Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Números do trimestre confirmam crescimento do Linux

Notícia publicada por brain em setembro 12, 2004 01:14 PM | TrackBack


As estatísticas de vendas de computadores com Linux pré-instalado pecam por desconsiderar as instalações pós-venda, mas são um indicativo real e palpável (muito mais do que as projeções e pesquisas de opinião, ao menos) do mercado mesmo assim. E este artigo do Network World Fusion apresenta os números do segundo trimestre apurados pelo IDC. E são belos números, demonstrando que a popularidade dos servidores pré-instalados com Linux continua em alta: o faturamento cresceu mais de 50% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, e a quantidade de equipamentos vendidos subiu 38%. Este mercado representou mais de 900 milhões de dólares no período. Como é um mercado em expansão, é natural crescer mais do que os concorrentes maduros. Mesmo assim, é interessante perceber que o faturamento cresceu mais do que o número de equipamentos vendidos, o que é um contraste com a situação dos concorrentes: o Windows cresceu 25% em vendas, mas seu faturamento subiu apenas 13,2%. Já as vendas do Unix cresceram 20,2% - mas seu faturamento caiu 3%.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marco Carvalho () em 12/09 19:00

Levando-se em conta tudo o que aconteceu este ano, como o crescimento das investidas contra o Linux e o SL, as repedidas aparições na imprensa não especializada, a quantidade de novos usuários "comuns" (tomando-se por base o crescomento do Kurumin e derivados), a adoção em grande escala por governos ao redor do mundo, o crescimento de máquinas com Linux pré-instalado e mais um punhado de acontecimentos menores (mas que no conjunto viram um grande bolo), acredito que já podemos considerar 2004 como um "ano de ouro", onde o Linux e o Software Livre realmente engataram uma segunda, acelerando para a consolidação, não mais como uma "alternativa" no sentido pejorativo da palavra, mas como uma opção real e sólida a se considerar numa decisão de TI.


» Marco Carvalho () em 12/09 19:03

Desculpem, onde se lê crescomento leia-se crescimento :/


» #startx# () em 12/09 23:08

Sexta-feira eu fui ao Supermercado Extra e perguntei ao encarregado da sessão se os Toshiba Lince com Linux estavam tendo boa saída e ele respondeu que vendeu bastante. Tanto que não vi nenhum à venda. Lógico! Acredito que o estoque Windows seja bem maior, mas já demonstra uma grande procura.


» ss_sputnik () em 12/09 23:53

Não fique tão animado, starx, 90% de quem compra um desktop com Linux pré-instalado faz isso pq é mais barato que comprar uma com o XP. Depois, como é de costume, eles colocam um Windows piratão mesmo! Essa é a triste realidade!!


» Douglas Augusto () em 13/09 00:58

ss_sputnik,

Isso não é de tudo ruim, aliás, é positivo. Acaba sendo uma campanha a favor do Linux. Primeiro porque inflaciona as estatísticas, e segundo porque pelo menos permite ao usuário um primeiro encontro com o Linux --menos traumático por já ter instalado um sistema com todos os dispositivos devidamente configurados.


» layzen () em 13/09 03:02

Não importa se depois instalam o Windows...versão pirata de "10 real" não rende um único centavo para a empresa de Redmond...o dinheiro está nas empresas e nos governos...a fonte de dinheiro do BG...cada um que migra...o Linux avança e a MS perde...


» bebeto_maya () em 13/09 06:47

"Não importa se depois instalam o Windows...versão pirata de "10 real" não rende um único centavo para a empresa de Redmond...o dinheiro está nas empresas e nos governos...a fonte de dinheiro do BG...cada um que migra...o Linux avança e a MS perde..."


__Versão pirata do Windows é negócio pra MS sim!Pelo menos é publicidade gratuita!As pessoas compram uma licença com o PC. . .E depois atualizam pra outras versões do Windows, e assim a Microsoft mantém a dinastia. . .Faz vista grossa pro Linux, porque sabe que é melhor o usuário usar Windows pirata, porque acaba estando em seu poder de uma maneira ou outra: Se compra original, ou se usa pirata e infringe a lei, portanto devendo também!

