Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Sanções comerciais devido à pirataria podem abrir mais caminhos ao software livre

Notícia publicada por brain em setembro 22, 2004 11:32 PM | TrackBack


Everton Lucas (evertonlucas@terra.com.br) enviou este link do Invertia e acrescentou: "Li no Invertia (canal de economia do Terra) que os EUA desejam aplicar sanções comerciais ao Brasil devido à pirataria em terras tupiniquins. Não seria uma hora interessante de anunciar ainda mais o Software Livre?" A notícia se concentra na comercialização de produtos falsificados, embora a intensificação do controle de uso de cópias não autorizadas de software proprietário certamente possa ser um mecanismo adicional de estímulo ao consumo de softwares sem este tipo de restrição.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» De Lucca () em 23/09 02:28

Talvez a notícia seja inversa: a ameaça dos EUA (usando todo o poderio econômico) é para que o BRasil adote leis semelhantes às americanas em relação à patentes e propriedade intelectual.
Isso seria muito ruim para o swlivre, pois as patentes valeriam sobre software e as ameaças e processos que rolam por lá, fariam a festa por aqui também...
De olho, portanto...

De Lucca


» Kaled () em 23/09 02:49

Talvez seja exatamente pelo que falou o post acima que deveria-se aumentar a exposicao do SL. Se essas mudancas com relacao a legislacao das patentes forem encejadas, seria mais interessante ter uma grande base de usuarios de SL, pois assim teria-se mais gente se indignando com o fato e fazendo alguma coisa contra.

Desculpe a falta de acentuacao, mas estou digitando de um computador "americano"


» Daniel Dantas () em 23/09 08:23

Acho legal esse tipo de notícia.
Por isso que eles odeiam a GPL, quanto mais ficam contra, mais se afundam.
heheheheh


» Cassio Eskelsen () em 23/09 08:59

Uma coisa pouco divulgada é que além da pressão para o combate a pirataria, esse novo-tosko embaixador dos EUA, se posicionou firmemente contra a posição oficial do governo brasileiro sobre propriedade intelectual nos foros internacionais (leia-se quebra de patentes dos remédios contra a AIDS e possivelmente incentivo ao Linux como alternativa a paises em desenvolvimento)

Go home, yankes!


» hamacker () em 23/09 09:24

Porque simplesmente não deixam de vender CD's por aqui, oras ?
Sou contra a pirataria, mas sou ainda mais contra "a arrogancia", que pessoal mais arrogante.
Eles fabricam o terror pelo mundo, e aonde eles pretender chegar usando "chantagens" ?
Que eu saiba no brasil, a lei para pirataria é já é pesada, o que se pode fazer se as pessoas como um todo preferem comprar coisas piratas ?


» santo () em 23/09 10:51

hamacker
"o que se pode fazer se as pessoas como um todo preferem comprar coisas piratas ?"

Pode-se intensificar a fiscalização, é inaceitavel alguem comprar um produto pirata, principalmente se o comprador tiver conciência que o produto comprado é pirata.
E alem do mais todo mundo sabe que se faz vista grossa a pirataria no brasil, se no caso dos computadores houvesse uma fiscalização no sentido de verificar quais programas estão presentes nos computadores das pessoas fisicas com certeza a pirataria diminuiria e muito, e seria bom para todo mundo, a MS iria dobrar seu faturamento no brasil e o SL iria aumentar em talves 7 vezes o seu numero de usários.


» rivo () em 23/09 11:11

cara as vezes me pergunto se isto nao iria é aumentar o lucro da m$, o que seria terrivel. nao sei se o usuario comum ia querer usar linux, devido aos muito problemas que ele tem, talvez fosse mais facil o usuario se obrigar a pagar um absurdo a m$ do que ir pra outro sistema. Sou a favor que nao so o brasil mas como em todo o resto do mundo, se for usar produto m$, so se for pirata. posso ser estupido, infantil, mas nao vou alimentar o bill gaytes nem os filhos do cao dos norte americanos.


