Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Google pode estar desenvolvendo navegador próprio

Notícia publicada por brain em setembro 22, 2004 12:04 AM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou: "Teremos mais um capítulos na 'guerra dos navegadores'? O Google está investindo parte do dinheiro obtido com sua abertura de capital no desenvolvimento de um navegador de internet. A empresa já está procurando pessoas para trabalhar na produção do novo browser. Joshua Bloch, desenvolvedor sênior de Java da Sun, e mais quatro pessoas da equipe que desenvolve o Internet Explorer, da Microsoft, foram contratadas pela empresa nas últimas semanas, de acordo com o jornal 'The New York Post'. Adam Bosworth, um dos ex-funcionários da Microsoft era o chefe de desenvolvimento do Access --programa de banco de dados da empresa. Joe Beda, que trabalhava no desenvolvimento da interface do Longhorn, próxima versão do Windows, também foi contratado."

Esta matéria do LinuxWorld dá mais detalhes, esclarecendo que a idéia do "gbrowser" é bem embasada, mas não passa de especulação. O que se sabe como fato é que empresas como a Sun, a BEA e a Microsoft estão perdendo para o Google técnicos de posições chave no desenvolvimento de aplicativos, que o domínio gbrowser.com está registrado pela Google Inc. e que no mês passado ocorreu na sede do Google um evento reunindo desenvolvedores do Mozilla. Segundo o New York Post, o Mozilla poderia ser adequado às especificações do Google, e incluir nativamente serviços do Google, como a busca, o gmail e outros.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ambulante da Praça () em 22/09 02:47

Busca Google, Gmail, Orkut, agora, um gbrowser?!
hummmmmm... e tudo de graça... ...e muitas pessoas aderindo sem pensar duas vezes...

hummm... depois dizem que dominar o mundo é difícil... rssss.

Poxa, gosto muito das engines Gecko e KHTML, será que esse gbrowser usará uma dessas, ou será que desenvolverão outra, mas com base nessas?
Muitas dúvidas eu tenho. Será mais fácil de usar e instalar que o Internet explorer e o firefox, será que virá imbutido no Windows Corno?
O gbrowser será GPL, freeware, pago ou terá licensa BSD?
Será que faz parte de um plano de integração do gmail, busca, dicionário, calculadora, orkut e aquela pesquiza em compoutadores pessoais??
hummmm... bom, eu tô feliz com o Mozilla, o Firefox, o Galeon, o Konqueror e até com o Netsacape, mas, presisarei de mais um navegador, é bom ter tantas alternativas assim? nooosssa!
Bom.. eu só conheço três tipos de motores, o Gecko, o KHTML (é um like Gecko, eu acho) e o do Internet Explorer, deve ser o próprio nt-os-kernel... hehehe...
Alguém sabe de mais uma???
(Humm... quem souber de links, e/ou documentação a respeito sobre especificações técnicas dos browsers, coloca ae, valeu!)

Isso ae...

Desculpe se dei alguma trolladinha... foi sem querer... ;-)

AGENT: Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; Kernel 2.4.26; Slackware 10; KDE 3.2.3; rv:1.7.3) Gecko/20040914 Firefox/0.10 (com o maior orgulho!!)


» Enkhrypthor () em 22/09 05:46

A engenharia social foi morta pelo orkut

heheh

Maior Banco de dados de informações sobre humanos existente no planeta heheeh


tem tudo!


» Douglas Augusto () em 22/09 08:23

Por uma lado, essa diversidade de "motores" é bom. A partir do momento em que a utilização de variados navegadores estiver melhor distribuída, qualquer desenvolvedor que tentar implementar funções fora dos padrões reconhecidos será imediatamente "penalizado", e certamente se intimidará.


» Wilfredo () em 22/09 09:21

Vejo a iniciativa como mais uma forma de a empresa Google conseguir mais informações sobre usuários da Internet para invadir a privacidade.

Dependendo do código do navegador, ele pode remeter periodicamente cookies e histórico de sites visitados para o Google, para que ele venda as informações a terceiros ou repasse-as para seus mantenedores.

Podem me chamar de paranóico, mas do Google me interessa apenas o mecanismo de busca de sites. Nada mais. Não quero saber de produtos de empresas que não se comprometem minimamente com a privacidade.


» #startx# () em 22/09 09:27

Será que vai ter as mesmas brechas de segurança do IE? Afinal, tem gente deles no projeto, há, há!

Quanto ao Orkut... as pessoas saem colocando seus dados por aí: endereço, telefone, foto... Aliás, não tem só o Orkut. Tem o ICQ, Messenger, etc. Pode parecer loucura, devaneio, paranóia, mas... não gostaria de fazer parte desse banco de dados não. Ninguém sabe o que acontecerá amanhã. O José Dirceu, por exemplo, tem um dos maiores (senão o maior) banco de dados de pessoas do país. Pra quê que esse cara quer um banco de dados desse porte só para ele? Isso é muito estranho.
No futuro, talvez aqueles que se mantiveram sempre no anonimato, vão jogar as suas mãos pro céu e agradecer. Eu sou um que não me identifico em lugar nenhum.