__No final das contas, pirataria vira estratégia comercial, quando se tem um adversário no encalço.

__Quanto ao crescimento do Linux!Toda análise é superficial. . .MaCs e Windows vendem muito nos USA e países desenvolvidos, mas MAC não vende quase nada no Brasil. . .E abalizar a influência de um troço como Linux no Brasil, é como medir o peso exato dos Oceanos. . .Linux é muito fluído, porque é livre. . .VocÊ faz uma cópia pro seu amigo, distribui e distribui. . .E isso é legal dubiamente!


» Eros () em 13/09 07:45

Mas veja o lado positivo, ss_sputnik. Eu duvido que essas pessoas que já compram o computador com intenção de colocar o windows piratão não vão se sentir ao menos curiosas para experimentar e espiar o linux. Algumas talvez venham a gostar e o deixem ali, em dual boot, com o windows. Já é um começo.


» rivo () em 13/09 08:00

ss_sputnik, acho que o bebeto_maya tem razao, a pirataria é uma grande aliada da m$, vc nao derruba a concorrencia so vendendo mais o seu mais tb evitando que o outro cresca, no caso a m$ deixa de lucrar com a pirataria mais a concorrencia tb deixa de ganhar. mas o linux ainda precisa melhorar bastante ate conseguir ficar tao bom como o win, sinto falta de aplicacoes para linux, e as poucas que existem sao problematicas, devido as malditas dependencias. poxa ususario comum vai usar o linux, quando vai instalar um programa se depara com "nao achadas as blibliotecas xxx" ou "vc precisa de tal programa instalado". isso promovera um atraso gigante no linux, entre outros problemas que este possui. por enquanto penso no linux como uma aposta pro futuro, nao como um concorrente de peso para a m$, alias a unica coisa que torna o linux mais atraente é o preço.


» #startx# () em 13/09 08:53

Não é verdade que os computadores com Linux eram mais baratos. Na loja, haviam computadores Windows XP com o mesmo preço dos computadores com Linux e um modelo da Novadata até mais barato: R$1.790,00 contra R$1.990,00 dividido em 10x (p/ cartão crédito ou cheque) a 12x (para cartão Sendas) sem juros. Eu vi os preços, ss-sputnik! Acredito que, na maioria dos casos, sejam de pessoas que já usam o Linux e outras que já ouviram falar e estão doidas para experimentar. É muito provável que um leigo não vá comprar uma máquina dessas, mas quem sabe...


» #startx# () em 13/09 09:05

Não é verdade que os computadores com Linux eram mais baratos. Na loja, haviam computadores Windows XP com o mesmo preço dos computadores com Linux e um modelo da Novadata até mais barato: R$1.790,00 contra R$1.990,00 dividido em 10x (p/ cartão crédito ou cheque) e 12x (para cartão Sendas) sem juros. Eu vi os preços, ss-sputnik! Acredito que, na maioria dos casos, estes consumidores sejam de pessoas que já usam o Linux e outras que já ouviram falar e estão doidas para experimentar. É muito provável que um leigo não vá comprar uma máquina dessas, mas quem sabe...

E outra coisa... Vamos supor que os preços fossem invertidos. A máquina com Linux seria uns R$200 mais barata. O público consumidor que chegaria ao ponto de comprar uma máquina pouco mais barata para meter um pirata do Windows, não teria o perfil de ter conhecimento adequado para reparticionamento de HD, instalação etc... Esse público apostaria na comodidade de já vir tudo pré-instalado, sem falar na garantia sobre software e suporte que seriam perdidos. O consumidor com esse poder de compra, mesmo que tivesse algum tipo de conhecimento técnico para efetuar a troca, não seria tão burro assim. E para um usuário mais avançado, a maior probabilidade seria a escolha do Linux. No máximo um dual boot.


» Marco Carvalho () em 13/09 09:13

Muitos não precebem o grande crescimento do Linux no último ano porque conhecem o Linux hà pouco tempo, mas os que vem acompanhando desde o início precebem que o Linux (o conjunto, não somente o kernel) evoluiu brutalmente no último ano, tanto no seu próprio desenvolvimento quanto em sua participação no mercado. Está certo que análises estatísticas precisas são muito difíceis de se fazer no mundo Linux, mas dá para se "sentir" o crescimento. É como as taxas de inflação medidas pelos institutos, a população "sabe" que na realidade é bem maior que o que é anunciado, porque sente "no bolso", no dia-a-dia.