» SanducerO () em 23/09 11:46

cara, qual e o problema que aumente o lucro da ms? afinal, se tu ta usando Windows, paga por ele, eles merecem, trabalharam pra isso. se nao quiser pagar, ou porque nao gosta do programa, ou poruqe acha o preço absurdo, entao tem outras alternativas, como Linux e MacOS X se dinheiro nao for um problema e "nao quiser usar linux". acredito que hj uma licença de W98 nao custe muito caro, mas nao faço ideia de quanto custa.
pirataria é pessima pro SL, ja que pra que mudar se windows e de graça tb?


» semente () em 23/09 11:49

Como já disse um grande aí: "Pirataria é atacar navios". Ninguém ataca alguém quando distribui uma cópia ilegal. Eu digo isso porque muitos se sentem com alguma culpa "pirateando" algo, mas esse termo foi inventado justamente para isso. É ilegal? É sim, mas isso é muito relativo, quem fez as leis?

Bom, para não começar uma guerra aqui, eu esclareço: eu não apoio essa "pirataria", pois isso consiste em outras coisas... Esses softwares não são softwares livres! Eu apoio o software livre pois ele traz outras/diversas vantagens.

Eu só estou falando que esse tipo de pirataria não é ilegal, ilegal é fazer monopólio. Então, pirataria não pode ser compartilhar, mas privar outros do acesso [ao conhecimento e à ferramenta]. Esses softwares proprietários são verdadeiros softwares piratas! Não comprá-los e nem mesmo usá-los é o ideal, usar alternativas livres é subverte-los e quebrar essa idéia idiota de software proprietário!


» santo () em 23/09 12:01

Eu acho que infelizmente o argumento "Eu preciso mas não tenho dinheiro" não é lícito, portanto se você quer utilizar um produto patenteado por alguem você tem que pagar por ele, se for um software você pode ate mesmo procurar uma alternativa livre, mas piratear em hipotese algume se justifica.
E lembrando que o monopólio que é dado ao detentor de uma patente é uma forma de recompensar as pessoas que inventam coisas novas.


» Tonny () em 23/09 13:07

Pirataria só existe porque de alguma forma e por algum motivo os consumidores estão insatisfeito, seja pelo preço, pela qualidade ou insatisfação geral mesmo. Como uma forma de protesto.

Isto é fácil perceber por exemplo no mercado de música, num país onde a grande maioria da população não tem dinheiro suficiente para sobreviver tem que pagar 35 reais para ter uma ou duas músicas que agrada, sabendo ainda que em pouco tempo não vai mais ouvir aquele CD. Ou então comprar um software à preço de dolar, no mesmo preço cobrado por países desenvolvidos, e depois em menos de 2 anos, ter que comprar a próxima versão novamente.

Se sou a favor da pirataria?
Sim eu sou! Apesar de nunca ter comprado nada pirata (não que eu me lembre) acho que muitas empresas já tem lucro suficiente com as vendas dos seus produtos nos países desenvolvidos.


» roberto () em 23/09 13:10

só que a m$ naum inventa nada novo,ela rouba ideias e corre patentear,muitas ideias ela rouba do software livre inclusive,e tb acho que o linux não substitui o windows naum,são sistemas operacionais com fins ainda diferentes,o windows ainda tem muitas vantagens,como facilidade, rodar games,tem driver pra todo tipo de hardware seja vagabundo ou de boa qualidade,tudo isso deve ser levado em conta,eu acho mais facil o usuario comum pagar pelo windows do que migrar pro linux.


» santo () em 23/09 13:55

Tonny
"Pirataria só existe porque de alguma forma e por algum motivo os consumidores estão insatisfeito, seja pelo preço, pela qualidade ou insatisfação geral mesmo. Como uma forma de protesto."