» Backz () em 22/09 09:41

"Vejo a iniciativa como mais uma forma de a empresa Google conseguir mais informações sobre usuários da Internet para invadir a privacidade."

E eu não duvido muito, o gmail e o orkut já são base de alimentação do DB de URL da busca do google.

Não tenham duvidas... Esse browser vai vir com algo a mais que nenhum tem, se Google é Google eles vão tratar de revolucionar algo mais. Porém não duvido que o PageRank não venha imbutido no navegador.

Porque é que o site da Google não usa HTML Padronizado?


» Ricardo Carvalho () em 22/09 10:12

Tem o motor HTRML do Opera também, que, creio eu, deve ter sido desenvolvido do zero.


» Henrique Vicente () em 22/09 11:58

Portanto que o browser seja livre ou opensource eu fico mais calmo...
O google tá ficando poderoso demais... isso pode não influenciar em nada, mas pode influenciar de modo negativo..
Eu também acho que eles deveriam se concentrar apenas em busca...


» Henrique Vicente () em 22/09 12:01

ahh, como teve gente do Mozilla.. talvez seja livre..
mas contratar gente que trabalhou no IE? que idéia..
pela qualidade do browser..


» dermeister () em 22/09 13:09

Se contratarem o pessoal que faz a propaganda do IE, e o pessoal que faz a engine do Mozilla, est[a ok :)


» Gecko () em 22/09 13:14

KHTML é uma engine bem ruim na real. Gecko sim é que é 10! Espero que eles usem Gecko, ou se baseem nele...


» Felipe Raposo () em 22/09 13:24

Como o pessoal é preconceituoso. Só porque trabalhou no IE da Microsoft quer dizer que não sabe programar? Pelo que falaram do código do Windows que vazou por ai, os programadores são bons. O problema é a política da Microsoft de lançar sempre produtos novos de tempos em tempos.


» Rodrigo Romano () em 22/09 13:31

Felipe , tem razão . A Microsoft lançou muita coisa
boa . Só não lembro de nada agora . : )


» Henrique Paiva () em 22/09 14:50

O q será quando o google, gmail, orkut e gbrowser tiverem dominado a internet?
o que de nós?
o que será da microsoft?

logo, logo, vai sair o "GOS" (sistema operacional google), a internet vai estar tão rápida, que nao precisaremos mais de HD em nossos micros, e o boot será direto pela internet, e de qq lugar do planeta vc terá acesso a todo o seu Gdesktop.


» SanducerO () em 22/09 17:11

tu brincas, mas eu ja tinha pensado isso faz tempo. so nao sei se vai se justificar, depois de parecerem os palms e iPod tao pequenos, acho que a gente vai carregar no chaveiro os dados, e nao vamos precisar de uma base de dados externa, que seria um pouco inseguro tb.


» Cadu () em 22/09 20:30

"Felipe , tem razão . A Microsoft lançou muita coisa
boa . Só não lembro de nada agora . : )"

Estranho... Eu também não! Será uma amnésia coletiva? :)


» Henrique Vicente () em 23/09 16:52

Felipe Raposo,
eu falei o que falei sobre os funcionários por causa da qualidade.. sei que a culpa não é de todos..
Agora eu nunca vi uma política atrapalhar o desenvolvimento tanto como atrapalha a m$? De tempos em tempos? O KDE também lanća produtos novos de tempos em tempos, talvez seja a política mesmo... que no caso do KDE facilite...
mas e no caso do Mac OS? Que eu saiba ele é proprietário.. e aí? ele é ruim? não... e a M$ sendo a empresa com mais $ no mundo fazendo coisas ruins... uma prova que o dinheiro não quer dizer qualidade, etc... :) (E dinheiro não quer dizer modo algum responsabilidade social, inteligência, respeito..)


» fernando Fraga () em 24/09 07:46

Bem, talvez o Google esteja se sentindo muito "presa" na interface disponibilizada pelo HTML e Javascript, quem sabe não quer desenvolver em interfaces mais poderosas como XUL ? Ou seja, qualquer um dos objetos de interface do Mozilla, seja do browser, e-mail, calendário, emulador de terminal, chat, editor de html, como, menus, tabs, scrolls, calendário, botões, poderiam ser oferecidos pelo google através de XML e HTTP.


» fernando Fraga () em 24/09 07:48

Alguém já pensou como poderia ficar este site em XUL ?


» Henrique Vicente () em 24/09 14:23

O que é XUL? O que você não quis dizer não foi XHTML não?


» Emilio Wuerges () em 24/09 15:08

XUL mesmo: google.com


» grazielle () em 24/09 16:46

muitas coisas


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.