» #startx# () em 13/09 09:23

Citando:
"o linux ainda precisa melhorar bastante ate conseguir ficar tao bom como o win"

rivo,
Segurança x performance:
O windows é completamente inseguro. Aí, vc vai e faz as atualizações de segurança. O que acontece? Seu supercomputador vira uma carroça e vc ainda fica sujeito a vírus e invasões em muito maior escala que o linux. O linux é mais seguro, sem dúvida. E no final demonstra uma performance melhor, comparado ao windows atualizado. Tive muitas experiências nesse sentido.

Estabilidade:
Por que o Linux está ganhando nos servidores e datacenters? Pela estabilidade. O maior recorde, que eu saiba até agora, foi de um servidor Linux que ficou 5 anos ligado sem uma reinicialização da máquina, que só foi desligada para upgrade. Alguns programas podem até dar pau, mas a culpa é deles e não do Linux onde estão instalados. Depois de fechado o programa, o sistema permanece intacto. O mesmo não acontece com windows.

Conclusões:

1) O Linux é melhor que o windows sim.

2) O maior problema do linux não é o Linux, e sim programas mal feitos portados para ele e não portados também, pois a indústria do software ainda teima em fazer vista grossa para ele e não porta seus aplicativos. Falta de bibliotecas para instalação? Então alguém me explica porque o OpenOffice é tão simples de instalar e nunca pede nada?


» Ambulante da Pra(c-cedilha)a () em 13/09 10:25

Oooohh rivo! nada a vê!!

Linux é de longe mais estável e seguro e tem, sim, maior performance, e essa historinha de que ocupa mais memória ram não é bem assim, tudo bem, ocupa muito, mas muito é swap e eu já consegui rodar o abiword, amsn e firefox num kurumin rodando com fluxbox com só 64 mb de ram sem nenhuma demora, sem trava, sem fica lento... (sem tela azul - heeheheh)

Rivo, tu já instalou um windows 2000 ou xp (NT5.x) numa máquina com só 64 mb de ram? Eu já, e fica uma baita cacaca. (rssssss...)


» rivo () em 13/09 10:26

bom podemos instalar firewall e anti-virus no win, sendo estes free memso como avg e o zone alarm, o linux tb tem um firewall mas ja vem por padrao no sistema. o win xp tem um firewall muito bem escondido mas tem, alias o win xp ficou a cara do linux, vem com firewall, o tab agora tem funcao de auto completion, ouvi dizer que ele ate ta apresentando os arquivos como o linux, tipo com rwx, como o linux quando vc da um ls -l. acho que o win esta copiando cada vez mais o linux e daqui a pouco ele tem as mesmas segurancas do linux, alias ouvi tb que a m$ tinha colocado parte do kernel do linux no winxp mas nao sei se é verdade. bom sobre a seguranca talvez se o linux fosse mais usado apareceriam muitos buracos na seguranca, acredito muito nisto. e sobre a estabilidade, acho que sou azarado pois ja tive de reinstalar o linux mais vezes que o win! sem falar que as vezes da uns erros que nao tem quem resolva, certa vez meu kde perdeu um tal de kde.desktop ou algo parecido e meu desktop foi pro espaco, tentei reinstalar o kde sem sucesso, resolvi reinstalar o linux entao...
o linux tem ainda de melhorar muito...


» Anakin () em 13/09 10:56

Uma pergunta rivo,vc instalou qual versão de linux? era uma versão estavel? provavelmente vc não fez backup das suas configurações fez? ( se tivesse feito backup da sua pasta home completa, provavelmente teria feito restauração sem problema. O linux realmente tem que melhorar. mas como não vivemos de marketing, existe muito mais honestidade quanto a isso, diferente da microsoft que tem uma equipe de marketing que promete mundos e fundos. Mas no geral oque falta no linux são só alguns aplicativos, de vez em quando tenho que entrar no windows pra usar meu programa de videoke, e só.(ninguém conhece um programa de videoke pra linux, se tiver vou formatar minha partição windows amanha, rsrsrs )


» Marco Carvalho () em 13/09 11:51

"bom podemos instalar firewall e anti-virus no win, sendo estes free memso como avg e o zone alarm"

Isso ajuda muito pouco, pois já vi muito vírus desativar tanto o firewall quanto o ant-vírus e se instalar na máquina sem maiores cerimônias.

"alias ouvi tb que a m$ tinha colocado parte do kernel do linux no winxp mas nao sei se é verdade."

Não é, seria muito mais simples reescrever todo o código ( que ainda tem muito do NT) do que tentar adaptar parte do kernel do Linux no código existente.