Não quero mudar sua opinião, mas preste a atenção em uma coisa:

"ASSASSINATO só existe porque de alguma forma e por algum motivo os ASSASSINOS estão insatisfeito, seja pelo preço, pela qualidade ou insatisfação geral mesmo. Como uma forma de protesto."

Disto conclui-se que um erro não justifica outro. Portanto pirataria é ilegal e ponto.

E o mais importante a pirataria prejudica o SL em vários aspectos e atrapalha a sua divulgação e portanto eu sou contra.


» hamacker () em 23/09 13:58

"Santo", intensificar fiscalizacao pode ser o certo, mas não é razoável.

Minha opniao é que muita gente é escravo dum sistema corrupto que nos faz querer levar vantagem em quase tudo.

Alguem aí vai matar a corrupção ?
Baaah só os mais fracos vão para a cadeia. Vai levar muito tempo para essa situação herdada se desfazer e não vai ser por decreto que irá ocorrer.

Os EUA só estão preocupados com a questão porque é a maior indústria fonografica do mundo(nem estão tão preocupados com softwares) então é um jogo de interesses e não uma razão folosófica ou filantrópica a ser discutida. A indústria fonografica (musica e filmes) americana tem um faturamento que supera o PIB de muitos países.

Quando é para o bem do planeta ou a saúde das pessoas, veja se os EUA demonstram o mesmo interesse ? Vide tratados internacionais de combate a poluição desrespeitados, AIDS, até a ONU é desrespeitada. Eles podem acabar com os índios, selvas deles, mas os outros nao... Eles podem produzir bombas atomicas, os outros nao... 11 de setembro foi acometido por BinLaden, eles descontaram num país que nada tinha a ver sob falso pretexto, e ainda morrem muita gente nao-terrorista todo dia lá, mas agora claro que os americanos se sentem mais seguros, seguros uma ova, todo mundo tem medo de dizer...mas lá vai : a sim que surgir uma oportunidade dúvido que os UEA nao serao o alvo principal.

Desculpa se me excedí, tanta injustiça começo a ficar a flor da pele...


» Manoel Pinho () em 23/09 14:13

Se os usuários estão ou não certos em usar a pirataria como uma forma de protestar contra os preços abusivos eu não vou discutir, mas com certeza as pessoas iriam pensar MUITO mais seriamente em deixar sua inércia, preconceitos infundados e aprender a usar linux e demais softwares livres.

A MS tem o monopólio atualmente justamente por causa dessa realimentação causada pelo uso fácil e impune de softs piratas por parte das pessoas físicas e pequenas empresas. Se a repressão à pirataria fosse feita seriamente (a lei já é mais do que dura; dá prisão e, talvez, multas de até 3000 vezes o valor do software), não veríamos camelôs nas esquinas e anúncios nos jornais e internet vendendo livremente e nem lojas que montam micros "cinzas" com Windows "OEM" (Originário do Estado de Miséria), que na realidade são totalmente piratas.


» roberto () em 23/09 14:16

a pirataria so existe pq os mortos de fome como bill gates e estudios americanos,industria fonograficas pensam que no mundo todo dinheiro cai do céu e colocam o preço dos seus produtos num patamar totalmente surrealista,por isso existem pirataria e sempre vai existir,e a m$ tb se beneficia dela,pq graças a ela que qualquer pessoa sabe usar windows ,por isso dizem que treinamento em empresas pro linux é muito mais caro,e é mesmo,ja que windows pirata ou naum todos que ja tiveram um pc conhecem e dominam,ai atraves disso eles levam vantagens nesta questão de treinamento em empresas,na verdade a pirataria naum é combatida pela m$ isso tudo é cascata,naum é interessante para ela combater.


» Tonny () em 23/09 15:16

Comparar pirataria com assassinato é apelar. Mas tudo bem, entendo seu ponto de vista.
Só acho que o mundo estaria bem melhor sem os atravessadores, que a muito tornou-se dispensáveis.

