez de saber falar.

Lamers ?

Blearghhh!!!


» oi () em 29/09 00:38

Layzen,

Não vejo porque um neuro-cirurgião ou um físico nuclear deva saber mexer no XF86Config ou trocar as pastilhas de freio do seu carro.

Se tu saísse da frente do teu computador e olhasse o mundo ao redor descobriria.

Geeks ?

google define: geek

"a person who may be very smart yet lacks the social graces of those who are considered cool , a "computer geek" is someone who spends too much time on the computer and has no social life."

Blearghhh!!!


» broz () em 29/09 17:46

Na MiNHa oPNião o KuRuMiNHo aCaBa Ja DeCTeTa TuDo iNCLuSiVe o TeCLaDo Do WiNDoWS XP Que é o MeLHoR SiSTeMa aTé HoJe iNVeNTaDo, PoRTaNTo eu aFiRMo uSeM o KuRuMiN Que é o LuNuX MaiS eFiCieNTe e Que oS TeMaS TeM ViVaLiDaDe!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.