"bom sobre a seguranca talvez se o linux fosse mais usado apareceriam muitos buracos na seguranca, acredito muito nisto"

a coisa não funciona bem assim, o Linux não é tão imune á vírus apenas por conta de seus ótimos recursos de segurança, mas também por sua própria estrutura "caótica", onde cada instalação é praticamente única, com características próprias, o que dificulta a proliferação de "pragas". Outro ponto a favor do Linux é o tempo de resposta. Quando uma nova vulnerabilidade é descoberta ela não é negada como no o.s. da tela azul, é encarada de frente e quase que imediatemente você tem correções pipocando por todo lado.

"e sobre a estabilidade, acho que sou azarado pois ja tive de reinstalar o linux mais vezes que o win! sem falar que as vezes da uns erros que nao tem quem resolva, certa vez meu kde perdeu um tal de kde.desktop ou algo parecido e meu desktop foi pro espaco, tentei reinstalar o kde sem sucesso, resolvi reinstalar o linux entao..."

Isso não é azar, é uso de versão instável de programas, que são para uso de desenvolvedores, beta-testers ou curiosos que não tem medo de quebrar o sistema por conta de algum erro de programação. Duvido que tenha qualquer tipo de problema com um Debian Woody, por exemplo.
Os problemas no Linux se resumem ao usuário, ou por usar versões instáveis ou por fazer coisas que não devia estar fazendo (como usar o sistema com usuário root, apagar arquivos sem saber o que está apagando, etc)


» Douglas Augusto () em 13/09 14:38

#startx#,

Não faz o menor sentido uma máquina com o Windows pré-instalado ser tão ou mais barata do que uma máquina com o GNU/Linux. Ou a loja está superfaturando com a máquina Linux ou então está vendendo máquina com Windows pirata.

E isto realmente é uma pena, são atitudes gananciosas como estas que travam o crescimento do Linux, e pior, passam a idéia de que o Linux é tão ou mais caro quanto o Windows. Lamentável.


» Fernando Turchetto () em 13/09 14:50

esse negocio de comprar computador pronto é furada, pelo menos pra mim. Prefiro ir no paraguay e comprar peçca por peça e montar o pc do jeito que eu gosto (ou que o $$$ me permite) evito assim peçcas de baixa qualidade.


» #startx# () em 13/09 16:04

Douglas Augusto,

Mas é verdade! Entra no site da Toshiba que vc vai ver os preços.

rivo,

Sabe porque o windows é tão vulnerável? O Internet Explorer (IE), principal responsável pela comunicação externa do micro, é tb o principal responsável por quase tudo o que é clicável no windows (menu iniciar, windows explorer...) sabia disso? O que acontece é que ele está tão intimamente ligado ao kernel do sistema, que se ele abre uma porta para receber um pacote de dados, ele está abrindo a porta do sistema inteiro. Para vc ter uma idéia, vc sabia que os drivers das novas impressoras HP exigem a instalação da versão mais atual do IE? Assim como vários outros programas (que nem são da M$) não rodam sem ele? Experimente tirar o IE de seu sistema e veja quanta coisa vai parar de funcionar. É sobre isso que o Marco Carvalho estava falando. O Linux não tem as suas partes interdependentes. Um determinado programa necessita, talvez, de uma ou duas dependências, mas não necessita do sistema inteiro funcionando de forma integrada, o que evita a instabilidade existente no windows. No windows se um programa dá pau, ele leva o sistema junto. No Linux não. O fato de vc não ter tido sucesso, pode ter vários fatores causados por uma infelicidade qualquer, mas sua máquina com certeza está fora das estatísticas. Torço para que vc ainda tenha boas experiências com o Linux. Tente outras versões... o importante é não desanimar.


» Duda Nogueira () em 13/09 18:03

Um outro fator (acho que o maior deles) de insegurança do windows é que qualquer pessoa (leia-se aí também programa do mal, script, ou derivados) pode fazer instalações como "root" no sistema.

Já no linux o usuário em questão (o não root) não tem previlégios de instalar programas, deletar arquivos enfim, que seja do sistema. Desse jeito, um vírus não poderia apagar nada, já que ele não tem nenhuma permissão :P

Por exemplo, posso deixar meu computador ligado e aberto no usuário "teste" que ninguem fará mal ao sistema, no máximo ao usuário "desprivilegiado"

Já no windows... rapidinho posso puxar um arquivo na web e instalar no seu sistema (se eu tivesse acesso físico).