Agora não se iluda com a idéia de que ser servero com a pirataria vai ajudar o Linux e o software livre, porque não vai. O motivo das pessoas comuns não usarem Linux está nele próprio e não nas pessoas. Tenho absoluta certeza que os não técnicos, no dia que forem obrigado a escolher pagar por um Windows ou aprender Linux, optarão pagar pelo Windows.


» Tonny () em 23/09 15:41

Se pirataria é "ilegal e ponto final". Porque o governo, a máxima autoridade política, pirateou as formulas de remédios das empresas famaceuticas estrangeiras que gastaram muito dinheiro investindo em pesquisas?
Daí vocês me dirão:
- Sim, mas neste caso é válido porque afinal é pra salvar vidas de pessoas.

Mas se é ilegal não pode piratear e ponto final, o governo deveria ser processado pela ONU, ou seja lá quem for.

A verdade é que piarataria é um grande jogo de interesse de ambas as partes. E só se torna "ilegal" quando a parte mais fraca não tem como se defender.

Se vê muito na mídia que com a pirataria o governo deixou de arrecadar não sei quantos milhões de reais e as empresas deixaram de contratar bilhões de pessoas, dando a entender que se acabar com a pirataria o governo vai ganhar mais dinheiro e assim poder investir em educação, saúde e segurança. Como se a pirataria fosse o grande mal da humanidade.

A verdade é que pirataria não tirou emprego de ninguém, e acabar com a pirataria não vai dar mais emprego nem melhorar a vida de ninguém. Isto se dá porque simplesmente as pessoas vão deixar de comprar, já que não podem pagar. Se com a pirataria compravam 10 cds por anos, vão agora comprar no máximo 1 cd por ano.


» Daniel Fonseca Alves () em 23/09 16:50

O Ato de afrontar uma Lei por algum motivo se chama desobdiência civil.
Só que a desobediência civil é feita as claras e é baseada em algum motivo de desavença com a ordem imposta pelos governates, bem ao contrário da pirataria que é feita as escuras e de uma forma cínica pois não está nem ai se a lei existe.
Por favor não confundir as duas.


» Marcelo Vivan Borro () em 23/09 17:10

"A verdade é que pirataria não tirou emprego de ninguém, e acabar com a pirataria não vai dar mais emprego nem melhorar a vida de ninguém. Isto se dá porque simplesmente as pessoas vão deixar de comprar, já que não podem pagar. Se com a pirataria compravam 10 cds por anos, vão agora comprar no máximo 1 cd por ano."

Tonny, poderia me passar de onde tirou estas
informações?
Trabalho implementando soluções S.L em empresas e gostaria de estar a par destes dados.


» SanducerO () em 23/09 19:56

aqui, pelo que vejo, poca gente usa o linux. ta na cara que a grande maioria (especialmente aqueles favoraveis a pirataria) usa windows piratao em casa... que vergonha! o que nunca chegei a entender e o que pessoal qnem voces faz em forums linux, especialmente discordando de tudo. parecem masoquistas.
// claro, nao e regra geral

mas a questao e esta: se eu tenho uma empresa com 10 micros com Windows e Office pirata e tiver que comprar tudo legal porque a policia federal ta batendo minha porta, o que e vantagem pra mim?
ORCAMENTO 1) 10 licencas windows, 10 licencas office, 10 licencas norton R$ 1.500 por maquina, sendo otimista -> R$ 15.000 + 1.500 de instalacao (suponhamos R$ 150 por maquina) TOTAL: 16.500
ORCAMENTO 2) Linux, OO.org, supondo que a empresa use programas com alternativas em SL, cada vez mais comum. -> R$ 6.000 (R$ 600 por maquina, um professioal da area) -> TOTAL: 6.000
qual orcamento voce prefere?


