Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Retrospectiva do Corel Linux

Notícia publicada por brain em setembro 13, 2004 10:24 PM | TrackBack


Marcos Alexandre (marcos_alexandre@rapidanet.com.br) enviou este link e acrescentou: "De vez em quando alguem comenta sobre o Corel Linux. Esse artigo faz um resumo interessante sobre a estratégia da Corel e as conseguencias dela (ou melhor, a consequencia do abandono dela)." Trecho: "Em 2000, durante uma crise financeira da Corel, a Microsoft investiu US$ 135 milhões (de acordo com a Reuters, veja ao lado) na canadense. Em 2001, a Corel vendia a divisão Linux para a Xandros. Em tempo: ainda de acordo com a Reuters, a divisão Linux da Corel representou 14% de todos os negócios da Corel em janeiro de 2001."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Glauco () em 13/09 22:41

"E, um dia, na floresta de Redmondwood, um anãozinho chamado Draw, sobrevivente da família Corel..."


» Roger de Almeida () em 14/09 01:36

Durante esse período, não havia um Corel Draw para gnu/linux ou ele rodava através de um wine dedicado?

Ainda é possível fazer o download dessa ex-distro e também do corel draw?

Abraços
Roger


» Marcelo Ulianov () em 14/09 07:27

Eu usei ... Em um AMD K6-2 300mhz com 64mb ram... Era muito bom mesmo. Fácil de usar, vc não perdia tempo tendo que " aprender" Linux... Vc instalava e usava. Ainda lembro que muita gente meteu o pau, por se tratar da Corel, mas até hj não vi uma distro como aquela, realmente Desktop. Se alguem tiver uma cópia, do 1.2, a última, e puder me mandar... Ahh ! O Xandros é legal... Mas deixa um gosto de " ahhh! Se continuasse da Corel..." Eu gosto de testar distro.


» Giuliano () em 14/09 09:03

Eu gostei muito desta distribuição, até que um dia estando FENASOFT comprei a caixa completa com manuais 3 CDs e tudo mais(por 50 pila :-] )!! Muito show, a instalação era demais muito rápida o desktop era o mais completo, simples e fácil de usar. Esse sim era o verdadeiro desktop linux, pena que não evoluiu.


» Helvécio Guimarães () em 14/09 11:15

O Corel Linux "era" muito bom. A instalação rápida e eficiente me surpreendeu.

Caso fosse adepto da Teoria da Conspiração, lembraria o seguinte: A Corel comprou o Quatro Pro (concorrente do Excel). Comprou o WordPerfect (melhor que Word). A partir daí eles sumiram !?!?
E a Microsoft, que lança softwares em todas as linhas, nunca ameaçou o Corel Draw com seus produtos.

Abraços a todos.
Helvécio


» Wconserta () em 14/09 11:50

A corel deve ter rabo preso com a m$ mesmo pois se eles lança-se corelDRAW Photo-pant e o Wordperfect com certeza venderia muito bem e a corel se destacaria das concorrentes adobe e macromedia bem que a Novel ou IBM ou HP poderia comprar a corel hehehe acho que só assim pra eles fazer os programas para linux, seria uma concorrencia com os Mac-os


» Wconserta () em 14/09 11:52

sobre da m$ não ter lançado um concorrente do corel foi porque não vale a pena afinal corelDRAW e adobe -Ilustration são muito forte neste ramo e em grafica o que predomina são MAC-os


» Giuliano () em 14/09 12:08

Não acho essa tu teoria de q os corelDRAW e adobe -Ilustration são muito fortes!! Pq lá por 1980 a Novell era quase 100% das redes pequenas e media e a m$ entrou e ferrou ela!!! :-]


» Wconserta () em 14/09 12:49

Mais ai foi culpa foi da novel que iguinorou a concorrencia e tambem por achar que tcp-ip não ia vingar , nesta a m$ saiu na frente pois aproveitou a web seguindo o padrão tpc-ip


» Alvaro Guimarães () em 14/09 13:30

A Corel está na pior mesmo.
O português daqui está compatível com a corel!