A lógica é a mesma para vírus, trojans, e derivados...
Acho que não há problemas o internet explorer lidar diretamente com o sistema, desde que o usuário em questão não tenha acesso/privelégio no sistema. Senão, usar o Firefox resolveria boa parte dos problemas de segurança no windows...(?)

Essa discussão tá boa!!!!! gostei :)

Acho que o canal pro crescimento do linux nos desktops é sabermos "evangelizar" os novos nerds, geeks e futuros entendidos da informática e "suits".

É aplicar aquele cara que todos chamam quando o windows dá pau, ou estimular aquele curso bala de windows a abordar também o windows.

By the way, tô fazendo cá minha parte: divulgando o linux no meio dos comunicadores (www.dacoi.org.br) e em breve no curso de sistema da minha facu (putz, só uns 5% sabem o que é linux!!!!!). A idéia é atiçar os "suits" da faculdade a adotarem também o linux como opção nos casos que for possível.

Temos aí um problema de cultura seríssimo, pois o que leva um administrador de redes e tal usar 10 windows pra disponibilizar o acesso ao pergamium, aplicativo em php pra consulta do acervo?

Ou ele não conhece o linux, nunca ouviu falar (tomara que seja isso!!!), ou tem conchaves com a M$ e tira o dele por fora, ou tem medo de aprender (?) ou é burro mesmo...

a opção: sobrando dinheiro, aspirinas e tal eu descarto... =)

escrevi demais, fui!


» Douglas Augusto () em 13/09 18:44

#startx#,

Eu não duvidei de você. :)


» Douglas Augusto () em 13/09 19:01

#startx#,

Agora, por curiosidade, entrei no site da Toshiba (Semp Toshiba) e vi duas configurações de máquinas bem semelhantes, uma com Linux (Insigne 3.0) e outra com o Windows XP (e mais alguns aplicativos). A máquina Linux[1] está R$500 mais *barata*, custando R$ 3.249,00, enquanto a Windows XP[2] R$ 3.749,00. A única diferença, além do SO/aplicativos era que na máquina XP o gravador de CD é do tipo combo, isto é, também lê DVD. Fora isso, as mesmas especificações.

1. http://www.semptoshiba.com.br/site_novo/informatica/desk_soho_lince_linux_2856_cdrw.asp
2. http://www.semptoshiba.com.br/site_novo/informatica/desk_soho_lince_stp_2856_cdrw.asp

Infelizmente o site não apresenta uma navegabilidade boa, em se tratando de comparações de produtos. Então, se você puder postar o link em que ocorre o absurdo da máquina Linux ser mais cara do que a máquina Windows, seria bem-vindo.


» Douglas Augusto () em 13/09 19:13

Continuando, encontrei preços bem favoráveis para a máquina Linux, quando comparadas às Windows.

Celeron 2.5GHz (diferença de R$ 400,00)

Linux: R$ 2.289,00
http://www.semptoshiba.com.br/site_novo/informatica/desk_soho_lince_linux_2500.asp
Windows XP Home: R$ 2.689,00
http://www.semptoshiba.com.br/site_novo/informatica/desk_soho_lince_stc_2500_xp.asp


Celeron 2.5GHz com gravador CD (diferença de R$ 410,00)

Linux: R$ 2.379,00
http://www.semptoshiba.com.br/site_novo/informatica/desk_soho_lince_linux_2500_cdrw.asp
Windows XP Home: R$ 2.789,00
http://www.semptoshiba.com.br/site_novo/informatica/desk_soho_lince_stc_2500_cdrw.asp


A economia é razoavelmente grande, algo em torno de 15% mais barato em relação às máquinas Windows XP Home.


» #stsrtx# () em 13/09 19:29

Confesso que não olhei muito a página deles. Mas no Extra, os preços estavam bem diferentes dos sugeridos lá. Bem mais baratos, até.


» rivo () em 14/09 14:46

Ambulante da Pra(c-cedilha)a:
cara ja me deu vontade de tacar o win200 so pra ver como fica, mas teno quase certeza que vai ficar lentao.

Anakin:
bom nao fiz backp, so comecei a fazer isto a pouco tempo. quanto a meu linx so o mandrake 9.2. ma das melores distros na minha opniao mas nao sei se é a versao estavel ou nao, mas provavelmente deve ser.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.