» roberto () em 23/09 20:06

so pra deixar claro eu uso linux sim,uso windows num micro e linux em outro,atualmente uso o suse 9.1,mais ja usei: knoppix,conectiva,kalango,kurumin,big linux,slackware,yoper e danm small linux.

só que é inegavel,algumas coisas naum é possivel fazer no linux,como rodar games,assistir a maioria dos videos(usar codecs win 32 no linux tb é pirataria),streaming no linux é muito limitado,a questão de drivers,no pc que uso windows,o linux fica super problematico,enfim o linux ainda naum faz tudo que o windows faz,justamente por isso uso os dois em dois micros,o firefox uso nos dois sistemas o open office tb.


» Tonny () em 23/09 20:36

Marcelo, estou especulando, mostrando o meu ponto de vista e só. Isto é um forum e não um tribunal.

SanducerO, você esqueceu de um detalhe:
- Nem todos os computadores do mundo tem Linux. Em casa só tenho Linux e freeBSD, aqui no trabalho uso Windows, Linux e até MACOSX.
Apesar de não ser contra a pirataria, disse que eu não me lembro de uma única vez ter comprado algo pirata.

Qual o problema de discurdar da maioria? Tenho opinião própria. O br-linux é um canal aberto pra qualquer um expor seus comentário. Se isto te imcomoda, então sou eu que não entendo o que você faz aqui.

Quando falo que as pessoas iriam escolher Windows caso elas fosse obrigadas a escolher Windows ou Linux, estava referindo-me aos usuários domésticos. Seguindo seu orçamento, é muito mais fácil para uma pessoa comum comprar o Windows do que pagar R$ 600 pro camarado instalar e configurar na máquina dele um sistema operacional que ele vai ter que ler toneladas de manuais pra aprender a usar.
Por falar nisto, profissional Linux tá caro heim? Cobrar R$ 600 pra instalar um Linux é exploração total.


» Pede mais um () em 23/09 20:59

Como assim não é um tribunal?

A história demonstra o contrário!

Na última semana tivemos o caso Morimorto VS LinuxMallvados

E não podemos esquecer do exemplar caso do Wrobal, condenado inúmeras vezes.


» SanducerO () em 23/09 22:04

eu penso mais numa empresa. o valor que chutei foi alto para nao escutar `mas suporte linux tem menos e e mais caro`. acredito qeu seja verdade, mesmo assim, a diferenca e abismal.
no trabalho tambem uso windows, original e claro, mas nem todo mundo usa windows original no trabalho. e nem todo mundo pode usar linux (eu).
claro, usuario domestico e diferente, especialmente porque nao existe fiscalizacao, tem poucos jogos, a maioria dos programas (99%) vem pra windows e o pessoal ja conhece e `pra que mudar?` etc... o que e muito comprensivel.


» Douglas Augusto () em 23/09 23:09

Como assim não é possível rodar jogos no GNU/Linux? O Linux roda tanto os jogos nativos bem como a maioria dos jogos não nativos, via Wine e afins. E te garanto que fica tão rápido quanto, com a vantagem de se estar em um ambiente bem mais estável.

Como assim não é possível usá-lo como desktop? A maioria dos usuários "não técnicos" usa coisas básicas como editor de texto, leitor de e-mail, navegador, impressora, etc. Duvido que qualquer usuário Windows não saiba mexer em um Gnome (ou KDE) se tudo estiver configurado. Pode ser que a configuração inicial seja mais trabalhosa, mas é preciso considerar que em vez de formatar a cada seis meses, seja por vírus, trojans, spywares, ou pela própria desorganização do SO, o Linux se mantem em perfeito estado.

Agora, é um absurdo defenderem (e pior, praticarem) a pirataria, isso tudo com plena consciência. Além de configurar crime, deveria ferir o próprio orgulho, pois o usuário estaria usando o computador "de favor", com um produto roubado.