» Guilherme Yan () em 14/09 13:32

Já testei o Corel Linux 1.2 e achei o máximo. Este sim foi feito para desktop.
Sobre a Corel, a M$ tem uma participaçãozinha, sim. Depois que ela comprou umas ações da Corel, esta parou de distribuir o Corel Linux.
A M$ já tem um tal de Expression para concorrer com o Photoshop. Por enquanto ele é gratuito.


» bogus () em 14/09 14:53

É verdade que o fim da divisão linux da Corel tem relação no mínimo suspeita com o aporte de recursos da MS, mas é preciso não esquecer que a comunidade também nunca foi muito receptiva a empresa. A exemplo da Caldera e apesar do forte investimento, a Corel tinha uma estratégia de negócios muito voltada à venda de software proprietário. Para piorar, ter apostado no Wine na maioria das vezes queria dizer que algumas das características dos seus campeões de vendas só existiam no windows. Quando estourou a bolha das .com faltou dinheiro e o inimigo veio resgatar. A partir daí a história já é conhecida.

Quanto a Novel, acho que foi mesmo engolida pela concorrência. A MS que já dominava o mercado de desktop passou a apostar no mercado de servidores para plataforma Intel. Começaram a aparecer incompatibilidades de todos os lados. A Novel passou a correr atrás sempre tendo que corrigir os problemas. Para piorar a empresa adotava uma política anti-pirataria tiro-no-pé e hiper agressiva. Os representantes eram instruídos a dar batidas nas empresas e muitas vezes chegavam a usar de chantagem. Lembro de uma amigo representante que ia as empresas e imprimia telas como prova de delito. Definitivamente intimidar possíveis clientes não fazia bem a imagem da empresa.


» bsb_charlie () em 14/09 15:26

aê pra baixar o coreldraw 9 (que é freeware e não gpl) segue o link: ftp://ftp.dcn-asu.ru/pub/linux/graph/Corel/coreldraw9.tar.gz e pra quem quer testar o Corel Linux 1.2 http://www.filesearching.com/cgi-bin/s?q=corel+linux&t=f&d=&x=0&y=0&l=en

Bom, eu adoro o Corel (apesar de alguns chamarem de Corel Pau ;) pq ele não é um devorador de Memória como o Illustrator CS..hehehe
Muito bom e como aspirante a Designer ferramentas para GNU/Linux são muito bem vindas :)


» LucasPirola () em 14/09 22:28

naum consigo acredita q eu estou pégando o corel pra linux.. o q impedia alguns de mudar completamente pra linux.. acabou.. graças a comunidade LIVRE... muito obrigado bsb_charlie

vlw msm


» Leonardo Serra () em 14/09 22:39

Apenas a titulo informativo, se nao me engano o Corel Linux era baseado no Debian.


» Roger de Almeida () em 15/09 00:08

Eu baixei o CoreDraw9 no link sugerido pelo bsb_charlie, mas durante a instalação, ele apresenta problemas de compatibilidade (era de se esperar) com pacotes que tratam a fonte (letras. símbolos e etc).

Alguém sabe de tutoriais que ajudam sanar este problema?

O problema é instalar o CDraw no Mandrake 10.

[]
Roger


» bebeto_maya () em 15/09 02:01

__Essa versão do Corel foi lançada antigamente e é imcompatível com o servidor de fontes da maioria das distros atuais. . .Eu tenho o PhotoPaint 9 aqui, e sofri pra instalar o Mandrake 9.0, é preciso configurar arquivos do X, e ainda assim apanhar pela falta de acentuação.

__Gostaria de lembrar que na época em que a Corel investia em Linux, tinha um faturamento de 14% em cima de seu total.E apesar das ''cagadas'' o Pinguim não representou prejuízo não. . .Agora só não ganharam mais, porque foram preguiçosos ou afobados, pois o Corel pro Linux era duas vezes mais pesado, problemático e rodava emulado. . .Enquanto a versão 9.0 rodava até em Pentium 90, no Windows, no Linux era preciso, no mínimo, um Pentium 200!


» bsb_charlie () em 15/09 15:18

hummm...problemas com o Corel?
Inkscape ;)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.