» SanducerO () em 24/09 00:19

ok, pergunta pra tua vizinha de 7 anos se ja instalou um jogo. provavelmente ja o fez. como? botou o cd e continuar->continuar->continuar->finalziar, depois so ir no Desktop e fazer dois-clics. to meio desatualizado porque nao jogo, mas se hj sai o Doom3 ou Sims2, amanha eu posso comprar e jogar na boa no Linux? Wine suporta? acho que nao. mas essa nao e a discucao, acho que ta pronto pra quem nao sofre preconceito, o que nao acontece com a maioria. essa e a trava do usuario domestico, mas nao da empresa ja que se a secretaria nao gostou da cara do linux, pode ir se acostumando ou pegando o caderno de Empregos&Oportunidades.


» SanducerO () em 24/09 00:22

ok, pergunta pra tua vizinha de 7 anos se ja instalou um jogo. provavelmente ja o fez. como? botou o cd e continuar->continuar->continuar->finalziar, depois so ir no Desktop e fazer dois-clics. to meio desatualizado porque nao jogo, mas se hj sai o Doom3 ou Sims2, amanha eu posso comprar e jogar na boa no Linux? Wine suporta? acho que nao. mas essa nao e a discucao, acho que ta pronto pra quem nao sofre preconceito, o que nao acontece com a maioria. essa e a trava do usuario domestico, mas nao da empresa ja que se a secretaria nao gostou da cara do linux, pode ir se acostumando ou pegando o caderno de Empregos&Oportunidades.


» semente () em 24/09 01:33

"Se a repressão à pirataria fosse feita seriamente..."

Manoel,

Repressão NÃO resolve o problema, esconde! Há pirataria porque o software proprietário não é algo natural. Natural é ajudar o próximo, não privá-lo! Copiam, porque naturalmente é válido. Os direitos de cópia foram criados por homens para controlar essas ações naturais, pois, se elas fossem permitidas, não seria possível lucrar/extorquir os outros homens. São instrumentos de controle, feitos por poderosos e espertinhos que visam o lucro, a satisfação pessoal ou de uma minoria, ou sua permanência em certa classe, e não a humanidade e o bem de tudo e todos.

Não se deve alimentar a repressão, ela é violenta e só esconde o problema. Deve-se agir em prol do software livre e desmascarar a idéia do software proprietário, essa idéia sem fundamentos, baseada na competição e exploração.

A lei dá garantia ao software proprietário. O copyleft quebrou essa garantia utilizando essa mesma lei. Agora estão utilizando as patentes, para tomar de volta essa garantia e continuar com seu monopólio de conhecimento e de mercado.

A pirataria, como disse em outro momento, não é legal para o software livre. Estou completamente de acordo com o que disse:

"A MS tem o monopólio atualmente justamente por causa dessa realimentação causada pelo uso fácil e impune de softs piratas por parte das pessoas físicas e pequenas empresas."

A Micro$oft, e outras empresas, sempre utilizaram essa tática, a de viciar usuários. Vicia como as drogas (alias, são uma droga), e não é legal distribuir cocaína, ou é?

Porém, quando digo que a pirataria não é algo ilegal e sim natural, não quer dizer que devemos piratear produtos/drogas que causam dependência, e sim piratear as coisas que nos trarão benefícios. Como um cara aí citou a pirataria das fórmulas de remédio.

É isso, obrigado por ler até aqui! :-)
semente

[trolls da vida, dêem Control+Alt+Delete em suas cabeças e selecionem uma mente aberta para boot]


» Douglas Augusto () em 24/09 01:38

SanducerO,

O Wine/Cedega já suporta o Doom3 (mas acho que ainda tem problema com o som no Wine). Bom, você já instalou, por exemplo, o ut2003 no Linux?!? É só baixar e executar o binário, a partir daí, entra uma interface gráfica e o arquivo é descompactado em uma pasta onde você quer que fique. Pronto, é só jogar. Simples, não?!? Ou ainda, se você usa alguma distribuição com gerenciamento de pacotes, você pode instalar a maioria dos jogos nativos muito facilmente, como, por exemplo, no Debian: 'apt-get install quake2'. Basta então executar o binário. E isto é linha de comando, existem interfaces gráficas para isto.


» Claudio () em 24/09 05:55

Mesmo que se acabe com os camelôs que vendem programas piratas, sempre vai existir aquele amigo "solidário" que possui gravador de cd para copiar um win pirata, afinal um dos grandes reponsáveis pelo aumento da pirataria são as escolas e os cursos de informática pois ministram cursos em sua maioria de windows. Se o primeiro contato de uma pessoa for com o Linux, o windows é que seria difícil de usar. Não é verdade?


» Claudio () em 24/09 05:55

Mesmo que se acabe com os camelôs que vendem programas piratas, sempre vai existir aquele amigo "solidário" que possui gravador de cd para copiar um win pirata, afinal um dos grandes reponsáveis pelo aumento da pirataria são as escolas e os cursos de informática pois ministram cursos em sua maioria de windows. Se o primeiro contato de uma pessoa for com o Linux, o windows é que seria difícil de usar. Não é verdade?


» Claudio () em 24/09 05:56

Mesmo que se acabe com os camelôs que vendem programas piratas, sempre vai existir aquele amigo "solidário" que possui gravador de cd para copiar um win pirata, afinal um dos grandes reponsáveis pelo aumento da pirataria são as escolas e os cursos de informática pois ministram cursos em sua maioria de windows. Se o primeiro contato de uma pessoa for com o Linux, o windows é que seria difícil de usar. Não é verdade?


» Marcelo Ulianov () em 24/09 07:34

Gente, software proprietário não é só windows ! E aquele pequeno desenvolvedor, que sobrevive daquele programinha de " contabilidade ", feito na medida, por exemplo, para um salão de beleza, ou uma lanchonete ? É justo piratear o trabalho do cara ? Ele não tem culpa se a microsoft é um monopólio, se o bush é uma besta quadrada e se a grande maioria dos linuxers é uma cambada de ressentidos, um monte de sonhadores que transferiram a utopia comuna pra algo tão besta como um programa de computador ! Isso aqui é só " programas de computadores " !!! Não vai mudar o mundo, não vai matar a fome das criancinhas, e não vai fazer a menor diferença para os poderosos do mundo ! E o cara tem todo o direito de cobrar pelo seu trabalho ! E tenho certeza que o mesmo cara que aparece aqui defendendo o Free Software, corre pras galerias e compra " nike " made in china...
Desculpem minha indignação, mas acho que isso está passando dos limites ! Ta parecendo com os caras do PCO: " contra burguês, vote 16 " ! E vcs ainda acreditam nisso ???


» roberto () em 24/09 10:34

só naum entendi pq ficou furioso desta forma,eu hein.


» Marcelo Ulianov () em 24/09 18:14

Claudio. Esse " só naum entendi pq ficou furioso desta forma,eu hein." foi pra mim? Pq não fiquei furioso não cara !!! :-) A verdade é que sou favorável ao Software Livre, mas não suporto essa " religiosidade insana" que muitos levam à cabo ! Não é por ai ! Isso afasta gente séria que não quer saber de contato com fanáticos ! O cara diz : Eu preciso disso, e o fanático ao invés de satisfazer aquela nescessidade, começa a pregar contra a Microsoft, o bush, a cia e o escambau ! Ai não dá...
Eu só quero meu programinha funcionando...Só isso.


» roberto () em 24/09 19:13

entendi MARCELO,eu tb naum gosto deste fanatismo,tanto que como eu disse uso os dois linux e windows,e reconheço as qualidades do windows que são muitas,só é lamentavel que custe uma fortuna e que seja proprietario,pra uma evolução no mundo,softers de computador deveriam ser considerados bens da humanidade,assim como a agua,o sol,na vida moderna computadores fazem e gerenciam quase tudo,lamentavel que exista esta porcaria de patente que tenta de forma violenta impedir outras pessoas de trazerem inovações tecnologicas,são milionarios que acham comodo usar o poder do dinheiro pra impor limites na tecnologia na vida das pessoas,isso é deploravel.


» Manoel Pinho () em 24/09 20:59

@Marcelo,

"Gente, software proprietário não é só windows ! E aquele pequeno desenvolvedor, que sobrevive daquele programinha de " contabilidade ", feito na medida, por exemplo, para um salão de beleza, ou uma lanchonete ? É justo piratear o trabalho do cara ? Ele não tem culpa se a microsoft é um monopólio, se o bush é uma besta quadrada e se a grande maioria dos linuxers é uma cambada de ressentidos, um monte de sonhadores que transferiram a utopia comuna pra algo tão besta como um programa de computador ! Isso aqui é só " programas de computadores " !!! Não vai mudar o mundo, não vai matar a fome das criancinhas, e não vai fazer a menor diferença para os poderosos do mundo ! E o cara tem todo o direito de cobrar pelo seu trabalho ! E tenho certeza que o mesmo cara que aparece aqui defendendo o Free Software, corre pras galerias e compra " nike " made in china..."


Mas ser a favor de software livre não implica em ter que odiar softwares proprietários, tanto que não é proibido fazer softwares proprietários que rodem em cima de plataformas livres como linux ou BSDs.

Disponibilizar o software através de uma licença livre é uma OPÇÃO pessoal e não uma IMPOSIÇÃO. Não acredite nessas mentiras de que GPL é viral e tudo o que rodar no linux tem que virar GPL como se fosse um rei Midas.

Se você ler a minha posição acima verá que sou CONTRA a pirataria e acho que todo mundo está satisfeito com os seus softwares proprietários deve procurar alternativas, sejam livres ou mesmo proprietárias de outros fornecedores.

E software livre não tem nada a ver com comunismo. Tem muito mais a ver com solidariedade, revolução francesa e democracia do que com comunismo, porque não impõe uma "distribuição dos meios de produção". Respeita quem PREFERE não disponiblilizar os softwares de forma livre mas dá preferência à distribuição do conhecimento de forma justa e igualitária.

Se software livre fosse utopia não estaríamos rodando linux (eu estou e você ?) e nem estaríamos comentando isso em sites que rodam exclusivamente com softwares livres como esse...


» Marcelo Ulianov () em 26/09 20:43

Manoel, não estou rodando linux não... Uso o xp com o OO.org, gimp, firefox, thunderbird, cdex e etc. Acho o software livre uma ótima idéia, mas se depender do linux, não vai popularizar nunca...


» Manoel Pinho () em 26/09 21:44

@ Marcelo,

"Acho o software livre uma ótima idéia, mas se depender do linux, não vai popularizar nunca..."

Por que ? Já usou um Kurumin ou Mandrake da vida ?



» EdCrypt () em 26/09 23:23

Marcelo aquele "pequeno desenvolvedor, que sobrevive daquele programinha de " contabilidade "" não disponibiliza o software para grande publico, mas acho que ele não tem por que não fazer o programa como um serviço, e distribuir-lo livremente para ganhar visibilidade.
O computador não deixa de ser um campo onde se pode defender seu ponto de vista, sua ideologia, como já dizia alguém.


» bebeto_maya () em 28/09 03:53

__Usar software fechado pirateado é pura burrice, dos ''e-donkeys'', a não ser que não exista equivalente livre no mercado, imaginem que tem um Rapper, que defende a pirataria. . .O cara é o rei dos burros mesmo. . .Sinceramente!Se existe um equivalente livre, porque você usa o pirata. . .Resposta:Porque e é acomodado e tem preguiça mental, ou seja, você é burro!


» bebeto_maya () em 28/09 03:54

__Usar software fechado pirateado é pura burrice, dos ''e-donkeys'', a não ser que não exista equivalente livre no mercado, imaginem que tem um Rapper, que defende a pirataria. . .O cara é o rei dos burros mesmo. . .Sinceramente!Se existe um equivalente livre, porque você usa o pirata. . .Resposta:Porque e é acomodado e tem preguiça mental, ou seja, você é burro!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.